quinta-feira, 29 de setembro de 2022

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

TRÍDUO DE SANTA TERESINHA - TERCEIRO DIA DO TRÍDUO (30 DE SETEMBRO) - FESTA (01 DE OUTUBRO)


3º DIA DO TRIDUO - SANTA TERESINHA EXEMPLO DE MISSIONÁRIA

Essa é nossa Teresinha que aos 9 anos de idade desejou ser religiosa Carmelita e com uma permissão especial do Papa Leão XIII, realizou o seu desejo aos 15 anos de idade. Entrou no mosteiro das Carmelitas de Lisieux e praticou de modo exemplar a caridade, a simplicidade evangélica e a confiança em Deus. "Passarei meu céu fazendo o bem na terra", era seu desejo. Certa vez soube que um homem havia sido condenado à morte por ser criminoso. Este homem estava revoltado contra Deus e contra todos. Teresinha começou a rezar e fazer sacrifícios para que antes de morrer voltasse seu coração para Deus... E foi com grande alegria que ficou sabendo que no momento antes de morrer aquele homem pediu o crucifixo e com profunda reverência e respeito o beijou. Era um sinal do céu! Tinha se convertido! Estava salvo.
E assim foi durante toda a sua vida, quando adoeceu com tuberculose oferecendo suas dores e cansaços pelos missionários. Faleceu no dia 30 de Setembro de 1897. Foi uma religiosa carmelita, missionária da oração, do sofrimento e do amor. Teresinha transformou a vida fechada no convento em luz, a dor em amor, o pequeno em grande, a terra em céu, o tempo em eternidade, a vida contemplativa de convento de clausura num horizonte missionário, em Igreja Universal.
Nunca foi para as missões. No entanto o Papa Pio XI a nomeou Padroeira das Missões e dos missionários, junto com São Francisco Xavier. Sua festa é celebrada no dia 1° de Outubro.

Dir. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém

Ato Penitencial

Canto penitencial
Perdão Senhor

PERDÃO SENHOR, TANTOS ERROS COMETI
PERDÃO SENHOR, TANTAS VEZES ME OMITI
PERDÃO SENHOR, PELOS MALES QUE CAUSEI
PELAS COISAS QUE FALEI, PELO IRMÃO QUE EU JULGUEI (BIS)

PIEDADE SENHOR, TEM PIEDADE SENHOR,
MEU PECADO VEM LAVAR COM SEU AMOR
PIEDADE SENHOR, TEM PIEDADE SENHOR,
E LIBERTA MINHA ALMA PARA O AMOR

PERDÃO SENHOR, PORQUE SOU TÃO PECADOR
PERDÃO SENHOR, SOU PEQUENO E SEM VALOR
MAS MESMO ASSIM, TU ME AMAS QUERO ENTÃO
TE ENTREGAR MEU CORAÇÃO SUPLICAR O TEU PERDÃO (BIS)

PIEDADE SENHOR, TEM PIEDADE SENHOR,
MEU PECADO VEM LAVAR COM SEU AMOR
PIEDADE SENHOR, TEM PIEDADE SENHOR,
E LIBERTA MINHA ALMA PARA O AMOR

Dir. Deus todo poderoso tenha compaixão de nós e perdoe os nossos pecados e nos conduza a Vida Eterna.

Oração do Dia:
Ó Deus, Pai de Misericórdia, há muitos homens e mulheres à espera de Cristo. São muitos os corações que ainda não foram visitados por vossa Palavra. Inspirai-nos a colocar como causa primeira em nossa vida cristã, a causa missionária. Que possamos ser vossas testemunhas em todos os lugares onde existir um sofredor, um excluído, um desesperançado. Dai-nos inquietação perante os desafios da realidade e armai-nos de coragem para vencer todos os obstáculos no testemunho da fé. Por NSJC.

T.: Amém

Canto:
Move-te em mim (O Espírito de Deus está neste lugar)

Texto Bíblico: Mc 4,1-20

Reflexão:
Entre as diversas formas muito utilizadas por Jesus para nos mostrar as realidades eternas, encontramos as parábolas. A partir das experiências do dia a dia das pessoas, Jesus vai mostrando as verdades do Reino. Hoje o evangelho nos mostra a parábola do semeador, pregada e explicada por Jesus, para mostrar a necessidade de acolhermos a sua mensagem de tal modo que ela produza muitos frutos para nós e para toda a Igreja. As parábolas nos mostram a necessidade de olharmos a vida e tudo o que nos cerca com os olhos da fé, a fim de que possamos tirar da realidade lições de vida que nos aproximem cada vez mais de Deus e nos ajudem a descobrir e realizar a sua vontade.
Fonte: CNBB em 29/01/2014

Todos - Amém

Oração:
“Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, eu Vos agradeço todos os favores e graças com que enriquecestes a alma de vossa Serva Santa Teresinha do Menino Jesus, durante os 24 anos que passou na terra, e pelos méritos de tão querida Santa, concedei-me a graça que ardentemente vos peço (silêncio), se for conforme a vossa santíssima vontade e para a salvação de minha alma. Amém”.

Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no principio agora e sempre. Amém. Santa Teresinha do menino Jesus, rogai por nós. (24x)

ORAÇÃO FINAL
Ò Santa Teresinha, fazei-nos simples e dóceis, humildes e confiantes para com nosso Pai do céu. Ah! Não permitais que ofendamos pelo pecado, que O contristemos pela desconfiança! Assisti-nos em todos os perigos e necessidade; socorrei-nos em todas as aflições; alcançai-nos todas as graças espirituais e temporais, particularmente (...), valei-nos na vida e na morte.
Ó Santa Teresinha lembrai-vos que prometestes passar o vosso céu fazendo o bem na terra, sem descanso até ver completo o número de eleitos. Ah! Cumpri em vós nossa promessa: sede nosso anjo protetor na travessia desta vida e não descanseis até que nos vejais no céu cantando ao vosso lado eternamente as ternuras do amor misericordioso do coração de Jesus. Amém.

Frase de Santa Terezinha para nossa reflexão
Disse, na manhã de sua morte: “eu não me arrependo de me ter abandonado ao amor”, e na iminência de sua morte disse às religiosas que estavam à sua volta: "Farei cair uma chuva de rosas sobre o mundo!".

Avisos
Irmãos e irmãs durante este três dias muito procuramos descobrir o rosto de Teresinha em nós. Como missionários, temos um carisma, uma herança espiritual a colher e distribuir, daquela que é Doutora da Igreja e Padroeira das Missões, Santa Teresinha do Menino Jesus da Santa Face. A fé, a misericórdia, a caridade pastoral, o acolhimento, a oração constante, o abandono nas mãos do Pai e o ardor missionário são elementos que extraímos da espiritualidade de Santa Teresinha. Conduzidos pela sabedoria de nossa pequena Doutora trilhemos os caminhos de Jesus! A todos nosso muito obrigado pela a presença.

Benção Final
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Canto final
Eliana Ribeiro - Passarinho - (ft. Ir Kelly Patricia)


NOVENA DAS ROSAS DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS - DE 22 A 30 DE SETEMBRO - FESTA: 01 DE OUTUBRO


ORAÇÃO

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos agradeço todos os favores, todas as graças com que enriquecestes a alma de Vossa serva Santa Teresinha do Menino Jesus, durante os 24 anos que passou na terra e, pelos méritos de tão querida Santinha, concedei-me a graça que ardentemente Vos peço (faça o pedido da graça que deseja) - se for conforme a Vossa Santíssima vontade e para salvação de minha alma. Ajudai minha fé e minha esperança, ó Santa Teresinha, cumprindo mais uma vez sua promessa de que ninguém Vos invocaria em vão, fazendo-me ganhar uma rosa, sinal de que alcançarei a graça pedida.

"Reza-se em seguida 24 vezes:

"Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos e séculos, amém." Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós.

Rezar 1 Pai-Nosso, 1 Ave Maria

NOVENA A SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS - De 22 a a 30 de setembro - 9º DIA


De 22 a a 30 de setembro, unamo-nos em oração com a
Família dos Devotos de Santa Teresinha.

Introdução ( todos os dias):

Em nome do Pai...

Canto: Abre, Senhor, os meus lábios pois quero entoar a canção que vem da fonte da vida e toma o meu coração. Abre, Senhor, os meus lábios e toma o meu coração.

ORAÇÃO: Deus Pai de ternura infinita, Cristo Jesus, Cordeiro de vida eterna, Espirito Santo, amor do Pai e do Filho, imploramo-vos as luzes e devoção necessárias para louvar o vosso nome, na vida e santidade de vossa serva Santa Teresinha do menino Jesus. Que o amor , por vós derramado na vida desta filha do Carmelo e da Igreja, possa espalhar-se generosamente em nossa vida e na vida daqueles(as) por quem rezaremos esta novena. Amém.

(Aqui se apresentam a Deus as intenções para a novena)

9º DIA
Acolher a graça que nos é dada a cada dia

Palavra de Deus: "Jesus dizia: ‘ Vejam como crescem as flores do campo: elas não trabalham nem tecem. Mas eu afirmo que nem mesmo Salomão se vestiu como uma delas. Se Deus veste a erva do campo que floresce de manhã e à tarde já ficou seca, assim também Ele cuidará de vocês... " (Mt 6,28).

ORAÇÃO: Deus, Trindade de Amor e Vida, que nos chamais a viver a felicidade completa na vossa presença, fazei que possamos compreender que somos "erva que passa", sopro de vida; que nos desapeguemos do orgulho, da vaidade, do preconceito que nos cegam. Que tenhamos o olhar límpido e transparente, aquele que permitiu a Santa Teresinha contemplar a vossa Sagrada Face. Amém.

(Rezar duas dezenas do terço pelas vocações sacerdotais e religiosas, e por todos os leigos que assumem a sua vocação batismal)

AGRADECIMENTO
(para todos os dias da novena)

Ó Deus, que nos permitis louvar a vossa bondade infinita e proclamar os vossos benefícios na vida de Santa Teresinha do Menino Jesus, dai-nos, pela sua intercessão, semearmos ao nosso redor inúmeras graças vindas de Vós. Que nosso testemunho e presença de fé engrandeçam ainda mais o coro solene dos anjos e santos que, dia e noite, celebram a vossa misericórdia e majestade. Abençoai-nos Senhor Deus, pela intercessão de Santa Teresinha, nesta novena que celebramos a Vós, Pastor que nos conduz, fonte de água viva, caminho, verdade e vida. Amém.
Canto:
Santa Teresinha do menino Jesus e da Sagrada Face


- Abençoai-nos, Senhor, neste dia (nesta noite):

Em nome do pai ....

Sorrindo Pra Vida - 29/09/2022


Canal do Youtube - Canção Nova Play

Publicado em 29 de set. de 2022

LEITURA ORANTE DO DIA 29/09/2022



LEITURA ORANTE

Jo 1,47-51 - "Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus..."


Saudação
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
- A nós todos, nas redes sociais, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparamo-nos para a Leitura, rezando:
Oração ao Espírito Santo
Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho,
tu estás em mim,
falas em mim,
rezas em mim,
ages em mim.
Ensina-me a fazer espaço à tua Palavra,
à tua oração,
à tua ação em mim
para que eu possa conhecer
o mistério da vontade do Pai.
Amém.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos, na  Bíblia, atentamente o texto: Jo 1,47-51, e observamos
as pessoas, palavras, relações, lugares.
Quando Jesus viu Natanael chegando, disse a respeito dele:
- Aí está um verdadeiro israelita, um homem realmente sincero.
Então Natanael perguntou a Jesus:
- De onde o senhor me conhece?
Jesus respondeu:
- Antes que Filipe chamasse você, eu já tinha visto você sentado debaixo daquela figueira.
Então Natanael exclamou:
- Mestre, o senhor é o Filho de Deus! O senhor é o Rei de Israel!
Jesus respondeu:
- Você crê em mim só porque eu disse que tinha visto você debaixo da figueira? Pois você verá coisas maiores do que esta. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.
Refletindo
Jesus vê Natanael chegar e diz que ele é um “homem realmente sincero, um verdadeiro israelita”. Jesus responde-lhe, e também para todo o grupo, com uma revelação. É ele, o Cristo, um verdadeiro caminho que une a terra ao céu, o mediador, o Caminho para a Verdade e a Vida. Natanael o chamou de Mestre, Filho de Deus. Jesus se confessa “filho do homem” (= homem verdadeiro). Esta última afirmação é dirigida ao grupo inteiro: “Eu afirmo a vocês”. A referência à figueira é clara para Natanael. Para nós é ainda enigmática. Uns a interpretam como imagem de Israel. Outros a entendem como vida tranquila e quotidiana. A tradição identificou Natanael com Bartolomeu. Jesus fala também dos anjos de Deus subindo e descendo. 

Hoje celebramos os arcanjos São Miguel, Gabriel e Rafael.
Hoje é dia dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael.

Miguel” significa “Quem como Deus?

“Gabriel” significa “Deus é forte” ou “aquele que está na presença de Deus”.
Foi o anjo que anunciou o nascimento de João Batista e de Jesus.

Diz o Catecismo da Igreja Católica:

"Ave, Maria (alegra-te, Maria)." A saudação do anjo Gabriel abre a oração da Ave-Maria. E o próprio Deus que, por intermédio de seu anjo, saúda Maria. Nossa oração ousa retomar a saudação de Maria com o olhar que Deus lançou sobre sua humilde serva, alegrando-nos com a mesma alegria que Deus encontra nela.

"Cheia de graça, o Senhor é convosco." As duas palavras de saudação do anjo se esclarecem mutuamente. Maria é cheia de graça porque o Senhor está com ela. A graça com que ela é cumulada é a presença daquele que é a fonte de toda graça. "Alegra-te, filha de Jerusalém... o Senhor está no meio de ti" (Sf 3,14.17a). Maria, em quem vem habitar o próprio Senhor, é em pessoa a filha de Sião, a Arca da Aliança, o lugar onde reside a glória do Senhor: ela é "a morada de Deus entre os homens" (Ap 21,3). "Cheia de graça", e toda dedicada àquele que nela vem habitar e que ela vai dar ao mundo.

"Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus." Depois da saudação do anjo, tornamos nossa a palavra de Isabel. "Repleta do Espírito Santo" (Lc 1,41), Isabel é a primeira na longa série das gerações que declaram Maria bem-aventurada: "Feliz aquela que creu..." (Lc 1,45): Maria é "bendita entre as mulheres" porque acreditou na realização da palavra do Senhor. Abraão, por sua fé, se tomou uma bênção para "todas as nações da terra" (Gn 12,3). Por sua fé, Maria se tomou a mãe dos que creem, porque, graças a ela, todas as nações da terra recebem Aquele que é a própria bênção de Deus: "Bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus".

Celebramos também o arcanjo São “Rafael
cujo nome quer dizer “medicina de Deus” ou “Deus cura”.
É o guia dos viajantes. Foi companheiro de viagem de Tobias.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
O que o texto nos diz no momento?
Nossa vida reflete o que o texto diz ou há contradições?
Em que nos parecemos com Natanael?
Meditando
Os bispos, em Aparecida, disseram:
“A vocação ao discipulado missionário é con-vocação à comunhão em sua Igreja. Não há discipulado sem comunhão. Diante da tentação, muito presente na cultura atual de ser cristãos sem Igreja e das novas buscas espirituais individualistas, afirmamos que a fé em Jesus Cristo nos chegou através da comunidade eclesial e ela “nos dá uma família, a família universal de Deus na Igreja Católica. A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão” Isto significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos viver uma experiência permanente de discipulado e de comunhão com os sucessores dos Apóstolos e com o Papa.” (DAp 156).

A referência à figueira pode nos lembrar o que disse o papa Francisco na Laudato sÌ«não pode ser autêntico um sentimento de união íntima com os outros seres da natureza, se ao mesmo tempo não houver no coração ternura, compaixão e preocupação pelos seres humanos»  (91)

3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezo:
Oração do Anjo
Ave Maria, cheia de graça, …

- Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
-  Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
...

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus.
Nosso Caminho é Jesus.
Vamos tornar minha vida conforme o seu Projeto.
Escolhemos uma frase ou palavra para memorizar.
Vamos repeti-la durante o dia.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp

Palavra se fez carne - 29 de setembro, Festa de São Miguel, São Gabriel e São Rafael, Arcanjos


29 de setembro, Festa de São Miguel, São Gabriel e São Rafael, Arcanjos


- Hoje é dia 29 de setembro, Festa dos Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael

- Vivemos a graça do tempo presente na companhia do Senhor que não nos abandona. Os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael nos recordam do cuidado amoroso de Deus que sempre nos protege e nos guarda. Peça ao Senhor a graça de reconhecer o seu cuidado e seu zelo por todos nós, seres humanos, criados à sua imagem e semelhança.

- Escuta o Evangelho segundo João, capítulo 1, versículos 47 a 51:

Naquele tempo, Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. Jesus disse: “Tu crês porque te disse: ‘Eu te vi debaixo da figueira?’ Coisas maiores que esta verás?” E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”.

- A Palavra de Deus revela a intenção do nosso coração. Quem lhe é fiel, caminha na justiça, sem falsidade e se coloca à disposição para servir os irmãos e irmãs. Converse com Deus sobre tua intimidade com a Palavra para que cresça sempre mais o desejo de fazer a vontade do Pai em todas as coisas e servi-lo em todas as pessoas.

- Como acolhes a Palavra de Deus? A verdade do teu coração é capaz de atrair a atenção de Jesus? Te deixas conhecer pelo Senhor? Estás pronto para ver coisas maiores que Deus preparou para ti?

- “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi.” Figueira: árvore bonita que simboliza a Lei de Deus. Somos chamados a nos encontrarmos debaixo da Palavra que nos conduz a Jesus, o verbo que se fez carne. Relação de intimidade que nos faz caminhar na verdade e na justiça. Ouça um Hino da Liturgia das Horas reconhecendo a grandeza de Miguel, que significa “Quem como Deus?”; Gabriel, “Força de Deus; e Rafael, “Deus cura”:

Arcanjos, para vós/ um canto de vitória,/ porque no céu reinais,/ imensa é a vossa glória./
Miguel, invicto príncipe/ da corte celestial,/ firmai-nos, com mão fúlgida,/ na graça divinal./
Do máximo mistério/ arauto, ó Gabriel,/ guiai-nos nos caminhos/ da luz que vem do céu./
Conosco, ó Rafael,/ à pátria caminhai./ Aos corpos dai saúde,/ as mentes libertai./
Vós, anjos, ajudai-nos/ nas sendas que trilhamos./ De vosso eterno gozo/ consortes nós sejamos./
Ao Pai Supremo, ao Filho,/ e ao Consolador/ a honra eternamente/ num hino de louvor./

- Investigue o teu coração. Nele habita a verdade que revelas a Deus. O senhor te busca e deseja encontrar-te debaixo da Sua Palavra. Que ela te conduza ao encontro com a vida que é nosso Senhor. Termina tua oração com o desejo de também seres tu um mensageiro da bondade e do cuidado de Deus.

- Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarde, me governe e me ilumine. Amém!


Eu te vi | (Jo 1, 47-51) #891- Meditação da Palavra - Frei Gilson



Mãe Maria | Dom Walmor – 29/09/2022


Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 29 de set. de 2022

Homilia Diária - 29.09.2022 | “Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão" - Padre Roger Araújo


Canal do Youtube: Padre Roger Araújo

Apocalipse 12:7-12

E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.

Palavra da Salvação, 29/09/2022 com o Padre Vitor Hugo


Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 28 de set. de 2022

São Miguel, São Gabriel e São Rafael | Quinta-feira
Rabi, tu és o Filho de Deus

Evangelho (Jo 1,47-51)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: ‘Eu te vi debaixo da figueira?’ Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.