sábado, 9 de agosto de 2025

LITURGIA DIÁRIA - 09/08/2025


Tema do dia

SENHOR DÁ-NOS CORAGEM E FORÇA PARA AMPARAR OS POBRES E MARGINALIZADOS

Nossa relação com Deus não pode estar fundamentada em uma fé e em um amor limitados. Amemos a Deus com todo o nosso ser e peçamos que ele nos ajude a crer nele e amá-lo sempre mais.
Fonte: Arquidiocese BH em 07/08/2021

As palavras dos Papas

No terreno preparado pelos profetas, o Novo Testamento apresenta Jesus Cristo como Esposo para o novo Povo de Deus: é ele aquele "redentor, o Santo de Israel" previsto e anunciado de longe; é nele que as profecias se cumpriram: o Cristo-Esposo. [...] Também na parábola das dez virgens, "que, pegando suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo" (Mt 25, 1), encontra-se a analogia nupcial usada por Jesus para fazer compreender seu pensamento sobre o reino de Deus e a Igreja em que ele se concretiza. Encontra-se ali também a sua insistência sobre a necessidade da disposição interior, sem a qual não se pode participar do banquete de núpcias. Nesta parábola, Jesus nos chama à prontidão, à vigilância e ao compromisso fervoroso na espera do Noivo. Apenas cinco das dez virgens se prepararam para que suas lâmpadas permanecessem acesas até a chegada do Noivo. As outras, imprudentes, ficaram sem óleo. "O Noivo chegou e as que estavam prontas entraram com ele para o banquete de núpcias. E fechou-se a porta" (Mt 25, 10). É uma referência delicada, mas inequívoca, ao destino daqueles que carecem de disposição interior para o encontro com Deus, e, portanto, de fervor e perseverança na espera. É uma referência, então, ao risco de ter a porta fechada na própria cara. Mais uma vez, encontramos o chamado ao senso de responsabilidade diante da vocação cristã. (Papa São João Paulo II, Audiência Geral de 11 de dezembro de 1991)

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Sábado, 18ª Semana do Tempo Comum, Ano Ímpar (I)
Cor: Verde


Primeira Leitura (Dt 6,4-13)
18ª Semana do Tempo Comum | Sábado - 09/08/2025

Leitura do Livro do Deuteronômio.

Moisés falou ao povo, dizendo: “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. E trarás gravadas em teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno. Tu as repetirás com insistência aos teus filhos e delas falarás quando estiveres sentado em tua casa, ou andando pelos caminhos, quando te deitares, ou te levantares.
Tu as prenderás como sinal em tua mão e as colocarás como um sinal entre os teus olhos; tu as escreverá nas entradas da tua casa e nas portas da tua cidade.
Quando o Senhor te introduzir na terra que prometeu com juramento a teus pais, Abraão, Isaac e Jacó, que te daria, com cidades grandes e belas que não edificaste, casas cheias de toda espécie de bens que não acumulaste, cisternas já escavadas que não cavaste, vinhas e oliveiras que não plantaste; e quando comeres e te fartares, então, cuida bem de não esqueceres o Senhor que te tirou do Egito, da casa da escravidão. Temerás o Senhor teu Deus, a ele servirás e só pelo seu nome jurarás”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório Sl 17(18),2-3a.3bc-4.47 e 51ab (R. 2)
18ª Semana do Tempo Comum | Sábado - 09/08/2025

— Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salvação.
— Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salvação.

— Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força, minha rocha, meu refúgio e Salvador! Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, minha força e poderosa salvação.
— Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, sois meu escudo e proteção: em vós espero! Invocarei o meu Senhor: a ele a glória! E dos meus perseguidores serei salvo!
— Viva o Senhor! Bendito seja o meu Rochedo! E louvado seja Deus, meu Salvador! Concedeis ao vosso rei grandes vitórias e mostrais misericórdia ao vosso Ungido.

Evangelho (Mt 17,14-20)
18ª Semana do Tempo Comum | Sábado - 09/08/2025



Senhor, tem misericórdia de meu filho

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Jesus Cristo Salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, chegando Jesus e seus discípulos junto da multidão, um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se e disse: “Senhor, tem piedade de meu filho. Ele é epiléptico, e sofre ataques tão fortes que muitas vezes cai no fogo ou na água. Levei-o aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo!”
Jesus respondeu: “Ó gente sem fé e perversa! Até quando deverei ficar convosco? Até quando vos suportarei? Trazei aqui o menino”. Então Jesus o ameaçou e o demônio saiu dele. Na mesma hora, o menino ficou curado.
Então, os discípulos aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram em particular: “Por que nós não conseguimos expulsar o demônio?”
Jesus respondeu: “Porque a vossa fé é demasiado pequena. Em verdade vos digo, se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, direis a esta montanha: ‘Vai daqui para lá’ e ela irá. E nada vos será impossível”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração pardepois dler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

Augusta Rainha do céu


Augusta Rainha
Aline Brasil

Ó Augusta Rainha do céu, soberana dos anjos
Recebeste de Deus o poder e a missão
De pisar a cabeça do mal e por isso rogamos a vós
Que envieis o exército celeste para nos ajudar

Salve Maria, Augusta Rainha do céu
Ao teu comando os anjos batalharão e vencerão
Salve Maria Augusta Rainha do céu
Ao teu comando os anjos batalharão e vencerão

Perseguindo os demônios, combatendo todos eles
Reprimindo sua audácia, precipitando no abismo

Salve Maria, Augusta Rainha do céu
Ao teu comando os anjos batalharão e vencerão
Salve Maria Augusta Rainha do céu
Ao teu comando os anjos batalharão e vencerão


Canal do Youtube: Aline Brasil


Imaculado Coração de Maria, sede a nossa salvação! - Walmir Alencar - Cenáculo de amor


Dia da semana: Sábado - Dedicado a - Nossa Senhora - Imaculado Coração de Maria - Oração poderosa a Nossa Senhora de Fátima


Oração poderosa a Nossa Senhora de Fátima

Santíssima Virgem,
que nos montes de Fátima
vos dignastes revelar a três pastorinhos
tesouros de graças
contidos na prática do vosso santo Rosário,
incuti profundamente em nossa alma
o apreço em que devemos ter esta devoção,
a vós tão querida,
a fim de que, meditando os mistérios da Redenção,
que neles se comemoram,
nos aproveitemos de seus preciosos frutos
e alcancemos a graça (Faça o pedido)
que vos pedimos,
se for para a glória de Deus
e proveito de nossas almas.
Assim seja.

Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.


Dia da semana: Sábado - Dedicado a - Nossa Senhora - Imaculado Coração de Maria - Consagração da família ao Imaculado Coração de Maria


Consagração da família ao Imaculado Coração de Maria

Ó Maria, Virgem poderosa, Rainha do céu e Refúgio dos pecadores! Ao vosso Coração Imaculado nos consagramos.
Consagramos-vos o nosso ser e a nossa vida inteira, tudo quanto temos, amamos e somos. Consagramos-vos o nosso corpo, o nosso coração, a nossa alma, o nosso lar, nossa família a nossa pátria.
Desejamos que tudo quanto em nós existe e nos rodeia seja vossa e vos pertença e partilhe os benefícios das vossas bênçãos maternais. E, a fim de esta consagração ser inteiramente eficaz e duradoura, renovamos hoje, aos vossos pés, ó Maria, as promessas do nosso batismo e da nossa primeira Comunhão, comprometendo-nos, de novo, a confessar sempre e corajosamente as verdades da fé e a viver como católicos plenamente submetidos a todos os ensinamentos do Papa e dos bispos.
Renovamos o nosso propósito de observar os preceitos da lei de Deus e santificar, quanto possível, a nossa vida com as consoladoras práticas da religião cristã, especialmente com a sagrada Comunhão e a reza diária do terço.
Prometemos finalmente, ó gloriosa Mãe de Deus, votar o amor do nosso coração e as energias do nosso espírito ao serviço do vosso culto, a fim de apressar e garantir, pelo reinado do coração de Jesus em nossas almas, em nosso próximo, em nossa pátria e no mundo inteiro.


GOTAS DE MISERICÓRDIA - Diário de Santa Faustina §320, 331, 379, 427, 1578, 1663, 1682, 1683, 1685, 1688, 1697, 1714, 1728, 1731



Diário de Santa Faustina §320, 331, 379, 427, 1578, 1663, 1682, 1683, 1685, 1688, 1697, 1714, 1728, 1731

Palavras de Nosso Senhor à sua serva:

Diz aos pecadores....

Diz aos pecadores que sempre espero por eles, presto atenção ao pulsar dos corações deles, para ver quando batem por Mim. (D. 1728)

A verdadeira grandeza da alma está no amor e na humildade. (D. 427)

Limites…

Sou três vezes Santo e abomino o menor pecado... quando a alma se arrepende, não há limites para a Minha generosidade com ela. (D. 1728)

Envolvente…

A Minha misericórdia envolve e justifica. (D. 1728)

Terço…

Recita o terço que te ensinei, que a tempestade cessará (…) Por ele conseguirás tudo, se o que pedires estiver de acordo com a Minha Vontade. (D. 1731)

As tuas orações são aceitas por outras intenções, mas não posso retirar essa pequena cruz, até que reconheçam o seu significado. (D. 1714)

Nas horas difíceis…

A ti compete te submeter à Minha vontade, e mais ainda nesses momentos, do que em qualquer outra ocasião. (D. 1697)

Mar de bênçãos

A oração da alma humilde e amante desarma a ira de Meu Pai e alcança um mar de bênçãos. (D. 320)

Reflete…

Minha filha, olha para o Meu misericordioso Coração e reflete a Sua compaixão em teu próprio coração e em tuas ações, para que tu mesma, que anuncias ao mundo a Minha misericórdia, possas ser inflamada n’Ela. (D. 1688)

O Bom conselho…

Confia tudo a Mim … não peças nada sem pedir o Meu conselho. (D. 1685)

Coração que sofre

O Meu Coração sofre (…) porque até as almas eleitas não compreendem como é grande a Minha misericórdia. (D. 379)

O sacerdote…

O sacerdote quando Me substitui, não é ele que age, mas Eu através dele, e os seus desejos são Meus desejos. (D.331)

Desejo de Deus…

Se recorresse a Mim, Eu a ajudaria a purificar o coração… Mas, sem o seu conhecimento e consentimento não posso governar-lhe o coração. (D. 1683)

O Pai não desiste…

Existem almas qua arruínam os Meus esforços, mas não desanimo. Todas as vezes que recorrem a Mim, apresso-Me em dar-lhes ajuda, amparando-as com a misericórdia… (D. 1682)

Desejo…

Desejo que as almas se distingam por uma ilimitada confiança na Minha misericórdia. (D. 1578)

Meu Coração…

Olha para o Meu Coração cheio de amor e misericórdia para com os homens, especialmente para com os pecadores. Contempla e penetra na Minha Paixão.
(D. 1663)

JESUS, EU CONFIO EM VÓS!!!







GOTAS DE MISERICÓRDIA - Diário de Santa Faustina §1446





Diário de Santa Faustina §1446

"O Senhor me disse: Não te preocupes com o procedimento dos outros. Tu deves proceder como Eu te mando; deves ser a Minha Imagem viva pelo amor e pela caridade. Respondi: "Senhor, mas muitas vezes abusam da minha bondade." — Não importa, filha Minha. Não te preocupes com isso, tu deves sempre ser caridosa para com todos, especialmente para com os pecadores."

JESUS, EU CONFIO EM VÓS!!!



TERÇO DA MISERICÓRDIA









TERÇO DA MISERICÓRDIA

"Quando rezarem este Terço junto aos agonizantes, Eu me colocarei entre o Pai e a alma agonizante, não como justo Juiz, mas como Salvador misericordioso".

JESUS, EU CONFIO EM VÓS!!!

APRENDA A REZAR O TERÇO DA MISERICÓRDIA

Para ser rezado nas contas do terço
No começo:

Pai nosso, que estais no céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espirito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna Amém.

Nas contas de Pai Nosso, dirás as seguintes palavras usando o terço de Maria:

Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro.

Nas contas de Ave Maria rezarás as seguintes palavras:

Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.

No fim, rezarás três vezes estas palavras:

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro” (Diário, 476)