sábado, 13 de outubro de 2012

LITURGIA DAS HORAS

Clique no ícone abaixo
para acesso à Hora Canônica

Oração desta Hora

Terço - Mistérios Gloriosos - Quarta-Feira e Domingo



Terço do Rosário: Mistérios Gloriosos  



São João Ogilvie, Mártir - 14 de outubro

São João Ogilvie, Mártir
NascimentoNo ano de 1579
Local nascimentoDrum (Escócia)
OrdemJesuíta
Local vidaDrum
EspiritualidadeCriado no calvinismo (protestantismo), após conhecer em Louvain, Bélgica - a um famoso exegeta da Companhia de Jesus, Padre Cornélio a Lápide, foi por ele convertido à religião católica. Tornou-se também jesuíta, foi ordenado sacerdote e retornou corajosamente a sua terra natal, para ali dar assistência aos católicos perseguidos e postos fora da lei. Depois de exercer, durante 18 meses, seu perigoso ministério, e ter conseguido converter para a verdadeira Religião a muitos hereges, um traidor o denunciou ao arcebispo protestante de Glasgow. Preso (36 anos de idade), sofreu prolongadas torturas e durante oito dias e nove noites, não pôde dormir, porque tinha o corpo continuamente perfurado por agulhas e estiletes. Após tantos sofrimentos, foi condenado ao enforcamento. Momentos antes de morrer, graças a uma "armadilha verbal" cheia de sabedoria, que montou para um pastor protestante, o qual estava presente na execução, conseguiu que este declarasse formalmente que sua condenação era exclusivamente devida ao fato de ele ser católico. Essa declaração tornava indubitável o martírio, e São João Ogilvie morreu mostrando felicidade e dizendo: "Daria mais cem vidas, de boa vontade, se as tivesse".
Local morteGlasglow
MorteNo ano de 1615
DevoçãoAssistência aos católicos perseguidos pelo protestantismo.
PadroeiroDos perseguidos por causa da fé cristã católica
Outros Santos do diaOutros santos do dia: são Calixto I (papa e mártir); Gaudêncio (bispo); Fortunato (virgem); Carpônio, Evaristo e Prisiano, Saturnino e lobo (márts) Fortunato, Rústico, Justo, Bucardo, Domaciano (bispo); Domingo, Lúpulo, Guendolina (márts).
FONTE: ASJ

Santo Evaristo, Papa e Mártir - 14 de outubro


Santo Evaristo, Papa e Mártir

Pontificado 101 a 107 d.C.

Comemoração litúrgica: 14 de outubro 

Também nesta data: São Calixto I, Papa; Santa Fortunata


                                             É o quinto Papa da Igreja  Católica a receber, como  seus predecessores, a coroa do Martírio.  Foi em Roma,   numa época em que as perseguições contra a Santa Igreja de Deus eram implacáveis.  Tempos  muito aflitivos para os cristãos que  pagavam  com a própria  vida  sua recusa  em abjurar a fé. 
                                             Santo Evaristo era judeu-grego de nascimento.  Seu pai chamava-se Judas,  originário de Belém,  mas acabou fixando residência na Grécia. Educou seu filho na doutrina e princípios judaicos.  Evaristo manifestou,  desde a mais tenra infância,  boas disposições pela virtude e pelas letras, fato que seu pai observou  e cuidou de  cultivar com dedicação. Assim foi progredindo Evaristo nas  ciências, de forma que tornou-se pessoa de excelentes talentos,  dentro dos seus puros e inocentes costumes.   
                                             Não se sabe as circunstâncias e a época em que se converteu ao cristianismo e  nem a época precisa em que foi para Roma, mas passou a ser conhecido como um membro do clero que destacou-se  rapidamente em santidade, reconhecida por toda a  Roma. Era um presbítero conhecido por  acender o fervor e devoção no coração dos seus fiéis, pelos seus exemplos de virtude e caridade cristã.

São Burchardo - 14 de outubro

São Burchardo
+753
Burchardo nasceu na Inglaterra. Educado desde a infância no cristianismo, na juventude tornou-se um monge beneditino. Em 735, quis realizar o antigo sonho de tornar-se missionário e partiu como voluntário para a Alemanha, indo juntar-se, ao agora santo, bispo Bonifácio, que chefiava os trabalhos de evangelização junto àquela população ainda pagã. Fez uma longa estadia no Mosteiro de Fritzlar, fundado por Bonifácio, até que foi destinado para levar a Palavra de Deus aos habitantes da Turíngia. 

São Calisto I - 14 de Outubro


São Calisto IOs Papas da Igreja são por excelência os Príncipes do Cristianismo, e hoje lembramos um dos Príncipes da Fé que mais se destacou entre os primeiros Papas: São Calisto I.

Filho de uma humilde família romana, nasceu em 160. Administrador dos negócios de um comerciante, Calisto passou por grandes dificuldades, pois algo saiu de errado no trabalho, chegando a ser flagelado e deportado para a ilha da Sardenha, onde como condenação enfrentou trabalhos forçados nas minas, juntamente com cristãos condenados por motivos de fé.

XXVIII Domingo do Tempo Comum (Ano B)

jovem_rico

XXVIII Domingo do Tempo Comum (Ano B)

Leituras e subsídios para liturgia e homilia:

14 de outubro – 28º DOMINGO COMUM - Para criança

Disponíveis para Deus!

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 14/10/2012

14 de Outubro de 2012 


Marcos 10,17-30

Cifra do Salmo 89

14/10/2012 Salmo 89

Responsório (Sl 89)
        C            F/C              C  C/F C        F            Am7 G
 — Saciai-nos, ó Senhor, com vosso amor,/    e exultaremos de alegria!
        C                  F/C        C  C/F C        F            Am7 G
 — Saciai-nos, ó Senhor, com vosso amor,/    e exultaremos de alegria!
      Am7                        Em7            F         Dm7        G4 G
 Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! 
          
              Am7                      Em7            F          Dm7                G4 G
 Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos! 
 Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia!
 
 Alegrai-nos pelos dias que sofremos,/ pelos anos que passamos na desgraça! 
 Manifestai a vossa obra a vossos servos, e a  seus filhos revelai a vossa glória!
    
 Que a bondade do Senhor e nosso Deus/ repouse sobre nós e nos conduza! Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho.
  APRENDA A TOCAR OS SALMOS COM @paulinhodejesus  http://blog.cancaonova.com/cliquesom/
http://wiki.cancaonova.com/index.php/14/10/2012_Salmo_89

Baixe e Ouça o Salmo Dominical - 89

Salmo Dominical - 89
14 de Outubro

Neste domingo dia 14 de outubro, teremos o Salmo 89 que traz um refrão, cheio de esperança de que Deus é e será sempre, alegria do seu povo fiel. 

A melodia deste salmo, será interpretada por Cristiane Viana, membro da Comunidade Canção Nova desde 2001. A consagrada contribui com a animação nas Santas Missas semanais e dominicais nos Acampamentos de Oração em Cachoeira Paulista (SP), sede da comunidade fundada pelo monsenhor Jonas Abib



O Salmista celebra a alegria de experimentar o auxílio de Deus em sua vida. Ele espera ansiosamente a intervenção divina para então exultar e celebrar alegria em seu coração. 
Ele canta: "Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Alegrai-nos pelos dias que sofremos,/ pelos anos que passamos na desgraça!

Como baixar:
Ao ir para a página do Podcast dos Salmos dominicais, você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

Assista:

LITURGIA DIÁRIA - 14/10/2012





Tema do Dia

«Venda tudo que tem e dê o dinheiro aos pobres.»

Por isso, eu supliquei e a inteligência me foi dada. Eu a preferi aos cetros e tronos. Não a comparei com a pedra preciosa, porque todo o ouro, ao lado dela, é como um punhado de areia. Amei a sabedoria mais do que a saúde e a beleza! (Sb 7,7-11)

Oração para antes de ler a Bíblia

orkut e hi5, Religiosos, palavras do Senhor Jesus, imagens de biblia, recados de Jesus, gifs de religião para orkut

Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda 

e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame

 e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por

 todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores

se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos 

a vida eterna. Amém.


Verde. 28º DOMINGO Tempo Comum 


Primeira leitura (Sabedoria 7,7-11)

Domingo, 14 de Outubro de 2012
28º Domingo do Tempo Comum



Leitura do Livro da Sabedoria:

7“Orei, e foi-me dada a prudência; supliquei, e veio a mim o espírito da sabedoria.
8Preferi a Sabedoria aos cetros e tronos e, em comparação com ela, julguei sem valor a riqueza; 9a ela não igualei nenhuma pedra preciosa, pois, a seu lado, todo o ouro do mundo é um punhado de areia e, diante dela, a prata será como a lama. 10Amei-a mais que a saúde e a beleza, e quis possuí-la mais que a luz, pois o esplendor que dela irradia não se apaga. 11Todos os bens me vieram com ela, pois uma riqueza incalculável está em suas mãos”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 89)

Domingo, 14 de Outubro de 2012
28º Domingo do Tempo Comum



— Saciai-nos, ó Senhor, com vosso amor,/ e exultaremos de alegria! 
— Saciai-nos, ó Senhor, com vosso amor,/ e exultaremos de alegria!


— Ensinai-nos a contar os nossos dias,/ e dai ao nosso coração sabedoria!/ Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis?/ Tende piedade e compaixão de vossos servos! 
— Saciai-nos de manhã com vosso amor,/ e exultaremos de alegria todo o dia!/ Alegrai-nos pelos dias que sofremos,/ pelos anos que passamos na desgraça! 
— Manifestai a vossa obra a vossos servos,/ e a seus filhos revelai a vossa glória!/ Que a bondade do Senhor e nosso Deus/ repouse sobre nós e nos conduza!/ Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho.


Segunda leitura (Hebreus 4,12-13)

Domingo, 14 de Outubro de 2012
28º Domingo do Tempo Comum



Leitura da Carta aos Hebreus: 

12A Palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Ela julga os pensamentos e intenções do coração. 13E não há criatura que possa ocultar-se diante dela. Tudo está nu e descoberto aos seus olhos, e é a ela que devemos prestar contas.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Evangelho (Marcos 10,17-30)

Domingo, 14 de Outubro de 2012
28º Domingo do Tempo Comum




O que faltou ao moço rico?

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”
18Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 19Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe”.
20Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”.
21Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!”
22Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.
23Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!”
24Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!”
26Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?”
27Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.
28Pedro então começou a dizer-lhe: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”.
29Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna.

 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia

orkut e hi5, Religiosos, mensagem religiosa, imagem da biblia, recados de religião, scraps religioso para orkut


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações
que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los  em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém.

BOM DIA

DOMINGO

São Daniel e companheiros - 13 de outubro

São Daniel e companheiros
+1227
Os esclarecimentos que se tem sobre o ocorrido com estes missionários franciscanos são devidos a duas cartas encontradas nas suas residências. Os estudiosos consideraram também autêntica a carta de um certo Mariano de Gênova, que escrevera ao irmão Elias de Cortona comunicando o destino glorioso dos missionários. Esse documento teria sido escrito poucos dias após os acontecimentos, e faz parte dos arquivos da Igreja. 

Santo Eduardo - 13 de outubro

Santo Eduardo
1003-1066
Na história da humanidade, a palavra rei quase sempre está associada à palavra tirano. Mas na história do catolicismo, rei muitas vezes vem junto da palavra santo. É o caso exemplar de Eduardo, rei da Inglaterra. Seu avô era o santo rei e mártir Edgar, e esse exemplo de santidade norteou também a sua vida no seguimento de Cristo. 

Beata Alexandrina Maria da Costa - 13 de Outubro


Beata Alexandrina Maria da CostaAlexandrina Maria nasceu em Balasar (Portugal) no dia 30 de março de 1904, aos 14 anos não hesitou em jogar-se pela janela para fugir de três homens que ameaçavam a sua pureza. As consequências foram terríveis, mas não imediatas; depois de alguns anos, ela foi obrigada a ficar em cama por causa de uma paralisia que foi agravando-se durante os trinta anos que lhe restou de vida. Ela não se desesperou e abandonou-se nas mãos de Jesus com essas palavras: “Jesus, Tu és prisioneiro no tabernáculo como eu sou na minha cama, assim fazemos companhia um ao outro”.

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 13/10/2012

13 de Outubro de 2012 


Lucas 11,27-28

LITURGIA DIÁRIA - 13/10/2012

BOM DIA!

SÁBADO