quarta-feira, 16 de maio de 2012

JMJ Rio2013



O Terço - Mistérios Luminosos - Quinta-Feira


Terço do Rosário: Mistérios Luminosos  



Bem-aventurada Júlia Salzano - 17 de maio


Júlia Salzano
Bem-aventurada
1846-1929

Fundou a Congregação das
 Irmãs Catequistas do 
Sagrado Coração


Júlia, italiana, nasceu em Santa Maria Capua Vetere, na província de Caserta, em 13 de outubro de 1846, tendo como pai Diego Salzano, capitão dos lanceiros de Fernando I, rei de Nápolis, e como mãe Adelaide Valentino. 
Órfã de pai aos quatro anos, foi confiada para a sua formação às Irmãs da Caridade no Orfanato Real de São Nicolau "La Strada", onde permaneceu até os quinze anos de idade. Diplomada professora, recebeu o encargo de ensinar na Escola Municipal de Casória, em Nápolis, para onde se transferiu com a família em 1865. 

São Pascoal Bailão - 17 de Maio




São Pascoal Bailão, mártir da obediência

Um santo conhecido por suas obras e sua paixão a Jesus Sacramentado
Nasceu na Espanha no ano de 1540. Seus pais, muitos religiosos, colocaram nele esse nome por seu nascimento ser no domingo de Páscoa.

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 17/05/2012

17 de Maio de 2012 


João 16,16-20

Comentário do Evangelho

A promessa do Espírito é Verdade e Amor

Uma das características do evangelho de João é o uso da repetição didática de palavras ou frases. A afirmação sobre o ver e o não ver Jesus é repetida três vezes, e a dificuldade de entendimento dos discípulos fica patente. 
Jesus já mencionara a sua partida, causando receios e tristeza nos discípulos que já vinham experimentando as ameaças do poder religioso do Templo e das sinagogas. Jesus os confortara com a promessa do Espírito que é Verdade e Amor. Agora esclarece que ele próprio voltará a estar presente entre os discípulos. Dentro de pouco tempo os discípulos não mais verão (theôreite - visão sensível) Jesus. Com mais um pouco de tempo eles o perceberão (opsesthe) em sua presença que foge aos sentidos. 

De início os discípulos se entristecem com a morte de cruz e a ausência de Jesus. Mas logo se alegrarão com a presença do Espírito e do próprio Jesus, percebendo que a todos é concedido o dom da vida eterna, o que renova a face da terra, gerando um mundo novo. 

José Raimundo Oliva


Vivendo a Palavra

João recorda com gratidão o cuidado do Mestre que, sentindo a sua hora se aproximar, preparava os discípulos para prosseguir na missão. Eles deviam proclamar a Boa Notícia de que o Reino do Pai está próximo – ele está dentro de nós! Esta certeza deve transformar a nossa angústia em alegria.

Reflexão
Um pouco de tempo e os discípulos não verão mais Jesus, porque o mistério da cruz está próximo, e com ele, a morte e a separação. E mais um pouco e me vereis de novo, ou seja, todos os que acreditam farão a experiência do Ressuscitado, viverão sempre na sua presença, de modo que a tristeza da separação dará aos que têm fé lugar a uma alegria que jamais poderá ser tirada. Porém, por causa dos que não acreditam e por causa também dos nossos pecados, deveremos passar por diversas tribulações, mas, por piores que sejam, elas não podem vencer quem crê verdadeiramente.


COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. "Tristezas e alegrias, Luzes e sombras..."
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

A vida de todo discípulo de Jesus não é diferente das demais pessoas, ela é cheia de altos e baixos, "Um dia chove, outro dia faz sol", como cantou o poeta Chico Buarque de Holanda, um dia resplandece como uma manhã belíssima, mas logo mais a tarde vêm as nuvens negras com raios e relâmpagos. Na Vida de Fé esse dualismo também está presente, e Jesus está dizendo aos discípulos que será sempre assim: um pouco de tempo e me vereis, mais um pouco e não me vereis, e outro pouco e tornareis a me ver...

A gente queria só luz, alegria, entusiasmo, sucesso, em nossa vida de Fé, na vida em comunidade, mas não é assim, desde o começo Jesus deixou bem claro. Os discípulos não entenderam e nós também não. Então Jesus, que conhece o homem profundamente, todos os pensamentos e sentimentos humanos, vai dizer que ao final, toda a angústia e tristeza dos discípulos vai se transformar em alegria eterna.

Há no mundo uma falsa alegria, que hoje poderíamos dizer, provocada pelo consumismo, pelo sucesso, prestígio e poder, na verdade as alegrias terrenas são legítimas mas não podem substituir na vida dos discípulos aquela que é a Verdadeira alegria e que um dia se tornará plena. A suposta "ausência" de Jesus, a partir da sua Ascensão, é preenchida totalmente pelo Espírito que acompanha a Igreja neste tempo do Kairós até a Parusia.

Em suma, Ver ou não ver Jesus, sentir sua presença em nossa vida ou não, é uma contingência humana por conta das nossas limitações, Deus está sempre presente na ação Trinitária em cuja vida de comunhão somos envolvidos, mas que não nos arrebata desse Vale de Lágrimas, onde é preciso caminhar e Crer, alimentando em nós essa esperança, de que o Senhor caminha conosco, falando e agindo, como fez um dia junto aos seus discípulos.

2. A promessa do Espírito é Verdade e Amor
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

VIDE ACIMA

Oração
Pai, que o meu testemunho de vida cristã seja tal, que as pessoas possam "ver" Jesus nas minhas palavras e nos meus gestos de amor ao próximo.


3. PERMANECER EM JESUS
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

Em seqüência ao anúncio de sua partida, Jesus confirma a continuidade de sua presença entre os discípulos com o sugestivo jogo de palavras sobre o pouco tempo que resta para não mais vê-lo e mais um pouco em que será visto de novo. A dinâmica do dom da vida eterna, em João, segue a seguinte trajetória: a Palavra, o Filho, que estava em Deus se faz carne e habita entre nós; é glorificado em sua missão vivificante e libertadora, comunicando a vida eterna, como enviado do Pai; e volta ao Pai. Ao contrário dos sinóticos, João não fala de uma outra "volta" de Jesus ao mundo, mas sim no "permanecer nele". Serão os discípulos que o verão de novo, agora glorificado pelo Pai. O verão dentro de um pouco mais de tempo, ao permanecerem nele, e ele e o Pai nos discípulos. O permanecer em Jesus, unidos em comunidade e fazendo a vontade do Pai, significa, já, a alegria de participar da glória de Jesus, em comunhão de vida eterna com o Pai.


Creia que a sua tristeza se converterá em alegria


Postado por: homilia

maio 17th, 2012


Olá! Aqui estou eu, mais uma vez, para lhe dirigir uma palavra que não é minha, mas sim do próprio Jesus. Diante da situação pela qual você está passando, o Senhor diz no Evangelho de hoje: “Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.
Gostaria que você meditasse bem o significado dessas Palavras, porque, por meio delas, sua tristeza se converterá em alegria. Com fé, confiança e esperança, entregue-se a Jesus, pois Ele vai subir para o Pai, para o nosso Deus.
Pare de se maltratar e de chorar. Preste atenção nas Palavras de Jesus: a vossa tristeza se transformará em alegria! É promessa de Deus, na pessoa do Seu próprio Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Daí que seja uma realidade na vida de todos aqueles que crêem em Jesus Cristo Salvador. Ele é o único que sabe do tamanho da sua tristeza e agonia.
Cristo vem para lhe fortalecer e encorajar. Saiba que a sua tristeza se transformará em alegria. Embora agora você esteja passando por uma situação difícil, não se preocupe: Jesus já o percebeu e, por isso, lhe diz: “Vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria”.
Meu filho, não existe tristeza no coração do homem que não possa ser transformada – por Jesus - em alegria. Todavia, é fundamental confiarmos no amor de Deus. É preciso apegar-se a esse amor de forma sobrenatural, mesmo que as pessoas ao seu redor lhe incentivem a desistir dos seus sonhos. Mesmo que elas coloquem barreiras naquilo que você tem buscado, não importa! Deus é maior! Confie no Senhor e, somente assim, essa tristeza se transformará em alegria. E essa alegria não lhe será tirada por ninguém. Ela será uma alegria plena.
Ao passarmos por alguma dificuldade, ela parece que não vai ter fim! Não é mesmo? Mas olhe quantas tristezas você já superou. Eu creio que na maioria delas você pensava: “Não será possível… Eu não vou sair dessa… A minha casa ‘caiu’ e não a conseguirei levantar… Dessa vez, eu não vou aguentar”. Mas você superou tudo isso com força e coragem. E, sobretudo, com fé n’Aquele que venceu o mundo.
Muitas vezes, no momento de tristeza, fazemos perguntas ao Senhor:  ”O porquê disso? O porquê daquilo? Mas de novo, Senhor? Por que só eu? Será que não posso ter sossego?”
Quero deixar algo bem claro para você, meu irmão: Se você deixar Jesus entrar no seu coração, se confiar cegamente n’Ele, Cristo lhe dirá: “No mundo sofrereis tribulações. Mas tende fé. Eu venci o mundo e comigo também vós vencereis”.
Portanto, se confiarmos ao Senhor nossas tristezas, chegaremos ao ponto de não questionarmos mais o Senhor. É necessário que a nossa confiança esteja somente no Senhor nosso Deus. Tire a sua confiança do homem. Confie apenas no Senhor! Porque Ele tem o poder de mudar tudo. Ele é o Senhor da vida, da alegria e da esperança.
Neste momento da sua vida, faça suas as palavras de Paulo: “Quando sou fraco é que sou forte!” Isso é confiar no Senhor. Me torno “fraco” quando reconheço que só Jesus pode mudar a minha vida. Mas esse reconhecer-se fraco diante do poder de Deus, na verdade, me leva a ser forte.
Quando penso e ajo assim, estou colocando toda a minha confiança no Senhor, pois acredito que não serei eu que mudará a situação, mas sim o próprio Senhor.
Padre Bantu Mendonça



Oração Final

Pai Santo, a tua compaixão por todos os homens e mulheres nos dá a certeza de que somos filhos muito amados. Que o teu Espírito aqueça os corações e ilumine o nosso entendimento para que saibamos dar-te graças, vivendo a alegria de discípulos do Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.

LITURGIA DIÁRIA - 17/05/2012



Tema do Dia
«Daqui a pouco vocês não me verão mais.»
Paulo permaneceu em Corinto um ano e meio. Vinha de Atenas, onde pregara seu melhor discurso, mas fora ridicularizado pelos ouvintes, o Apóstolo aqui não busca mais o prestígio da sabedoria humana, mas anuncia Jesus Cristo morto e ressuscitado.

Oração para antes de ler a Bíblia 

orkut e hi5, Religiosos, palavras do Senhor Jesus, imagens de biblia, recados de Jesus, gifs de religião para orkut

Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda 

e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame

 e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por

 todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores

se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos 

a vida eterna. Amém.


            Branco. 5ª-feira da
             6ª Semana da Páscoa 


    Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 18,1-8)

    Quinta-Feira, 17 de Maio de 2012
    6ª Semana da Páscoa



    Leitura dos Atos dos Apóstolos.

    Naqueles dias, 1Paulo deixou Atenas e foi para Corinto. 2Aí encontrou um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que acabava de chegar da Itália, e sua esposa Priscila, pois o imperador Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo entrou em contato com eles. 3E, como tinham a mesma profissão – eram fabricantes de tendas –, Paulo passou a morar com eles e trabalhavam juntos.
    4Todos os sábados, Paulo discutia na sinagoga, procurando convencer judeus e gregos.5Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo dedicou-se inteiramente à Palavra, testemunhando diante dos judeus que Jesus era o Messias. 6Mas, por causa da resistência e blasfêmias deles, Paulo sacudiu as vestes e disse: “Vós sois responsáveis pelo que acontecer. Eu não tenho culpa; de agora em diante, vou dirigir-me aos pagãos”.
    7Então, saindo dali, Paulo foi para casa de um pagão, um certo Tício Justo, adorador do Deus único, que morava ao lado da sinagoga. 8Crispo, o chefe da sinagoga, acreditou no Senhor com toda a sua família; e muitos coríntios, que escutavam Paulo, acreditavam e recebiam o batismo.

    - Palavra do Senhor.
    - Graças a Deus.



    Salmo (Salmos 97)


    Quinta-Feira, 17 de Maio de 2012
    6ª Semana da Páscoa




    — O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.
    — O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

    — Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
    — O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
    — Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!



    Evangelho (João 16,16-20)


    Quinta-Feira, 17 de Maio de 2012
    6ª Semana da Páscoa





    Tristeza e alegria

    — O Senhor esteja convosco.
    — Ele está no meio de nós.
    — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
    — Glória a vós, Senhor.

    Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
    16“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”.17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”.
    18Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”.19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’
    20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.

    - Palavra da Salvação.
    - Glória a vós, Senhor.


    Oração para depois de ler a Bíblia

    orkut e hi5, Religiosos, mensagem religiosa, imagem da biblia, recados de religião, scraps religioso para orkut


    Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações
    que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los  em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém.


BOM DIA!


QUINTA-FEIRA


PENTECOSTES - Festa da Igreja - Clipe - Espírito Santo - Vídeo Emocionante

Novena ao Espírito Santo



Orações iniciais para todos os dias

Deus meu!
Deus de amor e de verdade.
Autor da santificação de nossas almas, prostrado humildemente ante vossa soberana Majestade, detesto na amargura de meu coração todos os meus pecados, como ofensas feitas a Vos, digno de ser amado sobre todas as coisas.
Oh! bondade infinita!
Quem jamais vos tivera ofendido!
Perdoai-me, Senhor, Deus de graça e de misericórdia, perdoai-me meus continuas infidelidades; o não ter tido valor para executar coisa alguma boa, depois que tantas vezes vossa misericórdia e graça me tem solicitado, repreendido, e inspirado amorosamente.
Me pesa, me arrependo da ingrata correspondência e indigna cegueira com que tenho resistido incessantemente a vossos doces e divinos chamamentos. Mas proponho firmemente com vosso auxílio de não ser rebelde a Vos, de seguir em adiante vossas ternas inspirações com suma docilidade.
Para este fim, iluminai-me.
Oh! fonte de luz, meu entendimento, fortalecei minha vontade, purificai meu coração, arrancai todos os meus pensamentos, desejos e afetos, e concedei-me ser digno de obter os frutos bem-aventurados que vossos dons produzem nas almas que os possuem.
Concedei-me as graças que Vos peço nesta novena, se tem de ser para maior glória vossa, e para que eu Vos veja, ame e adore sem fim em vossa glória. Amém.

Invocação ao Espírito Santo

Vem a nossas almas
Oh! Espírito Santo! e do céu enviai-me tua luz em um raio.
Vem, Pai de pobres, vem, de dons Santos, vem, de corações lúcido reparo.
Vem, consolador, doce e soberano, hóspede das almas, suave presente.
Nos contratempos descanso ao trabalho, temperança no ardente consolo no pranto.
Santíssima luz de todo cristão, o íntimo do peito, cheio de amor casto.
No homem nada há sem teu amparo, e nada pode ter sem Vós, de puro e Santo.
Com tuas águas puras lava o manchado, rega o que é seco põe o enfermo são.
Ao coração duro dobre com tua mão, e abrande as almas que manchou o pecado.
Volte ao bom caminho ao extraviado, e ao gelado acende em teu fogo Santo.
Concede aos teus fiéis em Vós confiados,os dons Sacros e Centenários.
Aumentai em virtude para que mereçamos, do eterno gozo o feliz descanso.Amém.
A continuação rezar a oração do dia que corresponda:

Orações finais para todos os dias (exceto o último dia)

Hino ao Espírito Santo

Vem, Oh! Criador Espírito!
Nossas almas visitai, nossos peitos, que Vos criastes, enchei de graça celestial.
Pois sois Paráclito Espírito, Dom do Pai celestial, fonte viva, sacro fogo, unção santa, espiritual.
Em teus dons setiformes, tal promessa paternal, dedo eterno de Deus Pai nossas línguas inflamai.
Ilustrai nossos sentidos, o coração inflamai, nossos corpos, que são fracos, com vossa virtude armai.
Apartai os inimigos, dai-nos a divina paz e sendo Vos nosso guia livrai-nos de toda maldade.
Por Vos ao Pai e ao Filho, nesta vida mortal convocamos, e cremos sempre em tua Divindade.
A Deus Pai seja glória, ao filho glória imortal e ao Espírito Paráclito por toda a eternidade. Amém.

Oração ao Espírito Santo!

Diviníssimo consolador de minha alma, fogo, luz e celestial ardor dos corações humanos, se é para glória de vossa Majestade que eu consiga o que eu desejo e peço neste dia, digna-Vos conceder-me benignamente;
E senão dirigi meu pedido, dando-me as graças que tem de ser para vossa maior glória e bem da salvação de minha alma. Amém.
Cada um se recolherá interiormente e pedirá a graça que mais necessite.
Se concluirá todos os dias com a antífona, verso, resposta e oração seguintes:

Antífona

Vos desejarei, aleluia;
Voe e venho a nós, aleluia;
E se alegrará nosso coração, aleluia, aleluia.
V. Enviai, Senhor, vosso Santo Espírito, e serão criados.
R. E renovareis a face da terra.
Oração
Oh! Deus que haveis instruído os corações dos fiéis com a ilustração do Espírito Santo; dai-nos o sentir retamente com este mesmo Espírito, e aproveitar sempre de sua consolação.
Por Jesus Cristo Senhor nosso, teu filho, que vive contigo e Reina na unidade do mesmo Espírito Santo, Deus por todos os séculos dos séculos. Amém.

Primeiro Dia

Começar com a orações preparatórias para todos os dias.
Oh! Espírito Santo!
Fonte viva de divinas água que, na criação do mundo, santificastes as imensas águas que rodeavam o mundo e as águas do Jordão no batismo de Jesus Cristo, Senhor nosso;
Eu Vos suplico que sejais em meu Espírito, tão árido e seco, a Sagrada fonte de água viva, que jamais se esgota e brota até a vida eterna;
E a graça que Vos peço nesta novena, se é para maior glória vossa e bem de minha alma. Amém.
Rezar três vezes o Pai-Nosso e Ave-Maria em honra à Santíssima Trindade, e terminar com a orações finais para todos os dias.

Segundo Dia

Oh! Espírito Santo!
Que fazendo sombra com vossa virtude altíssima a puríssima Virgem Maria, e a transbordando ao mesmo tempo de graça, fizeste de um modo inefável e Onipotente a obra infinita da Encarnação do Verbo Eterno, no seio virginal de vossa celestial Esposa:
Fazei sombra a minha alma e concedei-me a graça necessária para que eu seja digno de receber ao mesmo Verbo divino feito homem e Sacramentado por meu amor, e também a especial que Vos peço nesta novena, se é para maior glória vossa, e bem de minha alma. Amém.
Rezar três vezes o Pai-Nossos e Ave-Marias em Honra da Santíssima Trindade, e terminar com a orações fim ais para todos os dias.

Terceiro Dia

Oh! Espírito Santo!
Celestial pomba que, abrindo de par em par os céus, descestes sobre Jesus já batizado no Jordão, simbolizando: que desde este momento em que tomou a natureza humana, habitava Nele a plenitude da Divindade;
Vem sobre a mim pobre e miserável e enchei-me do dom de sabedoria de conselho, de entendimento e fortaleza, de ciência, piedade e de temor de Deus;
E a graça que Vos peço nesta novena, se é para maior glória vossa e bem de minha alma. Amém.
Rezar três vezes o Pai-Nosso e Ave-Maria em honra à Santíssima Trindade, e terminar com a orações finais para todos os dias.

Quarto Dia

Oh! Espírito Santo!
Nuvem lúcida que fazendo no Tabor sombra a Jesus transfigurado e glorioso, ilustrastes aquele Santo monte, e amparastes em seu excessivo temor aos Apóstolos, comunicando-lhes depois da Ascensão de seu Divino Mestre muita luz, fervor e graça;
Ilustrai, protegei e fecundai minha alma para que eu seja digno discípulo de Jesus,
E a graça que Vos peço nesta novena, se é para maior glória vossa e bem de minha alma. Amém.
Rezar três vezes o Pai-Nosso e Ave-Maria em honra à Santíssima Trindade, e terminar com a orações finais para todos os dias.

Quinto Dia

Oh! Espírito Santo! Suave vento que teve o Cenáculo e deu força e valor aos corações de quantos Vos esperavam, orando fervorosamente unidos com alma e coração:
Oh! Espírito de vida e amor!
Enchei toda a casa de meu pequeno espírito, minha memória, entendimento e vontade:
E a graça que Vos peço nesta novena, se é para maior glória vossa e bem de minha alma. Amém.
Rezar três vezes o Pai-Nosso e Ave-Maria em honra à Santíssima Trindade, e terminar com a orações finais para todos os dias.

Sexto Dia

Oh! Espírito Santo!
Luz claríssima que ilustrou o entendimento dos Santos Apóstolos, comunicando-lhes, como Sol divino, toda a luz que necessitavam para sua perfeição e para a conversão do mundo:
Oh! Luz beatíssima!
Iluminai todos os lugares tenebrosos de meu interior, para que Vos conheça e dê a conhecer a todo o mundo;
E a graça que Vos peço nesta novena, se é para maior glória vossa e bem de minha alma. Amém.
Rezar três vezes o Pai-Nosso e Ave-Maria em honra à Santíssima Trindade, e terminar com a orações finais para todos os dias.

Sétimo Dia

Oh! Espírito Santo!
Sagrado fogo que aparecendo visível sobre os Apóstolos no dia de Pentecostes, inflamastes divinamente seus corações para que, abrasados em vosso amor, incendiasse depois a todo o mundo nas mesmas sagradas chamas:
Acendei em vossos Santíssimos ardores meu coração gelado, para que, abrasado meu Espírito Neles, acenda em vosso divino amor a quantos pessoas eu conheça;
E a graça que Vos peço nesta novena, se é para maior glória vossa e bem de minha alma. Amém.
Rezar três vezes o Pai-Nosso e Ave-Maria em honra à Santíssima Trindade, e terminar com a orações finais para todos os dias.

Oitavo Dia

Oh! Espírito Santo!
Chama ardente de caridade que com o fogo de vosso amor inflamando o coração dos Santos Apóstolos e de todos os homens Apostólicos, os comunicastes o dom de línguas para a conversão do mundo;
Inflamai Sagrado Fogo de Amor ao meu coração e minha língua para que sempre governado por vosso Espírito, e fervoroso na caridade, inflame a todos para que observem fielmente vossos divinos mandamentos;
E a graça que Vos peço nesta novena, se é para maior glória vossa e bem de minha alma. Amém.
Rezar três vezes o Pai-Nosso e Ave-Maria em honra à Santíssima Trindade, e terminar com a orações finais para todos os dias.

Nono Dia

Oh! Espírito Santo!
Caridade essencial que, difundida nos corações humanos, vossos divinos dons, comunicando todas as divinas graças que se incluem em nossos sete dons, e compreendem tudo o quanto necessita a vida espiritual, própria de cada um, e a qual desejais que se comunique a todos os homens:
Oh! Caridade santíssima! Infundi em meu coração tão pobre de vossos sete dons, e que com eles publique vossas grandezas.
Oh! Deus misericordioso!
Vos, que antigamente enchestes neste dia os peitos apostólicos de vossa graça, dai-nos Vossos divinos carismas, Concedei-nos tempos tranqüilos, confirmai as graças que Vos temos pedido nesta novena, se são para maior glória vossa e bem de nossas almas. Amém.
Depois desta Oração, em lugar da antífona, verso, resposta e oração de todos os dias, se digam as seguintes:

Antífona para o Nono Dia

Hoje se completaram os dias de Pentecostes, aleluia;
Hoje se reproduzem as felizes alegrias, quando o Espírito Consolador baixou sobre seus Apóstolos, aleluia;
Hoje, raiou o resplendor do divino fogo, repousou o Espírito Santo em forma de línguas sobre eles, aleluia;
Hoje lhes concedeu palavras edificadoras, lhes inflamou de seu amor e lhes encheu de seus inumeráveis carismas, aleluia; aleluia.
V. Foram todos cheios do Espírito Santo; aleluia.
R. E começaram a falar em várias línguas; aleluia.
Oração
Oh! Deus que haveis instruído neste dia os corações dos fiéis com a ilustração do Espírito Santo, dai-me o sentir retamente com este mesmo Espírito, e aproveitar sempre de sua consolação.
Por Jesus Cristo Senhor Nosso, teu Filho, que vive contigo e reina na unidade do mesmo Espírito Santo; Deus por todos os séculos dos séculos. Amém.