sábado, 20 de janeiro de 2024

LITURGIA DIÁRIA - 21/01/2024


Tema do dia

A TI, SENHOR, ELEVO A MINHA ALMA, MOSTRA-ME OS TEUS CAMINHOS

A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas: «Levante-se e vá a Nínive.». Jonas foi. Os moradores de Nínive acreditaram e marcaram um dia de penitência. Deus viu que eles se converteram de sua má conduta e desistiu do mal que havia ameaçado. (Jn 3,1-5.10)
Fonte: Arquidiocese BH em 24/01/2021

PALAVRAS DO SANTO PADRE

Neste texto do evangelista Marcos, o tempo deve ser entendido como a duração da história da salvação realizada por Deus; portanto, o tempo “cumprido” é aquele em que esta ação salvífica atinge o seu ápice, a plena realização: é o momento histórico em que Deus enviou o seu Filho ao mundo e o seu Reino se tornou mais “próximo” do que nunca. O tempo da salvação cumpriu-se porque veio Jesus. Contudo, a salvação não é automática; a salvação é um dom de amor e, como tal, oferecido à liberdade humana. Quando falamos de amor, falamos sempre de liberdade: um amor sem liberdade não é amor; pode ser interesse, pode ser receio, muitas coisas, mas o amor é sempre livre, e sendo livre requer uma resposta livre: exige a nossa conversão. Ou seja, trata-se de mudar a nossa mentalidade - nisto consiste a conversão, mudar a mentalidade - e mudar a nossa vida: já não seguindo os modelos do mundo, mas os de Deus, que é Jesus, seguindo Jesus, como Jesus fez e como Jesus nos ensinou. (...) Para cada um de nós, o tempo em que podemos acolher a redenção é breve: é a duração da nossa vida neste mundo. É breve! (...) Acaba! E a vida é um dom do amor infinito de Deus, mas é também um tempo de verificação do nosso amor por Ele. Portanto, cada momento, cada instante da nossa existência é um tempo precioso para amar a Deus e para amar o próximo, e assim entrar na vida eterna. (Angelus de 24 de janeiro de 2021)

Oração para antede lea Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, tlouvte faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Domingo, 3º Domingo do Tempo Comum, Ano B
Hoje, omite-se a Memória de Santa Inês, virgem e mártir
Cor: Verde


Primeira Leitura (Jn 3,1-5.10)
3º Domingo do Tempo Comum - 21/01/2024

Leitura da Profecia de Jonas:

A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez:
“Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”.
Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada.
Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”.
Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior.
Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo Responsorial Sl 24(25),4ab-5ab.6-7bc.8-9 (R. 4a.5a)
3º Domingo do Tempo Comum - 21/01/2024

— Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, vossa verdade me oriente e me conduza!
— Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, vossa verdade me oriente e me conduza!

— Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação.
— Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e a vossa compaixão que são eternas! De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia e sois bondade sem limites, ó Senhor!
— O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho.

Segunda Leitura (1Cor 7,29-31)
3º Domingo do Tempo Comum - 21/01/2024

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

Eu digo, irmãos: o tempo está abreviado. Então que, doravante, os que têm mulher vivam como se não tivessem mulher; e os que choram, como se não chorassem, e os que estão alegres, como se não estivessem alegres; e os que fazem compras, como se não possuíssem coisa alguma; e os que usam do mundo, como se dele não estivessem gozando. Pois a figura deste mundo passa.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Anúncio do Evangelho (Mc 1,14-20)
3º Domingo do Tempo Comum - 21/01/2024


Completou-se tempo está próximo Reino de Deus

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— O Reino do Céu está perto! Convertei-vos, irmãos, é preciso! Crede todos no Evangelho! (Mc 1,15)

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!”
E, passando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores.
Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”.
E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus.
Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada,  meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

LEITURA ORANTE DO DIA 20/01/2024



LEITURA ORANTE

Mc 3,20-21 - Era tanta gente que não tinham tempo para comer


- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparamo-nos para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre,
Sois o Mestre e a Verdade:
iluminai-nos, para que melhor compreendamos
as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho:
fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida:
transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos
abundantes de santidade e missão.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente Mc 3,20-21, e observamos
pessoas, palavras, relações, lugares.
Quando Jesus foi para casa, uma grande multidão se ajuntou de novo, e era tanta gente, que ele e os discípulos não tinham tempo nem para comer.
Os parentes de Jesus souberam disso e foram buscá-lo porque algumas pessoas estavam dizendo que ele estava louco.
Refletindo
A resistência está dominando também os mais próximos de Jesus: seus familiares. A atitude de ir buscá-lo porque diziam que ele estava fora de si, é causada mais pela incompreensão do que pela hostilidade. Estas pessoas são os parentes. Eles não conseguem assimilar o novo modo de ser. Parece que querem impedir sua missão. Julgam que ele esteja sonhando com algo irreal, impossível. A última expressão faz entender isso: “algumas pessoas estavam dizendo que ele estava louco”.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós hoje?
O que o texto nos diz no momento?
Sempre que alguém tem uma proposta nova, diferente, que incomoda, não é compreendido e pode ser até contestado e afastado do meio das demais pessoas. É preciso ter muita clareza de sua proposta e convicções para não se deixar levar pela acomodação ou abandonar o caminho que antes lhe era claro. Jesus nos ensina que não podemos nos afastar do caminho se temos clareza que é de Deus.
Meditando
Os bispos, em Aparecida, nos ajudam a compreender este chamado:
"Com perseverante paciência e sabedoria, Jesus convidou a todos para que o seguissem e introduziu aqueles que aceitaram segui-lo no mistério do Reino de Deus." (DAp 276)
Nossa vida reflete esta atitude?
Ou preferimos não incomodar?

3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos com toda a Igreja
Salmo 79(80)

Resplandecei a vossa face, e nós seremos salvos!

1. Ó pastor de Israel, prestai ouvidos. / Vós, que a José apascentais qual um rebanho! / Vós, que sobre os querubins vos assentais, † aparecei cheio de glória e esplendor / ante Efraim e Benjamim e Manassés! / Despertai vosso poder, ó nosso Deus, / e vinde logo nos trazer a salvação! – R.
2. Até quando, ó Senhor, vos irritais, / apesar da oração do vosso povo? / Vós nos destes a comer o pão das lágrimas, / e a beber destes um pranto copioso. / Para os vizinhos somos causa de contenda, / de zombaria para os nossos inimigos. – R.

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus.
Vamos eliminar do nosso modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme o Projeto de Jesus Mestre.
Vamos demonstrar pela vida a coerência com os valores do Reino.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp

Palavra se fez carne - 20 de janeiro, Sábado, Dia de São Sebastião


20 de janeiro, Sábado, Dia de São Sebastião

- Hoje é dia 20 de janeiro, Sábado, Dia de São Sebastião

- Nossa vida é sempre feita de escolhas. A cada dia, cada hora, a todo momento, estamos sempre fazendo alguma escolha. Ainda que as escolhas sejam acertadas, nem sempre somos compreendidos. Nem sempre nossas escolhas são aceitas, ainda que estejam em sintonia com o Reino. Também Jesus não foi compreendido, mesmo agindo sob a ação do Espírito Santo foi acusado de estar possuído por um espírito mau e seus familiares chegaram a pensar que ele estivesse ficando louco. Mesmo assim, Jesus não abriu mão de continuar sua missão a serviço da vida em abundância para todos. A exemplo de Jesus, não desanimemos diante das dificuldades e incompreensões.

- Com o coração e ouvidos abertos, acolha com carinho Evangelho de Jesus Cristo Segundo Marcos, Capítulo terceiro, versículos 20 e 21.

“Jesus voltou para casa, e outra vez se ajuntou tanta gente que eles nem mesmo podiam se alimentar. Quando seus familiares souberam disso, vieram para detê-lo, pois diziam: ‘Está ficando louco’.”

- Jesus vem para libertar de tudo aquilo que oprime a pessoa e que prejudica a vida humana e a vida no planeta. Por um desejo do Pai, Jesus nasce na periferia, nasce pobre, em um lugar pobre e no meio dos pobres. Ele vem para os mais sofridos, começa dos últimos, afim de poder atingir a todos. O jeito de ser de Deus, e o modo de agir de Jesus nos desafios, nos inquietam e nem sempre conseguimos entender as escolhas de Deus. Aquilo que para os homens parece loucura é sabedoria de Deus, aquilo que parece loucura em Jesus é caminho escolhido para que todos tenham vida e vida em abundância. Peça a Deus essa resistência para não perder o rumo do Reino diante das incompreensões que você enfrenta.

- Até que ponto te é familiar a mensagem do Evangelho de hoje? O evangelho entranha-se em você, a ponto de orientar a sua vida?

- Diz o evangelho: “Quando seus familiares souberam disso, vieram para detê-lo, pois diziam: ‘Está ficando louco’.” Diz Silvio Brito neste belo poema:

Que a luz do criador me ilumine
Com o dom da inspiração e a humildade
Que o trovador de Deus me ensine
A cantar no tom da felicidade por onde eu for
Que o meu canto leve sempre a todos a alegria
Minhas palavras consolo e a harmonia
Que a minha voz leve a sabedoria
E a minha poesia um sonho a mais
Que os meus olhos como espelhos reflitam a beleza
Que o meu sorriso transmita a pureza
Que os meus ouvidos te ouçam em silêncio
Que eu seja também instrumento de tua paz
[...} Que os meus braços tenham força e coragem, por onde eu for
Que os meus passos não se percam nas curvas do caminho
Que os meus gestos levem ternura e carinho
Que as minhas mãos abençoem e afaguem
Aqueles que sentem tristeza e dor
Que o meu coração mantenha a inocência das crianças
E a minha mente, a prudência e a esperança
Que a minha vida revele o que eu sou e, por fim
Minha alma se alegre no seu amor

- Termine sua oração colocando-se diante de Jesus, que sempre vem ao nosso encontro, deixe-se envolver por Seu amor... Por intercessão de São Sebastião peça ao Senhor pela paz no mundo, tão violento e cheio de guerras.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!