terça-feira, 27 de setembro de 2022

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

TRÍDUO DE SANTA TERESINHA - PRIMEIRO DIA DO TRÍDUO (28 DE SETEMBRO) - FESTA (01 DE OUTUBRO)


1ª DIA DO TRIDUO - VIDA DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS

Caros Irmãos e irmãs é uma alegria estarmos aqui reunidos para celebrar o tríduo em homenagem a Santa Teresinha.

É conhecida como Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face ou, popularmente, Santa Teresinha - nasceu em Alençon, 2 de janeiro de 1873 — Morreu em 30 de Setembro de 1897, com apenas 24 anos.
Sua família vivia no amor a Deus e entre si e, por isso mesmo, muito solidária com os necessitados.
Teresinha cresceu como todas as crianças, mas o que encantava a todos era sua vida simples e o esforço que fazia para melhorar. Seus familiares sempre participavam juntos da Santa Missa e liam a Bíblia.
Seus pais: Luiz José e Zélia tiveram oito filhos. Quatro dos quais morreram ainda pequeninos.
Aos quatorze anos de idade Teresa decide que quer entrar para o Carmelo (Ordem das Carmelitas Descalças). Como a pouca idade a impede, ela decide em novembro de 1887 ir em Roma para uma audiência com o Papa Leão XIII. Em Abril do ano seguinte é finalmente aceita. Concedida a autorização ingressou em 9 de Abril de 1888 .

Ato Penitencial
Façamos um momento de silêncio e reconheçamos as nossas faltas e a grande misericórdia de Deus, que nos espera.

Canto: Perdão Senhor

PERDÃO SENHOR, TANTOS ERROS COMETI
PERDÃO SENHOR, TANTAS VEZES ME OMITI
PERDÃO SENHOR, PELOS MALES QUE CAUSEI
PELAS COISAS QUE FALEI, PELO IRMÃO QUE EU JULGUEI (BIS)

PIEDADE SENHOR, TEM PIEDADE SENHOR,
MEU PECADO VEM LAVAR COM SEU AMOR
PIEDADE SENHOR, TEM PIEDADE SENHOR,
E LIBERTA MINHA ALMA PARA O AMOR

PERDÃO SENHOR, PORQUE SOU TÃO PECADOR
PERDÃO SENHOR, SOU PEQUENO E SEM VALOR
MAS MESMO ASSIM, TU ME AMAS QUERO ENTÃO
TE ENTREGAR MEU CORAÇÃO SUPLICAR O TEU PERDÃO (BIS)

PIEDADE SENHOR, TEM PIEDADE SENHOR,
MEU PECADO VEM LAVAR COM SEU AMOR
PIEDADE SENHOR, TEM PIEDADE SENHOR,
E LIBERTA MINHA ALMA PARA O AMOR

Dir. Deus todo poderoso tenha compaixão de nós e perdoe os nossos pecados e nos conduza a Vida Eterna.
Todos - Amém
Oração:

Ó Deus, que preparais o vosso Reino para os pequeninos e humildes, daí-nos seguir confiantes o caminho de Santa Teresinha, para que, por sua intercessão, nos seja revelada a vossa gloria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho na Unidade do Espírito Santo.

Canto meditativo
Move-te em mim (O Espírito de Deus está neste lugar)

Texto Bíblico: Cor 12,4-11
Reflexão:

Achamos muitas das vezes que para ser missionário precisa ser um seminarista, padre, uma Religiosa Consagrada, mas nós somos chamados a ser missionário no estado de vida que temos: casado(a), solteiro(a), criança, adolescente jovem, em casa, no trabalho, dizendo uma palavra amiga, visitando um vizinho. Você conhece seu vizinho, você já o convidou para ir participar da Igreja, sendo um catequista, visitando um pobre? Existe várias maneiras para sermos missionários. CORAGEM! SAIA DO COMODISMO E SEJA UM(A) GRANDE MISSIONÁRIO(A).
Oração:

“Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, eu Vos agradeço todos os favores e graças com que enriquecestes a alma de vossa Serva Santa Teresinha do Menino Jesus, durante os 24 anos que passou na terra, e pelos méritos de tão querida Santa, concedei-me a graça que ardentemente vos peço (silêncio), se for conforme a vossa santíssima vontade e para a salvação de minha alma. Amém”.

Neste momento nós vamos rezar 24 Glórias Pai, em ação de graças à Santíssima Trindade pelos 24 anos da vida da gloriosa Santa Teresinha. Acrescentar a jaculatória: Santa Teresinha do Menino Jesus rogai por nós.

Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no principio agora e sempre. Amém.
Santa Teresinha do menino Jesus, rogai por nós. (24x)

ORAÇÃO FINAL

Ò Santa Teresinha, fazei-nos simples e dóceis, humildes e confiantes para com nosso Pai do céu. Ah! Não permitais que ofendamos pelo pecado, que O contristemos pela desconfiança! Assisti-nos em todos os perigos e necessidade; socorrei-nos em todas as aflições; alcançai-nos todas as graças espirituais e temporais, particularmente (...), valei-nos na vida e na morte.
Ó Santa Teresinha lembrai-vos que prometestes passar o vosso céu fazendo o bem na terra, sem descanso até ver completo o número de eleitos. Ah! Cumpri em vós nossa promessa: sede nosso anjo protetor na travessia desta vida e não descanseis até que nos vejais no céu cantando ao vosso lado eternamente as ternuras do amor misericordioso do coração de Jesus. Amém.

Dir. Frase de Santa Teresinha para nossa reflexão:
"Sinto que quando sou caridosa é só Jesus que age em mim".

Que motivados por esta tão bonita frase, façamos o nosso compromisso de fazer um gesto de caridade para uma pessoa da família e para outra pessoa. E como gesto que realizou este compromisso traga uma flor.

Benção Final
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Canto final
kelly patricia – passarinho

NOVENA DAS ROSAS DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS - DE 22 A 30 DE SETEMBRO - FESTA: 01 DE OUTUBRO


ORAÇÃO

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos agradeço todos os favores, todas as graças com que enriquecestes a alma de Vossa serva Santa Teresinha do Menino Jesus, durante os 24 anos que passou na terra e, pelos méritos de tão querida Santinha, concedei-me a graça que ardentemente Vos peço (faça o pedido da graça que deseja) - se for conforme a Vossa Santíssima vontade e para salvação de minha alma. Ajudai minha fé e minha esperança, ó Santa Teresinha, cumprindo mais uma vez sua promessa de que ninguém Vos invocaria em vão, fazendo-me ganhar uma rosa, sinal de que alcançarei a graça pedida.

"Reza-se em seguida 24 vezes:

"Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos e séculos, amém." Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós.
Rezar 1 Pai-Nosso, 1 Ave Maria

NOVENA A SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS - De 22 a a 30 de setembro - 7º DIA


Unamo-nos em oração com a Família dos Devotos de Santa Teresinha.

Introdução ( todos os dias):

Em nome do Pai...

Canto: Abre, Senhor, os meus lábios pois quero entoar a canção que vem da fonte da vida e toma o meu coração. Abre,Senhor, os meus lábios e toma o meu coração.

ORAÇÃO: Deus Pai de ternura infinita, Cristo Jesus, Cordeiro de vida eterna, Espirito Santo, amor do Pai e do Filho, imploramo-vos as luzes e devoção necessárias para louvar o vosso nome, na vida e santidade de vossa serva Santa Teresinha do menino Jesus. Que o amor , por vós derramado na vida desta filha do Carmelo e da Igreja, possa espalhar-se generosamente em nossa vida e na vida daqueles(as) por quem rezaremos esta novena. Amém.

(Aqui se apresentam a Deus as intenções para a novena).

7º DIA
Engajar-se na colheita da messe

Santa Teresinha: "Para que vossa messe seja logo recolhida nos celeiros, Senhor, eu me imolo cada dia, e minha oração é que minhas alegrias e meu pranto sejam para os operários da vossa vinha ."

Palavra de Deus: "Jesus estava andando à beira do Mar da Galiléia, quando viu dois pescadores. Eram Simão Pedro e seu irmão André, que preparavam as redes para a pesca. Jesus disse: ‘Venham comigo, e eu farei de vocês pescadores de homens’." (Mc 1,16-17).

ORAÇÃO: Senhor Jesus Cristo, nos chamais à missão. Concedei-nos a graça de poder deixar de lado as redes que nos amarram, nos prendem, e nos lançarmos ao vosso serviço, sem esperarmos qualquer retribuição, pois Vós já sois o nosso prêmio. Amém.
(Rezar uma dezena do terço por toda a juventude)

AGRADECIMENTO
(para todos os dias da novena)

Ó Deus, que nos permitis louvar a vossa bondade infinita e proclamar os vossos benefícios na vida de Santa Teresinha do Menino Jesus, dai-nos, pela sua intercessão, semearmos ao nosso redor inúmeras graças vindas de Vós. Que nosso testemunho e presença de fé engrandeçam ainda mais o coro solene dos anjos e santos que, dia e noite, celebram a vossa misericórdia e majestade. Abençoai-nos Senhor Deus, pela intercessão de Santa Teresinha, nesta novena que celebramos a Vós, Pastor que nos conduz, fonte de água viva, caminho, verdade e vida. Amém.

Canto:
Santa Teresinha- Escolho tudo.mp4


LEITURA ORANTE DO DIA 27/09/2022



LEITURA ORANTE

Lc 9,51-56 - Cultura do descarte: não quiseram receber Jesus

"Não quiseram receber Jesus"

Nesta Leitura Orante vamos conhecer, amar e imitar Jesus
para nele viver a vida trinitária e com Ele transformar a história.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Espírito Santo
que procede do Pai e do Filho,
tu estás em mim, falas em mim,
rezas em mim, ages em mim.
Ensina-me a fazer espaço à tua Palavra,
à tua oração,
à tua ação em mim
para que eu possa conhecer
o mistério da vontade do Pai.
Amém.

1. Leitura (Verdade)
Vamos "conhecer"
O que diz o texto do dia?
Lemos o texto da Palavra do dia: Lc 9,51-56.
Como estava chegando o tempo de Jesus ir para o céu, ele resolveu ir para Jerusalém. Então mandou que alguns mensageiros fossem na frente. No caminho eles entraram em um povoado da região de Samaria a fim de prepararem um lugar para ele. Mas os moradores dali não quiseram receber Jesus porque viram que ele estava indo para Jerusalém. Quando os seus discípulos Tiago e João viram isso, disseram:
- O Senhor quer que a gente mande descer fogo do céu para acabar com estas pessoas?
Porém Jesus, virando-se para eles, os repreendeu. Então ele e os seus discípulos foram para outro povoado.
Refletindo
Em um momento de silêncio interior, recordo o que li.
O texto diz que "estava chegando o tempo de Jesus ir para o céu". Seguia para Jerusalém. Esta viagem começa com certa solenidade, mandando alguém à frente para preparar, com certeza, alojamento, espaço para encontro com as pessoas. No entanto, ao passar por um povoado da Samaria, Jesus não foi acolhido, não quiseram recebê-lo. Esta rejeição estava fundamentada em antigas mágoas dos samaritanos contra os judeus. Isto despertou revolta em Tiago e João que queriam logo acabar com aquela gente. Jesus os repreendeu e seguiu para outro povoado. O Mestre ensina que é preciso dar tempo para a conversão. Saber esperar o momento da abertura, do perdão, da reconciliação, do encontro.

2. Meditação (Caminho) 
Amar e imitar Jesus
O que o texto diz para nós, hoje?
Qual palavra mais nos toca o coração?
Sob a luz da verdade que acolhemos, respondemos
aos apelos e convites de Jesus Mestre.
Atualizamos e meditamos a Palavra, ligando-a à nossa vida.
E podemos nos perguntar:
a impaciência dos apóstolos não é nossa também, muitas vezes?
Meditando
Os bispos, em Aparecida, falaram também de de propostas para conduzir as pessoas ao encontro de Jesus: "A iniciação cristã, que inclui o querigma, é a maneira prática de colocar alguém em contato com Jesus Cristo e iniciá-lo no discipulado.(...)Sentimos a urgência de desenvolver em nossas comunidades um processo de iniciação na vida cristã que comece pelo querigma que guiado pela Palavra de Deus, que conduza a um encontro pessoal, cada vez maior, com Jesus Cristo, perfeito Deus e perfeito homem, experimentado como plenitude da humanidade e que leve à conversão, ao seguimento em uma comunidade eclesial e a um amadurecimento de fé na prática dos sacramentos, do serviço e da missão." (DAp 288 e 289).
Na carta Laudato sì, falando do cultura do descarte,  o Papa Francisco reconhece que se nota «a relação íntima entre os pobres e a fragilidade do planeta, a convicção de que tudo está estreitamente interligado no mundo, a crítica do novo paradigma e das formas de poder que derivam da tecnologia, o convite a procurar outras maneiras de entender a economia e o progresso, o valor próprio de cada criatura, o sentido humano da ecologia, a necessidade de debates sinceros e honestos, a grave responsabilidade da política internacional e local, a cultura do descarte e a proposta dum novo estilo de vida » (16).

3. Oração (Vida)
-  Para  viver a vida trinitária
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Nosso coração já está em sintonia com o coração de Jesus.
Vivemos este momento em silêncio.
E oramos: Salmo 86(87)

Nós temos ouvido que Deus está convosco.

1 - O Senhor ama a cidade / que fundou no monte santo; / ama as portas de Sião / mais que as casas de Jacó. / Dizem coisas gloriosas / da cidade do Senhor. – R.
2 - Lembro o Egito e Babilônia / entre os meus veneradores. / Na Filisteia ou em Tiro † ou no país da Etiópia, / este ou aquele ali nasceu. / De Sião, porém, se diz: † “Nasceu nela todo homem; / Deus é sua segurança”. – R.
3 - Deus anota no seu livro, † onde inscreve os povos todos: / “Foi ali que estes nasceram”. / E por isso todos juntos / a cantar se alegrarão; / e, dançando, exclamarão: / “Estão em ti as nossas fontes!” – R.

4. Contemplação (Vida e Missão)
Com Jesus  transformar a história.
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Passaremos o dia a olhar todas as pessoas, rezando com o apóstolo Paulo:
"Ao visitá-las, levo para vocês muitas bênçãos de Cristo". (Rm 15,29).

Bênção Bíblica
O Senhor o abençoe e guarde!
O Senhor lhe mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de você!
O Senhor lhe mostre seu rosto e lhe conceda a paz!’ (Nm 6,24-27).
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp

LEITURA ORANTE DO DIA 26/09/2022



LEITURA ORANTE

Lc 9,46-50 - Jesus acolhe os pequenos


Nesta Leitura Orante vamos conhecer, amar e imitar Jesus
para nele viver a vida trinitária e com Ele transformar a história.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo,
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser,
eu vos adoro, amo e agradeço.
E invoco o Espírito Santo para que me ilumine na Leitura Orante:
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis.
E acendei neles o fogo do vosso amor.
- Enviai, Senhor, o vosso Espírito e tudo será criado.
- E renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos fiéis com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amém.

1. Leitura (Verdade)
Vamos "conhecer"
O que diz o texto do dia?
Leiamos o texto:
Lc 9,46-50, e observemos pessoas, palavras, relações, lugares.
Os discípulos começaram a conversar sobre qual deles era o mais importante. Mas Jesus sabia o que eles estavam pensando. Então pegou uma criança e a pôs ao seu lado. Aí disse:
- Aquele que, por ser meu seguidor, receber esta criança estará recebendo a mim; e quem me receber estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que é o mais humilde entre vocês, esse é que é o mais importante.
João disse:
- Mestre, vimos um homem que expulsa demônios pelo poder do nome do senhor, mas nós o proibimos de fazer isso porque ele não é do nosso grupo.
Então Jesus disse a João e aos outros discípulos:
- Não o proíbam, pois quem não é contra vocês é a favor de vocês.
Refletindo
Os que decidem por seguir Jesus Cristo, às vezes se confundem e podem desejar coisas e posturas que deixaram, como “ser o mais importante”. É a tentação da competição, da vaidade, do poder. Jesus sabia disto e fez uma explicação: pegou uma criança e a pôs a seu lado. Disse que receber uma criança - o que não acrescenta prestígio nenhum a ninguém -  é receber aquele que enviou Jesus: o Pai. Para Ele, o mais humilde, a pessoa sem pretensões, desarmada,  é a mais importante. E volta a falar da unidade no nome do Senhor.

2. Meditação (Caminho)
Amar e imitar Jesus
O que o texto diz para nós, hoje?
Qual palavra mais nos toca o coração?
Ao seguir Jesus Cristo, jamais vou me deixar dominar pelo espírito de competição e pela tentação de julgar, pela tentação do poder.
Meditando
Na Conferência de Aparecida, os bispos lembraram que devemos entrar nesta dinâmica de Jesus que acolhe os mais fracos e pequenos: "A resposta a seu chamado exige entrar na dinâmica do Bom samaritano (cf. Lc 10,29-37), que nos dá o imperativo de nos fazer próximos, especialmente com o que sofre, e gerar uma sociedade sem excluídos, seguindo a prática de Jesus que come com publicanos e pecadores (cf. Lc 5,29-32), que acolhe os pequenos e as crianças (cf. Mc 10,13-16), que cura os leprosos (cf. Mc 1,40-45), que perdoa e liberta a mulher pecadora (cf. Lc 7,36-49; Jo 8,1-11), que fala com a Samaritana (cf. Jo 4,1-26). (DAp 135).

3. Oração (Vida)
Para  viver a vida trinitária
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Salmo 101(102)

O Senhor edificou Jerusalém / e apareceu na sua glória!

1 - As nações respeitarão o vosso nome, / e os reis de toda a terra, a vossa glória; / quando o Senhor reconstruir Jerusalém / e aparecer com gloriosa majestade, / ele ouvirá a oração dos oprimidos / e não desprezará a sua prece. – R.
2 - Para as futuras gerações se escreva isto, / e um povo novo a ser criado louve a Deus. / Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, / e o Senhor olhou a terra do alto céu, / para os gemidos dos cativos escutar / e da morte libertar os condenados. – R.
3 - Assim também a geração dos vossos servos † terá casa e viverá em segurança, / e ante vós se firmará sua descendência. / Para que cantem o seu nome em Sião / e louve ao Senhor Jerusalém / quando os povos e as nações se reunirem / e todos os impérios o servirem. – R.

4. Contemplação (Vida e Missão)
Com Jesus transformar a história.
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos e o coração  de Deus.
Vamos  entrar na dinâmica de Jesus que acolhe os mais fracos e pequenos.
É o pilar da caridade: serviço à vida plena.
Escolhemos uma frase ou palavra para memorizar.
Vamos repeti-la durante o dia.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patricia Silva, fsp