quinta-feira, 10 de abril de 2014

TERÇOS – VÍDEOS


Acesse:

1 - Terço da Divina Providência - http://youtu.be/5mzUbLl_P48

2 - Terço de Cura e Libertação - http://youtu.be/TWmZ47JoC0I

3 - Terço da FÉ - http://youtu.be/-I1tuBSDtkU

4 - Terço do Espírito Santo - http://youtu.be/BJqMkwQsOeQ

5 - Terço da Libertação Cantado - http://youtu.be/9ofE4VoEZPU


TERÇO DA MISERICÓRDIA - VÍDEOS - APRENDA A REZAR O TERÇO DA MISERICÓRDIA






"Quando rezarem este Terço junto aos agonizantes, Eu me colocarei entre o Pai e a alma agonizante, não como justo Juiz, mas como Salvador misericordioso".

JESUS, EU CONFIO EM VÓS!!!

APRENDA A REZAR O TERÇO DA MISERICÓRDIA



Para ser rezado nas contas do terço

No começo:

Pai nosso, que estais no céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espirito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna Amém.

Nas contas de Pai Nosso, dirás as seguintes palavras usando o terço de Maria:

Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro.

Nas contas de Ave Maria rezarás as seguintes palavras:

Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.

No fim, rezarás três vezes estas palavras:

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro” 
(Diário, 476).

Oração do Angelus - Padre Antonello - VÍDEO - Como rezar o Ângelus






Como rezar o Ângelus:

1) O Anjo do Senhor anunciou a Maria
- E Ela concebeu pelo poder do Espírito Santo.
Ave Maria...

2) Eis aqui a serva do Senhor.
- Faça-se em Mim segundo a vossa palavra.
Ave Maria...

3) E o Verbo Divino se fez homem,
- e habitou entre nós.
Ave Maria...

4) Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
- para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Derramai ó Deus, a Vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do Vosso filho, cheguemos por Sua Paixão e Cruz à glória da ressurreição. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Glória ao Pai... (repete-se 3 vezes)

LITURGIA DAS HORAS

Clique no ícone abaixo
para acesso à Hora Canônica

Mensagens diárias prá vc

Terço - Mistérios Dolorosos - Terça-feira e Sexta-Feira



Terço do Rosário: Mistérios Dolorosos



LITURGIA DIÁRIA 11/04/2014


Tema do Dia

Por qual das boas obras vocês me querem apedrejar?

Profetizar, mostrar a Verdade em nome do Senhor, sempre foi perigoso. Que o digam Jeremias – na leitura ele se lamenta da perseguição de seu povo – e Jesus de Nazaré, incompreendido porque anunciava que o Senhor é um Deus próximo demais, Ele é Pai.

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Roxo. 6ª-feira da 5ª Semana Quaresma


Primeira Leitura (Jr 20,10-13)
5ª Semana da Quaresma
Sexta-feira 11/04/2014

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

10Eu ouvi as injúrias de tantos homens e os vi espalhando o medo em redor: “Denunciai-o, denunciemo-lo”. Todos os amigos observam minhas falhas: “Talvez ele cometa um engano e nós poderemos apanhá-lo e desforrar-nos dele”.
11Mas o Senhor está ao meu lado, como forte guerreiro; por isso, os que me perseguem cairão vencidos. Por não terem tido êxito, eles se cobrirão de vergonha. Eterna infâmia, que nunca se apaga! 12Ó Senhor dos exércitos, que provas o homem justo e vês os sentimentos do coração, rogo-te me faças ver tua vingança sobre eles; pois eu te declarei a minha causa. 13Cantai ao Senhor, louvai ao Senhor, pois ele salvou a vida de um pobre homem das mãos dos maus.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Sl 17)
5ª Semana da Quaresma
Sexta-feira 11/04/2014

— Ao Senhor eu invoquei na minha angústia e ele escutou a minha voz.
— Ao Senhor eu invoquei na minha angústia e ele escutou a minha voz.

— Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força, minha rocha, meu refúgio e Salvador!
— Meu Deus, sois o rochedo que me abriga, minha força e poderosa salvação, sois meu escudo e proteção: em vós espero! Invocarei o meu Senhor: a ele a glória! e dos meus perseguidores serei salvo!
— Ondas da morte me envolveram totalmente, e as torrentes da maldade me aterraram; os laços do abismo me amarraram e a própria morte me prendeu em suas redes!
— Ao Senhor eu invoquei na minha angústia e elevei o meu clamor para meu Deus; de seu Templo ele escutou a minha voz, e chegou a seus ouvidos o meu grito.


Evangelho (Jo 10,31-42)
5ª Semana da Quaresma
Sexta-feira 11/04/2014


O povo rejeita Jesus


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 31os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. 32E ele lhes disse: “Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?”
33Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!”34Jesus disse: “Acaso não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’?
35Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, 36por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? 37Se não faço as obras do meu Pai, não acre­diteis em mim. 38Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”.
39Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. 40Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. 41Muitos foram ter com ele, e diziam: “João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade”. 42E muitos, ali, acreditaram nele.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações
que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los  em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor SãoJosé e Anjo da minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém.

UM MARAVILHOSO FIM DE SEMANA

BOM DIA!!! - VAMOS TOMAR UM CAFÉ ESPECIAL???


TENHA UMA LINDA NOITE... SONHE COM OS ANJOS!

QUE SUA SEXTA-FEIRA SEJA LINDA E MARAVILHOSA - "A verdadeira felicidade vem da humildade e do reconhecimento que sozinhos somos muito pouco ou quase nada, e a vida somente se completa com o real sentimento de amor ao próximo!!!"

Santa Gemma Galgani - 10 de Abril


Santa Gemma Galgani

NascimentoNo ano de 1878
Local nascimentoLucca (Etária)
OrdemLeiga Consagrada
Local vidaLucca (Itália)
EspiritualidadeSanta Gemma Galgani é uma das santas mais conhecidas e recentes da história da Igreja. Gemma significa: jóia preciosa. E essa preciosa jóia nasceu em Lucca, Itália, em 1878. Ainda criança quando apenas tinha oito anos morreu-lhe a mãe. Em meio a sua grande tristeza ajoelhou-se ante uma imagem da Santíssima Virgem e lhe disse: "Mãe celestial, já não tenho a minha mamãe da terra. Queres tu representá-la e ser minha mãe de agora em diante?". A Virgem Maria certamente aceitou seu pedido e durante toda sua vida a ajudou e a consolou e de forma impressionante. Era filha nascera em Camigliaio, farmacêutico. Morreu de tuberculose, transmitindo a Gemma Galgani essa enfermidade, o que muito a fez sofrer durante toda sua existência. Ao morrer seu pai, a menina sentiu-se ainda mais desprotegida, mas uma família muito católica a recebeu em sua casa e a atendeu sempre com especial carinho, mais como uma filha que como uma serviçal. Uma série de enfermidades que os médicos declararam incuráveis, passou a atacá-la. Rezou com toda sua fé a São Gabriel instantaneamente se viu curada. Quis ser religiosa, mas a superiora temendo por sua saúde não a admitiu na Comunidade. Dispôs-se então a continuar no mundo, porém vivendo em santidade recolhimento e pureza de uma fervorosa religiosa. Gemma foi dirigida espiritualmente por um Padre Passionista, e por ordem de seu diretor espiritual escreveu os fenômenos espirituais que lhe sucediam. Diz assim em suas memórias: "No ano 1899, de repente senti um profundíssimo arrependimento de todos meus pecados e me apareceu Jesus Cristo com suas cinco chagas e de cada uma delas saíam como chamas de fogo que vinham a tocar minhas mãos e meus pés e meu peito, e apareceram em meu corpo as cinco chagas de Jesus". Desde 1899 teve permanentemente as cinco feridas de Jesus Crucificado que ela ocultava cuidadosamente. Suas mãos as cobria com luvas grandes. Desde então cada semana, nas quintas-feiras às 8 h da noite às três da tarde de Sexta-feira, apareciam-lhe por toda pele as feridas e em sua cabeça as da coroa de espinhos, no ombro o peso de uma grande cruz que lhe produzia dor e ferimentos e a fazia encurvar-se dolorosamente. Desde pequenina, Gemma teve uma grande devoção à Paixão e Morte de Jesus. Quando jovem bastava ler a Paixão de Jesus para que ela se entusiasmasse e se comovesse enormemente. Mais tarde quando sentia angústias ou a insultavam, lhe bastava dedicar-se a pensar na Paixão de Cristo para sentir paz e consolo. Sempre havia desejado sofrer as mesmas feridas que sofrera Nosso Redentor, Mal haveria de supor que aos 21 anos passaria a ter em seu próprio corpo aquelas chagas que coincidiam exatamente com as que mostrava o crucifixo ante o qual se rezava. A saúde de Gemma em seus últimos anos foi terrível. Um tumor canceroso na coluna vertebral constituía-lhe um tormento, dia e noite. Vomitava sangue e lhe vinham terríveis tentações de blasfêmia (a ela que desde pequena lhe bastava escutar uma blasfêmia ou uma palavra grosseira para desmaiar de espanto e de horror). Perdera a visão e ficara cega. Porém quando cessavam os ataques do inferno, inundava-lhe uma profunda paz interior e sentia que Cristo e a Virgem Maria vinham a falar-lhe e a consolá-la. O Senhor cumpria com Gemma o que prometeu na Santa. Bíblia: "Deus permite sofrer mais, os filhos que mais ama para que se santifiquem e assim ganhem maior prêmio para a eternidade". Gemma é patrona dos que sofrem graves enfermidades e tentações, mas que a tudo desejam oferecer por Deus e pela salvação das almas. Conta-se que Gemma sempre pedia a Deus com orações, missas, comunhões e sacrifícios, pela conversão de um homem bastante mundano. Sucedeu que ao ir de sua casa à igreja, alguém a insultou muito selvagemente e a jovem não respondeu sequer uma só palavra a aqueles insultos e o ofereceu pela conversão dos pecadores. Ao chegar à Igreja, ouviu o que Nosso Senhor lhe dizer: "O sofrimento por esse insulto era a cota que faltava para que aquele homem se convertesse. Tu mo ofereceste com paciência e agora esse homem mudará de comportamento". No dia seguinte os que estavam na igreja viram no confessionário que um homem chorava fortemente, confessando-se muito arrependido e sabe-se que dali para frente, plenamente convertido, viveu santamente. A paciência, de uma mulher insultada havia sido o último impulso que o levou à conversão. E assim como este homem, muitos mais se converteram por causa das orações e dos sofrimentos que Gemma oferecia pela conversão dos pecadores: porque a oração e o sofrimento que se oferecem a Deus nunca voltam sem conseguir conversões e salvação para outros. Essa mística teve sua existência comprovadamente atormentada por afrontas de todos os tipos. Certa vez, ao ir se confessar, o demônio lhe aparecia em forma humana no lugar de seu confessor, sugerindo-lhe obscenidades. Outras vezes apareceu-lhe como um anjo cheio de luz, mas rapidamente de desmascarava desaparecendo numa grande chama vermelha e deixando um monte de cinzas ao chão. Foi surrada pelo Inimigo que a deixou inerte ao chão, rosto transfigurado pelo inchaço e ossos deslocados. Mistérios insondáveis. Gema Galgani sentia a visita de Jesus, de Nossa Senhora e do Anjo da Guarda que a confortavam. Disposta a santidade, recebeu estigmas. As manifestações de sua santidade ultrapassavam os limites do bairro e da cidade onde morava e muitos que movidos pela curiosidade batiam à sua porta, à rua dos Borghi (em Lucas) onde a santa morava e saiam transformados. A doença nos ossos que a atormentara em criança, voltara a atormenta-la. Em sua humildade ainda achava que pouco pagava pela paixão que Cristo sofrera por seus pecados e da humanidade. Num Sábado de aleluia a 11 de abril de 1903, com 25 anos de idade e a 12 de abril foi sepultada. Gemma Galgani que com seus sofrimentos havia tratado de pagar a Deus seus pecados e os de muitos outros, voou para a eternidade para receber o prêmio de seus sofrimentos e do imenso amor que nutriu sempre a Jesus Cristo e a Santíssima Mãe de Deus. Considerada como uma verdadeira santa o Papa Pio XI a declarou beata apenas 30 anos após sua morte (em 1933). Pio XII a canonizou em 1940.
Local morteItália
Morte11 de abril de 1903, aos 25 anos de idade
Fonte informaçãoWebcatolica
OraçãoSanta Gemma Galgani, querida amiga e irmã principalmente dos que amam a Jesus, dedico-te tua própria história, consagrando-me a teus cuidados e proteção. Alcançai-nos de Deus que meditemos freqüentemente com grande amor na Paixão e Morte de Jesus Cristo: que tenhamos enorme confiança ma proteção de nossa Mãe Celestial e que ofereçamos todos nossos sofrimentos pela salvação das almas e conversão dos pecadores.Intercedei junto a Deus por mim e por todos os que me são caros, por aqueles que se encontram afastados da fé e por aqueles que tanto almejam a santidade. Ofereço em união aos teus sofrimentos os meus sofrimentos, para que perdoada(o) seja de minhas faltas e que no momento de minha morte encontre-me plenamente preparada(o) para viver a celestial vida que Deus me deseja por toda a eternidade. Louvo-O por tua vida santa, teus sofrimentos, tua beleza interior. Faz-me bela(o) como tu, Gemma Galgani, diante dos olhos santos de Nosso Senhor. Amém.
DevoçãoÀs santas Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo
PadroeiroDas graves enfermidades e tentações
Outros Santos do diaSão Ezequiel, Miguel dos Santos (conf); Pompeu, Terêncio, Africano, Alexandre; Máximo, Edormão, Zenão, Teodoro (mártires); Macário, Paládio, Fulberto (bispos).
FONTE: ASJ

Santo Antônio Neyrot - 10 de abril


Santo Antônio Neyrot

¨Tornei-me tudo para todos, a fim de salvar alguns a todo custo.¨ 1Cor 9,22b
Vamos à Tunísia, no século XV, para aí encontrarmos SANTO ANTÔNIO NEYROT, dominicano e mártir. Nasceu na Itália e foi para a Tunísia, levado pelos piratas - seqüestrado, como diríamos hoje - a fim de trabalhar como escravo dos mouros. Conseguiu a liberdade e depois casou-se.

São Macário da Antioquia - 10 de Abril


São Macário da Antioquia
+1012
Macário recebeu esse nome por causa de seu tio e padrinho de batismo: o bispo de Antioquia. Mas dele não herdou apenas o nome, como também sua religiosidade e o destino: ser líder e ocupar um posto importante na Igreja.

Santa Madalena de Canossa - 10 de Abril



Santa Madalena de Canossa, fundadora das ‘Filhas da Caridade’

Santa Madalena de Canossa, pela vida de oração galgou degraus para uma mística profunda
A santa de hoje é fundadora das 'Filhas da Caridade', congregação que iniciou em Veneza, Itália. Nasceu em Verona, no ano de 1774 e faleceu com 61 anos. Mas viveu o céu já aqui, acolhendo a salvação e sendo canal dela para muitos. Perdeu cedo seus pais.

Últimas Notícias »

Últimas Notícias »

FONTEhttp://www.acidigital.com/

Jogador de futebol italiano se oferece para adotar um bebê abandonado

Foto: Facebook.com/AntonioFloroFlores

ROMA, 10 Abr. 14 / 11:40 am (ACI/EWTN Noticias).- O jogador de futebol italiano Antonio Floro Flores, pai de três filhos, ofereceu-se para adotar um bebê de poucos dias de nascido, que foi abandonado no trem Metrostar, ao leste de Nápoles (Itália).

O novo filme “O Filho de Deus” que conta a vida de Jesus estreia no dia 17 de abril nos cinemas brasileiros


Rio de Janeiro, 10 Abr. 14 / 11:56 am (ACI/EWTN Noticias).- No dia 17 de abril, por ocasião da Semana Santa, estreia nos cinemas brasileiros o filme “O Filho de Deus” que relata a vida de Jesus desde seu nascimento até a sua ascensão ao céu.

Papa Francisco: A Igreja grita “basta” ao tráfico de pessoas

Foto News.va

VATICANO, 10 Abr. 14 / 12:43 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Papa Francisco denunciou nesta quinta-feira que o tráfico de pessoas é um crime contra a humanidade, uma chaga no corpo de Cristo, e por isso a Igreja junto com as pessoas de boa vontade grita “basta!” e chama a unir esforços para socorrer às vítimas.

Sacerdote católico assassinado na Nicarágua - Tinha 42 anos

O Pe. Juan Francisco Blandón Meza ao centro (Foto Johanny Ubeda Facebook
Diocese de Jinotega)

MANÁGUA, 10 Abr. 14 / 12:59 pm (ACI/EWTN Noticias).- Um homem na Nicarágua assassinou a sua esposa e um sacerdote, quando ambos conversavam numa rua perto da casa do presbítero. O fato chocou a comunidade do município de Wiwilí no Estado de Jinotega (Nicarágua).

Jovens de São Paulo organizam vigília de oração pelo Dia Mundial da Juventude

Foto: Cartaz do evento (http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br/)

SÃO PAULO, 10 Abr. 14 / 06:03 pm (ACI).- Dando continuidade ao programa de Evangelização que o Papa Francisco propôs aos jovens na JMJ Rio 2013, a Pastoral Vocacional, a Dimensão Bíblico-catequética e o Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo (Região Episcopal Ipiranga), organizam no próximo sábado, 12, das 19h às 22h a “Noite de Oração” pelo Dia Mundial da Juventude. O ato será na Paróquia Nossa Senhora do Sião com as presenças do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, e do Padre Anísio Hilário, Vigário Episcopal para a Região Ipiranga.

Ex-secretário de João Paulo II assegura que seu pontificado esteve marcado pelo martírio

João Paulo II

ROMA, 10 Abr. 14 / 11:37 am (ACI/EWTN Noticias).- O Cardeal Stanislaw Dziwisz, Arcebispo de Cracóvia (Polônia), um dos colaboradores mais próximos do Beato Papa João Paulo II, assegura que a santidade do Pontífice polonês esteve também marcada pelo martírio.

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 10/04/2014

10 de Abril de 2014

ANO A


Jo 8,51-59

Comentário do Evangelho

Jesus ensina buscar a glória do Pai.

O trecho do evangelho de hoje é a conclusão da controvérsia entre Jesus e os judeus, no Templo de Jerusalém, antes da Páscoa. Guardar a palavra significa pô-la em prática. A palavra do Senhor é um sopro que faz viver. Permitir que essa palavra viva em nós e pôr em prática essa palavra é experimentar a vitória da vida sobre toda realidade de morte. Somente Deus pode fazer viver, não obstante as circunstâncias que nos cercam. Por isso, para o leitor que ouve a crítica dos judeus, a conclusão não pode ser outra senão a de que eles blasfemam, encerrados na dificuldade de ouvir atenta e detidamente as palavras de Jesus. Em razão dessa verdadeira surdez espiritual, eles fazem um juízo precipitado acerca daquilo que move e orienta toda a vida de Jesus. O nó de toda a controvérsia está no fato de que o filho não busca a própria glória, ao passo que certas pessoas, cristãos e judeus, no interior de sua própria fé e usando-a como justificativa buscam a sua própria glória. Essa busca de si é ainda muito mais destrutiva do qualquer outra, porque é religiosa. É o Filho que ensina a buscar a glória do Pai.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, coloca-me em sintonia com as palavras e o modo de pensar de teu Filho Jesus, para que eu possa compreender seus ensinamentos, sem deturpá-los.

Vivendo a Palavra

O Mestre mostra o caminho para a Vida em plenitude, que jamais verá a morte: guardar a sua Palavra. Palavra que é tesouro precioso, pérola rara que, pela fé, cremos ser o início, a fonte, a origem de tudo que existe. Paremos, extasiados e agradecidos diante do Mistério de Jesus Cristo, o Verbo de Deus encarnado.

Reflexão

O nosso Deus é o Deus da vida e da vida em abundância. Ele é causa de alegria para todos os que verdadeiramente crêem nele e em Jesus ele manifesta todo o amor que tem por nós. Assim sendo, Jesus, que é o Filho do Deus vivo, veio nos ensinar o caminho da verdadeira vida, por isso nos diz que quem guarda a sua palavra jamais verá a morte. E como todos nós desejamos a vida e nos alegramos com ela, Jesus também é a causa de nossa alegria, assim como foi a causa para Abraão exultar de alegria ao ver o seu dia, ao reconhecer o seu Deus como o Deus da vida. Aos que não acreditam nas verdades do Reino de Deus e rejeitam os valores evangélicos, só resta a revolta, a tristeza e a morte.

Recadinho


Você procura viver pensando na morte, que é certa, e na vida eterna que é uma conquista? - Tem consciência de que seus exemplos é que atraem outros à vivência da fé? - Você já teve oportunidade de defender alguém que foi injustiçado ou caluniado? - Em sua comunidade procura-se valorizar as pessoas pelas boas obras que realizam? - Você é daqueles que têm facilidade para jogar pedras nos outros sem ao menos ter conhecimento pleno da realidade dos fatos?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
http://www.a12.com/santuario-nacional/santuario-virtual/evangelho-do-dia/10/04/2014

Comentário do Evangelho

O SENHOR DA VIDA

A origem e o destino de Jesus foram motivo de controvérsia com os judeus. Por um lado, o Mestre proclamava: “Se alguém guarda a minha palavra, jamais verá a morte”. Por outro, afirmava: "Antes que Abraão existisse, Eu sou".
Seus adversários raciocinavam de maneira aparentemente lógica. Os personagens mais veneráveis do povo, como Abraão e os profetas, morreram. Acreditava-se na volta do profeta Elias, que fora arrebatado ao céu numa carruagem de fogo. Não se tinha, porém, notícia de alguém que não iria experimentar a morte. Com Jesus, não haveria de ser diferente. Quanto à sua origem, era suficiente considerar sua idade bastante jovem – "Ainda não tens cinqüenta anos..." – para se dar conta da falsidade de sua afirmação.
Este modo de pensar estava em total descompasso com a real intenção de Jesus. Referindo-se à morte, pensava em algo muito mais radical que a pura morte física. Suas palavras abririam caminho para a vida eterna, na comunhão plena com o Pai, para além das vicissitudes desta vida terrena. Ao referir-se à sua origem, não estava pensando no seu nascimento carnal, historicamente determinável, e sim na sua vida prévia, no seio do Pai. Neste sentido, pode-se dizer anterior ao patriarca Abraão, por possuir uma existência eterna.
Os inimigos de Jesus eram demasiados terrenos para compreender esta linguagem.
Oração
Pai, coloca-me em sintonia com as palavras e o modo de pensar de teu Filho Jesus, para que eu possa compreender seus ensinamentos, sem deturpá-los.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Assisti, ó Deus, aqueles que vos suplicam e guardai com solicitude os que esperam em vossa misericórdia, para que, libertos dos nossos pecados, levemos uma vida santa e sejamos herdeiros das vossas promessas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

REFLEXÕES DE HOJE


DIA 10 DE ABRIL – QUINTA


HOMILIA
ANTES QUE ABRAÃO EXISTISSE EU SOU! Jo 8,51-59
A origem e o destino de Jesus foram motivos de controvérsia com os judeus. Por um lado, o Mestre proclamava: "Se alguém guarda a minha palavra, jamais verá a morte". Por outro, afirmava: "Antes que Abraão existisse, Eu sou".
Seus adversários raciocinavam de maneira aparentemente lógica. Os personagens mais veneráveis do povo, como Abraão e os profetas, morreram. Acreditava-se na volta do profeta Elias, que fora arrebatado ao céu numa carruagem de fogo. Não se tinha, porém, notícia de alguém que não iria experimentar a morte. Com Jesus, não haveria de ser diferente. Quanto à sua origem, era suficiente considerar sua idade bastante jovem – "Ainda não tens cinqüenta anos" – para se dar conta da falsidade de sua afirmação.
Este modo de pensar estava em total descompasso com a real intenção de Jesus. Referindo-se à morte, pensava em algo muito mais radical que a pura morte física. Suas palavras abririam caminho para a vida eterna, na comunhão plena com o Pai, para além das vicissitudes desta vida terrena. Ao referir-se à sua origem, não estava pensando no seu nascimento carnal, historicamente determinável, e sim na sua vida prévia, no seio do Pai. Neste sentido, pode-se dizer anterior ao patriarca Abraão, por possuir uma existência eterna.
Os inimigos de Jesus eram demasiados terrenos para compreender esta linguagem.
Neste texto, temos a conclusão do tenso e longo diálogo de Jesus com os judeus em Jerusalém, por ocasião da festa das Tendas. Jesus mostra-se acolhedor e reafirma o dom da vida eterna, já: "Se alguém cumprir a minha palavra, nunca verá a morte". Contudo os judeus permanecem firmes em sua rejeição a Jesus, procurando apedrejá-lo.
Jesus, que cumpre a palavra do Pai, já vive a eternidade. Pois antes que Abraão existisse, Eu sou. Disse Jesus àquele povo e continua dizendo o mesmo hoje. Quando estas palavras encontrarem espaço em nossos corações, então significa que vivemos em comunhão eterna com Jesus e com o Pai ao cumprirmos sua palavra, no despojamento e na partilha, na mansidão, na acolhida ao irmão, na prática da misericórdia e da justiça que liberta e promove a vida.
Fonte Homilia Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla
HOMILIA DIÁRIA
As palavras do Senhor são de vida eterna!
O Senhor, um dia, se manifestou em nossa vida e, dia a dia, Ele vem nos apresentando e nos presenteando com a Sua Palavra; e as palavras do Senhor são de vida eterna!
”Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte” (João 8, 51).


Todos nós precisamos de vida. Temos a graça de viver, mas, muitas vezes, não é o fato de estarmos vivos, respirando, andando e caminhando que significa que temos a vida em nós. Quantas vidas opacas, sem gosto, sem sabor, sem sentido, sem direção! Quantas vidas sem luz interior há! Então não basta saber que estamos respirando! Algumas vezes, existem pessas que não estão caminhando, estão prostradas, doentes, acometidas por alguma enfermidade, mas estão vivas, estão em plena vivacidade e exprimem alegria interior, mesmo diante de um vale de lágrimas que as rodeia, porque encontraram o sentido da vida.
E qual é o sentido da vida? É guardar a Palavra de Jesus! Nós conhecemos, um dia, Jesus e Ele se manifestou em nossa vida e, dia a dia, Ele vem nos apresentando e nos presenteando com a Sua Palavra; e as palavras do Senhor são de vida eterna!
Não entenda ”palavras de vida eterna” com ganharmos um ”selinho” para, quando morrermos, irmos para o céu. Glória a Deus por isso [irmos para o céu]! Pois a palavra de vida eterna é trazer a eternidade para a nossa vida, é dar um sentido pleno à vida que nós estamos vivendo, de forma a não permitir que –, onde quer que nós estejamos, passando por aflições, dificuldades e provações devido a coisas que não deram certo – nossa vida seja transformada em um inferno e perdermos a alegria de viver. Jesus traz vida para a nossa vida, mesmo que estejamos passando por grandes aflições, sofrimentos e angústias.
Que possamos refletir sobre a nossa vida! Ela está sendo guiada, orientada, iluminada e conduzida pela Palavra de vida de Jesus ou estamos simplesmente caminhando nessa vida?
Senhor, só Tu tens palavras de vida eterna! Que as Tuas palavras conduzam e iluminem meus passos, e tragam luz ao meu coração, tragam vida interior a mim e deem sentido ao meu viver. Que as palavras de Jesus, hoje, ressuscitem quem estiver morto e paralisado! Que as palavras de Jesus, hoje, tragam vida e um sentido novo para o nosso viver!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.Facebook Twitter
http://homilia.cancaonova.com/homilia/as-palavras-do-senhor-sao-de-vida-eterna/

LEITURA ORANTE

Jo 8,51-59 - Identidade de Jesus



Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos os internautas,
presentes em todo o mundo:
Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia,  o texto: Jo 8,51-59, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem obedecer aos meus ensinamentos não morrerá nunca.
eles disseram:
- Agora temos a certeza de que você está dominado por um demônio! Abraão e todos os profetas morreram, mas você diz: "Quem obedecer aos meus ensinamentos não morrerá nunca." Será que você é mais importante do que Abraão, o nosso pai, que morreu? E os profetas também morreram! Quem você pensa que é?
Ele respondeu:
- Se eu elogiasse a mim mesmo, os meus elogios não valeriam nada. Quem me elogia é o meu Pai, o mesmo que vocês dizem que é o Deus de vocês. Vocês nunca conheceram a Deus, mas eu o conheço. Se eu disser que não o conheço, serei mentiroso como vocês; mas eu o conheço e obedeço ao que ele manda.Abraão, o pai de vocês, ficou alegre ao ver o tempo da minha vinda. Ele viu esse tempo e ficou feliz.
Você não tem nem cinqüenta anos e viu Abraão? - perguntaram eles.
Eu afirmo a vocês que isto é verdade: antes de Abraão nascer, "EU SOU"! - respondeu Jesus.
Então eles pegaram pedras para atirar em Jesus, mas ele se escondeu e saiu do pátio do Templo.

Jesus continua seu diálogo com as autoridades religiosas. Diz que seus ensinamentos, a sua verdade são garantia de vida eterna. E faz a mais clara definição de si: "Eu sou". Ele se declara superior a Abraão. Isto provoca a ira dos resistentes e irredutíveis doutores da Lei. A atitude é de agressão: "pegaram em pedras para atirar em Jesus".

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Ainda hoje, há muitas pessoas que rejeitam a vida plena oferecida por Jesus Cristo. Apegam-se a tantas coisas e a si próprias que , por orgulho e ou auto-suficiência, não aceitam a proposta renovadora de Jesus.
Disseram os bispos, em Aparecida:
"A própria natureza do cristianismo consiste, portanto, em reconhecer a presença de Jesus Cristo e segui-lo. Essa foi a maravilhosa experiência daqueles primeiros discípulos que, encontrando Jesus, ficaram fascinados e cheios de assombro frente a excepcional idade de quem lhes falava, diante da maneira como os tratava, coincidindo com a fome e sede de vida que havia em seus corações. O evangelista João nos deixou por escrito o impacto que a pessoa de Jesus produziu nos primeiros discípulos que o encontraram, João e André.  Tudo começa com uma pergunta: “que procuram?” (Jo 1,38). A essa pergunta seguiu um convite a viver uma experiência: “venham e verão” (Jo 1,39). Esta narração permanecerá na história como síntese única do método cristão."(DAp 244)

3.Oraçã
o (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo com a:
 Oração da Campanha da Fraternidade de 2014
 Ó Deus, sempre ouvis o clamor do vosso povo
e vos compadeceis dos oprimidos e escravizados.
Fazei que experimentem a libertação da cruz
e a ressurreição de Jesus.
Nós vos pedimos pelos que sofrem
o flagelo do tráfico humano.
Convertei-nos pela força do vosso Espírito,
e tornai-nos sensíveis às dores destes nossos irmãos.
Comprometidos na superação deste mal,
vivamos como vossos filhos e filhas,
na liberdade e na paz.
Por Cristo nosso Senhor.
Amém!

4. Contemplação (Vida e Missão)
Meu novo olhar é de acolhimento à vida plena que Jesus me oferece.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp

Oração Final
Pai Santo, nós queremos continuar crianças em teu Reino. Somente as crianças são capazes de se encantar diante dos fatos simples da vida, e nós tememos ‘crescer’ e nos acostumarmos, perdendo a admiração por tua misericórdia infinita, que nos ofereceu teu próprio Filho, o Cristo Jesus. Ele, que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.