domingo, 20 de outubro de 2024

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

OUTUBRO ROSA!! PREVINA-SE!!! Faça o auto exame! Vista você também esta ideia!

LEITURA ORANTE DO DIA 20/10/2024



LEITURA ORANTE

Mc 10,35-45: "Quem quiser ser grande, seja servo" - 98º Dia Mundial das Missões


- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Hoje celebramos o 98º Dia Mundial das Missões com o tema:
Ide e convidai a todos para o banquete (cf. Mt 22, 9)

Preparamo-nos  para a Leitura, rezando:
Jesus,
Sois o Mestre e a Verdade:
iluminai-nos, para que melhor compreendamos
as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho:
fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida:
transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos
abundantes de santidade e missão.
(Bv. Alberione)

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente: Mc 10,35-45,
o e observamos pessoas, palavras, relações, lugares.
35 Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir”. 36 Ele perguntou: “O que quereis que eu vos faça?” 37 Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda quando estiveres na tua glória!” 38 Jesus então lhes disse: “Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” 39 Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40 Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”. 41 Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42 Jesus chamou os doze e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43 Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande seja vosso servo; 44 e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos. 45 Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos”.
Compreendendo o texto
Tiago e João pedem a Jesus um favor. Um favor pretensioso: queriam sentar-se à direita e à esquerda do Mestre no Reino glorioso. Os filhos de Zebedeu sonham com honrarias, status, poder, destaque. Querem estar acima dos demais apóstolos. A tentação de poder, sempre existiu no mundo. No grupo de Jesus, que sempre procurou servir, também ela aparece.  E Jesus lhes diz mais uma vez que seu Reino não é este que eles sonham. É um Reino onde quem quer ser mais importante serve aos demais e quem quer ser o primeiro deve se tornar o último.  A comunidade do Mestre rege-se por critérios e atitudes opostas aos critérios do mundo.  A ambição e o desejo de ser o melhor e o maior são substituídos pelo espírito de serviço. Não no sentido de que o serviço é exercido para obter o primeiro lugar, mas no sentido de que no serviço reside a dignidade. A referência ao cálice e ao batismo pode ser interpretada como a Eucaristia e o batismo como participação no mistério pascal de Cristo. O Mestre convida Tiago e João a reverem seu pedido a partir de uma revisão da mentalidade. E a assumirem os critérios do Reino.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Nossa vida reflete as atitudes de Tiago e João?
O nosso Projeto de vida traz os critérios do Mestre Jesus Cristo?
Os bispos da América Latina nos animam. Disseram:
“Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria;
segui-lo é uma graça,
e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor,
ao nos chamar e nos eleger, nos confiou.” (DAp 18)

3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Vamos também nós pedir mais fé, cantando com o Pe. Zezinho:

Do jeito de André e de Pedro
E de Mateus e Simão, Tiago menor e Tadeu
De Tiago maior e João
De Bartolomeu e Felipe, do jeito que tinha Tomé
E depois do jeito de Paulo
Ando pedindo mais fé

Sabes que eu já creio, mas ainda não é suficiente
Ilumina a minha mente e aumenta a minha fé
Mais conteúdo Senhor
Quero mais filosofia, quero mais sabedoria
Quero mais informação
Quero mais teologia, quero mais conhecimento
Quero mais embasamento para alicerçar a minha oração

Rezemos 
Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
nós Vos louvamos e bendizemos
pela Vossa comunhão,
princípio e fonte da missão.
Ajudai-nos, à luz do Evangelho da paz,
testemunhar com esperança,
um mundo de justiça e diálogo,
de honestidade e verdade,
sem ódio e sem violência.
Ajudai-nos a sermos todos irmãos e irmãs,
seguindo Jesus Cristo
rumo ao Reino definitivo.
Amém.

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos e o coração do Mestre.
Vamos eliminar do nosso modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme os critérios de Jesus Mestre. Vamos abrir as mãos para servir.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp

A Palavra entre nós - 20 de outubro, 29º Domingo do Tempo Comum


20 de outubro, 29º Domingo do Tempo Comum


– Hoje é dia 20 de outubro, 29º domingo do Tempo Comum.

– Na sociedade, as relações de poder são muito evidentes. A maioria das pessoas quer poder, visibilidade, lugar de destaque. Esse tipo de comportamento não condiz com o ensinamento cristão, que busca inverter essa ordem e esse sistema excludente e injusto, colocando o serviço ao próximo como algo primordial para um mundo melhor, um mundo de relações fraternas e sem competições. Tiago e João, os filhos de Zebedeu, discípulos de Jesus, queriam que Jesus lhes concedesse um lugar de destaque, um lugar privilegiado. Esse pedido é provocador e mostra que eles não tinham muita clareza do que significava seguir Jesus, nem sabiam o que estavam pedindo. Jesus não promete privilégios a ninguém. Esses discípulos estavam reproduzindo comportamentos sociais, deste mundo. Peça ao Senhor a graça de estar a serviço gratuito, por amor aos irmãos e irmãs.

– Escute o Evangelho Segundo Marcos, Capítulo 10, versículos 35 a 45:

Naquele tempo, Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: "Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir". Ele perguntou: "O que quereis que eu vos faça?" Eles responderam: "Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!" Jesus então lhes disse: "Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?" Eles responderam: "Podemos". E ele lhes disse: "Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado". Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. Jesus os chamou e disse: "Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos".

– Neste mundo, as pessoas buscam privilégios, mas na companhia de Jesus isso é inconcebível. No mundo em que vivemos, as relações são pautadas em interesses pessoais de poder e privilégios. Poucos estão dispostos a servir. Jesus deixa claro que segui-lo não é garantia de benesses e recompensas. Muitos cristãos ainda não se deram conta e, por isso, continuam a buscar e a seguir Jesus interessados em alguma coisa, algum benefício próprio. O discípulo é aquele que deve servir a todos, pois somente quem se coloca a serviço se torna grande diante de Deus. Assim, aquele que quiser ser o primeiro para Deus, que seja o servidor de todos, começando por servir aqueles que ninguém serve. Jesus mostra que na sua companhia o poder é o serviço. Mostra que ele não veio para ser servido, mas para servir e quem quiser ser seu discípulo deve fazer o mesmo. Converse com Deus sobre como ser discípulo, discípula de verdade no serviço aos irmãos.

- Você busca seguir Jesus na prática do serviço aos irmãos? Como discípulo(a) do Senhor tem consciência de que poder em Cristo é estar em serviço, ser servidor(a)? No seguimento de Jesus, você busca ser fiel à sua causa de amar e servir a todos?

– ... “Quem quiser ser o maior, no meio de vós, seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro, no meio de vós, seja o servo de todos...” somente, assim você será autêntico seguidor de Jesus, que não veio para ser servido, mas servir e dar a vida por todos. Diz o poema Servir, de Fontinele

Servir mais do que ser servido.
Colocar-se a disposição do próximo, a serviço do Reino de Deus, na defesa da vida, na preservação da criação, no direito e na justiça.
Fazer-se servo de todos, simples e humilde.
Amar mais que ser amado, perdoar mais que ser perdoado.
Ser o último de todos, ser aquele que serve a todos.
A grandeza consiste em cuidar.
Ser grande diante de Deus e dos irmãos é tornar-se verdadeiramente servidor.
Dar à vida em favor da vida.
Não buscar vantagens, nem tão pouco honrarias.
Quem quer ser reconhecido deve aprender a servir.
A glória vem da humildade e do suor da caridade.
É preciso ter compaixão, socorrer a quem precisa.
Jesus nos dá a sua vida, libertando-nos do mal, da ambição, da busca do primeiro lugar.
A vida vale pela solidariedade e não pelo poder, pela posse, pelo privilégio, pela distinção.
O primeiro lugar será do amor, da entrega da própria vida.

– Termina sua oração pedindo ao Senhor que lhe dê a sabedoria para amar e servir, testemunhando o verdadeiro seguimento de Jesus; não buscando privilégios e poder, mas sendo presença dos valores do Evangelho da Graça de Deus.

– “SENHOR te abençoe e te guarde.
O SENHOR faça brilhar sobre ti a sua face e te seja propício.
O SENHOR volte para ti o seu rosto e te dê a paz.”


Liturgia do Dia - Homilia de hoje - Palavra do Dia - Padre Adriano Zandoná - (Mc 10,35-45) (20/10/24)



Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná

Publicado em 20 de out. de 2024

Escravo de todos | (Marcos 10, 35-45) #2139 - Frei Gilson




Publicado 20 de out. de 2024

Construção de um mundo solidário | Mãe Maria (20/10/2024) - Dom Walmor



Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 20 de out. de 2024

Homilia Diária - 20.10.2024 | "Quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos." - Padre Roger Araújo



Canal do Youtube: Padre Roger Araújo

Publicado em 20 de out. de 2024

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 10,35-45

Naquele tempo, 35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir”. 36Ele perguntou: “O que quereis que eu vos faça?”
37Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!”
38Jesus então lhes disse: “Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” 39Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”.
41Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos”.

20.10 • LÍDER SERVIDOR - #minisermao - Mc 10,35-45 - Padre Joãozinho



Canal do Youtube: Padre Joãozinho

Publicado em 19 de out. de 2024


Pe. Joãozinho, scj - #minisermao - (20/10/24) - LÍDER SERVIDOR

Um cargo pode dar prestígio e poder, mas apenas o serviço dá autoridade! Jesus foi um líder servidor. Quando Tiago e João pediram os primeiros lugares no Reino, um lugar à direita e outro à esquerda, Jesus disse que não era de sua competência dar esse tipo de glória, mas que eles precisavam beber o cálice do sangue, da cruz, do sofrimento e do serviço. Aos poucos, eles foram entendendo o que significa dar a vida para ter vida, ser o último para ganhar o primeiro lugar, ser o servo de todos para receber autoridade (Mc 10,35-45).

Fonte do texto: Recebido via WhatsApp

A Voz do Pastor, 20/10/2024 com o Cardeal Orani João Tempesta



Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 17 de out. de 2024

29º Domingo do Tempo Comum

Evangelho (Mc 10,35-45)

Naquele tempo, 35 Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: "Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir". 36 Ele perguntou: "O que quereis que eu vos faça?" 37 Eles responderam: "Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!" 38 Jesus então lhes disse: "Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?" 39 Eles responderam: "Podemos". E ele lhes disse: "Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40 Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado". 41 Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42 Jesus os chamou e disse: "Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43 Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; 44 e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. 45 Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos".

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia Dominical | A oração que não agrada a Deus (29º Domingo do Tempo Comum) - Padre Paulo Ricardo



Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 19 de out. de 2024

Um verdadeiro cristão, ao rezar, crucifica a sua vontade, submetendo-a aos desígnios de Deus. Afinal, foi assim que o próprio Cristo ensinou-nos a orar: Seja feita a vossa vontade. No entanto, assim como fizeram Tiago e João no Evangelho deste domingo, muitos cristãos fazem orações que mais parecem um pecado, pois impõem exigências a Deus como se Ele fosse um mero serviçal. Quem reza assim, ao invés de agradar a Deus, termina agradando ao demônio. Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este domingo e aprenda de Cristo a conformar sua vontade a do Pai, pois sem isso ninguém poderá participar da Bem-aventurança eterna.

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mc 10,35-45 - 20/10/2024


Olhar somente a ti, Jesus

“Mestre, queremos que façais por nós o que vamos pedir. Ele perguntou, o que queres que eu vos faça? Eles responderam, deixa-nos sentar um à tua direita e o outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda, é para aqueles a quem foi reservado.” (Marcos10,35)


Irmãos e irmãs, diante da atitude dos discípulos, nós vemos duas realidades importantes que tocam a nossa existência humana, o êxito e o fracasso. Mas para isso, meus irmãos, precisamos nos perguntar: o que nós precisamos para dar sentido a nossa vida?
O Evangelho nos ajuda a abandonar todos os nossos projetos de poder e grandeza, porque é isso que o Evangelho nos mostra neste momento, os discípulos que estavam procurando poder e grandeza. E Jesus está nos pedindo para abandonarmos toda essa realidade humana.

Olhar fixo

Nós precisamos ser servos a aprender com o sofrimento, com o desprezo, como nosso Senhor que foi exaltado e foi glorificado, mas passou pela humilhação.
Meu irmão e minha irmã, nós devemos buscar não as glórias deste mundo, devemos tirar da nossa vida o que nos leva e nos distancia daquilo que é o essencial, a vida eterna. Enquanto estivermos com os nossos olhos ainda fixos nas grandezas, no poder deste mundo, nós vamos perder o essencial. E por isso, meus irmãos, aprender o caminho da humildade, do sacrifício e da entrega de si mesmo, como nosso Senhor assim o fez, apostar no amor, apostar no serviço, porque quem não é humilde busca estabelecer, na sua vida, aquilo que chamamos, no ditado popular, de mania de grandeza. O cristão deve caminhar nos passos que Jesus caminhou. Dessa forma, seremos luz que brilha no meio deste mundo.
Abandonemos todo tipo de grandeza para ganhar a vida eterna, e que o Senhor nos ajude, que o Senhor nos inspire, que o Senhor nos dê vida, força, ousadia, coragem para podermos caminhar na vontade de Deus e também sob a ação do Espírito Santo. Padre Jonas dizia, aqui para nós da Comunidade Canção Nova, em alguns momentos, que ele estava com a comunidade, dizia que é preciso perder para ganhar.
É assim que nós devemos gestar o nosso coração, com humildade, amor e serviço. Que nosso Senhor nos ajude, que Ele nos dê a graça e sermos cheios do Espírito Santo para fazer a vontade de Deus.
Que Deus o abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Padre Ricardo Rodolfo
Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.