segunda-feira, 23 de outubro de 2017

BOM DIA! BOA TARDE! BOA NOITE! Oração da noite, Oração da manhã e Oração do entardecer - Deus te abençoe!



Oração da Noite

Boa noite Pai.
Termina o dia e a ti entrego meu cansaço.
Obrigado por tudo e… perdão!!
Obrigado pela esperança que hoje animou meus passos, pela alegria que vi no rosto das crianças;
Obrigado pelo exemplo que recebi daquele meu irmão;
Obrigado também por isso que me fez sofrer…
Obrigado porque naquele momento de desânimo lembrei que tu és meu Pai; Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida, pelo meu desejo de superação…
Obrigado, Pai, porque me deste uma Mãe!
Perdão, também, Senhor!
Perdão por meu rosto carrancudo; Perdão porque não me lembrei que não sou filho único, mas irmão de muitos; Perdão, Pai, pela falta de colaboração e serviço e porque não evitei aquela lágrima, aquele desgosto; Perdão por ter guardado para mim tua mensagem de amor;
Perdão por não ter sabido hoje entregar-me e dizer: “sim”, como Maria.
Perdão por aqueles que deviam pedir-te perdão e não se decidem.
Perdoa-me, Pai, e abençoa os meus propósitos para o dia de amanhã, que ao despertar, me invada novo entusiasmo; que o dia de amanhã seja um ininterrupto “sim” vivido conscientemente.
Amém!!!

Oração da manhã

Bom-dia, Senhor Deus e Pai!
A ti, a nossa gratidão pela vida que desperta, pelo calor que
cria vida, pela luz que abre nossos olhos.
Nós te agradecemos por tudo que forma nossa vida, pela terra, pela água, pelo ar, pelas pessoas. Inspira-nos com teu Espírito Santo os pensamentos que vamos alimentar,as palavras que vamos dizer, os gestos que vamos dirigir,a comunicação que vamos realizar.
Abençoa as pessoas que nós encontramos, os alimentos que vamos ingerir.
Abençoa os passos que nós dermos, o trabalho que devemos fazer.
Abençoa, Senhor, as decisões que vamos tomar, a esperança que vamos promover,a paz que vamos semear,a fé que vamos viver, o amor que vamos partilhar.
Ajuda-nos, Senhor, a não fugir diante das dificuldades, mas a abraçar amor as pequenas cruzes deste dia.
Queremos estar contigo, Senhor, no início, durante e no fim deste dia.
Amém.

Oração do entardecer

Ó Deus!
Cai à tarde, a noite se aproxima.
Há neste instante, um chamado à elevação, à paz, à reflexão.
O dia passa e carregam os meus cuidados.
Quem fez, fez.
Também a minha existência material é um dia que se passa,
uma plantação que se faz, um caminho para algo superior.
Como fizeste a manhã, à tarde e a noite, com seus encantos,
fizeste também a mim, com os meus significados, meus resultados.
Aproxima de mim, Pai, a Tua paz para que usufrua desta
hora e tome seguras decisões para amanhã.
Que se ponha o sol no horizonte, mas que nasça
em mim o sol da renovação e da paz para sempre.
Obrigado, Deus, muito obrigado!
Amém!

Pe. Fábio de Melo - Lindas Músicas, Grandes Sucessos ♪♪♪


HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 24/10/2017

ANO A


Lc 12,35-38

Comentário do Evangelho

Apelo à vigilância e à disponibilidade.

Nosso texto está situado, como temos insistido, na parte central do evangelho segundo Lucas, à subida de Jesus para Jerusalém. Este caminho para o Pai é caracterizado por lições que Jesus dá aos seus discípulos. Estas lições têm força normativa, pois orientam o modo de viver a vocação cristã.
Nosso texto é um apelo à vigilância e à disponibilidade. Cingir-se (v. 35) é estar disponível, pronto para partir. O livro do Êxodo descreve desta maneira como deve ser comido o cordeiro pascal, imediatamente antes da saída do Egito, o país da escravidão: “Assim devereis comê-lo: com os rins cingidos, sandálias nos pés e vara na mão…” (Ex 12,11). “Lâmpadas acesas” (v. 35) é sinal de que a cena acontece de noite, numa provável alusão à Páscoa. Tal disponibilidade e vigilância, mantidas pela luz da Palavra de Deus, é o que é exigido do discípulo para esperar e acolher o Senhor que retorna de uma festa de casamento, símbolo do Reino de Deus. O interessante a ser observado é que o patrão, ao voltar da festa de casamento, age como servo: “... ele mesmo vai arregaçar sua veste, os fará sentar à mesa e passará para servi-los” (v. 37). O Cristo é o servo de todos (cf. Jo 13,13-15).
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, somente em ti quero centrar as minhas opções mais profundas, para não permitir que o egoísmo tome conta do meu coração e me afaste de ti.
Fonte: Paulinas em 22/10/2013

Vivendo a Palavra

Mais uma vez Jesus nos adverte para que estejamos vigilantes: com os rins cingidos e lâmpadas acesas, isto é, preparados para atender prontamente ao chamado do Senhor, que nos convocará em um tempo que não sabemos. Estar vigilante é viver o tampo presente, é fazer cuidadosamente aquilo que deve ser feito agora.
Fonte: Arquidiocese BH em 22/10/2013

VIVENDO A PALAVRA

Jesus quer nos ensinar aqui, com palavras, o que mostrou em toda a sua vida: Ele estava sempre com os rins cingidos e a lâmpada acesa – isto é, vivia inteiro o seu momento, jogava-se ‘de corpo e alma’ na atividade a que se dedicava, fosse ela ouvir o irmão, curar, consolar ou anunciar o Reino do amado Pai.

Reflexão

O verdadeiro discípulo de Jesus procura viver sempre um dos valores mais importantes que aparecem no Evangelho: o serviço. Ele sempre está pronto para servir o seu senhor que chega, pois vê o próprio Jesus que vem até ele na pessoa do pobre, do nu, do faminto, do injustiçado, do doente, do abandonado, do carente, enfim, de todos os que precisam de amor, de ajuda material, psicológica, afetiva ou espiritual. Esse discípulo não fala muito de amor e de Evangelho, porque sua vida é o grande discurso da vivência do amor evangélico. Este é o que está de rins cingidos e abre a porta do seu coração sempre que o Senhor chega e este é o feliz que será eternamente servido pelo Senhor.
Fonte: CNBB em 22/10/2013

Meditação

Diante da correria diária, deixamos a intimidade com Deus em segundo plano. A “regra beneditina” nos ensina: orar e trabalhar! Fazer da vida uma oração! Já descobriu seu lugar na comunidade paroquial? Sempre é tempo! Não fique em cima do “muro” da vida! Espere no Senhor, mas não de braços cruzados! Lembre-se da Última Ceia: até o Senhor serviu!
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R.
Fonte: a12 - Santuario Nacional em 22/10/2013

Meditando o evangelho

COM OS RINS CINGIDOS

A ordem de Jesus – "estejam com os rins cingidos" – deve ser entendida no contexto da concepção bíblica de ser humano.
Na Bíblia, os rins são considerados como a sede da consciência. Por isso, o salmista agradece a Deus que o aconselha, e, mesmo de noite, seus rins – sua consciência – o admoesta. Jeremias censura o povo que tem Deus perto da boca, mas longe dos rins. Quis dizer: Deus não tinha nenhuma importância para esse povo, na hora em que deveria tomar decisões importantes. Muitas vezes Deus é designado como aquele que examina os corações e os rins, e questiona o ser humano no mais profundo de sua existência. Quando alguém fazia algo de errado, era nos rins que devia sentir-se compungido.
Com o que o discípulo deve cingir os próprios rins? Com o projeto de Reino, proclamado por Jesus. Suas decisões devem firmar-se na misericórdia para com o próximo, na abertura de coração para perdoar e viver reconciliado, na solidariedade e na partilha. Cingindo-se desta maneira, o discípulo romperá o egoísmo e se voltará totalmente para Deus.
É a forma mais conveniente de preparar-se para o encontro com o Senhor. Quem agir assim, será considerado feliz, como o servo que permanece acordado, até o momento em que seu senhor retorna. O mesmo acontecerá com o discípulo cuja vida está centrada no amor: será acolhido e honrado pelo Senhor que vem!
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Pai, somente em ti quero centrar as minhas opções mais profundas, para não permitir que o egoísmo tome conta do meu coração e me afaste de ti.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Aprendendo com São Lucas
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

___Lucas, dá uma forcinha prá gente na reflexão desse evangelho. Tem umas coisinhas que a gente não entende bem.
Lucas __Bom, trata-se de ditos de Jesus, é uma coletânea de frases e exortações que o Mestre fez em diversas circunstâncias, diante de situações que exigiam uma reflexão. Mas vamos lá...
___Rim cingido e lâmpada acesa. Que negócio é esse?
Lucas ___Essa é fácil, vocês não dizem assim: “Vamos arregaçar as mangas e trabalhar”, diante de alguma tarefa urgente para se fazer?
___Sim, é essa a expressão que usamos....arregaçar as mangas, ou arregaçar as calças se o negócio for andar
Lucas__ Pois é, cingir os rins é amarrar a túnica dobrada prá cima, deixando-a curta facilitando a caminhada. Lâmpada acesa é estar sempre alerta, sabendo o que está pela frente, na escuridão não se enxerga nada e não dá para caminhar.
___E esse negócio de ficar esperando o Patrão voltar da festa, o homem foi para o “Béim-Bão”, e os empregados têm quer ficar acordados esperando o cara voltar sei lá a que horas da madrugada?
Lucas__ Pois é, significa que nas horas mais improváveis, diante de acontecimentos inesperados, a toda Hora o Senhor chega em nossa vida. Se o patrão foi a uma festa, ninguém sabe a que horas ele vai voltar, a primeira atitude é não dar a mínima para essa volta, e ficar a vontade ou ir dormir, a outra atitude mais sensata, é ficar esperando e na hora em que ele chegar, estar atento para abrir-lhe a porta...
___Ah entendi, então é uma referência direta ao dia em que Jesus voltar em definitivo?
Lucas__ Isso mesmo, quem faz experiência e está em comunhão com Ele a todo momento, nas horas e condições improváveis e imprevistas, não será surpreendido nessa volta.
___Então, vigiar é estar comprometido com o evangelho, e fazer as obras de amor e justiça, na relação com todas as pessoas?
Lucas __Isso mesmo! Não é ter um comportamento cristão, só porque o Senhor um dia vai voltar, mas sim porque já se tem ele em nossa vida.

2. Devemos estar atentos e vigilantes
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Somos convidados a estar vigilantes porque o Senhor pode chegar a qualquer hora. O que isto quer dizer na prática? Quer dizer que podemos morrer a qualquer hora, quer dizer que podemos também perder as condições de vida normal e sermos inutilizados para qualquer tarefa, como resultado de uma enfermidade ou de um acidente inesperado, quer dizer que o mundo pode acabar quando menos esperamos. No fim dos tempos, o Senhor voltará em sua glória para julgar os vivos e os mortos. Esta afirmação faz parte da nossa profissão de fé. Como acontecerá, quando acontecerá? Só o Pai sabe. Por isso a melhor coisa é ficar de prontidão para não sermos surpreendidos. Bem-dispostos, fazendo o bem, prontos para acolher o Senhor que chega, assim queremos estar quando ele vier. Felizes os servos que o senhor encontrar acordados, fazendo o bem e não desatentos, desinteressados, praticando o mal, maltratando o próximo. No fim dos tempos haverá a ressurreição de todos e o juízo universal. Antes deste fim glorioso para o qual queremos estar preparados, há o fim do tempo de cada um de nós. Para este devemos estar atentos e vigilantes como se fosse o dia do juízo universal. Na porta de entrada da eternidade, Jesus dirá o que já sabemos: “Eu tive fome, e você me deu de comer”.

Liturgia comentada

Se os achar vigilantes... (Lc 12, 35-38)
A vida do cristão é permanente espera e expectativa do Senhor, é por natureza um tempo de vigilância. Se os humildes pastores de Belém ouviram dos anjos o convite para a gruta, é que eles velavam durante aquela noite. Dorminhocos não ouvem convites...
Naturalmente, não se trata de uma vigília tensa, como soldados sitiados que temem um iminente ataque noturno. Muito ao contrário, trata-se daquela expectativa jubilosa de um povo que tem como certa a vinda do Senhor. Enquanto Ele não chega, a noiva ansiosa se atavia com flores de laranjeira. E os amigos do noivo afinam seus instrumentos. O maior da casa, o mordomo previdente, já terá encomendado o vinho capitoso.
Um de meus cânticos – Vigia esperando a aurora -, gravado duas vezes pelo Pe. Jonas Abib, fala exatamente do “vigia que espera pela aurora”. Imagem de cada fiel que se sente responsável pelo anúncio da Boa Nova. Hoje, ofereço esta letra para sua meditação:

Vigia esperando a aurora,
Qual noiva esperando o amor,
É assim que o servo espera
A vinda do seu Senhor!

1. Ao longe, um galo vai cantar seu canto,
O sol no céu vai levantar seu manto,
Mas na muralha eu estarei desperto,
Que já vem perto o Dia do Senhor.

2. A minha voz vai acordar meu povo,
Louvando a Deus, que faz o mundo novo.
Não vou ligar se a madrugada é fria,
Que um novo dia logo vai chegar...

3. Se é noite escura, acendo a minha tocha.Dentro do peito, o Sol já desabrocha.
Filho da luz, não vou dormir: vigio.
Ao mundo frio vou levar o Amor!

Orai sem cessar: “Eu te estabeleci como sentinela para a Casa de Israel.” (Ez 33, 7)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
santini@novaalianca.com.br
Fonte: NS Rainha em 22/10/2013

HOMÍLIA DIÁRIA

Tenhamos vigilância e cuidado com nossas atitudes

Aquele que dirige a sua própria vida deve ter vigilância e cuidado com ela. Vigilância e cuidado com suas atitudes, e nunca agir de forma irresponsável.
“Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater” (Lc 12,36).
A Palavra de Deus, hoje para nós, é para que sejamos atentos, vigilantes, cuidadosos, responsáveis com a nossa própria vida, com as nossas próprias atitudes. Que não vivamos a vida de uma forma desordenada, desregrada, ou ainda, totalmente despreocupados como se o Senhor não fosse voltar, como se o dono da casa, o dono da vida, como se o dono da nossa existência, não fosse um dia nos chamar para prestar contas do que vivemos, do que fazemos, com esse maior dom que Ele nos deu, que é a nossa vida.
Estar “com os rins cingidos e com as lâmpadas acessas” é estarmos de pé, atentos. Essa atenção que devemos dar para a nossa vida, recebe o nome de “cuidado”. O cuidado, aqui, é sinônimo de delicadeza, responsabilidade. É cuidar de todos os nossos atos, não sermos insensatos, fazermos as coisas como se elas não tivessem consequências. Tudo aquilo que fazemos, traz uma consequência a curto ou a longo prazo para a nossa vida, para a vida dos outros e, muitas vezes, para a vida da própria humanidade.
Às vezes, estamos aí vivendo coisas desastrosas na humanidade, entre nós, na nossa casa, na nossa vida, na própria família, porque não fomos atentos ou vigilantes nesta ou naquela circunstância. Porque fizemos a coisa de qualquer jeito! Você imagina um motorista dirigindo: está despreocupado na estrada, achando que pode fazer qualquer coisa. A sua falta de cuidado, de atenção ou de diligência, às vezes provoca um desastre de consequências horríveis para a vida de muitos.
Aquele que dirige a sua própria vida deve ter vigilância e cuidado com ela. Vigilância e cuidado com seus atos e suas atitudes, e nunca agir de forma irresponsável. Ter atenção significa cuidar dos nossos atos,e sermos responsáveis pelas nossas atitudes.
Que Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 22/10/2013

Oração Final
Pai Santo, dá-nos a sabedoria de vivermos o dia de hoje. Que nós saibamos construir nesta terra os sinais do teu Reino de Amor, com as lições aprendidas do passado e direcionados pela esperança que nos vem do futuro. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 22/10/2013

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, dá-nos o dom da unidade. Em nossa realidade, que nos convida à fragmentação interior, faze-nos seguidores atentos da Boa Nova do Reino anunciada por Teu Filho, que na pluralidade de suas relações existenciais preservou a unidade do Amor. Pelo mesmo Jesus, nosso Irmão, que contigo reina, na unidade do Espírito Santo.

LITURGIA DIÁRIA - 24/10/2017


Tema do dia

ESTEJAM COM OS RINS CINGIDOS E LÂMPADAS ACESAS

Em sua Carta aos Romanos, o Apóstolo Paulo quer nos mostrar que onde for grande o pecado, a graça se tornará maior. Com o pecado vem a morte, mas a graça reinará por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Pela obediência de um só, todos se tornarão justos.

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém

3ª-feira da 29ª Semana do Tempo Comum
Cor: Verde

Foto com animação

Primeira Leitura (Rm 5,12.15b.17-19.20b-21)
29ª Semana do Tempo Comum - Terça-feira 24/10/2017

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 12o pecado entrou no mundo por um só homem. Através do pecado, entrou a morte. E a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram. 15bA transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem mais superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos.
17Por um só homem, pela falta de um só homem, a morte começou a reinar. Muito mais reinarão na vida, pela mediação de um só, Jesus Cristo, os que recebem o dom gratuito e superabundante da justiça. 18Como a falta de um só acarretou condenação para todos os homens, assim o ato de justiça de um só trouxe, para todos os homens, a justificação que dá a vida. 19Com efeito, como pela desobediência de um só homem a humanidade toda foi estabelecida numa situação de pecado, assim também, pela obediência de um só, toda a humanidade passará para uma situação de justiça.
20bPorém, onde se multiplicou o pecado, aí superabundou a graça. 21Enfim, como o pecado tem reinado pela morte, que a graça reine pela justiça, para a vida eterna, por Jesus Cristo, Senhor nosso.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Foto com animação

Responsório (Sl 39)
29ª Semana do Tempo Comum - Terça-feira 24/10/2017

— Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!
— Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

— Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados, e então eu vos disse: “Eis que venho!”
— Sobre mim está escrito no livro: “Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!”
— Boas novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!
— Mas se alegre e em vós rejubile todo ser que vos busca, Senhor! Digam sempre: “É grande o Senhor!” Os que buscam em vós seu auxílio.

Foto com animação

Evangelho (Lc 12,35-38)
29ª Semana do Tempo Comum - Terça-feira 24/10/2017


Devemos estar atentos e vigilantes

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 35Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. 37Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Foto com animação

Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém


TERÇOS – VÍDEOS


Acesse:

1  Terço da Divina Providência - http://youtu.be/5mzUbLl_P48

2 - Terço de Cura e Libertação  http://youtu.be/TWmZ47JoC0I

3  Terço da FÉ  http://youtu.be/-I1tuBSDtkU

4 - Terço do Espírito Santo - http://youtu.be/BJqMkwQsOeQ

5 - Terço da Libertação Cantado - http://youtu.be/9ofE4VoEZPU

6 - Terço da Sagrada Face de Nosso Senhor Jesus Cristo - http://youtu.be/dr_BtsQtRvo

7 - Terço de São Bento - http://youtu.be/p-iD6TySLmY

8 - TERÇO DE CURA E LIBERTAÇÃO (PADRE JOÃOZINHO)  http://youtu.be/hUuaQk1ydWw