sexta-feira, 2 de agosto de 2024

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

PRECE PARA AGOSTO

 

Agosto Dourado 2023 - Dos dias 1° a 7, é realizada a semana mundial da amamentação


PRIMEIRO SÁBADO DO MÊS DE AGOSTO DE 2024 - ORAÇÃO REPARADORA ENSINADA EM FÁTIMA


ORAÇÃO REPARADORA ENSINADA EM FÁTIMA
Esta oração foi transmitida pelo Anjo de Portugal

Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da Terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.

LEITURA ORANTE DO DIA 02/08/2024



LEITURA ORANTE

Mt 13,54-58 - O filho do carpinteiro


Iniciemos a  Leitura Orante, rezando:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos:
ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.

1. Leitura (Verdade)
Façamos a Leitura do texto do dia:
Mt 13,54-58, e observemos as pessoas, palavras,
relacionamentos, lugares. Diz o texto:
Jesus voltou para a cidade de Nazaré, onde ele tinha morado. Ele ensinava na sinagoga, e os que o ouviam ficavam admirados e perguntavam:
- De onde vêm a sabedoria dele e o poder que ele tem para fazer milagres? Por acaso ele não é o filho do carpinteiro? A sua mãe não é Maria? Ele não é irmão de Tiago, José, Simão e Judas? Todas as suas irmãs não moram aqui? De onde é que ele consegue tudo isso? Por isso ficaram desiludidos com ele.
Mas Jesus disse:
- Um profeta é respeitado em toda parte, menos na sua terra e na sua casa. Jesus não pôde fazer muitos milagres ali porque eles não tinham fé.
Refletindo
Jesus está na cidade onde havia sido criado: Nazaré.
Ensina na sinagoga – casa de oração do seu povo - e todos se admiram com sua sabedoria.
É a prova de que Jesus é o Filho de Deus e não apenas filho do carpinteiro, José.
Seus conterrâneos, talvez por baixa auto-estima, mas sobretudo, pela falta de fé, questionam a origem da autoridade dele: “De onde vem a sabedoria dele e o seu poder?” Não conseguem compreender que um conhecido deles seja Filho de Deus. E o rejeitam.. O Mestre vive uma experiência semelhante à dos profetas que também foram rejeitados, desprezados, até mortos de forma cruel. “Porque eles não tinham fé”, Jesus, não pode fazer ali, em Nazaré, muitos milagres.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Qual palavra mais nos toca o coração?
São muitas, mas nos detemos na última expressão: “Jesus não pode fazer muitos milagres ali porque eles não tinham fé”.
Atualizando: hoje, o que podemos pensar?

O Papa Bento XVI, na abertura da Conferência de Aparecida, disse que, vive-se, atualmente, uma cultura "líquida", ou seja, dissolve-se a relação com Deus: “Vivemos uma mudança de época, e seu nível mais profundo é o cultural. Dissolve-se a concepção integral do ser humano, sua relação com o mundo e com Deus; “aqui está precisamente o grande erro das tendências dominantes do último século... Quem exclui Deus de seu horizonte, falsifica o conceito da realidade e só pode terminar em caminhos equivocados e com receitas destrutivas (Bento XVI, Discurso Inaugural). (DAp 44)

Compreendemos porque em nossa vida também
não acontecem muitos milagres?
Temos uma fé fraca, queremos que tudo seja provado,
justificado, da forma como pensamos.
Não aceitamos o diferente, que o projeto de Deus
seja diferente do nosso.
Temos dificuldade em aceitar verdades das pessoas com
quem convivemos, iguais a nós.

3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Ele?
Rezamos, agora, o Salmo 68.

Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor.

1. Mais numerosos que os cabelos da cabeça / são aqueles que me odeiam sem motivo; / meus inimigos são mais fortes do que eu; / contra mim eles se voltam com mentiras! / Por acaso poderei restituir / alguma coisa que de outros não roubei? – R.
2. Por vossa causa é que sofri tantos insultos / e o meu rosto se cobriu de confusão; / eu me tornei como um estranho a meus irmãos, / como estrangeiro para os filhos de minha mãe. / Pois meu zelo e meu amor por vossa casa / me devoram como fogo abrasador; / e os insultos de infiéis que vos ultrajam / recaíram todos eles sobre mim! – R.
3. Por isso elevo para vós minha oração / neste tempo favorável, Senhor Deus! / Respondei-me pelo vosso imenso amor, / pela vossa salvação que nunca falha! – R.

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é para ver além das aparências e
reconhecer a presença de Deus nas pessoas e nas coisas mais simples.
Palavras para lembrar durante o dia:
Jesus é o Filho de Deus e do carpinteiro

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp

A Palavra entre nós - 2 de agosto, 6ª feira, 17ª Semana do Tempo Comum


2 de agosto, 6ª feira, 17ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 2 de agosto, 6ª feira, 17ª Semana do Tempo Comum.

- O evangelista Mateus nos traz mais um ensinamento de Jesus sobre os pré-julgamentos que fazemos dos outros, seja pela aparência, pela cultura, pelo lugar ou família de origem, pelas condições financeiras e intelectuais e outros. Ele foi julgado por ser filho de carpinteiro e duvidaram que alguém tão simples e próximo deles, pudesse ter tanta sabedoria e realizar milagres. Veja se também você não faz pré-julgamentos das pessoas e começa assim tua oração.

- Escuta o Evangelho de Mateus, capítulo 13, versículos 54 a 58:

Naquele tempo, Dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: "De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?" E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: "Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!" E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.

- Muitas vezes nos precipitamos e não vemos a essência das pessoas, como aconteceu com Jesus, desprezado em sua própria pátria, por aqueles que se acham fiéis, mas cheios de incredulidade. Uma vez que nos falta humildade e fé, não cremos que Deus utiliza como instrumento, os que estão bem ao nosso lado, para nos dar conselhos e orientações. Esquecemos de que nossa capacidade é graça de Deus, e não mérito nosso. Ele nos fala através de gestos, palavras, acontecimentos, porém, de corações fechados, perdemos a chance de progredir espiritualmente. Jesus anunciava a mensagem de salvação e quantas pessoas não o ouviram. Não se abatendo, ele apenas continuou sua missão anunciando nos lugares onde encontrasse corações mais abertos. Peça ao Senhor que te ajude a ter o coração aberto para acolher e viver a sua palavra.

- Reviva seu passado e presente até hoje e perceba se a aparência tem sido algo de importância em sua vida. Tem realizado pré-julgamentos sobre as pessoas?! Será que tens rejeitado orientações dos mais experientes inclusive daqueles de sua própria casa?

- "Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!”, diz Jesus. Por terem um coração fechado, viram apenas o externo, um Jesus que tem raízes simples, sem títulos e nem privilégios, por isso é tão difícil aceitá-lo. Hoje, da mesma forma, esta imagem dos outros, é classificada e etiquetada como: inteligentes ou incompetentes, profundos ou superficiais, simpáticos ou chatos; úteis ou descartáveis… Desta forma, atrofiamos nossos olhos para perceber a novidade surpreendente que pode brotar no outro. Dizia o Pequeno Príncipe:

“só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.

– A oração é a forma e o momento em que nos abandonamos em Deus e buscamos direcionamento e palavras de salvação. Entregue seu coração, sua vida, nas mãos do Senhor e seja fiel. Agradeça por este momento e peça para Ele te falar como não julgar as pessoas e ser um profeta em sua igreja doméstica. Que enxergue e sinta a presença de Deus no cotidiano e nas pequenas situações, como também, que não desanime caso seja acusado ou desprezado pelos corações fechados.

– Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Homilia Diária | Liturgia de Hoje |Palavra do Dia - Padre Adriano Zandoná (Mt 13,54-58) (02/08/24)



Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná

Publicado em 1 de ago. de 2024

A dificuldade de evangelizar os nossos familiares | (Mt 13, 54-58) #2060 - Frei Gilson




Publicado em 2 de ago. de 2024

Iluminados com a luz da fé | Mãe Maria (02/08/2024) - Dom Walmor



Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 2 de ago. de 2024

Homilia Diária - 02.08.2024 | "E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé" - Padre Roger Araújo



Canal do Youtube: Padre Roger Araújo

Publicado em 1 de ago. de 2024

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 13,54-58

Naquele tempo, 54dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?” 57E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” 58E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.

Homilia Diária | Os “irmãos” de Jesus e a Virgindade de Maria (Sexta-feira da 17ª Sem. do T. Comum) - Padre Paulo Ricardo



Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 1 de ago. de 2024

Maria Santíssima, como creem os católicos, foi perpetuamente virgem ou não? Se o foi, por que então as Sagradas Escrituras insistem em falar dos “irmãos” do Senhor? Em que se baseia a Igreja para crer como dogma de fé que Maria permaneceu virgem, não só antes e durante o parto, mas também depois dele? Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, 2 de agosto, e entenda quem eram, de fato, os irmãos de Jesus.

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 13,54-58 - 02/08/2024


O dom da fé: abrir o coração para o sobrenatural

“Naquele tempo, dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que as pessoas ficavam admiradas. E ainda Jesus disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família”. E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.“ (Mt 13,54-58)



Irmãos e irmãs, Jesus estava numa sinagoga, pregando a Palavra, e as pessoas que ali o escutavam ficavam admiradas. Tinham admiração, mas faltava alguma coisa, faltava a realidade de se aprofundar nas coisas sobrenaturais. E a compreensão do sobrenatural vem pelo dom da fé.
Então, esse era o problema daqueles que estavam ali escutando Jesus: admiravam-se, mas não conseguiam ser tocados no coração porque não tinham abertura. Neles faltava o dom da fé. Viam Jesus apenas como o filho do carpinteiro. No texto está assim: “Não é ele, o filho do carpinteiro?”. Faltou a profundidade do dom da fé. Neste dia, nós pedimos esta graça para a nossa vida e para tantas pessoas por quem rezamos também.

Fé e milagres

O Evangelho continua dizendo: “E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé”. O texto, irmãos e irmãs, não diz que Jesus não fez milagres ali, mas diz que Jesus não fez muitos milagres, porque faltava este dom que nos faz tocar o sobrenatural. O que isso significa? Significa que não é a fé que decide se um milagre vai acontecer ou não, mas sim o olhar onisciente de Deus que conhece os nossos corações, as realidades e sabe do que precisamos.
Se você tem pedido uma graça especial para Deus, saiba que não é você que define se a graça vai chegar ou não. Quem define é o olhar misericordioso e bondoso de Deus.
Sobre você desça e permaneça a bênção do Deus Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Edson Oliveira
Padre Edison Oliveira é brasileiro, membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova no modo de compromisso do Núcleo.

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 02/08/2024

ANO B


Mt 13,54-58

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Não é ele o filho do carpinteiro?


Jesus não fez muitos milagres em Nazaré porque faltou fé aos nazarenos. Quem tem fé, crê, acredita. Existe uma fé puramente humana, chamada de antropológica, com a qual acreditamos nos outros. Alguém nos diz que determinado chá faz bem para a saúde, em especial para o mal-estar daquele dia, e nós acreditamos. Acreditamos na experiência da outra pessoa e queremos experimentar também. Há sempre um risco nessa fé antropológica, mas a vida é feita de riscos.
Outro nível de fé consiste em acreditar em nós mesmos, animando-nos com pensamentos positivos: eu quero, eu posso, tudo vai bem, vai dar certo. O risco está na supervalorização das nossas capacidades. Podemos muito, mas não podemos tudo. Conhecemos pessoas que colocam obstáculos em tudo e enxergam problemas no que ainda não aconteceu. “E se não der certo, e se chover, e se o ônibus quebrar…” E existe a virtude teologal da fé. Quando alguém pedia a Jesus um milagre, muitas vezes ele respondia: “Que se faça aquilo que você crê que vai acontecer”. O risco está em não ter fé suficiente em Jesus e no seu Evangelho, ou não pedir aquilo que convém. Em todas as coisas, porém, Deus sabe o que é o melhor para nós.
Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.
Fontes: https://catequisar.com.br/liturgia/nao-e-ele-o-filho-do-carpinteiro-2/ e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/nao-ha-profeta-sem-honra-senao-em-sua-terra-natal-e-em-sua-casa-02082024

Reflexão

Jesus volta para sua terra e, como de costume, “ensinava na sinagoga deles”. Duas são as reações de seus conterrâneos. Começam admirando Jesus, por sua sabedoria e seus milagres. Entretanto, por conhecerem sua origem simples e conviverem com seus parentes, levantam a dúvida: Como poderia ele manifestar tão elevada sabedoria? Superficiais, os nazarenos não prestaram atenção às obras de justiça que ele praticava e ensinava; não enxergaram sua coerência de vida. Então, assumem atitude de dúvida e desprezo: “E se escandalizavam por causa dele”. Fechados em seus preconceitos, não se abrem para a fé em Jesus. Portanto, também não criam condições para Jesus realizar entre eles os sinais de Deus. Não existem milagres onde não há fé, também hoje.
(Dia a dia com o Evangelho 2024)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/2-sexta-feira-9/

Reflexão

«Um profeta só não é valorizado em sua própria cidade e na sua própria casa»

Rev. D. Jordi POU i Sabater
(Sant Jordi Desvalls, Girona, Espanha)

Hoje, como naquele tempo, é difícil falar de Deus àqueles que nos conhecem há muito tempo. No caso de Jesus, são João Crisóstomo comenta: «Os nazarenos admiravam-se Dele, mas essa admiração não os levava a crer, mas a sentir inveja, como se dissessem: `Porque Ele, e não eu´». Jesus conhecia bem aqueles que em vez ouvi-lo, escandalizavam-se por causa Dele. Eram parentes, amigos, vizinhos pessoas que Ele apreciava, mas justamente a eles não chegará a mensagem da salvação.
Nós —que não podemos fazer milagres nem temos a santidade de Cristo— não provocaremos inveja (ainda se por acaso possa acontecer, se realmente nos esforçarmos por viver como cristãos). Seja como for, nos encontraremos, como Jesus, com aqueles a quem amamos ou apreciamos, são os que menos nos escutam. Neste sentido, devemos recordar, também, que as pessoas veem mais os defeitos do que as virtudes, e aqueles que estiveram ao nosso lado durante anos podem dizer interiormente —Tu que fazias (ou fazes) isto ou aquilo, o que vais me ensinar?
Pregar ou falar de Deus entre as pessoas do nosso povo ou família é difícil, mas é necessário. É preciso dizer que Jesus quando ia a casa estava precedido pela fama de seus milagres e sua palavra. Talvez, nós precisaremos estabelecer um pouco de fama de santidade por fora (e dentro) de casa antes de “predicar” às pessoas da casa.
São João Crisóstomo acrescenta no seu comentário: «Presta atenção, por favor, na amabilidade do Mestre: não lhes castiga por não ouvi-lo, mas diz com doçura: `Um profeta só não é valorizado em sua própria cidade e na sua própria casa´(Mt 13,57). Resulta evidente que Jesus iria-se triste desse lugar, mas continuaria suplicando para que sua palavra salvadora fosse bem-vinda no seu povo.
E nós (que nada vamos perdoar ou deixar de lado), igual temos que orar para que a palavra de Jesus chegue até aqueles que amamos, mas não querem nos ouvir.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Um pouco de fé pode muito» (São João Crisóstomo)

- «A fé floresce quando nos deixamos “atrair” pelo Pai para Jesus, e vamos e Ele com o coração aberto. Aí nós recebemos o dom, o dom da Fé» (Francisco)

- «Para o cristão, crer em Deus é crer inseparavelmente em Aquele que Deus enviou, “no seu Filho muito amado” em quem Ele pôs todas as suas complacências (Mc 1,11). Deus mandou-nos que O escutássemos (...) (Mc9,7)» (Catecismo da Igreja Católica, n° 151)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2024-08-02

Reflexão

A nova evangelização: necessidade de redescobrir a fé

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, frequentemente sucede que os cristãos se preocupam muito com as consequências sociais, culturais e políticas de seu compromisso, ao mesmo tempo em que continuam considerando a fé como um pressuposto óbvio da vida comum. Mas, na realidade, este pressuposto não aparece como tal, e inclusive com frequência é negado.
Necessitamos redescobrir o caminho da fé. Não podemos deixar que o sal se torne insosso e a luz permaneça oculta (cf. Mt 5,13-16). Como a samaritana, também o homem atual pode sentir de novo a necessidade de arrimar-se ao poço para escutar a Jesus, que convida a crer Nele e a extrair a água viva que flui da fonte (cf. Jo 4,14). Devemos descobrir de novo o gosto de alimentar-nos com a Palavra de Deus e o Pão da vida, oferecido como sustento a todos os que são seus discípulos (cf. Jo 6,51).
—Crer em Jesus Cristo é, portanto, o caminho para poder chegar de modo definitivo à salvação.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2024-08-02

Comentário sobre o Evangelho

Ninguém é profeta em sua própria terra


Hoje Jesus lança uma advertência que é muito útil para nós mesmos. Somos como “sua pátria” porque recebemos a fé desde pequenos. E temos o perigo de nos acostumar e deixar de apreciar a fé como o “tesouro” de nossa vida.
—Como não envelhecer na fé? É questão de amizade com Jesus!
https://family.evangeli.net/pt/feria/2024-08-02

Meditação

Em Nazaré, a sabedoria de Jesus desperta a admiração de seus conhecidos, que não sabem como explicá-la. Mesmo assim, eles não acreditam nele, porque era apenas um qualquer, o filho do carpinteiro e de Maria. Não queriam admitir que Ele fosse um enviado de Deus. Menos ainda queriam aceitar que Ele fosse o Salvador esperado, que haveria de cumprir as promessas de Javé. Fecharam o coração ao convite de Deus.
Oração
SENHOR DEUS, revesti-nos das virtudes do Coração do vosso Filho e inflamai-nos com seu amor para que, configurados à sua imagem, mereçamos participar da eterna redenção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=02%2F08%2F2024&leitura=meditacao