quinta-feira, 22 de outubro de 2020

BOM DIA! BOA TARDE! BOA NOITE! Oração da noite, Oração da manhã e Oração do entardecer - Deus te abençoe!



Oração da Noite

Boa noite Pai.
Termina o dia e a ti entrego meu cansaço.
Obrigado por tudo e… perdão!!
Obrigado pela esperança que hoje animou meus passos, pela alegria que vi no rosto das crianças;
Obrigado pelo exemplo que recebi daquele meu irmão;
Obrigado também por isso que me fez sofrer…
Obrigado porque naquele momento de desânimo lembrei que tu és meu Pai; Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida, pelo meu desejo de superação…
Obrigado, Pai, porque me deste uma Mãe!
Perdão, também, Senhor!
Perdão por meu rosto carrancudo; Perdão porque não me lembrei que não sou filho único, mas irmão de muitos; Perdão, Pai, pela falta de colaboração e serviço e porque não evitei aquela lágrima, aquele desgosto; Perdão por ter guardado para mim tua mensagem de amor;
Perdão por não ter sabido hoje entregar-me e dizer: “sim”, como Maria.
Perdão por aqueles que deviam pedir-te perdão e não se decidem.
Perdoa-me, Pai, e abençoa os meus propósitos para o dia de amanhã, que ao despertar, me invada novo entusiasmo; que o dia de amanhã seja um ininterrupto “sim” vivido conscientemente.
Amém!!!

Oração da manhã

Bom-dia, Senhor Deus e Pai!
A ti, a nossa gratidão pela vida que desperta, pelo calor que
cria vida, pela luz que abre nossos olhos.
Nós te agradecemos por tudo que forma nossa vida, pela terra, pela água, pelo ar, pelas pessoas. Inspira-nos com teu Espírito Santo os pensamentos que vamos alimentar,as palavras que vamos dizer, os gestos que vamos dirigir,a comunicação que vamos realizar.
Abençoa as pessoas que nós encontramos, os alimentos que vamos ingerir.
Abençoa os passos que nós dermos, o trabalho que devemos fazer.
Abençoa, Senhor, as decisões que vamos tomar, a esperança que vamos promover,a paz que vamos semear,a fé que vamos viver, o amor que vamos partilhar.
Ajuda-nos, Senhor, a não fugir diante das dificuldades, mas a abraçar amor as pequenas cruzes deste dia.
Queremos estar contigo, Senhor, no início, durante e no fim deste dia.
Amém.

Oração do entardecer

Ó Deus!
Cai à tarde, a noite se aproxima.
Há neste instante, um chamado à elevação, à paz, à reflexão.
O dia passa e carregam os meus cuidados.
Quem fez, fez.
Também a minha existência material é um dia que se passa,
uma plantação que se faz, um caminho para algo superior.
Como fizeste a manhã, à tarde e a noite, com seus encantos,
fizeste também a mim, com os meus significados, meus resultados.
Aproxima de mim, Pai, a Tua paz para que usufrua desta
hora e tome seguras decisões para amanhã.
Que se ponha o sol no horizonte, mas que nasça
em mim o sol da renovação e da paz para sempre.
Obrigado, Deus, muito obrigado!
Amém!

Palavra da Salvação, 22/10/2020 com o Padre Rodrigo Vieira


Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 21 de out. de 2020

5ª-feira da 29ª Semana Do Tempo Comum

Evangelho (Lc 12,49-53)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 49“Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra!
51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Memória de São João Paulo II, Papa (Homilia Diária. 1611) - Padre Paulo Ricardo


Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 21 de out. de 2020

Maria Santíssima, por ser Mãe segundo a carne daquele que é Cabeça da Igreja, é Mãe, na ordem da graça, de todos os membros de seu Corpo místico. Mas assim como se pode estar mais ou menos unido a Cristo, como membro vivo, morto ou potencial, assim também é possível ser mais ou menos filho de Maria, em função do estado em que se mantém a própria alma, viva pela caridade, morta no pecado ou ainda à espera da primeira justificação. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 22 de outubro, e aprendamos de São João Paulo II a ser, nesta vida, bons filhos de Nossa Senhora, a fim de gozarmos com ela da visão gloriosa de seu Filho, Jesus Cristo!

Boa noite e bom descanso! “O dia foi cansativo, mas Deus é fiel para renovar as nossas forças e conservar nossa esperança.”

Boa Noite! Senhor, Envia Teu Anjo para guardar e proteger esta pessoa que esta lendo essa mensagem nesse exato momento. Amém!

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 12,49-53 – 22/10/2020


Jesus veio lançar o fogo do Espírito sobre nós

“Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra!” (Lucas 12,49-50).


Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo veio lançar o fogo do amor, o fogo do Espírito sobre toda a face da Terra. E o desejo de Jesus, a ansiedade de Jesus – aqui se fala da boa ansiedade – é para que esse batismo, que renova e transforma o mundo, esteja cada vez mais acontecendo e irradiando sobre todo o Universo.
É preciso que tomemos ciência e consciência desta realidade: é fogo que Deus veio lançar sobre a Terra, é o fogo que queima, que incendeia, que acende, são chamas vivas, é o fogo da graça.
Quando fomos batizados, a água derramada sobre a nossa cabeça foi a água do Espírito, que lava, purifica e renova… O Espírito, que foi derramado sobre nós, veio sobre a forma de fogo. Pensa em uma chama acesa, uma chama que está sempre iluminando, incendiando e irradiando a graça, é essa chama que a graça de Deus acendeu em nossos corações, é esse fogo que precisa estar sempre aceso dentro de nós, nos queimando, nos fazendo arder por dentro de amor, de paixão por tudo aquilo que o fogo é.
O fogo é símbolo do amor e da paixão, é o amor pelo Evangelho, paixão por Jesus e pelo Reino de Deus. Deixamos que não a água do Espírito, mas a água do mundo apagasse esse fogo em nós, fosse tirando essa chama acesa de dentro de nós, de todo fulgor e esplendor que o fogo do Senhor sempre teve em nossa vida. Vai se juntando decepções, mágoas, frustrações, inquietações, medos, pavores, temores, e isso vai encobrindo e abafando o fogo da graça de Deus em nós. Ao invés de estarmos acesos, estamos apagados; ao invés de estarmos iluminados, estamos na escuridão.

Quando fomos batizados, a água derramada sobre a nossa cabeça foi a água do Espírito

Nós, muitas vezes, ao invés de estarmos levando a graça, estamos comentando e levando até desgraça à vida uns dos outros. Que fogo está aceso em nós? Cadê o nosso ânimo de falarmos e proclamarmos Jesus?
Se você pega os torcedores de time de futebol, o time, às vezes, nem está tão bem, tem torcedor de time lá da terceira divisão que tem uma loucura por causa do seu time até perdendo. Os fãs dos ídolos deste mundo falam com entusiasmo dos seus ídolos. Cadê o nosso amor por Jesus? Cadê o nosso amor pelo Evangelho? Cadê a nossa paixão pelo Reino de Deus?
Por que estamos deixando que esse fogo se apague? Por que não estamos incendiando primeiro o nosso coração? Por que não estamos irradiando esse fogo na casa, na família, no lar, nos irmãos, nos amigos? Por que estamos deixando a nossa alma ficar deprimida e depressiva? Por que estamos levando cada vez mais azedume e amargura nos ambientes onde estamos e não estamos levando o fogo do Evangelho, o nosso amor por Jesus?
Jesus veio lançar fogo sobre a terra. Que Ele lance muito fogo sobre o nosso coração e a nossa vida! Não é fogo de palha, é fogo do Espírito. Que Ele esteja incendiando a nossa alma e o nosso coração, para levarmos Jesus com paixão aos corações, a começar do nosso próprio coração, da nossa casa e da nossa família.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

São João Paulo II - 22 de outubro




São João Paulo II nasceu no dia 18 de Maio de 1920, em Wadowice, na Polônia. Foi batizado com o nome de Karol Wojtyła.
Em Outubro de 1942, entrou no seminário de Cracóvia clandestinamente, por causa da invasão comunista em seu país, e a 1º de Novembro de 1946, foi ordenado sacerdote. Em 4 de Julho de 1958, o Papa Pio XII nomeou-o Bispo auxiliar de Cracóvia. Tendo em vista sua espiritualidade marcadamente mariana, Karol escolheu como lema episcopal a conhecida expressão “Totus tuus”, de São Luís Maria Grignion de Montfort, grande apóstolo da Virgem Maria. A ordenação episcopal de Wojtyla foi em 28 de Setembro do mesmo ano. No dia 13 de Janeiro de 1964, foi eleito Arcebispo de Cracóvia. Em 26 de Junho de 1967, foi criado Cardeal por Paulo VI. Na tarde de 16 de Outubro de 1978, depois de oito escrutínios, foi eleito Papa.

TERÇOS – VÍDEOS


Acesse:

1  Terço da Divina Providência - http://youtu.be/5mzUbLl_P48

2 - Terço de Cura e Libertação  http://youtu.be/TWmZ47JoC0I

3  Terço da FÉ  http://youtu.be/-I1tuBSDtkU

4 - Terço do Espírito Santo - http://youtu.be/BJqMkwQsOeQ

5 - Terço da Libertação Cantado - http://youtu.be/9ofE4VoEZPU

LITURGIA DAS HORAS - COMO REZAR? - CATÓLICO ORANTE (Liturgia das Horas)



LITURGIA DAS HORAS


A essência da Liturgia das Horas é a santificação das horas do dia do cristão, através das várias horas canônicas.

Laudes ou Oração da Manhã, que é uma oração de louvor dado a Deus pela vida recebida.

Hora média, que pode se desdobrar em mais três: tércia, próxima das 09h00, sexta, próxima do meio dia e noa, próxima das 15h00.

Vésperas ou Oração da Tarde, composta por dois Salmos e um hino do Novo Testamento. Recita-se nessa hora o Magnificat, que é o Cântico de Nossa Senhora.

Completas ou Oração da Noite, composta por um Salmo e o hino de Simeão.

REZE PELO SITE CATÓLICO ORANTE
(Liturgia das Horas)

Clique no link abaixo
para acessar à Hora Canônica
http://www.catolicoorante.com.br/liturgiah.php

Oração do Angelus - Padre Antonello






Como rezar o Ângelus:

1) O Anjo do Senhor anunciou a Maria
- E Ela concebeu pelo poder do Espírito Santo.
Ave Maria...

2) Eis aqui a serva do Senhor.

- Faça-se em Mim segundo a vossa palavra.
Ave Maria...

3) E o Verbo Divino se fez homem,

- e habitou entre nós.
Ave Maria...

4) Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,

- para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Derramai ó Deus, a Vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do Vosso filho, cheguemos por Sua Paixão e Cruz à glória da ressurreição. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.


Glória ao Pai... (repete-se 3 vezes)

Terço - Mistérios Luminosos - Quinta-Feira


Terço do Rosário: Mistérios Luminosos





"Mediante o Rosário, o povo cristão aprende com Maria a contemplar a beleza do rosto de Cristo, e a experimentar a profundidade do seu amor."
São João Paulo II

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 22/10/2020

ANO A


Lc 12,49-53

Comentário do Evangelho

A paz inquieta

João Batista, ao batizar Jesus, já anunciara que o próprio Jesus batizaria no Espírito Santo e no fogo. É o fogo do amor, que Jesus deseja ver aceso na terra. O batismo, que exprime a entrada no Reino pela prática da justiça, atinge sua plenitude em Jesus, com sua vida de amor, até a morte na cruz, armada pelos poderosos deste mundo. Porém, o amor é mais forte do que a morte, e a vida cheia de amor é eterna. Aparentemente, causa surpresa a afirmação sobre as divisões na família. Antes, Jesus, ao enviar seus discípulos em missão, incumbiu-os de levar a paz às casas que o recebessem. No evangelho de João, Jesus afirma: "Deixo-lhes a paz, a minha paz lhes dou, não como o mundo dá". A paz do mundo é a paz do império, seja romano ou estadunidense, com sua coalizão. Faz-se as guerras de conquista, e sobre os escombros da guerra decreta-se a paz da submissão ao império. É a falsa paz de uma sociedade individualista, excludente, ambiciosa do dinheiro e prenhe de violência. A própria família está sob a influência desta ideologia, muitas vezes resistindo à mensagem de Jesus. A ruptura com valores tradicionais de sucesso e enriquecimento neste mundo, pela opção à prática do serviço e do amor, gera conflitos e divisão.
José Raimundo Oliva
Oração
Pai, que o batismo de Jesus, por sua morte de cruz, purifique-me de todo pecado e de toda maldade, como um fogo ardente, abrindo o meu coração totalmente para ti.
Fonte: Paulinas em 25/10/2012

Vivendo a Palavra

O Reino de Deus anunciado por Jesus não é para os acomodados, indolentes, satisfeitos consigo mesmo, mas para os que, animados pelo Amor, são capazes de vencer suas paixões e decidir corajosamente a seguir o caminho da humilde e generosa doação de sua vida aos irmãos, especialmente os pobres.
Fonte: Arquidiocese BH em 25/10/2012

VIVENDO A PALAVRA

O Reino de Deus anunciado por Jesus não é para os acomodados, indolentes, satisfeitos consigo mesmo, mas para os que, animados pelo Amor, são capazes de vencer suas paixões e decidir corajosamente pelo seguimento do caminho da humilde e generosa doação de sua vida aos irmãos, especialmente os pobres.
Fonte: Arquidiocese BH em 25/10/2018

VIVENDO A PALAVRA

Jesus não veio ‘botar panos quentes’ sobre os conflitos humanos, mas veio trabalhar para que a Verdade prevaleça – ainda que custe divisões e sacrifícios. A Paz que Ele nos oferece não se confunde com a passividade, com o silêncio que reina nos cemitérios, mas significa a defesa ativa e corajosa da Justiça e o testemunho da Misericórdia do Pai.

Reflexão

A vinda de Jesus cria um divisor de águas na história dos homens. De um lado encontramos os que são dele e, de outro, os que são do mundo. A partir dessa divisão se estabelece o conflito, que é caracterizado principalmente pela diferença de valores, e exige de todos os que abraçam a fé a consciência de suas conseqüências, entre elas a de ser odiado pelo mundo. Como cristãos, devemos enfrentar o conflito com o mundo, mas não com as mesmas armas do mundo, uma vez que estas levam à morte, o grande valor do mundo. Devemos enfrentar o mundo com a fé, a espiritualidade, a entrega, a partilha, a doação, a fraternidade, o testemunho, o profetismo, que são valores do Reino e levam à vida.
Fonte: CNBB em 25/10/2012

Reflexão

Vida, dinamismo, transformação pessoal e social são valores que certamente estavam no pensamento de Jesus quando ele disse que veio “lançar fogo sobre a terra”. Na linguagem dos profetas, fogo é sinal de julgamento definitivo de Deus. Por sua morte e ressurreição (“batismo”), Jesus mostrou qual é o projeto de Deus. Tal projeto levará a uma decisão, que provocará divisões até mesmo na família. O fogo simboliza também o Espírito Santo (cf. At 2,3-4). Ele é a força renovadora que cura, liberta as pessoas e transforma as relações humanas. Diante das mudanças suscitadas pelo Espírito, as pessoas se posicionam a favor de Jesus ou contra ele. O velho Simeão já havia profetizado: “Este menino será causa de queda e reerguimento de muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição” (Lc 2,34).
(Dia a dia com o Evangelho 2018 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)
Fonte: Paulus em 25/10/2018

Reflexão

Vida, dinamismo, transformação pessoal e social são valores que certamente estavam no pensamento de Jesus quando ele disse que veio “lançar fogo sobre a terra”. Na linguagem dos profetas, fogo é sinal de julgamento definitivo de Deus. Por sua morte e ressurreição (“batismo”), Jesus mostrou qual é o projeto de Deus. Tal projeto levará a uma decisão, que provocará divisões até mesmo na família. O fogo simboliza também o Espírito Santo (cf. At 2,3-4). Ele é a força renovadora que cura, liberta as pessoas e transforma as relações humanas. Diante das mudanças suscitadas pelo Espírito, as pessoas se posicionam a favor de Jesus ou contra ele. O velho Simeão já havia profetizado: “Este menino será causa de queda e reerguimento de muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição” (Lc 2,34).
Oração
Ó Mestre Jesus, com teu fogo abrasador, purifica-nos de nossos pecados. Tua morte na cruz provoca divisões até entre os familiares. Já dizia Simeão que serias um sinal de contradição. Ajuda-nos, Senhor, a assimilar tua mensagem e revigora nossa adesão ao teu Reino de justiça e fraternidade. Amém.
(Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades))

Meditando o evangelho

A CISÃO DO REINO

O Reino anunciado por Jesus criou rupturas no seio da humanidade. Pode parecer estranho, considerando que pretendia ser um Reino de paz. Entretanto, Jesus afirmou não ter vindo trazer paz à Terra, e sim,  a divisão.
Como se explica a ruptura causada pelo Reino? Ele consiste numa proposta de Jesus  à humanidade. Sendo proposta, pode ser acolhido ou rejeitado. Rejeitar o Reino significa optar pelos valores que lhe são contrários. Assim se estabelece uma dupla polaridade de ação. De um lado, coloca-se quem acredita no amor, na justiça e no perdão. De outro, posiciona-se quem se entrega ao egoísmo, à injustiça e à violência. Não existe conciliação possível entre estes dois projetos de vida. É ingênuo e inútil pretender juntá-los a qualquer custo, pois são inconciliáveis.
Pode acontecer que, numa mesma família, o pai faça sua opção pelo Reino e o filho não, a mãe sim e a filha não, a sogra sim e a nora não, ou vice-versa. Assim, se estabelece uma divisão irremediável dentro da família, por causa do Reino. Este não une, ao contrário, desune. Não pode acontecer, porém, que o pai pactue com a maldade do filho, ou a mãe ceda ao egoísmo da filha e, ainda, a sogra concorde com a injustiça da nora, ou vice-versa, só para não desagradar. As exigências do Reino colocam-se acima dos laços familiares.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Senhor Jesus, que eu saiba colocar o Reino e suas exigências acima do afeto familiar, de modo a não pactuar com nada que se lhe oponha.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

1. Fogo eu vim lançar sobre a terra...
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Continuando com a mesma firmeza, Jesus diz ainda que veio trazer fogo à terra e quer que se acenda logo. Fala também do seu batismo, que anseia por receber. Sem dúvida, Jesus está falando primeiramente de sua morte na cruz. Fixada na terra e levantada sobre o universo, aquele momento foi um divisor de águas. O fogo se acendeu e ele foi batizado. Ele já tinha dito que veio batizar no Espírito Santo e no fogo. Este batismo é um momento de séria opção, que traz divisões até mesmo dentro da família. A verdade divide. A opção por Jesus será um ato radical que nem todos entenderão. Não importa. Deve entender quem faz a opção. Os que não entenderem poderão sentir posteriormente o efeito de tal opção por Cristo e seu Evangelho. Jesus incomoda, sua cruz incomoda, suas palavras incomodam. Ele agita as águas. A sua paz não é paz de águas paradas. É uma paz que se busca com força e sacrifício. Enquanto fim último, ele é a nossa paz; no caminho, porém, vivemos em guerra por discordarmos dos meios para se chegar ao fim. Embora todos queiram ser felizes, o fim último não é o mesmo na mente de todos. Se for, estaremos unidos nele, embora discordando em relação aos meios. Se não for, não há ponto de convergência e se acentuam as divergências. A falta de visão imediata multiplica as opiniões.
Fonte: NPD Brasil em 25/10/2018

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Jesus tal qual ele é...
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Um Jesus que gera conflitos e até divisões entre parentes e familiares, um Jesus que não veio trazer paz a terra! Muita gente não gosta de um Jesus assim, preferem um Jesus mais calmo, tranquilo e menos agitado, um Jesus doce cheio de harmonia e paz, enfim... Um Jesus que não incomode. Esse é o modelo de Jesus que agrada o mundo consumista da Pós-modernidade, seria o Jesus da Paz e amor, bonzinho e manso.
Não que Jesus Cristo não tenha em si essas virtudes, mas o Jesus que Lucas apresenta aqui é a pura realidade, suas palavras e ensinamentos geraram conflitos de toda ordem, exatamente porque os seus seguidores não podem ser "frouxos" ou "Maria vai com as outras", mas devem tomar uma posição radical e fazer a sua opção a favor ou contra Jesus, ele não aceita aquela velha expressão "Muito antes, pelo contrário", posição ambígua, palavras em duplo sentido.
O fogo como elemento destruidor é lembrado por Jesus, mas é necessário saber interpretá-lo, pois os que gostam de espalhar medo e pânico garantem que na primeira vez o mundo acabou em água, referindo-se ao dilúvio (para decepção dos sensacionalistas, informamos que o mundo não acabou com o dilúvio) e também nem vai acabar com fogo como pregam certos evangelizadores de araque. Esse fogo a que se refere Jesus é a purificação que o seu ato salvífico trará á toda humanidade, é um fogo que irá destruir sim, as Forças do Mal presente no homem, mas não o homem.

2. Pensais que eu vim trazer a paz à terra? - Lc 12,49-53
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Este texto, marcado por um caráter de urgência, dá a impressão de que Jesus gostaria de ter um grupo de seguidores decididos. Um grupo de pessoas prontas a enfrentar todo tipo de dificuldade para alcançar o objetivo a que se propôs. Evidentemente, em termos cristãos, o objetivo é o Reino de Deus. Quando Jesus se refere ao batismo que ele deve receber, entendemos que está falando de sua morte na cruz e de sua ressurreição. Mas quando fala que veio trazer fogo e divisão, e dá o exemplo de divisões dentro da família por causa do projeto de Jesus, certamente está falando de gente de opção firme e decidida. Quando Mateus diz que o Reino dos Céus sofre violência, ele pode estar falando da violência que corrompe o mundo e impede a convivência pacífica, como aquela que os ninivitas tinham em mãos. Quando, porém, Lucas escreve que “todos se esforçam para entrar no Reino de Deus com violência”, ele pode estar falando que o Reino é para quem está disposto enfrentar a batalha. Temos inúmeros exemplos de gente extremamente dedicada à causa de Cristo e de seu Evangelho que aguentou firme, manteve-se de pé, combateu o bom combate, completou a corrida e guardou a fé. Meditando o que Jesus suportou, seu discípulo não pode querer ser diferente dele.

HOMILIA DIÁRIA

Assuma em sua vida o fogo purificador de Jesus

Postado por: homilia
outubro 25th, 2012

Jesus era consciente de que um efeito – ainda que não desejado – do seu trabalho ia ser causa de divisão entre os partidários do imobilismo e os que lutam por um mundo novo. Por isso, inflamou a ira dos funcionários do Templo e de todos os que se consideravam os “donos da verdade”. O fogo da Palavra de Deus não era para funcionários lúgubres saturados de doutrinas e sedentos de poder.
Mas o fogo de Jesus não é o fogo das paixões políticas. É o fogo do Espírito que tem que ser provado na entrega total, no batismo da doação pessoal. É o fogo do amor que gera vida e anula as forças da morte.
Em continuidade ao ministério de Jesus, as comunidades contam com a luz e a força do Espírito Santo. Cabe a estas comunidades propagar este fogo ao mundo. Tendo lançado o fogo do amor, Jesus terá o seu batismo, recebido de João, levado à plenitude pela aceitação da morte a que está condenado pelas autoridades judaicas. É um fogo que prende. Aí, onde se abandonaram os interesses pessoais e se busca um mundo de irmãos.
A paz de Jesus é um fogo purificador que não se confunde com a “Pax Romana”. Aquela paz que Roma – ou outra qualquer sociedade humana – se esforça por proclamar. Esta é só uma tranquilidade institucional que garante a vantagem dos opressores sobre os oprimidos, do império sobre os subalternos, da injustiça sobre o direito. A paz de Jesus não é como a paz dos poderosos deste mundo: paz sob o medo e sob a opressão. A paz de Jesus é fruto do compromisso com a verdade e com a justiça na regeneração da vida.
O fogo purificador de Jesus faz amadurecer os mensageiros, os discípulos, os profetas, os apóstolos.
Assim, assumir este compromisso provoca divisões em relação àqueles que, mesmo dentro da família, preferem continuar sob o domínio desta falsa ideologia e sua paz ilusória, e com seus ideais de inserção no mercado global, de sucesso pessoal e enriquecimento.
O destino deles – como o do Mestre – é sair ao encontro da obscuridade com um clarão que revele tudo o que a ordem atual esconde. O fogo também põe às claras as deficiências pessoais, as ambições subterrâneas, os desejos reprimidos. O fogo que se prova com a entrega total ao serviço do Evangelho.
Padre Bantu Mendonça
Fonte: Canção Nova em 25/10/2012

HOMILIA DIÁRIA

Levemos a graça do Espírito ao mundo

Precisamos incendiar o mundo e deixar que nossa casa, que nossa família e todos nós sejamos tomados por essa graça do Espírito

“Jesus disse aos seus discípulos: ‘Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra!” (Lucas 12,49).

Que beleza e que graça, o Senhor veio lançar fogo sobre a Terra! Ele veio lançar fogo em nossos corações e em nossos lares. Precisamos incendiar o mundo com o fogo do coração de Jesus, com o fogo da graça do Espírito, mas, primeiro, precisamos deixar que esse fogo nos incendeie, ilumine as trevas da nossa alma e do nosso coração, ilumine o nosso interior, a nossa mente e a vontade.
Muitas vezes, a verdade e a caridade estão apagadas em nós. O amor divino em nós está com a chama acendendo e apagando.
Senhor, incendeie a nossa alma e o nosso coração, para que possamos levar o fogo do Seu amor ao coração dos homens.
Que triste vermos o espetáculo de homens e mulheres de Deus levando divisão, brigas, confusões e disputas para onde o Senhor nos impele a levarmos o fogo do Seu amor aos corações. Um amor que divide, mas não é dividir por amor e confusão; divide, porque o amor incendeia, e alguns querem viver o amor apagado, um amor sem se deixar inflamar. Alguns querem viver a caridade das aparências, mas a caridade do Espírito é autêntica. Alguns querem viver uma vida cristã medíocre, mas o fogo do Espírito nos leva a uma vida cristã de testemunho, de doação, amor e cuidado.
Precisamos incendiar o mundo e deixar que nossa casa, que nossa família e todos nós sejamos tomados por essa graça do Espírito.
Senhor, manda sobre toda a face da Terra o Seu fogo de amor, manda-o também sobre as nossas casas, nossas famílias e sobre os nossos corações, porque estamos frios e indiferentes. Não nos preocupamos com o sofrimento nem com as necessidades do outro. Precisamos do fogo do Seu Espírito, para que incendeie o ardor, o amor e o gosto pelas coisas do Céu.
Que o fogo do Alto, o fogo do Espírito esteja sobre nós.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Fonte: Canção Nova em 25/10/2018

Oração Final
Pai Santo, o coração – nossa casa interior – está dividido entre o mundo e o teu Reino. Pensamentos, sentimentos, desejos e paixões, lutam entre si para aceitar ou não o convite para participar do teu banquete de Amor. Dá-nos força, Pai amado, para escolhermos seguir o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 25/10/2012

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, o coração – nossa casa interior – está dividido entre o mundo e o teu Reino. Pensamentos, sentimentos, desejos e paixões, lutam entre si para aceitar ou não o convite para participar do teu banquete de Amor. Dá-nos força, amado Pai, para escolhermos seguir o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 25/10/2018

ORAÇÃO FINAL
Pai, que és o nosso auxílio e o nosso escudo, acende em nossos corações o fogo que enviaste por teu amado Filho! Que não nos acostumemos com a injustiça, a discriminação, a exclusão de qualquer um de teus filhos que nos deste como irmão e de quem queres que sejamos o próximo mais próximo. Ensina-nos a seguir a Jesus de Nazaré, nosso Irmão Maior, o Cristo que contigo reina na unidade do Espírito Santo.