terça-feira, 20 de junho de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 5,43-48 - 20/06/2023


Acolha verdadeiramente o amor de Deus em seu coração

“Eu, porém, vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!’ Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis?” (Mateus 5,44-46).



O amor de Deus não é um amor convencional. Embora Deus, com a encarnação, tenha assumido a nossa condição humana, Ele continua a nos amar de uma forma divina, ou seja, Deus nos ama de uma forma incondicional.
Deus nos ama sempre; ainda que nós não correspondamos a esse amor, Ele continua fiel e nos amando. Ele nos amou quando nós ainda éramos pecadores e indignos desse amor. Quando nós não merecíamos esse amor, Ele nos amou; diferente de nós que, muitas vezes, pensamos que estamos amando, mas, na verdade, no fundo, nós estamos apenas sendo convenientes com as pessoas do nosso interesse.

Deus nos ama sempre; ainda que nós não correspondamos a este amor

Mas Deus não! Ele nos ama de forma gratuita e desinteressada, sem esperar algo em troca, até porque Ele sabe da nossa escassez, Deus sabe da nossa pobreza em viver esse verdadeiro amor.
E, sabendo da nossa pobreza, sabendo o quanto nós somos pobres em viver esse verdadeiro amor, Ele derrama, de forma generosa, o Seu amor sobre nós. E derrama sem distinção de bons ou maus, sobre justos ou injustos, pois o desejo d’Ele é fazer com que todos conheçam e experimentem o Seu amor, independente se são bons ou maus.
E a Palavra de hoje nos diz que Ele faz nascer o sol sobre os maus e bons, faz cair a chuva sobre justos e injustos. Jesus nos ensina que a maior recompensa será recebida por aqueles que souberem amar sem esperar alguma recompensa, sem esperar algo em troca; aqueles que souberem perdoar, que forem compassivos sem esperar uma recompensa de alguém, porque a maior recompensa, que já recebemos, é o amor de Deus.
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário