segunda-feira, 5 de setembro de 2022

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

Como agir diante de um pecado público | (1Cor 5, 1-8) #867 - Meditação da Palavra - Frei Gilson



Uma dura exigência de Jesus | (Lc 14, 25-33) #866 - Meditação da Palavra - Frei Gilson



Cuidado para não inchar de orgulho | (1Cor 4, 6-15) #865 - Meditação da Palavra - Frei Gilson



Mãe Maria | Dom Walmor – 05/09/2022


Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 5 de set. de 2022

Mãe Maria | Dom Walmor – 04/09/2022


Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 4 de set. de 2022

Mãe Maria | Dom Walmor – 03/09/2022


Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 3 de set. de 2022

Homilia Diária - 05.09.2022 | “Estende a tua mão” - Padre Roger Araújo


Canal do Youtube: Padre Roger Araújo

(Lc 6,6-11)

Aconteceu num dia de sábado que Jesus entrou na sinagoga, e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca. Os mestres da Lei e os fariseus o observavam, para ver se Jesus iria curá-lo em dia de sábado, e assim encontrarem motivo para acusá-lo. Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: “Levanta-te, e fica aqui no meio”. Ele se levantou, e ficou de pé. Disse-lhes Jesus: “Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?”
Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: “Estende a tua mão”. O homem assim o fez e sua mão ficou curada. Eles ficaram com muita raiva, e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus.

Homilia Diária - 04.09.2022 | "Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim" - Padre Roger Araújo


Canal do Youtube: Padre Roger Araújo

(Lc 14,25-33)

Naquele tempo, grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: “Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.
Com efeito, qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’
Ou ainda: Qual o rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz.
Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”

Homilia Diária - 03.09.2022 | "O Filho do Homem é senhor também do sábado” - Padre Roger Araújo


Canal do Youtube: Padre Roger Araújo

(Lc 6,1-5)

Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. Então alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?”
Jesus respondeu-lhes: “Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães”. E Jesus acrescentou: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”.

Palavra da Salvação, 05/09/2022 com o Padre Vitor Hugo


Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 4 de set. de 2022

Segunda-feira, 23ª Semana do Tempo Comum
Observavam, para verem se Jesus curaria em dia de sábado.

Evangelho (Lc 6,6-11)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Aconteceu num dia de sábado que 6Jesus entrou na sinagoga, e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca. 7Os mestres da Lei e os fariseus o observavam, para ver se Jesus iria curá-lo em dia de sábado, e assim encontrarem motivo para acusá-lo. 8Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: “Levanta-te, e fica aqui no meio”. Ele se levantou, e ficou de pé. 9Disse-lhes Jesus: “Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?”
10Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: “Estende a tua mão”. O homem assim o fez e sua mão ficou curada. 11Eles ficaram com muita raiva, e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

A Voz do Pastor, 04/09/2022 com o Cardeal Orani João Tempesta


Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 1 de set. de 2022

23º Domingo do Tempo Comum, Ano C
Se não renunciar, não pode ser meu discípulo!

Anúncio do Evangelho (Lc 14,25-33)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 25grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.
28Com efeito, qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’
31Ou ainda: Qual o rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz.
33Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Palavra da Salvação, 03/09/2022 com o Padre Vitor Hugo


Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 2 de set. de 2022

Sábado, 22ª Semana do Tempo Comum
Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?

Evangelho (Lc 6,1-5)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

1Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. 2Então alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?”
3Jesus respondeu-lhes: “Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? 4Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães”. 5E Jesus acrescentou: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia Diária | O culto ao próprio umbigo (Segunda-feira da 23.ª Semana do Tempo Comum) - Padre Paulo Ricardo


Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 4 de set. de 2022

Nada é mais pernicioso à vida cristã do que uma intenção torcida, que faz passar por devoção e zelo religioso o desejo, oculto e nem sempre confessado, de cultuar a própria imagem, fazendo de Deus um espectador da nossa “virtude” e um mordomo dos nossos caprichos. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 5 de setembro, e deixemos que Cristo nos revele a nossa miséria e vergonha, para que, conscientes do que realmente estamos buscando, ordenemos os nossos afetos e comecemos a servir a Deus de reto coração.

Homilia | Quem entrega tudo a Cristo, nada perde! (23.º Domingo do Tempo Comum) - Padre Paulo Ricardo


Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 3 de set. de 2022

Ao dizer que precisamos nos desapegar deste mundo para ser seus discípulos, Jesus não está pregando um moralismo vazio, como quem impõe um rol de exigências arbitrárias. O que Ele faz é deixar claro que só conseguiremos realmente nos encontrar com o amor de Deus quando abrirmos mão de nossos apegos deste mundo. Ouça a homilia deste domingo e deixe ecoar em seu coração aquilo que o próprio Senhor está lhe pedindo: “Desapegue-se e nada perderá! Tudo reencontrará no Cristo e poderá amar como ninguém antes amou”.

Homilia | Sem oração não existe pastoreio (Memória de São Gregório Magno, Papa e Doutor da Igreja) - Padre Paulo Ricardo


Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 2 de set. de 2022

A vida espiritual do cristão costuma passar por duas grandes fases: a primeira, predominantemente ascética, consiste no exercício das virtudes e na purificação do coração; a segunda, finalidade da primeira, é a vida propriamente contemplativa, pela qual — como homens novos nascidos em Cristo — enfim nos unimos ao nosso Amado. Tudo isso, porém, exige do fiel um sério compromisso de comunicar a mais almas a alegria que é estar unido a Jesus. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 3 de setembro, e, a partir dos conselhos de São Gregório Magno, comece hoje mesmo a ter vida de oração!

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 6,6-11 - 05/09/2022


Cure o seu coração e acolha o próximo com misericórdia

“Então, Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: ‘Estende a tua mão.’ O homem assim o fez e sua mão ficou curada” (Lucas 6,10).



Meus irmãos, o episódio do Evangelho de hoje mostra, mais uma vez, o Senhor, num dia de sábado, realizando uma cura; e é claro que Seus adversários, Seus opositores, os mestres da Lei e os fariseus não gostavam dessas atitudes do Senhor, porque era dia de sábado. Porém, Jesus ensina, mais uma vez, que a lei da caridade está acima da lei pela lei, e era justo que aquele homem fosse curado.
Imaginemos: nós que temos as nossas mãos, se acontecesse alguma coisa com uma delas, nós sentimos, não é? Com ela nós dirigimos, cozinhamos, ajudamos alguém; com ela nós realizamos trabalhos. Aquele homem estava com a mão seca. Aquele homem estava impossibilitado de um trabalho, aquele homem era visto como amaldiçoado por conta da mão seca.

Que o Senhor toque o nosso coração, que deixe de ser um coração seco

Mas, meus irmãos, o pior não era a mão seca daquele homem, e sim o coração seco daquele mestre da Lei, daquele fariseu, porque o coração seco não acolhia Jesus, o coração seco não conseguia enxergar a caridade que deveria ser feita aquele homem. Jesus, ao curar a mão seca daquele homem, queria também curar o coração seco do fariseu,  o coração seco daquele mestre da Lei.
Meus irmãos, permitamos que o Senhor também cure o nosso coração para que enxerguemos que o outro necessita de misericórdia, que o outro necessita do nosso amor, que o outro necessita da nossa partilha. Que, com o coração curado, também estendamos as nossas mãos àqueles que mais necessitam.
Jesus curou a mão seca daquele homem, mas Ele queria curar e quer curar o meu coração e o seu coração! Estendamos o nosso coração ao Cristo, se ele está seco, por causa da inveja, por causa da ingratidão, que o Senhor cure o nosso coração petrificado pelo ódio, pela raiva. Que o Senhor toque o nosso coração, que deixe de ser um coração seco, para ser o coração que ama e que olha o outro com misericórdia.
A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Márcio Prado
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.