sexta-feira, 28 de julho de 2023

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…

LEITURA ORANTE DO DIA 28/07/2023



LEITURA ORANTE

Mt 13,18-23 - Diferentes terrenos, diferentes resultados


É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrifício e dar graças ao vosso nome, porque sois bom. (Sl 53,6.8)

Preparamo-nos para a Leitura Orante, rezando:
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente
e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho. 
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida,
tem piedade de nós.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente: Mt 13,18-23
Aleluia, aleluia, aleluia.
Felizes os que observam a Palavra do Senhor de reto coração / e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8,15) – R.
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Ouvi a parábola do semeador: 19 todo aquele que ouve a Palavra do Reino e não a compreende, vem o maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. 20A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a Palavra e logo a recebe com alegria; 21mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega o sofrimento ou a perseguição por causa da Palavra, ele desiste logo. 22A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a Palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a Palavra, e ele não dá fruto. 23A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a Palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta”
Refletindo
Jesus fala de tipos diferentes de terreno: a margem do caminho, pedregoso, espinheiro e terra boa. A Palavra de Deus é como a semente que é jogada nestes mais diferentes terrenos. Jesus explica: a margem do caminho é símbolo da exposição ao maligno, ou seja, ao que opõe bem. O terreno pedregoso é aquele que não permite raízes, é superficial. Os espinhos simbolizam as preocupações e a busca de riquezas que distraem e não dão espaço para a Palavra de Deus. A terra boa simboliza as pessoas que têm coração aberto e livre para acolher a Palavra.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Que tipo de terreno somos?
À margem do caminho?
Pedras?
Espinhos ou terra boa?
Meditando
Disseram os bispos, em Aparecida: “Desconhecer a Escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-lo. Daí o convite de Bento XVI: “Ao iniciar a nova etapa que a Igreja missionária da América Latina e do Caribe se dispõe a empreender, a partir desta V Conferência em Aparecida, é condição indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus." (DAp 247)

3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos com o profeta Jeremias,31

O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

1. Ouvi, nações, a Palavra do Senhor / e anunciai-a nas ilhas mais distantes: / “Quem dispersou Israel vai congregá-lo / e o guardará qual pastor a seu rebanho!” – R.
2. Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó / e o libertou do poder do prepotente. / Voltarão para o monte de Sião, † entre brados e cantos de alegria / afluirão para as bênçãos do Senhor. – R.
3. Então a virgem dançará alegremente, / também o jovem e o velho exultarão; / mudarei em alegria o seu luto, / serei consolo e conforto após a guerra. – R

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é iluminado pelas palavras dos bispos em Aparecida“É condição indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus, Por isto, é necessário educar o povo na leitura e na meditação da palavra: que ela se converta em seu alimento para que, por experiência própria, vejam que as palavras de Jesus são espírito e vida (cf. Jo 6,63). Do contrário, como vão anunciar uma mensagem cujo conteúdo e espírito não conhecem profundamente? É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda nossa vida na rocha da Palavra de Deus” (DAp 247).

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp

LEITURA ORANTE DO DIA 27/07/2023



LEITURA ORANTE

Mt 13,10-17 - Enxergar e ouvir todas as expressões de Deus

Santuário de Aparecida

Preparamo-nos para a Leitura Orante,
rezando com todos que se encontram neste espaço
É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrifício e dar graças ao vosso nome, porque sois bom. (Sl 53,6.8)

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Senhor, Deus da vida e do amor,
enviastes o vosso Filho para nos libertar das forças da morte
e conduzir-nos no caminho da esperança.
Movei-nos pelo dom do vosso Espírito!
Fazei-nos discípulos,
comprometidos com o anúncio do Evangelho.
Fazei-nos missionários,
caminhando ao encontro de nossos irmãos e irmãs,
acolhendo a todos, sobretudo os jovens,
os afastados, os pobres, os excluídos.
Virgem Mãe Aparecida, intercedei junto ao vosso Filho,
para que sejamos fiéis ao nosso compromisso
de discípulos missionários. Amém!

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente,  o texto: Mt 13,10-17, e observamos
a pedagogia de Jesus.
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus
Naquele tempo, 10 os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” 11 Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não é dado. 12 Pois à pessoa que tem será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem será tirado até o pouco que tem. 13 É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque, olhando, eles não veem e, ouvindo, eles não escutam nem compreendem. 14 Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. 15 Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos para não ver com os olhos, nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’. 16 Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17 Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram, desejaram ouvir o que ouvis e não ouviram”
Refletindo
Jesus usa uma forma simples para falar de verdades fundamentais. Usa, com frequência, parábolas. Estas histórias estão em perfeita concordância com o método judeu de ensino no templo e na sinagoga. Os escribas e os doutores da Lei faziam grande uso das parábolas e da linguagem figurada. A parábola utilizada por Jesus servia para clarear seus ensinamentos e anunciar o Reino. O povo simples entendia.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Deus continua falando a nós, ao mundo de diversas formas. Muitos são os sinais, os acontecimentos, as parábolas, os testemunhos. Ele nos fala mediante a Palavra, do grande milagre da Eucaristia, a natureza, as outras pessoas. Existe um conto judaico para explicar o sentido pedagógico da parábola. Vale recordar.
"Um dia, a Verdade andava visitando os homens sem roupas e sem adornos, tão nua como o seu nome. E todos que a viam viravam-lhe as costas de vergonha ou de medo e ninguém lhe dava as boas vindas. Assim, a Verdade percorria os confins da Terra, rejeitada e desprezada.
Uma tarde, muito desconsolada e triste, encontrou a Parábola, que passeava alegremente, num traje belo e muito colorido.
- Verdade, porque estás tão abatida? - perguntou a Parábola.
- Porque devo ser muito feia já que os homens me evitam tanto!
- Que disparate! - riu a Parábola - não é por isso que os homens te evitam. Toma, veste algumas das minhas roupas e vê o que acontece.
Então a Verdade pôs algumas das lindas vestes da Parábola e, de repente, por toda à parte onde passava era bem acolhida.
- Pois os homens não gostam de encarar a Verdade nua; eles a preferem disfarçada”.
Não é assim que o mundo apresenta e “vende” suas ideias?
Como apresentamos as verdades da fé?
Como apresentamos os valores?
Meditando
Os bispos, em Aparecida, falaram de sinais evidentes da presença de Deus: "Sinais evidentes da presença de Deus são: a experiência pessoal e comunitária das bem-aventuranças, a evangelização dos pobres, o conhecimento e cumprimento da vontade do Pai, o martírio pela fé, o acesso de todos aos bens da criação, o perdão mútuo, sincero e fraterno, aceitando e respeitando a riqueza da pluralidade e a luta para não sucumbir à tentação e não ser escravos do mal." (DAp 383)

3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos o Salmo 35(36)

Em vós está a fonte da vida, ó Senhor!

1. Vosso amor chega aos céus, ó Senhor, / chega às nuvens a vossa verdade. / Como as altas montanhas eternas / é a vossa justiça, Senhor. – R.
2. Quão preciosa é, Senhor, vossa graça! † Eis que os filhos dos homens se abrigam / sob a sombra das asas de Deus. / Na abundância de vossa morada, / eles vêm saciar-se de bens. / Vós lhes dais de beber água viva, / na torrente das vossas delícias. – R.
3. Pois em vós está a fonte da vida, / e em vossa luz contemplamos a luz. / Conservai aos fiéis vossa graça, / e aos retos, a vossa justiça! – R.

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Como vamos vivê-lo na missão?
Queremos captar - enxergar e ouvir - todas as mensagens
de Deus em cada momento, em cada situação.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Palavra se fez carne - 28 de julho, 6ª feira, 16ª Semana do Tempo Comum


28 de julho, 6ª feira, 16ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 28 de julho, 6ª feira, 16ª Semana do Tempo Comum.

- O evangelho de hoje narra a parábola de Jesus sobre um semeador que saiu pelo campo lançando sementes; algumas caem à beira do caminho, em meio às pedras, no meio de espinhos e não conseguem se desenvolver; mas outras caem em terra boa e dão muito fruto. É na vida de cada um de nós que Jesus pede para entrar com a sua Palavra, com a sua presença. Hoje o Senhor nos pede: deixe que a sua Palavra entrem na sua vida, e nela possam germinar e crescer.

- Escute o Evangelho de Mateus, capítulo 13, versículos 18 a 23:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Ouvi a parábola do semeador: Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo. A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto. A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta".

- Jesus nos diz que as sementes, que caíram à beira do caminho, em meio às pedras e em meio aos espinhos não deram fruto. Quem sabe se, às vezes, somos como o caminho: escutamos o Senhor, mas na vida não muda nada, pois nos deixamos aturdir por tantos apelos superficiais que escutamos; ou como o terreno pedregoso: acolhemos Jesus com entusiasmo, mas somos inconstantes e diante das dificuldades não temos a coragem de ir contra a corrente; ou somos como o terreno com os espinhos: as coisas, as paixões negativas sufocam em nós as palavras do Senhor. Cada um de nós é o campo onde o Senhor quer semear sua Palavra para que encontremos novo sentido, novo caminho para vida.

- Qual tipo de terreno você é ou quer ser?

- "A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende.”, nos diz Jesus. Durante a Jornada Mundial da Juventude há 10 anos no Rio de Janeiro disse o Papa Francisco sobre este evangelho:

“Quando o nosso coração é uma terra boa que acolhe a Palavra de Deus, quando se “sua a camisa” procurando viver como cristãos, nós experimentamos algo maravilhoso: nunca estamos sozinhos, fazemos parte de uma família de irmãos que percorrem o mesmo caminho; somos parte da Igreja, mais ainda, tornamo-nos construtores da Igreja e protagonistas da história. São Pedro nos diz que somos pedras vivas que formam um edifício espiritual.”

- Termina sua oração dizendo ao Senhor, como Maria disse: faça-se em mim segundo a Tua Palavra.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Palavra se fez carne - 27 de Julho, 5ª feira, 16ª Semana do Tempo Comum


27 de Julho, 5ª feira, 16ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 27 de Julho, 5ª feira, 16ª Semana do Tempo Comum.

- Na narrativa do Evangelho de hoje, Jesus revela aos seus discípulos porque fala ao povo em parábolas. As parábolas são ensinamentos sobre o Reino dos Céus. Para os discípulos, as parábolas ajudam a ter acesso aos mistérios do Reino, mas quando ditas ao povo, elas não geram o mesmo efeito. Peça ao Senhor a graça de se manter firme no discipulado de Jesus e acolher o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus.

- Coloca-se, atento na escuta das palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus, Capítulo 13, versículos de 10-17:

“Aproximando-se, os discípulos disseram a Jesus: “Por que lhes falas em parábolas?” Ele respondeu: porque a vós foi dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não. Com efeito, a quem tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas a quem não tem, será tirado até o que tem. Por isso eu lhes falo em parábolas: porque quando olham, não veem, e quando ouvem, não escutam, nem entendem. Deste modo cumpre-se neles a profecia de Isaias: ‘Com os ouvidos, ouvireis e não entendereis; olhando, olhareis e não vereis, pois o coração desse povo se endureceu; eles ouviram com ouvido indisposto, e fecharam os seus olhos, para não verem com os olhos, nem escutarem com os ouvidos, nem entenderem com o coração, nem se converterem para que eu os cure’. Bem-aventurados, porém, são os vossos olhos, porque veem, e os vossos ouvidos, porque escutam! Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que estais vendo, e não viram. Desejaram escutar o que estais escutando, e não escutaram”.

- Com o ensinamento de hoje, o evangelista Mateus nos faz recordar a passagem do capítulo 11,25 que diz: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e as revelaste aos pequeninos”. Isto porque os sábios não eram capazes de perceber um sinal do céu na ação de Jesus, mas os pobres viram em Jesus a realização de suas esperanças. Peça ao Senhor que lhe dê a sabedoria de perceber e distinguir os sinais do Céu que vem através dos ensinamentos de Jesus.

- Jesus acolhe a todos que dele aproximam e os convidam à abertura e leveza do coração para escutar e acolher os ensinamentos do Reino com fé e humildade para melhor entender e anunciar aos outros. Assim fizeram os discípulos de Jesus e assim podemos nós fazer: anunciar a Palavra a todos aqueles que se abrirem para a escuta.

- “Bem-aventurados, porém, são os vossos olhos, porque veem, e os vossos ouvidos, porque escutam!”, diz Jesus. O Reino tem uma lógica que só se entende quando aderimos a Jesus. Caso contrário, perde-se tudo. Até o pouco que já possuíam. Ou seja, aqueles que tem o Espírito aberto à verdade receberão os tesouros do céu. Luiz Turra na letra da música Pela Palavra de Deus nos lembra o significado dela na nossa vida:

Pela Palavra de Deus
Saberemos por onde andar.
Ela é luz e verdade,
precisamos acreditar

Cristo me chama, ele é o pastor,
Sabe meu nome. Fala, Senhor!

Sei que a resposta vem do meu ser
Quero seguir-te para viver

Mãos estendidas pedem meu pão.
Devo parti-lo com meu irmão.

- Termine sua oração dando graças pela presença do Espírito Santo, em sua vida. Alegre-se e confia, na certeza de que vale a pena se colocar na escuta da Palavra e anunciá-la aos outros. Coloque nas mãos do Senhor o seu dia, com suas dores e alegrias.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Guarde a palavra de Deus | Mt 13,18-23 | Padre Adriano Zandoná (28/07/23)



Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná

Publicado em 27 de jul. de 2023

Evangelho (Mt 13,18-23)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ouvi a parábola do semeador: Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.
A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo.
A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto.
A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem outro sessenta e outro trinta”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Deus te faz feliz n'Ele | Mt 13,10-17 | Padre Adriano Zandoná (27/07/23)



Canal do Youtube - Padre Adriano Zandoná

Publicado em 26 de jul. de 2023

Evangelho (Mt 13,10-17)

Naquele tempo, os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado.
Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem.
Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’.
Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Moisés recebe os mandamentos | (Ex 20, 1-17) #1192 - Frei Gilson




Publicado em 28 de jul. de 2023

Coração insensível | (Mt 13,10-17) #1191 - Frei Gilson




Publicado em 27 de jul. de 2023

O grão cai em terra boa | Mãe Maria (28/07/2023) - Dom Walmor



Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 28 de jul. de 2023

Edificação e plenitude | Mãe Maria (27/07/2023) - Dom Walmor



Canal do Youtube: TV Horizonte

Publicado em 27 de jul. de 2023

Homilia Diária - 28.07.2023 | "aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto" - Padre Roger Araújo



Canal do Youtube: Padre Roger Araújo

Publicado em 28 de jul. de 2023

Mateus Mt 13,18-23

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ouvi a parábola do semeador: Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.
A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo.
A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto.
A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem outro sessenta e outro trinta”.

Homilia Diária - 27.07.2023 | "Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus" - Padre Roger Araújo



Canal do Youtube: Padre Roger Araújo

Publicado em 27 de jul. de 2023

Mateus 13,10-17

Naquele tempo, os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado.
Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem.
Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’.
Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram.