quarta-feira, 7 de maio de 2014

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 08/05/2014

8 de Maio de 2014

ANO A


Jo 6,44-51

Comentário do Evangelho

Para que o mundo tenha vida em plenitude.

Deus criou o ser humano à sua imagem e semelhança. Enquanto criaturas de Deus, cada um possui em si mesmo algo que o faz tender para ele. Esse dinamismo não suplanta a liberdade do ser humano, pois o homem pode resistir à atração de Deus, como pode, livremente, ceder a essa mesma atração. Por essa inclinação Deus nos faz viver. É o que Deus declara no livro do profeta Jeremias: “Com amor eterno eu te amei, por isso te atraí” (31,3). O Pai que nos amou primeiro é quem nos coloca no seguimento do seu Filho. Realiza a vontade de Deus quem aceita Jesus como enviado de Deus e permanece com ele. Na releitura cristã do Antigo Testamento, o maná era, como já dissemos, somente figura do pão que Deus, agora, dá ao seu povo. Nenhum alimento pode livrar quem quer que seja da morte. Somente o pão descido do céu é que livra da morte. O pão descido do céu é a carne de Jesus, isto é, a sua existência histórica e terrena, sua vida entregue para que o mundo tenha vida em plenitude. Ressuscitado dos mortos, o Senhor nos livra da morte eterna.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Espírito de docilidade ao Pai, reforça minha disposição para acolher os ensinamentos divinos e colocar-me, resolutamente, na busca do Ressuscitado.

Vivendo a Palavra

Jesus recorre à parábola do pão para que cheguemos mais perto do seu Mistério. Ele não é mais apenas o maná, mas o Pão da Vida. Assim como o nosso corpo absorve o pão que comemos, devemos nos deixar encharcar pelo Cristo – Caminho, Verdade e Vida – enviado pelo Pai para caminhar conosco pelas estradas do seu Reino.

Reflexão

Um dos elementos fundamentais na fé católica é o primado da graça. Se Deus não age, nós não podemos agir, nos tornamos incapazes de fazer o bem. Para nós, o bem maior é conhecer Jesus, sermos capazes de ir até ele, mas isso só é possível pela atuação da graça. Mas, se por um lado, a graça é necessária para chegarmos até Jesus, por outro lado, Deus respeita a nossa liberdade, de modo que associada à graça divina, deve estar a nossa procura de Cristo. De nada adianta a graça nos mostrar que Jesus é o Pão da vida descido do céu para ser alimento de vida eterna a todos nós, se nós não queremos vê-lo.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2014&mes=5&dia=8

Recadinho


Como é sua fé? - Que lugar ocupa a Eucaristia em sua vida? - O que você mais pede a Deus? - Você se dirige frequentemente a Deus? Como? - Que lugar ocupam as coisas de Deus em sua vida?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R

Comentário do Evangelho

O ENSINAMENTO DO PAI

É o Pai quem tem a iniciativa na dinâmica da fé dos cristãos. No seu amor, elege o ser humano para ser objeto de sua revelação, e o convida a aderir ao Filho Jesus. Só vai a Jesus quem é escolhido e impelido pelo Pai. Só se entrega a Jesus quem se deixa guiar pelo Pai. E tudo quanto o Pai realiza está em função de guiar a humanidade para o Filho. O ato de fé no Senhor Jesus é, portanto, indício de obediência ao ensinamento do Pai e de submissão à sua vontade.
A incredulidade configura-se como rebeldia contra o Pai. Não se trata de mera oposição a Jesus, numa atitude sem maiores conseqüências. Nem, tampouco, pode ser considerada como uma fatalidade na vida das pessoas, numa espécie de anulação de sua liberdade.
No ato de fé, está implicada a liberdade humana. Instruído pelo Pai, cabe ao ser humano acolher ou não a instrução recebida. Se a acolhe, sem dúvida será capaz de reconhecer em Jesus o enviado do Pai. Se a rejeita, não somente se tornará um adversário do Filho, mas também do Pai. Não é possível acolher a moção do Pai, mas fechar-se para o Filho. Ou seja, não dá para ficar no meio do caminho. Quem recebeu o ensinamento do Pai, necessariamente, irá a Jesus.
Oração
Espírito de docilidade ao Pai, reforça minha disposição para acolher os ensinamentos divinos e colocar-me, resolutamente, na busca do Ressuscitado.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Ó Deus eterno e onipotente, que nestes dias vos mostrais tão generoso, dai-nos sentir mais de perto o vosso amor paterno para que, libertados das trevas do erro, sigamos com firmeza a luz da verdade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Oração Final
Pai Santo, tua misericórdia excede nossa capacidade de compreensão. Mas, Pai amado, mesmo sem alcançar plenamente o teu Mistério, ensina-nos a ser agradecidos e dispostos a testemunhar com entusiasmo o teu gesto de Amor. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

LITURGIA DIÁRIA 08/05/2014


Tema do Dia

‘Todos os homens serão instruídos por Deus’.

O texto de Atos narra o batismo de um ministro da rainha da Etiópia. A história do apóstolo Mateus conta que ele, perseguido na Judéia e na Arábia pelas autoridades do Templo, buscou abrigo na Etiópia. Ali foi acolhido exatamente por esse ministro.

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda
e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame
 e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por
 todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores
se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos
a vida eterna. Amém.

Branco. 5ª-feira da 3ª Semana da Páscoa


Primeira Leitura (At 8,26-40)
3ª Semana da Páscoa – Quinta-feira 08/05/2014

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 26um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: “Prepara-te e vai para o sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza. O caminho é deserto”. Filipe levantou-se e foi. 27Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia, e administrador geral do seu tesouro, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém.
28Ele estava voltando para casa e vinha sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías. 29Então o Espírito disse a Filipe: “Aproxima-te desse carro e acompanha-o”. 30Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: “Tu compreendes o que estás lendo?”
31O eunuco respondeu: “Como posso, se ninguém mo explica?” Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. 32A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: “Ele foi levado como ovelha ao matadouro; e qual um cordeiro diante do seu tosquiador, ele emudeceu e não abriu a boca. 33Eles o humilharam e lhe negaram justiça; e seus descendentes, quem os poderá enumerar? Pois sua vida foi arrancada da terra”.
34E o eunuco disse a Filipe: “Peço que me expliques de quem o profeta está dizendo isso. Ele fala de si mesmo ou se refere a algum outro?” 35Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco. 36Eles prosseguiam o caminho e chegaram a um lugar onde havia água. 37Então o eunuco disse a Filipe: “Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?”
38O eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram para a água e Filipe batizou o eu­nuco.39Quando saíram da á­gua, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe. O eunuco não o viu mais e prosseguiu sua viagem, cheio de alegria. 40Filipe foi parar em Azoto. E, passando adiante, evan­gelizava todas as cidades até chegar a Cesareia.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Sl 65)

3ª Semana da Páscoa – Quinta-feira 08/05/2014


— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

— Nações, glorificai ao nosso Deus, anunciai em alta voz o seu louvor! É ele quem dá vida à nossa vida, e não permite que vacilem nossos pés.
— Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Quando a ele o meu grito se elevou, já havia gratidão em minha boca!
— Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, não rejeitou minha oração e meu clamor, nem afastou longe de mim o seu amor!


Evangelho (Jo 6,44-51)

3ª Semana da Páscoa – Quinta-feira 08/05/2014



Todos serão discípulos de Deus.


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém pode vir a mim, se o pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.
48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram.50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los  em prática.
Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém.

BOM DIA!!!


QUE DEUS ILUMINE A SUA QUINTA-FEIRA!!! - DEUS DÁ FORÇA AOS CANSADOS E VIGOR AOS FRACOS E DESANIMADOS. ATÉ OS JOVENS SE CANSAM, ATÉ OS MOÇOS PERDEM AS FORÇAS E CAEM DE TANTO CANSAÇO, MAS OS QUE ESPERAM NO SENHOR SEMPRE RENOVAM SUAS ENERGIAS. CAMINHAM E NÃO PERDEM AS FORÇAS. CORREM E NÃO SE CANSAM, SOBEM VOANDO COMO AGUIA...

FELIZ DIA DAS MÃES!!! - MÃE É... PALAVRA DOCE QUE VEM DO CORAÇÃO.......

MÃE.... SEMPRE PRECIOSA!!!

MÃE... OBRIGADO PELO CUIDADO, POR ME GUIAR SEMPRE PARA CAMINHOS CERTOS.

FELICIDADES MÃE!!!

FELIZ DIA DAS MÃES!!!

DIA DAS MÃES... SEJAS FELIZ!!!

FELIZ SANTA MÃE

FELIZ DIA DAS MÃES

FELIZ DIA DAS MÃES

MÃE... SEUS BRAÇOS SEMPRE SE ABRIAM QUANDO EU QUERIA UM ABRAÇO. SEU CORAÇÃO COMPREENDIA QUANDO EU NECESSITAVA UMA AMIGA. SEUS OLHOS SE ENDURECIAM QUANDO EU PRECISAVA DE UMA LIÇÃO. SUA FORÇA E SEU AMOR ME GUIARAM E ME DERAM ASAS PARA VOAR.

FELIZ DIA DAS MÃES - MÃE, PALAVRA TÃO PEQUENINA, BEM SABEM OS LÁBIOS MEUS QUE ÉS DO TAMANHO DO CÉU E APENAS MENOS QUE DEUS! (MARIO QUINTANA)

AMO VOCÊ MAMÃE!


FELIZ DIA DAS MÃES - PARA SEMPRE MÃE - Carlos Drummond de Andrade


ORAÇÃO DIA DAS MÃES


Pai, tu, sendo Deus, quiseste mostrar entre nós tua face materna...
Por isso criaste todas as mães!
Peço-te por minha mãe, 
sinal concreto e visível de teu amor entre nós. 
Multiplicai os seus dias 
em nosso meio! 
Acompanha-a em todo riso 
e em toda lágrima, 
todo trabalho e toda prece, 
todo dia e toda noite! 
Que tua bênção cubra de luz 
a vida de minha mãe para que, 
inundada de ti, ela seja sempre mai
Presença do divino em minha vida. 

Prece para o dia das mães


Ave Mãe cheia de graça. 
Tu és bendita entre todos os filhos teus. 
A ti renderão homenagens
Hoje e sempre. 
Porque tu és bendita entre as mulheres.
Só tu recebestes o dom de ser mulher 
e de se fazer mulher!
Santa! tu és mãe, depois de Maria.
Roga pelos filhos teus, e estejam eles perto ou distantes.
Tu és a esperança,
Tu és a virtude e o esplendor.
Mãe, tu dá aos teus filhos sem pedir nada em troca. 
Amor!
De ti faz renascer a vida!
Cheia de graça tu és, bendita sempre foi.
E bendito é o fruto que nasceu de ti. 
Teus filhos!
Mãe, tu és e sempre serás...eternamente Mãe!

Oração Pela Mãe Falecida com Pe Marcelo Rossi - VÍDEO




AMOR DE MÃE DURA ATÉ DEPOIS DO FIM...

Oração Pela Mãe Falecida




Oração Pela Mãe Falecida

Senhor, obrigado pela Mãe que me destes.
Obrigado pelo dom de nascer e pelo graça de ter sido gerado no ventre de minha mãe. Agora eu não a tenho mais comigo.
Ela está Contigo. Ela agora vive em Ti, que sois o Pai e Mãe de todos nós.
Abrace minha mãe Deus querido, pois eu já não posso mais dar este abraço.
Envolve-a com a Tua Luz Divina, pois ela merece todo o bem e todo carinho.
Daqui eu a perdoou por tudo o que não foi bom e como filho/a peço também o perdão.
Obrigado Senhor por esta graça de poder dizer estas palavras com todo amor e carinho que terei sempre por minha mãe.
Senhor, obrigado pela Mãe que me destes e que agora vive junto de Ti.

Amém!

Prece À Minha Mãe

Prece À Minha Mãe


Tenha fé em Deus, eu estou aqui
Trago a oração, canto uma canção
No seu leito, pra você dormir
Você vai viver, preciso de ti
És a minha força, minha esperança 
Meu amor eterno
Por favor não chore, tudo vai dar certo
Deus está por perto, vejo uma luz sobre
sua cabeça
É a mão divina, todos de branco
É o teu protetor, Divino Espírito Santo
Bando de andorinhas, com asas azuis
Pousa em sua janela
E canta, canta e canta, como uma orquestra
É a mão divina, que cobre com o manto
É o teu protetor, Divino Espírito Santo
É a mão divina, que cobre com o manto
É o teu protetor, Divino Espírito Santo


FELIZ DIA DAS MÃES

São Vítor - 08 de Maio


São Vítor - o Mouro
Século III e IV
Vítor, o Mouro, era africano natural da Mauritânia. Cristão desde criança, quando adulto ingressou no exército do imperador Maximiano. Quando este desejou sufocar uma rebelião na Gália, atual França, recrutou, então, um grande contingente de homens do Oriente e do norte da África.

São Pedro de Tarantásia - 8 de Maio






São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Somando a caridade que reinava em seu coração e a ajuda material de muitos outros, os pobres eram beneficiados
Nasceu no ano de 1102 perto de Viena, numa família que buscava a Deus. Com vinte anos ele entrou para a vida religiosa. E mais tarde, seus pais e sua única irmã, também ingressaram na Ordem da qual fazia parte. Todos se tornaram religiosos.

Beata Prudência - 7 de maio


Beata Prudência, Virgem.

Sua fama se deve aos milagres que operou depois de sua morte. Pertencia à nobre família milanesa de Casatori. Ingressou no convento das eremitas de Santo Agustinho de sua cidade natal. Logo foi elevada a superiora do convento de São Marcos de Como, onde conseguiu acabar com as dissensões que dividiam as duas comunidades.

Santo Agostinho Roscelli - 07 de Maio


Santo Agostinho Roscelli
1818-1902
Fundou a Congregação
das Irmãs da Imaculada
Nasceu na pequena cidade de Bergone di Casarza Ligure, Itália, no dia 27 de julho de 1818. Durante sua infância, foi pastor de ovelhas. A sua família, de poucos recursos, constituiu para ele um exemplo de fé e de virtudes cristãs.