domingo, 10 de junho de 2012

O Terço - Mistério Gozosos - Segunda-Feira e Sábado.


Terço do Rosário: Mistérios Gozosos   


Santa Paula Frassinetti - 11 de junho

Santa Paula Frassinetti
1809-188

Fundou a Congregação
das Irmãs de Santa Dorotéia


Paula Ângela Maria Frassinetti nasceu em 3 de março de 1809, na cidade de Gênova, Itália. Com a morte da sua mãe, seu pai e seus quatro irmãos assumem sua educação. Seu pai incutiu nos filhos um forte sentido cristão e todos seguiram a vida sacerdotal. O mais velho foi o fundador da Congregação dos Filhos de Maria Imaculada. 

São Barnabé - 11 de Junho


São BarnabéSeu nome era José, chamado pelos apóstolos de Barnabé, que quer dizer "filho da consolação".

O santo de hoje pertenceu a 'era apostólica', chamado também de Barnabé apóstolo, embora não tenha pertencido ao grupo dos Doze Apóstolos. Nós encontramos o seu testemunho enraizado nas Sagradas Escrituras, nos Atos dos Apóstolos 4,32ss.

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 11/06/2012

11 de Junho de 2012 


Mateus 10,7-13

Comentário do Evangelho

Ao missionário é fundamental o despojamento

O evangelho delineia o procedimento do missionário. O centro do anúncio é a proximidade do Reino dos Céus. João Batista inaugurara este anúncio. A proximidade do Reino significa que ele está ao nosso alcance, para ser vivido dia a dia. A natureza do Reino é a prática da justiça que liberta e regenera a vida. 
Ao missionário é fundamental o despojamento. Os filósofos itinerantes gregos praticavam tal tipo de despojamento para demonstrar austeridade. Contudo, para o missionário o despojamento não é um fim em si. É um ato de libertação para colocar-se inteiramente a serviço da missão. E é um ato de confiança na providência de Deus, que opera através dos homens e mulheres. Pelo seu despojamento o missionário abre os corações daqueles a quem ele é enviado. Nas cidades ou povoados o missionário não deve procurar a sinagoga, mas a casa de alguém digno. Podemos ver aí os critérios para a fundação e articulação de novas comunidades domésticas, que poderiam acolher outros missionários.

José Raimundo Oliva


Vivendo a Palavra

Na certeza de chegarmos ao Reino em plenitude, vamos caminhando nesta vida saboreando, já aqui, os sinais de sua presença em nós e entre nós: a Comunidade que, em nome de Jesus, cura, ressuscita, purifica, liberta, expulsa demônios, anuncia a Boa Notícia de sua chegada. O Reino de Deus está próximo!

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. “O Reino está ao nosso alcance”
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)
Meditando esse evangelho, a primeira impressão que se tem, é que o Reino de Deus vai acontecer somente  a partir das obras de libertação e de curas, e a conduta dos discípulos diante das pessoas a quem  forem anunciar o evangelho do Reino. Isso poderia significar que caso os discípulos se omitissem, ou se recusassem a fazer todas essas coisas, tendo esse comportamento, o Reino então ficaria distante. Primeiramente precisamos entender que o Reino é dom Divino que nos foi concedido em Jesus Cristo. Os procedimentos e a conduta recomendados por Jesus, é apenas um sinal de que o Reino de Deus já chegou e está entre eles, isso é, á disposição e ao alcance de todos. Diante disso vamos entender mais facilmente as recomendações de Jesus.

Onde está o Reino não pode haver enfermos nem mortos, nem pessoas impuras e afastadas da Salvação, que eram os leprosos, e muito menos pessoas escravizadas as forças  do Demônio, esclarecendo que todas as enfermidades não compreendidas se dizia ser obra do demônio. Onde o Reino está as relações deverão sempre ser marcadas pela gratuidade “o que recebestes de Graça, dai também de graça”.

Onde o Reino está acontecendo nenhuma segurança humana o supera, daí a orientação para que eles sejam despojados dos bens materiais mais essenciais, isso é, que a preocupação com a sobrevivência não os desvie da missão de  anunciadores do Reino, de alguma forma tudo isso lhe será assegurado, o que também não quer dizer que vivam no “Béim-Bão sem fazerem nada. Ao entrar em uma aldeia, informai-vos antes se há ali alguém digno de vos receber, isso também não quer dizer que os Discípulos Missionários sejam pessoas especiais e que só aceitam hospedagem 5 estrelas. Pessoa digna de receber o anuncio são todas aquelas que estão abertas á Palavra de Deus, buscando a sua Graça e Salvação.

Ficai ali até a vossa partida, isso é, não deixem a casa antes de terem pregado e feito todo o anúncio, pois quem está aberto á Palavra de Deus, como os Discípulos de Emaús vão sentir co coração arder e terem o desejo de ouvirem mais, para que a experiência seja mais profunda.

E finalmente a última recomendação, ao entrar em uma casa deseja-lhe a paz, se na casa as pessoas estiverem abertas ao anúncio, acolherão a paz com grande alegria, caso contrário, a paz retornará ao discípulo missionário, porque Paz tem o significado da saudação hebraica do Shalon, que significa “Deus esteja com você”,  em sentido bem simples, e Deus manifestado em Jesus, só entra aonde for acolhido e desejado e por isso, no coração do discípulo missionário ele está sempre presente como um dom precioso a ser oferecido aos que ouvirem a sua palavra e o acolherem.

2. Ao missionário é fundamental o despojamento
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

VIDE ACIMA

Oração
Pai, faze de mim um instrumento para a construção da paz desejada por Jesus. Paz que se constrói na comunicação dos bens divinos a cada pessoa humana.


3. O REINO CHEGOU
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

Os discípulos foram enviados em missão com a tarefa de dar continuidade à missão de Jesus. A dupla face do messianismo de Jesus se expressaria no ministério dos apóstolos. Não somente com palavras, mas também com obras eles se poriam a serviço do Reino.

Aos apóstolos competia proclamar a chegada do Reino dos Céus na pessoa de Jesus. De que modo? Deus foi plenamente Senhor da vida de Jesus. Nada nem ninguém jamais o desviou do caminho traçado pelo Pai. Somente ao querer do Pai ele se submeteu. Jamais cedeu a qualquer tipo de tentação. Por isso, o Reino dos Céus se encarnou na sua pessoa e ação. Este evento deveria ser proclamado a todos os povos.

Por outro lado, como sucedeu com Jesus, a pregação dos apóstolos encontraria apoio nos milagres realizados por eles. Os quatro milagres apontados relacionam-se com a proteção da vida humana da investida das doenças, da morte e dos espíritos impuros. O ministério apostólico, portanto, estava destinado a colocar-se a serviço da vida. Onde a vida fosse defendida, restaurada ou garantida, aí estaria acontecendo o milagre do Reino, cuja presença seria historicamente perceptível.

A vida de Jesus é o ponto de referência da ação do apóstolo. A fidelidade à missão acontece na medida em que realmente Jesus continua atuando na pessoa de seus enviados.

Oração 
Senhor Jesus, dá-me coragem suficiente para levar adiante tua missão, proclamando a chegada do Reino e me colocando a serviço da vida.



O Senhor nos desafia a permanecermos n’Ele

Postado por: homilia

junho 11th, 2012


Em consonância com Sua vida e Sua morte, Jesus lança um desafio a Seus discípulos e apóstolos enviados em missão: quer que estes permaneçam com Ele. Hoje, esse desafio é assumido por todos nós. Somos motivados a segui-Lo em Sua obra de evangelização pelo caminho doloroso das perseguições, mas com fortaleza e destemor, temendo tão somente a Deus.
Os discípulos são enviados, porém, com os olhos fixos n’Aquele que é o autor e realizador da fé: Jesus. Ele, em vez da alegria que Lhe foi proposta, preferiu suportar a cruz, desprezando a vergonha, e se assentou à direita do trono de Deus.
O discípulo, quando tentado, se não quiser se tornar um “Jeremias em crise”, deve olha para o Cristo. Daí o exemplo de Jesus ser a escola do autêntico seguimento: “Considerai, pois, aquele que suportou tal contradição por parte dos pecadores, para não vos deixardes fatigar pelo desânimo”. Portanto, do interior do Mistério Pascal, compreende-se melhor o apelo encorajador lançado por Jesus durante o discurso sobre a missão dos apóstolos: “Não tenhais medo deles!”
Com esta missão durante sua vida pública, Jesus quis ser um Mestre prático e não unicamente teórico da Sua mensagem. Para Ele, seria impossível o anúncio a todas as aldeias e cidades da Galileia e os discípulos deviam ser adestrados no que era a sua missão antes da definitiva: anunciar a proximidade do Reino antes de anunciar o Reino definitivo que era o triunfo de Jesus ressuscitado.
Também, de uma forma especial, neste dia em que suplicamos com toda a Igreja a intercessão de São Barnabé, vemos que ele e Paulo serão companheiros de viagem e de missão, agora determinados pelo Espírito.
Padre Bantu Mendonça




Leitura orante 

Mt 10,7-15 - "Vão e anunciem!" 

Iniciamos a oração deste dia, com todos os que navegam na web, rezando juntos:
Deus Pai, Santo e eterno,
nós te agradecemos por chamar cada um de nós pelo nome.
Em ti vivemos, agimos e crescemos.
Rezamos pelas Igrejas e pelos cristãos do mundo inteiro.
Faze que vivamos sempre mais na fé
e no amor até chegarmos à unidade que tu desejas.

1. Leitura (Verdade) 

O que diz o texto do dia? 

Leio atentamente, na Bíblia, o texto: 
Mt 10,7-15.
O anúncio proposto por Jesus é simples: "Vão vocês também!" Anunciem que "O reino do céu está perto". As ações são claras: curar, ressuscitar, expulsar o mal. As atitudes são de gratuidade e pobreza. A saudação é de paz. Um detalhe: não se preocupar se alguma cidade ou algumas pessoas não os acolherem.

2. Meditação (Caminho) 

O que o texto diz para mim, hoje? 

Para compreender a identidade de Jesus Cristo, tenho que ter o coração humilde.
Os Bispos em Aparecida nos ajudaram a compreender melhor o chamado de Jesus: 

"O chamado que Jesus, o Mestre faz, implica numa grande novidade. Na antiguidade, os mestres convidavam seus discípulos a se vincular com algo transcendente e os mestres da Lei propunham a adesão à Lei de Moisés. Jesus convida a nos encontrar com Ele e a que nos vinculemos estreitamente a Ele porque é a fonte da vida (cf. Jo 15,1-5) e só Ele tem palavra de vida eterna (cf. Jo 6,68). Na convivência cotidiana com Jesus e na confrontação com os seguidores de outros mestres, os discípulos logo descobrem duas coisas originais no relacionamento com Jesus. Por um lado, não foram eles que escolheram seu mestre; foi Cristo quem os escolheu. E por outro lado, eles não foram convocados para algo (purificar-se, aprender a Lei...), mas para Alguém, escolhidos para se vincular intimamente a sua pessoa (cf. Mc 1,17; 2,14). Jesus os escolheu para "que estivessem com Ele e para enviá-los a pregar" (Mc 3,14), para que o seguissem com a finalidade de "ser dele" e fazer parte "dos seus" e participar de sua missão. O discípulo experimenta que a vinculação íntima com Jesus no grupo dos seus é participação da Vida saída das entranhas do Pai, é se formar para assumir seu estilo de vida e suas motivações (cf. Lc 6,40b), viver seu destino e assumir sua missão de fazer novas todas as coisas."
 (DAp 131).

3.Oração (Vida) 

O que o texto me leva a dizer a Deus? 

Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo com a oração:

Senhor, reúne-nos todos em Cristo. Faze de nós tua morada.
Difunde sobre nós o teu Espírito para que nos aproximemos sempre mais de Jesus Cristo
e possamos dar testemunho da nossa vida e da nossa unidade nele.
Fortalece nossa ação em favor da paz e da reconciliação na Igreja e na sociedade.
Nós oramos por aqueles que não têm abrigo, os refugiados,
que não têm alimento, não têm trabalho, não têm medicamentos, não têm paz.
Que possamos reconhecer e servir Cristo
através daqueles que sofrem e passam necessidade.
Reúne-nos todos em Cristo. Faze de nós tua morada.
Ó Deus, com a fecundidade do teu Espírito animaste a vida e
a missão dos primeiros discípulos e discípulas de Jesus.
Ilumina com o mesmo Espírito os nossos corações,
e acende neles o fogo do teu amor,
para que sejamos testemunhas da tua Ressurreição.
Pedimos isso em nome de Jesus, nosso Senhor. Amém!

4.Contemplação (Vida e Missão) 

Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 

Procurarei descobrir o meu chamado para "ser dele" - de Jesus - e fazer parte "dos seus", para ser discípulo e missionário.

Bênção 

- Deus nos abençoe e nos guarde. 
Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. 
Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz.
 Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, 
Pai e Filho e Espírito Santo. 
Amém. 

Irmã Patrícia Silva, fsp

Oração Final
Pai Santo, nós te louvamos pelo Apóstolo Barnabé, que deste à tua Igreja. Ajuda-nos a seguir o seu exemplo de fé, generosidade, coragem e perseverança para sermos, também nós, contados entre os discípulos missionários de Jesus, o Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.

LITURGIA DIÁRIA - 11/06/2012



Tema do Dia

São Barnabé, apóstolo: O Reino do Céu está próximo

Companheiro de Paulo, Barnabé também é chamado Apóstolo, embora não pertencesse ao grupo dos doze. Muito mais do que o produto da venda dos seus bens, que ‘depositou aos pés dos apóstolos’, Barnabé entregou toda sua vida ao trabalho da evangelização.
Oração para antes de ler a Bíblia 

orkut e hi5, Religiosos, palavras do Senhor Jesus, imagens de biblia, recados de Jesus, gifs de religião para orkut

Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda 

e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame

 e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por

 todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores

se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos 

a vida eterna. Amém.


Vermelho. São Barnabé, apóstolo, Memória


Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 11,21b-26; 13,1-3)

Segunda-Feira, 11 de Junho de 2012
São Barnabé



Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 11,21bmuitas pessoas acreditaram no Evangelho e se converteram ao Senhor. 22A notícia chegou aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém. Então enviaram Barnabé até Antioquia.
23Quando Barnabé chegou e viu a graça que Deus havia concedido, ficou muito alegre e exortou a todos para que permanecessem fiéis ao Senhor, com firmeza de coração. 24É que ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E uma grande multidão aderiu ao Senhor.
25Então Barnabé partiu para Tarso, à procura de Saulo. 26Tendo encontrado Saulo, levou-o a Antioquia. Passaram um ano inteiro trabalhando juntos naquela Igreja, e instruíram uma numerosa multidão. Em Antioquia os discípulos foram, pela primeira vez, chamados com o nome de cristãos.
13,1Na Igreja de Antioquia, havia profetas e doutores. Eram eles: Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado junto com Herodes, e Saulo.2Um dia, enquanto celebravam a liturgia, em honra do Senhor, e jejuavam, o Espírito Santo disse: “Separai para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei”. 3Então eles jejuaram e rezaram, impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo, e deixaram-nos partir.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 97)

Segunda-Feira, 11 de Junho de 2012
São Barnabé



— O Senhor fez conhecer seu poder salvador, e às nações sua justiça.
— O Senhor fez conhecer seu poder salvador, e às nações sua justiça.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!
— Cantai Salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei!


Evangelho (Mateus 10,7-13)

Segunda-Feira, 11 de Junho de 2012
São Barnabé




"Vão e anunciem!" 


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! 9Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento.
11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. 12Ao entrardes numa casa, saudai-a.13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


orkut e hi5, Religiosos, mensagem religiosa, imagem da biblia, recados de religião, scraps religioso para orkut


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações
que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los  em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém.

BOA SEMANA!


BOM DIA!


SEGUNDA-FEIRA


OBRIGADA SENHOR. ESTÁS PRESENTE NA TERRA, NO MAR, ENFIM... AONDE EU ESTIVER.





BOA NOITE

Facebook : Boa Noite

X Domingo do Tempo Comum (Ano B)

cristo

X Domingo do Tempo Comum (Ano B)

Leituras e subsídios para liturgia e homilia:


LINDA TARDE!!

Facebook : Boa Tarde