segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

LITURGIA DIÁRIA 07/01/2014


Tema do Dia

«Vocês é que têm de lhes dar de comer.»

Chegamos hoje ao coração da Primeira Carta de São João: “Deus é Amor!” O Autor não tenta descrever Deus, mas aponta o caminho para quem O quiser conhecer: o Amor. Pois todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus – Aquele que nos amou primeiro.

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda
e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame
 e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por
 todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores
se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos
a vida eterna. Amém.

Branco. TERÇA-FEIRA DEPOIS DA EPIFANIA Natal



Primeira Leitura (1Jo 4,7-10)
Terça-feira depois da Epifania
Terça-feira 07/01/2014

Leitura da Primeira Carta de São João.

Caríssimos: 7amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor. 9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele.
10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Sl 71)
Terça-feira depois da Epifania
Terça-feira 07/01/2014

— Os reis de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!
— Os reis de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.
— Das montanhas venha a paz a todo o povo, e desça das colinas a justiça! Este Rei defenderá os que são pobres, os filhos dos humildes salvará.
— Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!


Evangelho (Mc 6,34-44)
Terça-feira depois da Epifania
Terça-feira 07/01/2014


Dai-lhes vós mesmo de comer!...


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
—Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 34Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. 35Quando estava ficando tarde, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e já é tarde. 36Despede o povo para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar alguma coisa para comer”. 37Mas Jesus respondeu: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Os discípulos perguntaram: “Queres que gastemos duzentos denários para comprar pão e dar-lhes de comer?” 38Jesus perguntou: “Quantos pães tendes? Ide ver”. Eles foram e responderam: “Cinco pães e dois peixes”. 39Então Jesus mandou que todos se sentassem na grama verde, formando grupos. 40E todos se sentaram, formando grupos de cem e de cinquenta pessoas. 41Depois Jesus pegou os cinco pães e dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e ia dando aos discípulos, para que os distribuíssem. Dividiu entre todos também os dois peixes. 42Todos comeram, ficaram satisfeitos, 43e recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e também dos peixes. 44O número dos que comeram os pães era de cinco mil homens.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações
que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los  em prática.
Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém

BOM DIA! - Cada manhã dá luz a um novo dia, mas é você quem faz nascer a Alegria. - Senhor, Põe Teus Anjos Aqui







Senhor, Põe Teus Anjos Aqui

Senhor, Põe Teus Anjos aqui.

Senhor, Põe Teus Anjos aqui.

Com a espada desembanhada, Senhor, Põe Teus Anjos aqui.

Não deixes que o inimigo escarneça e zombe de nós.

Cobre, Senhor, com Teu Sangue. Senhor, Põe Teus Anjos aqui.

Senhor, Põe Teus Anjos lá fora...
Senhor, Põe Teus Anjos na rua...

Senhor, Põe Teus Anjos lá em casa...

FELIZ TERÇA-FEIRA - FICA NA PAZ!!! - DEUS TE ABENÇOE!

Nossa Senhora do Desterro - 06 de janeiro


A devoção à Nossa Senhora do Egito evoca aquela Maria migrante, que viveu o exílio da pátria em busca de vida para si e para sua família. A identificação do seu drama com aquele das famílias cristãs exiladas e ou migrantes ao longo dos séculos sempre foi muito atual, por este motivo se tornou padroeira dessas populações em todos os países do mundo.

Nossa Senhora das Bodas de Caná - 06 de janeiro


A sociedade patriarcal da época de Maria impunha muitas restrições à mulher, na ordem estabelecida seu lugar era secundário. Dona de um nome comum, Ela vivia com simplicidade: obediente à família e às tradições. Era uma mulher do povo, que lutava, trabalhava e convivia ao lado da comunidade.

Santo André Corsino - 06 de janeiro

Santo André Corsino, Bispo



Comemoração Litúrgica:  06 de janeiro.

Também nesta dataSantos Reis Magos e São Nilamão

Fatos como os que os santos Livros, referem, de Deus ter ouvido as orações de piedosos esposos e ter-lhe dado prole, depois de longo espaço de anos, passados em aparente esterilidade, têm se repetido na vida dos Santos, como prova a de Santo André Corsino. Da nobre família dos Corsini, em Florença, nasceu André no dia do Apóstolo do mesmo nome, coincidência que determinou os pais a darem este nome ao primogênito e muito desejado filho.

São Carlo de Sezze - 6 de janeiro


Santo Carlo de Sezze
1613-1670
Curiosamente, no Convento Franciscano de Lazio, chegavam leigos e personalidades da Igreja a fim de confidenciarem seus problemas ao cozinheiro. Aliás, esse cozinheiro era também o jardineiro e o porteiro do convento e seu nome era Carlo.

São Julião e Santa Basilissa - 09 de janeiro


Santo Julião
e Santa Basilissa 
Séc. III
É um casal para figurar na história da Igreja com louvores. Julião era filho de um casal cristão muito devoto e rico que lhe deu uma educação esmerada e requintada, desde a tenra idade. Depois, desejosos de ver o filho bem casado, para constituir uma sólida e cristã família, decidiram consolidar o seu matrimônio, aos dezoito anos, com a jovem Basilissa. Extremamente obediente, o rapaz que nunca havia mencionado seu voto de castidade à família, realizou o sonho dos pais e se casou com a bela e suave jovem, que como ele procedia de uma prospera e bem situada família seguidora dos mesmos preceitos cristãos que a de seu noivo.

Dia de Reis e da Epifania do Senhor - 6 de janeiro


Dia de Reis
Epifania do Senhor
O "Dia de Reis" é uma das festas tradicionais mais singelas celebrada em todo o mundo católico. Neste dia se comemora a visita de um grupo de reis magos (Mt 2 1 -12), vindos do Oriente, para adorar a "Epifania do Senhor". Ou seja, o nascimento de Jesus, o Filho por Deus enviado, para a salvação da humanidade.

Santa Rafaela Maria - 6 de Janeiro




Com sua irmã de sangue, fundou a Congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus
Nasceu em Córdova, na Espanha, no ano de 1850. Juntamente com sua irmã de sangue, fundaram a Congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus. Dedicadas à adoração ao Santíssimo Sacramento e ao cuidado das crianças, Santa Rafaela ocupou o cargo de Madre Superiora e sua irmã – co-fundadora – de ecônoma geral. Mas, no ano de 1893, a irmã de Santa Rafela foi partilhando com outras conselheiras a ponto de convencê-las de que sua irmã, Santa Rafaela Maria, por não ser apta na economia, também não poderia continuar governando a congregação. Diante daquele consenso, ela deixou o cargo e sua irmã o ocupou e foi superiora durante 10 anos.