quarta-feira, 15 de maio de 2013

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 16/05/2013

16 de Maio de 2013

Ano C


João 17,20-26

Comentário do Evangelho


A fé é essencialmente testemunho

A oração sacerdotal de Jesus, em que ele confia os discípulos aos cuidados de Deus, se abre para o futuro: “Eu não rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela palavra deles” (v. 20).
Há neste versículo uma afirmação acerca da missão dos discípulos. A fé dos outros depende do testemunho, da palavra dos discípulos. A fé é essencialmente testemunho. A unidade é parte essencial do testemunho: “Que eles estejam em nós…” (v. 21); “... que eles sejam um, como nós somos um…” (v. 22). A comunhão dos discípulos, como a do Pai e do Filho, e a comunhão fraterna oferecem às gerações futuras a possibilidade de conhecer, isto é, de fazer a experiência de que Jesus é o enviado do Pai.
O mundo não conheceu Deus; o fechamento e a resistência impedem de fazer a experiência de Deus, penetrar no seu mistério. O Filho que está voltado totalmente para o Pai (Jo 1,1) é que conhece o Pai, de tal modo que, quem o vê, vê o Pai (cf. Jo 14,9). Assim, pelo Filho o Pai se tornou conhecido dos discípulos: “Eu lhes fiz conhecer o teu nome…” (v. 26).
Carlos Alberto Contieri, sj


Vivendo a Palavra

O Cristo se faz o sacerdote da unidade – não só dos discípulos que o ouviam, mas dos que seriam conduzidos por eles. A unidade dos cristãos é o sinal que o mundo precisa para acreditar no Amor do Pai que o Filho trouxe e o Espírito Santo comunica. Este é o testemunho que damos aos nossos irmãos.

Reflexão

Jesus nos pede para viver a unidade de tal modo que possamos testemunhar a unidade da Trindade. Esta vivência da unidade não significa uma uniformidade, mas que todos vivamos de acordo com as nossas condições e de diferentes formas os mesmos valores. Assim, encontramos na Igreja diferentes formas de espiritualidade e de ação evangelizadora totalmente diferentes entre si, mas essas diferenças não ferem a unidade dos cristãos porque são formas diferentes e não essências, são formas diferentes de viver a mesma fé e participar no mesmo projeto anunciado por Jesus.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. "Pai, que todos sejam um..."
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Nosso diálogo com o Catequista São João tem nos ajudado bastante na compreensão do evangelho nesta semana que antecede Pentecostes e que se denomina Semana da Unidade dos Cristãos, então, vamos dar continuidade a esse trabalho onde o mais importante é situarmos o evangelho em nossa vida, principalmente na comunidade onde vivemos e celebramos a nossa Fé, envolvidos sempre pelo Mistério de Cristo e da Igreja.

Catequista João ___Muito bem, nem seriam necessárias perguntas, a linha de raciocínio é essa mesma, os Cristãos vivem em comunidade, e aí está o maior de todos os desafios, como viver a unidade na diversidade.
____ Pois é, se olharmos de dentro para fora, vamos ver que esse "Sonho da Unidade de todos os cristãos está muito longe de ser realizado", o Ecumenismo ainda engatinha e na maioria das nossas comunidades essa palavra é estranha e até assusta os mais conservadores....Concorda Catequista João?

Catequista João ____Sim, mas lembre-se de que a questão do ecumenismo só começou a ser levantada muito recentemente, quando Jesus fez essa oração pela Unidade, não havia divisões no Cristianismo. Não podemos só olhar por esse lado, embora a afirmativa caia como uma luva para incentivar os cristãos de hoje a buscarem a unidade.
____ Puxa não tinha pensado nisso....Naquele tempo os Cristãos estavam todos de um lado só, tocavam todos o mesmo apito, como se diz na gíria. Então porque Jesus disse isso? Se ele estava pedindo pela unidade, é porque havia alguma divisão, talves no final do primeiro século, nas comunidades cristãs, quando havia muitas heresias......

Catequista João ____Vamos olhar o começo do evangelho..."Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim....Para quer todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós, e o mundo creia que tu me enviastes..."
____ Olha catequista João, longe de mim debater com o Senhor, mas Jesus está preocupado com a unidade....

Catequista João____Sem dúvida, realmente o evangelho fala da Unidade, mas que deve acontecer em torno da única Palavra, a que Jesus transmitiu aos discípulos, e as que os apóstolos transmitiram á geração seguinte, e esta para a outra, sucessivamente, até chegar o tempo que vocês estão vivendo no terceiro milênio da história.
____Opa, agora começou a clarear, mas espere um pouco Catequista João, O Cisma do Oriente e depois no século XVII a Reforma Protestante, quebrou a unidade, será que Jesus não rezou direito?

Catequista João____(sorrindo) Como você é espirituoso... A oração de Jesus é perfeita e Deus o atendeu sim. Veja uma coisa, no tempo de Jesus só ele falava e os discípulos ouviam, depois ele delegou essa missão do anúncio aos apóstolos, estes delegaram a outros e assim sucessivamente, como já vimos. O evangelho chegou incólume até vocês no ano de 2013, independente das divisões entre os cristãos, e das traduções diferentes da Bíblia, aquilo que é essencial no evangelho, perpassou tres milênios sem que ninguém, alterasse o seu conteúdo. Essa é a verdadeira unidade desejada por Deus e pedida por Jesus.
____Então quando vivemos a Santa Palavra estamos vivendo a unidade junto com Jesus e Deus Pai, na UNIDADE do Espírito Santo... Como naquele dia em Pentecostes, em que todos ouviam e entendiam, embora fossem de nacionalidade diferentes...

Catequista João____Muito bem, mas esse assunto fica para domingo de Pentecostes que está aí na porta da nossa liturgia. Um cristão que vive na perfeita unidade é aquele que guarda a Palavra de Deus de maneira integral em seu coração e a vive, também de maneira íntegra.

2. A fé é essencialmente testemunho
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Carlos Alberto Contieri, sj - e disponibilizado no Portal Paulinas)
VIDE ACIMA
ORAÇÃO
Espírito de comunhão, não permitas que se rompam os laços que me ligam a todos os meus irmãos e irmãs, e faça-me compreender o valor da unidade proclamada por Jesus.

3. PERFEITOS NA UNIDADE
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

A unidade foi o tema polarizador da pregação de Jesus, na etapa final do seu ministério. Esta preocupação é facilmente compreensível. Ele conhecia bem o coração humano, e sua tendência para a divisão, os conflitos, e a visão distorcida da realidade. Sintoma do pecado, a ausência de comunhão coloca-se no extremo oposto do ideal de Jesus. Foi este o alvo de sua ação redentora: arrancar o ser humano do egoísmo, que perverte o coração e o afasta de Deus e do próximo, levando a converter-se à unidade.

O modelo de unidade vislumbrado por Jesus é a comunhão trinitária. Portanto, ao apelar para a unidade, sua intenção foi levar os seres humanos a viver de modo semelhante, como vivem o Pai, o Filho e o Espírito Santo. É o mesmo projeto, fundado na comunhão, que Jesus propõe para a humanidade, a começar pelo grupo restrito dos discípulos. 

Para Jesus, a comunhão dos discípulos reforçaria a credibilidade de sua condição de enviado. Se implantou uma forma de amor-comunhão, diferente das até então conhecidas, é porque ele, de alguma forma, a tinha previamente experimentado na comunhão com o Pai e o Espírito Santo. Esta experiência prévia, no seio da Trindade, possibilitou a Jesus mostrar aos seres humanos o que seria melhor para eles. Sem amor-comunhão, só existe frustração. Não existe salvação possível. 

É próprio do discípulo cultivar o ideal de ser perfeito na unidade.
Oração
Espírito de comunhão não permitas que se rompam os laços que me ligam a todos os meus irmãos e irmãs, e faça-me compreender o valor da unidade proclamada por Jesus.

 LEITURA ORANTE

Jo 17,20-26 - Jesus ora pelos que vão crer



Estamos na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos
Começamos nossa oração rezando pela unidade
Oramos por todos aqueles que têm coração frio.
Oramos por aqueles que pensam que já viram tudo.
Agradecemos pelos profetas do passado e de hoje
que partilharam o que Deus lhes revelou.
Agradecemos por aqueles que, por amor a Cristo,
trouxeram justiça e libertação aos oprimidos.
Louvamos a Deus por todas as pessoas
que estão vivendo revelações de sua Palavra.
Amém.
1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia? 
Leio atentamente, na Bíblia,  o texto: Jo 17,20-26, e observo as palavras de Jesus na sua oração ao Pai.
Jesus continuou:
— Não peço somente por eles, mas também em favor das pessoas que vão crer em mim por meio da mensagem deles. E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste. A natureza divina que tu me deste eu reparti com eles a fim de que possam ser um, assim como tu e eu somos um. Eu estou unido com eles, e tu estás unido comigo, para que eles sejam completamente unidos, a fim de que o mundo saiba que me enviaste e que amas os meus seguidores como também me amas.
— Pai, quero que, onde eu estiver, aqueles que me deste estejam comigo a fim de que vejam a minha natureza divina, que tu me deste; pois me amaste antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não te conhece, mas eu te conheço; e aqueles que me deste sabem que tu me enviaste. Eu fiz com que eles te conheçam e continuarei a fazer isso para que o amor que tens por mim esteja neles e para que eu também esteja unido com eles.
Jesus pede pelo que ainda vão crer nele, por meio da pregação dos apóstolos. Também estes ele os quer junto de si, na comunhão e na unidade.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Aprendo de Jesus Mestre a orar ao Pai e faço minhas as suas intenções: pelos que vão crer e para que todos sejam um e conheçam o Pai. Relembro as palavras do bispos na Conferência de Aparecida: “Como resposta generosa à oração do Senhor “para que todos sejam um” (Jo 17,21), os Papas nos tem incentivado a avançar pacientemente no caminho da unidade(..) Bento XVI abriu seu pontificado dizendo: “Não bastam as manifestações de bons sentimentos. Fazem falta gestos concretos que penetrem nos espíritos e sacudam as consciências, impulsionando cada um à conversão interior, que é o fundamento de todo progresso no caminho do ecumenismo”(DAp 234).

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Rezo com os que participam da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos com mais um gesto.
Senhor, minha fé é preciosa.
Eu me apeguei a ela em momentos de grande tensão.
Não posso imaginar a vida sem ela.
Quero essa fé para os meus filhos.
Não podemos deixar a responsabilidade para outros.
Somos chamados a testemunhar nossa fé.
Através dos tempos, homens e mulheres
têm espalhado a Palavra de Deus
e lugares escuros se tornaram claros.
Relembramos
aqueles que inspiraram a fé que temos hoje.
Somos testemunhas dessas coisas.
Oramos por aqueles que defendem a fé em Cristo,
mesmo quando enfrentam o ridículo, a perseguição, a morte.
Agradecemos por aqueles que nos influenciaram.
E em silêncio agradecemos pelas coisas da fé
que são mais importantes para cada um de nós. 
Louvamos a Deus por sua fidelidade
que permanece para sempre.
Amém.
4.Contemplação (Vida e Missão) 
Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Com Bento XVI também eu penso que “não bastam as manifestações de bons sentimentos. Fazem falta gestos concretos que penetrem nos espíritos e sacudam as consciências, impulsionando cada um à conversão interior, que é o fundamento de todo progresso no caminho do ecumenismo”(DAp 234).

Bênção final 
Deus, que conhece nossas alegrias, sofrimentos e esperanças, nos guie hoje e sempre.
Nele somos encorajados a viver na fé 
e conduzir uma vida digna e santa, conforme o Evangelho. Amém. 
Que o Senhor vos abençoe e vos guarde. 
Que o Senhor faça resplandecer sua face sobre vós, e vos seja favorável. 
Que o Senhor volte para vós a sua face e vos dê a paz. Amém

Veja mais sobre a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos em http://paulinascomunica.blogspot.com.br/

Irmã Patrícia Silva, fsp

Oração Final
Pai Santo, dá à tua Igreja a força da unidade. Ajuda-nos, Pai amado, a vencer o egoísmo, superar o orgulho e o individualismo para construirmos uma comunidade fraterna, como foi vivida e desejada pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.


LITURGIA DIÁRIA - 16/05/2013




Tema do Dia

“Para que sejam perfeitos na unidade.”

A carreira de Paulo vai chegando ao seu desfecho. Diante do Sinédrio, ele se afirma fariseu e testemunha a ressurreição do Cristo Jesus. À noite, recebe a mensagem do Senhor que sua missão o levaria a Roma – o coração do mundo ocidental da época.

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda 
e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame
 e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por
 todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores
se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos 
a vida eterna. Amém.

Branco. 5ª-feira da 7ª Semana da Páscoa

 

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 22,30; 23,6-11)
Quinta-Feira, 16 de Maio de 2013
7a Semana da Páscoa

Leitura dos Atos dos Apóstolos. 

Naqueles dias, 30querendo saber com certeza por que Paulo estava sendo acusado pelos judeus, o tribuno soltou-o e mandou reunir os chefes dos sacerdotes e todo o conselho dos anciãos. Depois fez trazer Paulo e colocou-o diante deles.
23,6Sabendo que uma parte dos presentes eram saduceus e a outra parte eram fariseus, Paulo exclamou no conselho dos anciãos: “Irmãos, eu sou fariseu e filho de fariseus. Estou sendo julgado por causa da nossa esperança na ressurreição dos mortos”.7Apenas falou isso, armou-se um conflito entre fariseus e saduceus, e a assembleia se dividiu.
8Com efeito, os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito, enquanto os fariseus sustentam uma coisa e outra. 9Houve, então, uma enorme gritaria. Alguns doutores da Lei, do partido dos fariseus, levantaram-se e começaram a protestar, dizendo: “Não encontramos nenhum mal neste homem. E se um espírito ou anjo tivesse falado com ele?”
10E o conflito crescia cada vez mais. Receando que Paulo fosse despedaçado por eles, o comandante ordenou que os soldados descessem e o tirassem do meio deles, levando-o de novo para o quartel. 11Na noite seguinte, o Senhor aproximou-se de Paulo e lhe disse: “Tem confiança. Assim como tu deste testemunho de mim em Jerusalém, é preciso que tu sejas também minha testemunha em Roma”.

- Palavra do Senhor. 

- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 15)
Quinta-Feira, 16 de Maio de 2013
7a Semana da Páscoa

— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! 
— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: “Senhor vós sois meu Senhor”. Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos!
— Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo.
— Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria, e até meu corpo no repouso está tranquilo; pois não haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção.
— Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao voss
o lado!


Evangelho (João 17,20-26)
Quinta-Feira, 16 de Maio de 2013
7a Semana da Páscoa


Oração sacerdotal de Jesus

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: 
20“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; 21para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste. 
22Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um:23eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. 24Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. 25Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste. 
26Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações
que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los  em prática.
Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém.

DESEJO QUE VOCÊ TENHA UM.... LINDO DIA!

TENHA UMA QUINTA-FEIRA FASCINANTE!

DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA


:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:

Em 1993, a Assembleia Geral das Nações
Unidas proclamou o dia 15 de Maio como
Dia Internacional da Família.

Neste dia tão oportuno, convocamos todas
as pessoas, cujos corações estão abertos
para a defesa da família, a comemorarem
os nossos valores comuns, reforçando o
espírito de militância familiar.

Família saudável distingue-se pelas
seguintes “boas práticas”:

• Procura manter sempre o diálogo e a escuta;
• Não deixa nenhum elemento de fora,
pois tem espírito de grupo;
• Respeitam-se uns aos outros;
• Respeitam o direito de cada um;
• Têm prazer em estar juntos;
• Fazem regularmente refeições à mesa;
• Orgulham-se do nome de família;
• Partilham lealdade, tolerância, flexibilidade,
perseverança, optimismo e empatia.

Num tempo em que no mundo onde vivemos,
tantos já não parecem acreditar na Família,
confundindo-a, descaracterizando-a e
fragilizando-a cada vez mais,
transmita a todos palavras de ânimo e
esperança, convidando as famílias,
felizes ou em dificuldades, a refletirem
um pouco sobre as “boas práticas” em família,
com a profunda convicção de que um país saudável,
feliz e produtivo só existe quando a sociedade
que o compõe é igualmente saudável,
feliz e empenhada no seu trabalho,
o que só se consegue se as famílias que educam
as novas gerações forem saudavelmente coesas,
responsáveis, unidas, alegres e lutadoras.

Valorize o que você tem de mais especial
"Sua Família"!

Feliz Dia Internacional da Família!!!

PAZ E LUZ PARA TODOS VOCÊS!!!

-:¦:- E -:¦:-

Um Dia Abençoado para todos!!

:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:--:¦:

MAIS UMA NOITE CHEGOU! DEIXE A PAZ DOMINAR SEUS SONHOS.

Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos (SOUC) 2013


A Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos (SOUC)2013, será realizada entre os dias 12 e 19 de maio

O tema da Semana será 

“O que Deus exige de nós?”.  

Inspirado em Miquéias 6,6-8, o material foi todo preparado pelo Movimento de Estudantes Cristãos da Índia, com a consultoria da Federação de Universidade Católica de Toda a Índia e do Conselho Nacional de Igrejas na Índia. O Conselho Nacional de Igrejas Cristã do Brasil (CONIC), por sua vez, se encarregou de produzir todo o material que será utilizado por igrejas e movimentos ecumênicos.

Para onde foram as almas dos bebês abortados?

O destino das almas das crianças abortadas é uma incógnita para muitos. Mulheres que no passado recorreram ao assassinato de seus filhos, hoje reconciliadas com Deus, querem saber: para onde foram os seus bebês? É o que Padre Paulo Ricardo responde nesta Resposta Católica.


DIA 15 DE MAIO - DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA




Que os bispos e sacerdotes sejam pastores e não lobos, exorta o Papa


VATICANO, 15 Mai. 13 / 02:58 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Papa Francisco fez um especial pedido de oração a todos para que os sacerdotes e os bispos não cedam às tentações da riqueza e da vaidade, e não terminem convertendo-se assim em lobos em vez de ser os pastores que os fiéis necessitam.

COMO USAR O NOTEBOOK

Abortista Gosnell é sentenciado à prisão perpétua

Não apresentou apelação para evitar a pena de morte

Kermit Gosnell

FILADELFIA, 15 Mai. 13 / 09:31 am (ACI/EWTN Noticias).- Depois de ser condenado pelo assassinato de três bebês nascidos vivos, o abortista Kermit Gosnell recebeu a sentença em 14 de maio à prisão perpétua sem direito a liberdade condicional por duas das três acusações que enfrentou.

Papa Francisco se reunirá com novos movimentos eclesiais na Solenidade de Pentecostes


VATICANO, 15 Mai. 13 / 09:33 am (ACI/EWTN Noticias).- No marco da celebração da Solenidade de Pentecostes que a Igreja universal celebrará no próximo domingo, 19 de maio, o Papa Francisco se reunirá com os representantes dos movimentos, das novas comunidades e associações leigas que chegaram a Roma, provenientes de todo o mundo, com ocasião do Ano da Fé.

Paraguai: Sacerdote salvou uma jovem e foi preso por abuso que não cometeu


ASSUNÇÃO, 15 Mai. 13 / 01:18 pm (ACI).- O sacerdote paraguaio Oscar Benítez Cavallero foi preso e logo liberado pelas autoridades locais após aconselhar espiritualmente a uma jovem de 17 anos, evitando assim um possível suicídio. Ele foi acusado pela mãe da jovem de tê-la abusado sexualmente.

Reportagem revela detalhes do negócio da "saúde reprodutiva" no Chile


SANTIAGO, 15 Mai. 13 / 01:43 pm (ACI/EWTN Noticias).- Uma reportagem do portal ChileB.cl assinalou à Associação Chilena de Proteção da Família(APROFA) e ao Instituto Chileno de Medicina Reprodutiva (ICMER) como os artífices das normativas que converteram a chamada "saúde reprodutiva" em um negócio e agora tentam liberar o acesso à pílula do dia seguinte.

Fecundação in vitro: Peritos criticam imprecisões científicas na sentença da CIDH contra a Costa Rica


MEXICO D.F., 15 Mai. 13 / 01:50 pm (ACI/EWTN Noticias).- Mais de 60 peritos em bioética -entre médicos, biólogos, juristas, acadêmicos e filósofos- assinaram a Declaração de Guanajuato, respaldando a Costa Rica frente à sentença da Corte Interamericana de Direitos humanos (CIDH) por proibir a fecundação in vitro em sua legislação.

Não podemos ser cristãos apenas às vezes, devemos sê-lo em todos os momentos, ensina o Papa

Alentados pelo Espírito Santo


VATICANO, 15 Mai. 13 / 01:27 pm (ACI/EWTN Noticias).- Em sua catequese da audiência geral de hoje celebrada na Praça de São Pedro, o Papa Francisco explicou que o Espírito Santo é quem permite ao cristão conhecer a Verdade, que é Cristo, e dessa forma o ajuda a ser cristão em todo momento, não só às vezes.

Você sabia que:

Um dos símbolos que representa ao Espírito Santo é o fogo que simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito.

Podcast - Ouça a história do santo do dia

Podcast

Podcast - Ouça a Homilia do Evangelho do dia

Podcast

Homilia do dia

Joao 17,11b-19

Homilia
Data
05/15/13
05/14/13
05/13/13