terça-feira, 20 de junho de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 2,41-51 - 17/06/2023


A exemplo de Maria, guarde a Palavra de Deus em seu coração

“Jesus desceu, então, com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas”. (Lucas 2,51)



Hoje, na Igreja, celebramos a festa do Imaculado Coração de Maria. Os corações de Jesus e de Maria estão profundamente unidos desde o momento da encarnação. E a Igreja nos ensina que o caminho mais seguro para chegarmos até Jesus é através de Maria.
No Evangelho de hoje, a Sagrada Família vai ao templo de Jerusalém. José, Maria e Jesus iam todos os anos à Jerusalém, para a festa da Páscoa. Porém, no regresso, os homens se dividiam das mulheres e viajavam separadamente. As crianças podiam ir tanto com os homens quanto com as mulheres, e, com isso, Jesus ficou para trás.
Maria e José, percebendo que Jesus não estava presente, ficaram angustiados, procuraram entre os seus parentes e familiares, mas não encontraram Jesus. E não encontrando-O, voltaram, às pressas, naquele mesmo dia, para Jerusalém.
A Palavra diz que procuraram por Jesus durante três dias e, no terceiro dia, O encontraram no templo, sentado entre os doutores, ouvindo-lhes e fazendo-lhes perguntas, e todos os que O ouviam ficaram espantados com a Sua sabedoria e Suas respostas.

A Igreja nos ensina que o caminho mais seguro para chegarmos até Jesus é por meio de Maria

Nossa Senhora e o seu esposo também ficaram surpreendidos quando O viram e disseram: ‘“Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura’. Jesus respondeu: ‘Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?’ Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera”. Mas mesmo não compreendendo de imediato, ao receberem essa resposta, Maria e José aceitaram os planos de Deus com total humildade e docilidade.
Por isso, é uma lição para nós aceitar com amor e docilidade as manifestações da providência divina, mesmo que, às vezes, não compreendamos.
O coração de Maria estava totalmente unido ao coração do Seu filho Jesus. E, assim, Maria confia — porque Ela sabe que os planos de Deus são maiores do que os planos dos homens. Maria, como nenhuma outra, soube guardar a Palavra de Deus no seu coração. E, guardando, Maria confiava; mesmo quando os acontecimentos não eram totalmente claros, Maria confiava e guardava a Palavra de Deus.
Por isso, neste dia, em que nós celebramos o Imaculado Coração da Virgem Santíssima, peçamos essa graça de guardar a Palavra de Deus em nosso coração. Ainda que, de início, não a compreendamos na sua totalidade, mas guardando no nosso coração, tenhamos a confiança em Deus que nos ama e cuida de nós.
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário