segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

APÓS O ANGELUS - Papa faz apelo pela paz e por libertação de sequestrados no Haiti

DOMINGO, 21 DE JANEIRO DE 2024, 11H18

Grupo raptado na sexta-feira, 19, inclui seis religiosas; Francisco também pediu orações pela paz nas zonas em guerra e assegurou que reza pelo Equador

Da Redação, com Vatican News

Papa Francisco faz apelos após
oração do Angelus /
Foto: Reprodução Reuters

O Papa Francisco fez um apelo pela libertação do grupo de sequestrados (incluindo seis religiosas) no Haiti, após rezar o Angelus neste domingo, 21. O Pontífice recordou do caso ocorrido na capital do país centro-americano na sexta-feira, 19, além de pedir pela paz nos locais que sofrem com a guerra.
Ao citar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, o Santo Padre pediu que os fiéis não se esqueçam de rezar também pela paz na Ucrânia, em Israel, na Palestina e nas regiões em conflito. “Aqueles que sofrem com a falta dela são sempre os mais fracos”, afirmou, acrescentando que pensa “nos pequenos, nas muitas crianças feridas e mortas, naqueles privados de afeto, privados de sonhos e de futuro”.
Na sequência, Francisco abordou a escalada de violência no Haiti. Lembrando das religiosas da Congregação das Irmãs de Sant’Ana raptadas quando estavam em um veículo juntamente a outras pessoas, ele pediu “sinceramente” a sua libertação. O Papa também manifestou que reza pela harmonia social no país, convidando todos a “por fim à violência que tanto sofrimento causa àquela querida população”.
Por fim, ao saudar os sacerdotes e migrantes do Equador, o Pontífice assegurou suas orações pelo país sul-americano, que também tem sofrido com uma escalada de violência local.

ANGELUS - Jesus nos escolheu para segui-Lo e acredita em nós, afirma Papa

DOMINGO, 21 DE JANEIRO DE 2024, 10H19

Ao rezar o Angelus neste domingo, 21, Francisco refletiu sobre o chamado que Cristo faz a cada um e a alegria em poder anunciá-lo e testemunhar o Evangelho

Da Redação, com Vatican News

Papa Francisco acena para fiéis reunidos na
Praça São Pedro /
Foto: REUTERS/Yara Nardi

Durante a oração do Angelus deste domingo, 21, o Papa Francisco enfatizou que um cristão que não é ativo na missão de proclamar o Senhor e protagonista de sua fé não é um verdadeiro cristão. Ele se dirigiu aos fiéis reunidos na Praça São Pedro, refletindo o Evangelho do dia (cf. Mc 1,14-20).
Nesta passagem, Marcos narra o chamado dos primeiros discípulos – André e Simão, e depois, Tiago e João. O Pontífice explicou que essa foi uma das primeiras ações de Jesus, convidando-os para se tornarem “pescadores de homens”. “O Senhor ama nos envolver em sua obra de salvação, quer que sejamos ativos com Ele, responsáveis e protagonistas”, destacou.
Jesus não precisaria disso, observou o Santo Padre, mas o faz, assumindo muitas das limitações humanas. Como exemplo, citou a paciência do Mestre com seus discípulos, que muitas vezes não o compreendiam e não conseguiam aceitar aspectos essenciais de sua pregação, como o serviço.
“Isso é importante, o Senhor nos escolheu para sermos cristãos. E nós somos pecadores, aprontamos uma coisa atrás da outra… Mas o Senhor continua a acreditar em nós, a acreditar em nós. É maravilhoso isso do Senhor”, declarou Francisco.

Leia mais

Ele reiterou que a missão de Jesus era trazer a salvação ao mundo, sendo essa sua maior felicidade. Assim, em cada palavra e gesto humano no qual o homem se junta a Deus, ao doar amor, a luz e a alegria se multiplicam. “Anunciar o Evangelho, portanto, não é tempo perdido: é ser mais feliz ajudando os outros a serem felizes; é libertar-se de si mesmo ajudando os outros a serem livres; é tornar-se melhor ajudando os outros a serem melhores”, exclamou o Papa.
Concluindo sua reflexão, ele convidou os fiéis à reflexão, propondo alguns questionamentos. Entre eles, perguntou se cada um lembra a alegria que sentiu quando aceitou o chamado para testemunhar Jesus, se há gratidão por poder fazer os outros felizes pelo anúncio do Evangelho e se há o desejo de que outras pessoas experimentem o mesmo. Por fim, o Pontífice seguiu para a recitação do Angelus.

Sorrindo Pra Vida - 22/01/2024


Canal do Youtube - Canção Nova Play

Publicado em 22 de jan. de 2024

LEITURA ORANTE DO DIA 22/01/2024



LEITURA ORANTE

Mc 3,22-30 - Se uma família se divide...


Preparamo-nos para a Leitura Orante rezando,
com todos:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Espírito Santo,
tu que habitas, pela fé, nos nossos corações,
abre-nos à Palavra!
Amém.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos, atentamente: Mc 3,22-30, e observamos pessoas,
o que pensam e o que esperam de Jesus.
Alguns mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam:
- Ele está dominado por Belzebu, o chefe dos demônios. É Belzebu que dá poder a este homem para expulsar demônios.
Então Jesus chamou todos e começou a ensiná-los por meio de parábolas. Ele dizia:
- Como é que Satanás pode expulsar a si mesmo? O país que se divide em grupos que lutam entre si certamente será destruído. Se uma família se divide, e as pessoas que fazem parte dela começam a lutar entre si, ela será destruída. Se o reino de Satanás se dividir em grupos, e esses grupos lutarem entre si, o reino não continuará a existir, mas será destruído.
- Ninguém pode entrar na casa de um homem forte e roubar os seus bens, sem primeiro amarrá-lo. Somente assim essa pessoa poderá levar o que ele tem em casa.
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: os pecados que as pessoas cometem ou as blasfêmias contra Deus poderão ser perdoados. Mas as blasfêmias contra o Espírito Santo nunca serão perdoadas porque a culpa desse pecado dura para sempre.
Jesus falou assim porque diziam que ele estava dominado por um espírito mau.
Refletindo
Os mestres dizem que Jesus está dominado por Belzebu, o chefe dos demônios. É Belzebu que dá poder a ele para expulsar demônios. Jesus os questiona: como Satanás vai expulsar a si mesmo? Como o Reino de Satanás vai se dividir? Se for assim, será destruído.
E Jesus afirma que dizer que a ação de Deus é obra de Satanás é blasfemar contra o Espírito de Deus. E ainda, as blasfêmias contra o Espírito Santo não serão perdoadas.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós hoje?
Sentimos que promovemos a comunhão na nossa
família, no nosso trabalho, na Igreja?
Meditando
Os bispos, em Aparecida, na V Conferência da América Latina, em Aparecida, falaram do Espírito Santo, guia dos seguidores de Jesus:
“Jesus nos transmitiu as palavras de seu Pai e é o Espírito que recorda à Igreja as palavras de Cristo (cf. Jo 14,26). Desde o princípio, os discípulos haviam sido formados por Jesus no Espírito Santo (cf. At 1,2) que é, na Igreja, o Mestre interior que conduz ao conhecimento da verdade total formando discípulos e missionários. Esta é a razão pela qual os seguidores de Jesus devem se deixar guiar constantemente pelo Espírito (cf. Gl 5,25), e tornar a paixão pelo Pai e pelo Reino sua própria paixão: anunciar a Boa Nova aos pobres, curar os enfermos, consolar os tristes, libertar os cativos e anunciar a todos o ano da graça do Senhor (cf. Lc 4,18-19).” (DAp 152)
Deixamo-nos guiar pelo Espírito?

3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Dia 25 próximo celebraremos a conversão de São Paulo Apóstolo.
Façamos, juntos, um Tríduo.

Tríduo a São Paulo (22 a 24 de janeiro)

Introdução: Diz o Apóstolo - "O Senhor está próximo. Apresentai a Deus vossos pedidos com oração, prece e ação de graças (pausa para intenções).
A paz de Deus, que ultrapassa toda compreensão, guardará vossos corações e vossa inteligência em Cristo Jesus." (Fl 4,6-7)
Oração: "A Deus nosso Pai, a glória pelos séculos dos séculos. Amém!" ( Fl  4,20)
Canto: Alegrai-vos sem pre no Senhor, alegrai-vos no Senhor (bis)
Alegrai-vos, alegrai-vos, alegrai-vos no Senhor (bis)    (Fl 4,4)

Dia 22/01 -  Viver em Cristo

Palavra: "No passado eu persegui a Igreja. Agora, eu joguei tudo fora como se fosse lixo, a fim de poder ganhar a Cristo e estar unido a ele." (Fl 3,6.8b)

(Pausa para reflexão)

Oração“A Deus nosso Pai, a glória pelos séculos dos séculos. Amém!” ( Fl  4,20)

CantoEu sei, eu sei, eu sei em quem acreditei
Eu sei, eu sei em quem acreditei (2Tm 1,12)

Dia 23/01:  Viver em  Cristo e com os irmãos

Palavra: "Fiz-me tudo para todos." (1Cor 9,22)

(Pausa para reflexão)

Oração“A Deus nosso Pai, a glória pelos séculos dos séculos. Amém!” ( Fl  4,20)

CantoEu sei, eu sei, eu sei em quem acreditei
Eu sei, eu sei em quem acreditei (2Tm 1,12)

Dia 24/01: Comunicar Jesus Cristo

Palavra"Quando fui ao encontro de vocês, não me apresentei com o prestígio da oratória ou da sabedoria, para anunciar-lhes o mistério de Deus.  Entre vocês, eu não quis saber outra coisa a não ser Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado." (1Cor 2,1-2)

Oração“A Deus nosso Pai, a glória pelos séculos dos séculos. Amém!” ( Fl  4,20)

CantoEu sei, eu sei, eu sei em quem acreditei
Eu sei, eu sei em quem acreditei (2Tm 1,12)

Rezando com Paulo (todos os dias)

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo:
Ele nos abençoou com toda bênção espiritual, no céu, em Cristo.
Ele nos escolheu em Cristo antes de criar o mundo para que sejamos santos e sem defeito diante dele, no amor. (Ef 1,3-4).
Amém.

Canto FinalToda língua proclame Jesus Cristo é o Senhor
Para a Glória de Deus Pai (bis) (Fl 2,11)

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é iluminado pelo Espírito Santo.
Assim, vamos viver, como Paulo Apóstolo, em contínua conversão.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp

Palavra se fez carne - 22 de janeiro, 2ª feira, 3ª Semana do Tempo Comum


22 de janeiro, 2ª feira, 3ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 22 de janeiro, segunda-feira da 3ª semana do Tempo Comum.

- O Evangelho de hoje nos provoca e interpela a esperar em Deus contra toda a esperança, esperar não nas coisas, mas no Seu amor certo, mesmo quando os sentimentos e os fatos são contrários. Na verdade, este evangelho trata do “sim” ou do “não” que damos à Vida e ao Amor. Trata-se da abertura ou do fechamento do nosso coração. Peçamos ao Senhor um coração sempre aberto a sua Palavra.

- Com fé e disposição interna escute o Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos, capítulo 3, versículos 22 a 30.

Naquele tempo: Os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: 'Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno.' Jesus falou isso, porque diziam: 'Ele está possuído por um espírito mau.'

- A ação de Deus visa a integração do ser humano, sua unidade interna e comunhão consigo, com os outros e com a criação. Satanás age dividindo e gerando confusão. Jesus fazia gestos que reintegravam a vida plena das pessoas. E os doutores da lei não se abrem a estes sinais, não se deixam tocar pela recuperação da vida do outro, não se deixam mover pela compaixão a ponto de romper os próprios esquemas e interesses. Fecham-se neles, com interpretações que não revelam mais que o “não” ao Amor. Se “não” é a resposta, nem Deus pode fazer algo, porque não pode desdizer-se e retirar a liberdade dada, que caracteriza o ser humano. Peça ao Senhor o discernimento para perceber seus sinais.

- Como está seu coração na acolhida do dom do Amor? Ou você vem confundindo o mal com o bem? O que os sinais de Deus na sua vida e na dos outros fazem com você? Aonde te levam?

- Jesus diz: “tudo será perdoado”. Deus é amor e compaixão. Não condena. Sempre perdoa. O amor tudo integra. É preciso estar atento ao dom, ao amor. Diz a poeta Roseana Murray:

Pequenas felicidades
passeiam por nossos dias
como joaninhas na palma
da mão,
como um desenho de orquídea
trazido pelo vento.
Para não desperdiçá-las
há que estar sempre atento,
caminhar vagarosamente
pelos contornos da tarde,
encher os bolsos com a areia
dourada do tempo.

- Conclua sua oração pedindo ao Senhor a graça de viver no seu amor e dele ser sinal no meio do mundo, sobretudo nas pequeninas coisas do cotidiano.

- Gloria ao Pai, o Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre Amém!

Aceite o convite de Deus | Mc 3,22-30 | Padre Adriano Zandoná (22/01/24)



Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná

Publicado em 21 de jan. de 2024

Evangelho (Mc 3,22-30)

Naquele tempo, os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Belzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. Se uma família se divide contra si mesma, não poderá manter-se. Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Blasfêmia contra o Espírito Santo | (Mc 3, 22-30) #1368 - Frei Gilson




Publicado em 22 de jan. de 2024

Grande amor | Mãe Maria (22/01/2024) - Dom Walmor



Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 22 de jan. de 2024

Homilia Diária - 22.01.2024 | "Satanás será destruído." - Padre Roger Araújo



Canal do Youtube: Padre Roger Araújo

Publicado em 21 de jan. de 2024

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 3,22-30

Naquele tempo, os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Belzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. Se uma família se divide contra si mesma, não poderá manter-se. Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.

Palavra da Salvação, 22/01/2024 com o Padre Rafael dos Santos



Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 21 de jan. de 2024

Segunda-feira, 3º Semana do Tempo Comum

Evangelho (Mc 3,22-30)

Naquele tempo, 22 os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Belzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. 23 Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24 Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25 Se uma família se divide contra si mesma, não poderá manter-se. 26 Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27 Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. 28 Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29 Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. 30 Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.