sexta-feira, 24 de março de 2023

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

LEITURA ORANTE DO DIA 24/03/2023



LEITURA ORANTE

Jo 7,1-2.10.25-30 - " Vocês me conhecem e sabem de onde eu sou?"

Cruzes do Haiti

Preparamo-nos para a Leitura Orante,
rezando com toda a Igreja:
- Vinde, ó Deus em meu auxílio.
-Socorrei-me sem demora.
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
- Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
Ó Cristo, sol de justiça,
brilhai nas trevas da mente.
Com força e luz, reparai
a criação novamente.
Dai-nos, no tempo aceitável,
um coração penitente,
que se converta e acolha
o vosso amor paciente.
A penitência transforme
tudo o que em nós há de mal.
É bem maior que o pecado
o vosso dom sem igual.
Um dia vem, vosso dia,
e tudo então refloresce.
Nós, renascidos na graça,
exultaremos em prece.
A vós, Trindade clemente,
com toda a terra adoramos,
e no perdão renovados um canto novo cantamos.

1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Rezamos ou cantamos:
"Ó Luz do Senhor, que vem sobre a terra,
inunda meu ser, permanece em nós!" (repetir).
De início, lemos o Evangelho do dia em Jo 7,1-2.10.25-30
1 Depois disso, Jesus começou a andar pela Galileia. Ele evitava andar pela Judeia, porque os judeus queriam matá-lo. 2 Entretanto, a festa judaica das Tendas estava próxima.
10 Depois que seus irmãos foram para a festa, Jesus também foi; ele não foi publicamente, mas às escondidas.
25 Algumas pessoas de Jerusalém comentavam: «Não é este que estão procurando para matar? 26 Ele está aí falando em público, e ninguém diz nada! Será que até as autoridades reconheceram que ele é o Messias? 27 Entretanto, nós sabemos de onde vem esse Jesus, mas, quando chegar o Messias, ninguém saberá de onde ele vem.» 28 Jesus estava ensinando no Templo. Então ele gritou: «Será que de fato vocês me conhecem e sabem de onde eu sou? Eu não vim por mim mesmo. Quem me enviou é verdadeiro, e vocês não o conhecem. 29 Mas eu o conheço, porque venho de junto dele, e foi ele quem me enviou.»
30 Então tentaram prender Jesus. Mas ninguém pôs a mão em cima dele, porque a hora dele ainda não tinha chegado.
Refletindo
Jesus está no Templo e é a primeira vez que, segundo João, ele ensina. É um ensinamento novo, diferente. E pergunta se o conhecem mesmo. Se sabem de onde ele é. Jesus lhes fala daquele que o enviou. A Boa-Notícia de Jesus causava impacto no povo pois comunicava "um novo ensinamento! Dado com autoridade! "Ele ensina como quem tem autoridade e não como os escribas e dos fariseus" (Mc 1,22). Qual a diferença? Os escribas, quando ensinavam, diziam as sentenças das autoridades da época. Jesus nunca citava doutores, mas ensinava com autoridade, ou seja, sua palavra, Palavra do Pai, que lhe vinha do coração para o coração do povo. Contra esta postura de Jesus, irritadas, as autoridades queriam prendê-lo

2. Meditação(Caminho)
- O que a Palavra diz para nós?
Acolhemos o ensinamento novo de Jesus ou preferimos
permanecer nos nossos tradicionais conceitos?
Podemos admitir que pouco nos interessamos por
conhecer melhor Jesus e aceitar a sua proposta?
Ou preferimos deixar como está?
Dizemos a Palavra ou apenas palavras de grandes pensadores?
Meditando
Os bispos, em Aparecida, disseram:
"O Espírito Santo, com o qual o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus-Caminho, abrindo-nos a seu mistério de salvação para que sejamos seus filhos e irmãos uns dos outros; identifica-nos com Jesus-Verdade, ensinando-nos a renunciar a nossas mentiras e ambições pessoais, e nos identifica com Jesus-Vida, permitindo-nos abraçar seu plano de amor e nos entregar para que outros “tenham vida n’Ele”." (DAp 137).

3. Oração (Vida)
- O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Rezamos com toda Igreja, a
ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2023
Pai de bondade,
ao ver a multidão faminta,
Vosso Filho encheu-se de compaixão,
abençoou, repartiu os cinco pães
e dois peixes e nos ensinou:
“dai-lhes vós mesmos de comer”.
Confiantes na ação do Espírito Santo,
vos pedimos: inspirai-nos o sonho de um mundo novo,
de diálogo, justiça, igualdade e paz;
ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária,
sem fome, pobreza, violência e guerra;
livrai-nos do pecado da indiferença com a vida.
Que Maria, nossa mãe,
interceda por nós para acolhermos Jesus Cristo
em cada pessoa,
sobretudo nos abandonados, esquecidos e famintos.
Amém.

4. Contemplação (Vida/ Missão)
- Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?
Queremos hoje viver com o olhar de Jesus e descobrir, a cada
instante, a sua proposta nova para cada situação.
Recebamos, agora, a bênção:

Bênção   
Senhor, nosso Deus, concedei-nos nesta quaresma a graça da conversão e da reconciliação por meio da oração, da penitencia e da caridade. Dai-nos a graça de aprender convosco a  ser livres para amar, acolhendo a vida como dom e compromisso, valorizando e defendendo a vida, especialmente onde ela se encontra mais fragilizada e sofrida. Isto vos pedimos, em nome do Pai, e do Filho e do Espirito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp

Palavra se fez carne - 24 de Março, 6ª Feira, 4ª Semana da Quaresma


24 de Março, 6ª Feira, 4ª Semana da Quaresma


- Hoje é dia 24 de Março, 6ª Feira da 4ª Semana da Quaresma.

- Por saber que corria sério perigo de morte, Jesus evita circular pela Judeia. Mesmo quando vai a Jerusalém para a festa das Tendas, ele o faz ocultamente. Não procura o martírio gratuitamente. Entretanto, longe de se omitir ou calar, ele é visto falando abertamente. Permanece fiel à sua missão de ensinar a verdade. A qualquer momento, Jesus poderia ser vítima da fúria de seus adversários. Enquanto não chega a sua hora, a hora da paixão e morte, Jesus segue testemunhando, diante de todos, que ele vem de junto do Pai. Agradeça ao Senhor Deus por ter enviado seu Filho para nos redimir da nossa precariedade humana através do seu amor libertador.

– Escuta o Evangelho Segundo João, Capítulo7, versículos 1 a 2, versículo 10 e versículos 25 a 30:

Naquele tempo, Jesus andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim, como que às escondidas. Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: "Não é este a quem procuram matar? Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde ele é". Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: "Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou". Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.

– Ignorando, pela dureza de coração, que Jesus é o Cristo, o justo Filho e enviado por Deus, querem prendê-lo e condená-lo à morte, e morte desonrosa. Jesus, no entanto, não se cala nem abandona sua missão: falar abertamente de sua origem e de que sua missão é cumprir a vontade daquele que o enviou, Deus. O caminho para Jerusalém vai se completando e a hora de Jesus vai chegando. Jesus não se intimida com a aproximação da sua hora. Mesmo diante do cerco que se fecha, das perseguições que se acirram, mantém-se firme nos seus propósitos e não recua. Sabe que Deus está com ele. Ele e o Pai são um. Peça ao Senhor que lhe dê o dom da Fé e seguimento do seu Filho, nosso redentor.

– Você reconhece e acolhe Jesus em sua vida como seu libertador, salvador, o Cristo? Eles tinham atitudes preconceituosas em relação a Jesus. Você tem atitudes preconceituosas? Acolhe com docilidade os ensinamentos, orientações de Jesus, o seu redentor?

“... Ora, eu não vim por mim mesmo, mas aquele que me enviou é verdadeiro, e vós não o conheceis.” Jesus, enviado do Pai, é fiel à missão redentora que o Pai lhe deu até a morte e morte de cruz. Diz uma estrofe do texto de cordel do autor Carlos Aires:

(...) A minha vida é guiada
Por Cristo meu Salvador
Que me ensinou ser humilde
E sendo seu seguidor
Não vai me faltar na vida
Sossego paz e amor. (...)

– Termina sua oração pedindo ao Senhor que lhe dê a graça de acolher Jesus, seus ensinamentos e orientações que trazem à sua vida sabedoria divina para uma existência plena no seguimento do Mestre e Senhor, nosso redentor.

- O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE. O SENHOR FAÇA BRILHAR SOBRE TI A SUA FACE E TE SEJA PROPÍCIO. O SENHOR VOLTE PARA TI O SEU ROSTO E TE DÊ A PAZ.


De fato, tudo se cumpriu | (Sb 2, 1a.12-22) #1067 - Frei Gilson




Publicado em 24 de mar. de 2023

Um povo desviado | (Ex 32, 7-14) #1066 - Frei Gilson




Publicado em 23 de mar. de 2023

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=fSeZeLoOqcc

Iluminar nossas vidas | Mãe Maria (24/03/2023) - Dom Walmor



Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 24 de mar. de 2023

Conhecer Jesus e o seu amor | Mãe Maria (23/03/2023) - Dom Walmor



Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 23 de mar. de 2023

Homilia Diária - 24.03.2023 | "Ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.” - Padre Roger Araújo



Canal do Youtube: Padre Roger Araújo
23 de mar. de 2023

(Jo 7,1-2.10.25-30)

Naquele tempo, Jesus andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim como que às escondidas.
Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: “Não é este a quem procuram matar? Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde é”.
Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”.
Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.

Homilia Diária - 23.03.23 |“Vai, desce, pois corrompeu-se o teu povo, que tiraste da terra do Egito" - Padre Roger Araújo



Canal do Youtube: Padre Roger Araújo
22 de mar. de 2023

(Êx 32,7-14)

Naqueles dias, o Senhor falou a Moisés: “Vai, desce, pois corrompeu-se o teu povo, que tiraste da terra do Egito. Bem depressa desviaram-se do caminho que lhes prescrevi. Fizeram para si um bezerro de metal fundido, inclinaram-se em adoração diante dele e ofereceram-lhe sacrifícios, dizendo: ‘Estes são os teus deuses, Israel, que te fizeram sair do Egito!’”
E o Senhor disse ainda a Moisés: “Vejo que este é um povo de cabeça dura. Deixa que minha cólera se inflame contra eles e que eu os extermine. Mas de ti farei uma grande nação”. Moisés, porém, suplicava ao Senhor seu Deus, dizendo: “Por que, ó Senhor, se inflama a tua cólera contra teu povo, que fizeste sair do Egito com grande poder e mão forte? Não permitais, te peço, que os egípcios digam: ‘Foi com má intenção que ele os tirou, para fazê-los perecer nas montanhas e exterminá-los da face da terra’. Aplaque-se a tua ira e perdoa a iniquidade do teu povo.
Lembra-te de teus servos Abraão, Isaac e Israel, com os quais te comprometeste por juramento, dizendo: ‘Tornarei os vossos descendentes tão numerosos quanto as estrelas do céu; e toda esta terra de que vos falei, eu a darei aos vossos descendentes como herança para sempre”’. E o Senhor desistiu do mal que havia ameaçado fazer a seu povo.

Palavra da Salvação, 24/03/2023 com o Diác. Rafael dos Santos



Canal do Youtube: WebTV Redentor
23 de mar. de 2023

Sexta-feira, 4ª Semana da Quaresma

Evangelho (Jo 7,1-2.10.25-30)

Naquele tempo, 1Jesus andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. 2Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. 10Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim como que às escondidas.
25Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: “Não é este a quem procuram matar? 26Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? 27Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde é”.
28Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, 29mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”.
30Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Palavra da Salvação, 23/03/2023 com o Diác. Rafael dos Santos



Canal do Youtube: WebTV Redentor
22 de mar. de 2023

Quinta-feira, 4ª Semana da Quaresma

Evangelho (Jo 5,31-47)

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31“Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. 32Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.
33Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com sua luz.
36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. 37E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, 38e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou.
39Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, 40mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! 41Eu não recebo a glória que vem dos homens. 42Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis.
44Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. 46Se acre­ditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. 47Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia Diária | Deus se revelou a nós (Sexta-feira da 4.ª Semana da Quaresma) - Padre Paulo Ricardo



Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 23 de mar. de 2023

Jesus é o Messias que Deus prometera ao seu povo. Ele, vindo do alto, fez-se um de nós e deu-se a conhecer por sinais claros e inconfundíveis. Hoje, passados os eventos centrais de seu ministério aqui na terra, Ele continua a manifestar-se aos seus fiéis, não só pela Igreja e a força dos seus Sacramentos, mas também pela palavra viva e meditada das Escrituras. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 24 de março, e que nestes últimos dias de Quaresma possamos meditar com cada vez mais afeto a Paixão de Nosso Senhor.