quinta-feira, 29 de junho de 2023

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

Sorrindo pra Vida - 29/06/2023


Canal do Youtube - Canção Nova Play

Publicado em 29 de jun. de 2023

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=GR-8uXF0WXY

LEITURA ORANTE DO DIA 29/06/2023



LEITURA ORANTE

Mt 7,21-29 - Casa sobre a rocha ou sobre a areia?

O homem sábio construiu a sua casa na rocha.

Preparamo-nos para a Leitura Orante,
rezando com todos os que se encontram neste espaço de oração:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja
e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.

1. Leitura (Verdade)
Lemos atentamente, na Bíblia, o texto Mt 7,21-29:
Não é toda pessoa que me chama de "Senhor, Senhor" que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu. Quando aquele dia chegar, muitas pessoas vão me dizer: "Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!" Então eu direi claramente a essas pessoas: "Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal!"
- Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha.
- Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída. Quando Jesus acabou de falar, as multidões estavam admiradas com a sua maneira de ensinar. Ele não era como os mestres da Lei; pelo contrário, ensinava com a autoridade dele mesmo.
Refletindo
Construir a casa significa ouvir a Palavra de Deus.
Nos dois casos, as pessoas "ouviram a Palavra".
A diferença está em que um "vive de acordo com os
ensinamentos" e outro, não.
Os símbolos rocha e areia correspondem à prática ou não da Palavra.
A chuva, as enchentes e o vento forte representam as dificuldades da vida,
que querem nos derrubar e destruir o Projeto de Deus.
Já a casa construída sobre a rocha, vence todos os obstáculos, ouve a Palavra e a vive,  e vence todos os obstáculos que o afasta dela.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Verificamos se ouvimos a Palavra e a praticamos, ou se,
simplesmente, a ouvimos.
Construímos sobre a rocha ou sobre a areia?
Meditando
Os bispos, em Aparecida, disseram: "Ser discípulo é dom destinado a crescer. A iniciação cristã dá a possibilidade de uma aprendizagem gradual no conhecimento, no amor e no seguimento de Cristo. Dessa forma, ela forja a identidade cristã com as convicções fundamentais e acompanha a busca do sentido da vida. É necessário assumir a dinâmica catequética da iniciação cristã. Uma comunidade que assume a iniciação cristã renova sua vida comunitária e desperta seu caráter missionário. Isso requer novas atitudes pastorais por parte dos bispos, presbíteros, diáconos, pessoas consagradas e agentes de pastoral.
Como características do discípulo, indicadas pela iniciação cristã, destacamos: que ele tenha como centro a pessoa de Jesus Cristo, nosso Salvador e plenitude de nossa humanidade, fonte de toda maturidade humana e cristã; que tenha espírito de oração, seja amante da Palavra, pratique a confissão frequente e participe da Eucaristia; que se insira cordialmente na comunidade eclesial e social, seja solidário no amor e fervoroso missionário." (DAp 291, 292).

Papa Francisco fala  do cristão "SOBRE A ROCHA e SOBRE A AREIA"
"A Igreja «fala da força do cristão e da sua fragilidade; de rocha e de areia». Com efeito, «o cristão é forte não só quando diz que o é, mas quando leva uma vida cristã e pratica a doutrina cristã, as palavras de Deus, os mandamentos e as bem-aventuranças». O ponto central é «pôr em prática». Mas existem «cristãos só de aparência, que se pintam de cristãos e na hora da prova só mostram a maquiagem». E «nós sabemos o que acontece quando uma mulher maquiada anda pela rua, começa a chover e ela não tem um guarda-chuva: tudo desaparece». Eis a tentação da maquiagem. Não basta dizer «Senhor, eu sou cristão» para o ser verdadeiramente. Ele diz: não é suficiente repetir «Senhor, Senhor!» para entrar no Reino. É preciso cumprir «a vontade do Pai» e «praticar a Palavra». Eis a diferença entre o cristão «de vida» e o «de aparência». (Papa Francisco, 4 de dezembro de 2014).

3. Oração (Vida)
O que o rezamos agora?
Rezamos com São Paulo

Introdução

Diz São Paulo: “orai sem cessar” (1Ts 5,17-18)
“Eu me alegro e celebro convosco” (Fl 2,17)
“Em vossas orações e súplicas,
com ação de graças, apresentai a Deus vossos pedidos” (Fl 4,6)

Rezemos por intercessão deste grande Apóstolo:

Oremos: "Concedei-nos, Senhor,  ser invadidos/as
pela mesma luz da fé que iluminou o apóstolo São Paulo
para anunciar aos povos o vosso amor e a vossa glória.
E que a graça  e a paz do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos nós” (2Cor 13,11-13). Amém.

Canto:
Eu sei, eu sei, eu sei em quem acreditei.
Eu sei, eu sei em quem acreditei.

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é atento aos ensinamentos de
Jesus e para vivê-los no dia-a-dia.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp

Palavra se fez carne - 29 de junho, 5ª feira, 12ª Semana do Tempo Comum


29 de junho, 5ª feira, 12ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 29 de junho, 5ª feira da 12ª Semana do Tempo Comum.

- As nossas ações têm mais eficácia do que as nossas palavras. Se não praticamos o que dizemos, tudo será igual a nada. Para que nós possamos entrar no Reino dos céus, precisamos estar firmes no seguimento da vontade de Deus que se apresenta por meio de Sua Palavra. Peça ao Senhor que te ajude a alicerçar sua vida na rocha firme que é Ele mesmo.

- Escute o Evangelho de Mateus, capítulo 7, versículos 21 a 29:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus... Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!" Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.

- O próprio Jesus nos mostra no Evangelho: ouvir a Palavra e praticá-la é construir na rocha. A casa construída sobre a rocha é a vida do homem que caminha à luz da Palavra de Deus. Deus é a Rocha, Deus é o Amor e aquele que se ajusta à Sua vontade, terá uma vida firme, confiante e as tempestades, os terremotos, os ventos não o abalarão. Fé e vida não podem ser incoerentes. A fé solicita a prática coerente. Peça ao Senhor que te ajude a colocar em atitudes concretas a sua palavra.

- Em que fundamentos você assenta a sua casa? Como tens resistido a ventos e marés? Você faz de Jesus e da sua palavra a rocha da sua vida?

- Entrará no Reino dos Céus “o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus...!” diz Jesus. As dificuldades da nossa vida são momentos preciosos para percebermos se estamos firmes sobre a rocha firme que é Jesus, ou não. Na música A casa sobre a rocha, diz o Pe. Zezinho:

Nem vento, nem chuva / Nem tsunami hão de abalar o nosso lar

Como casa sobre rocha, bem fundada
Bem erguida, bem coberta
E protegida há de ser o nosso lar
Alicerces ele tem

Antes de ele ser erguido
Cada parte foi bem fundo
Não foi o mundo, foi Deus

- Termina sua oração pedindo ao Senhor que te ajude a edificar a casa de sua vida e de sua família, sobre a Rocha do seu Amor. Diga ao Senhor sobre o seu desejo de ouvir suas palavras e colocá-las em prática.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Jesus é o sólido fundamento | Mt 7,21-29 | Padre Adriano Zandoná (29/06/23)



Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná

Publicado em 28 de jun. de 2023

Evangelho (Mt 7,21-29)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres? 23Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.
24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”
28Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. 29De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Construir a casa sobre a rocha | (Mt 7,21-29) #1163 - Frei Gilson




Publicado em 29 de jun. de 2023

Urgências de justiça | Mãe Maria (29/06/2023) - Dom Walmor



Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 29 de jun. de 2023

Homilia Diária - 29.06.2023 | "Nem todo aquele que me diz: "Senhor", entrará no Reino dos Céus" - Padre Roger Araújo



Canal do Youtube: Padre Roger Araújo

Publicado em 29 de jun. de 2023

Mateus 7,21-29

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres? Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.
Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”
Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.

Palavra da Salvação, 29/06/2023 com o Padre Rafael dos Santos



Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 28 de jun. de 2023

Quinta-feira, 12ª Semana do Tempo Comum

Evangelho (Mt 7,21-29)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres? 23Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.
24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”
28Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. 29De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia Diária | As boas obras precisam de reta intenção (Quinta-feira da 12ª Semana do Tempo Comum) - Padre Paulo Ricardo



Canal do Youtube: PadrPaulo Ricardo

Publicado em 28 de jun. de 2023

Se não tivermos caridade, ainda que façamos os mais heróicos sacrifícios, de nada valerá; seremos, nas palavras do Apóstolo, “como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine”. A vida cristã, ao contrário, deve ser animada por aquele amor sobrenatural que nos leva a fazer tudo só e tão-somente por causa de Deus, porque apenas a caridade é bondosa e paciente, não é orgulhosa nem arrogante. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 29 de junho, e medite sobre mais esta página do santo Evangelho.

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 7,21-29 - 29/06/2023


Alicerce sua vida sobre a rocha firme que é Jesus

“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha” (Mateus 7,24-25).



A prudência de uma vida cristã está na vivência concreta da Palavra de Deus. Sermos verdadeiramente de Deus, permanecendo sobre a Sua divina proteção, acontece à medida que nós colocamos os ensinamentos d’Ele em prática. Porque não basta dizer o nome de Deus, é preciso praticar, é preciso viver os Seus ensinamentos. Caso contrário, veremos a ruína de uma vida distante de Deus, veremos as ruínas de uma casa que não foi construída sobre a solidificação da vivência de Sua Palavra.
Essa imagem da construção da casa sobre a rocha, sobre o alicerce firme, o Senhor nos ensina, a partir dela, que nós precisamos construir a nossa vivência, a nossa vida sobre a Sua Palavra.

Se estamos solidificados sobre a rocha, que é Jesus Cristo, resistiremos a todos os momentos difíceis da nossa vida

Todas as casas são acometidas do vento, da chuva, das enchentes, mas se a casa está construída sobre um alicerce firme, sobre a rocha, sobre um fundamento firme, ela resiste aos ventos e às chuvas.
Do mesmo modo é a nossa vida. Se nós estamos fundados, construídos e solidificados sobre a rocha, que é Jesus Cristo, resistiremos também a todos os momentos difíceis, a todos os momentos de tempestades da nossa vida! E assim estaremos protegidos sobre a prudência de uma casa bem resistente.
Quem decide viver, conhecer Jesus Cristo e colocar em prática os Seus ensinamentos, age com prudência e não coloca em risco a sua salvação. Por isso, busquemos conhecer e aprender de Jesus, colocar em prática os Seus ensinamentos. Este sim é um homem prudente, uma mulher prudente que constrói a sua casa sobre a rocha!
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

29 DE JUNHO - Dia do Papa: fiéis são convidados a intensificar orações pelo Pontífice

Orar uns pelos outros faz parte do dogma de fé conhecido como Comunhão dos Santos, quanto mais rezar pelo Papa, a pessoa escolhida para governar a Igreja

Kelen Galvan
Da redação

Foto: Riccardo Fabi/Pacific Press/Sipa USA

Nesta quinta-feira, 29, celebra-se a Solenidade de São Pedro e São Paulo, e, de forma especial, o dia do Papa. Trata-se de uma referência a São Pedro, o primeiro Papa da Igreja Católica. Uma data em que a Igreja homenageia seu principal líder, que tem como missão manter a unidade e confirmar os irmãos na fé.
“O Papa é um fator de unidade da Igreja. A Igreja toda está submissa ao Papa. Em segundo lugar, ele é aquele que mantém a pureza da fé. Jesus falou para Pedro: ‘confirma os teus irmãos’ (cf. Lc 22,32). E em terceiro, o Papa é quem governa a Igreja. Ele tem autorização para nomear bispos. Ninguém tem autoridade acima do Papa”, explica o professor de história da Igreja, Felipe Aquino.
O atual Pontífice, Francisco, é o 266º Papa escolhido para governar a Igreja Católica. Desde o início do seu Pontificado, em 2013, ele expressa um pedido: “rezem por mim”.

Felipe Aquino, Professor de História da Igreja
Foto: Arquivo Canção Nova

Muito mais que um pedido, segundo professor Felipe Aquino, rezar pelo Sumo Pontífice é um dever de cada católico. Ele destaca que é fundamental rezar pelo Papa, porque ele tem uma missão muito difícil. Ele tem duas funções exigentes: ser chefe do Estado do Vaticano (função de presidente, em uma linguagem simples) e, ao mesmo tempo, ser chefe da Igreja, da Santa Sé.
“Então, evidentemente, o Papa tem muitos problemas. Ele tem representantes dele no mundo inteiro, os núncios apostólicos, e, ao mesmo tempo, ele tem que receber as autoridades das outras nações, para propiciar a oportunidade da evangelização nessas nações”, explica.

Comunhão dos santos

Para rezar pelo Papa não há uma oração específica. Houve santos que escreveram orações por esta causa, não há uma oração oficial da Igreja. Então, ela pode ser feita de forma espontânea, esclarece Professor Felipe. Ele lembra que, em cada Missa, reza-se pelo Papa e pelos bispos. Na Canção Nova, depois de cada dezena do Terço, há o costume de rezar pedindo a Deus que abençoe o Papa.
Essa realidade de interceder, rezar uns pelos outros, faz parte da chamada “comunhão dos santos”, um dogma de fé da Igreja Católica. Professor Felipe explica que existem três dimensões: a Igreja triunfante (no céu), a Igreja padecente (no purgatório) e a Igreja militante (na terra).
“Há um intercâmbio de graças entre essas três realidades. A Igreja do céu e da terra reza pela do purgatório, por exemplo. E na Igreja militante, nós que estamos aqui na terra, rezamos uns pelos outros, porque é o corpo de Cristo. E a seiva deste corpo é o Espírito Santo que perpassa todos os membros desse corpo. Então, o bem que cada um de nós faz afeta toda a Igreja. E o mal que cada um faz afeta toda a Igreja. Essa é a grande realidade da comunhão dos santos, que é um dogma de fé. Por isso precisamos rezar uns pelos outros, oferecer sacrifícios, esmolas. E pelas almas do purgatório indulgências, Missas etc”.

Leia também

Rezar pelas intenções do Pontífice

Além de rezar pelo Papa, os fiéis são chamados a rezar pelas intenções do Santo Padre. Uma das ocasiões muito conhecidas é na oração para lucrar indulgências.

Padre Eliomar Ribeiro,
Diretor Nacional do Apostolado da Oração
Foto: Arquivo Canção Nova

Especificamente, para esta missão de rezar pelas intenções do Papa e pelos desafios da Igreja existe a Rede Mundial de Oração do Papa, formada pelo Apostolado da Oração e Movimento Eucarístico Jovem (MEJ).
“A oração da Rede Mundial de Oração do Papa, além de ajudar a missão da Igreja, os desafios da humanidade, como o Papa sugere na intenção de oração, é um apoio para a missão do Papa na Igreja. Desde que o apostolado nasceu, há 179 anos, nasce para oferecer a vida pela missão e, quando é aprovado pelo Papa, ele diz que o apostolado é o grupo de oração do Papa”, afirma o Diretor Nacional do Apostolado da Oração, padre Eliomar Ribeiro.
O responsável da rede de oração aqui no Brasil destaca que, com o vídeo do Papa, que divulga a intenção de oração a cada mês, foi ampliado esse convite para que as pessoas se unam àquele desafio.
“A importância dessas iniciativas é justamente fazer com que grupos e pessoas mais ligadas com aquele desafio [apresentado no vídeo do Papa] – como no deste mês que fala sobre a abolição da tortura no mundo -, que os grupos que trabalham com este desafio, também possam entrar nessa dinâmica de rezar pelo Papa”.

Solenidade

No dia 29 de junho é celebrada a Solenidade de São Pedro e São Paulo, dois grandes apóstolos, considerados “colunas da Igreja”.
Segundo a tradição, o apóstolo Pedro teria morrido mártir no dia 29 de junho de 67 d.C, no Circo de Nero, na Colina Vaticana. No mesmo dia em que também foi morto o apóstolo Paulo, na Via Ostiense. Sobre suas sepulturas surgiram, em Roma, a Basílica de São Pedro e a Basílica de São Paulo extra Muros.
Aqui no Brasil, por permissão da Santa Sé, as solenidades celebradas durante a semana são transferidas para o domingo seguinte. Neste caso, a Solenidade de São Pedro e São Paulo será celebrada neste domingo, 2 de julho.