terça-feira, 20 de junho de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 5,38-42 - 19/06/2023


Use o perdão como arma contra o mal

“Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda!” (Mateus 5,38-39)



Jesus, no Evangelho de hoje, parte de uma lei do Antigo Testamento para nos ensinar a superioridade do amor e do perdão.
Durante muito tempo, a lei de talião era uma lei que visava diminuir ou moderar a violência que existia naquele tempo, estabelecendo o limite do “olho por olho, dente por dente”. Ou seja, o mal que eu fiz, você tem o direito de retribuir na mesma proporção.
E Jesus, porém, nos ensina o valor superior e fundamental do perdão. Perdoar significa vencer os sentimentos que nos levam a querer não deixar impune o mal sofrido. E Jesus nos ensina que a sua justiça é o amor e o perdão.
Viver o amor perdoando quem nos agrediu e nos ofendeu só será possível se nós estivermos em sintonia com Cristo, se nós estivermos unidos a Ele. Porque, em Jesus, encontramos um amor que é mais forte do que o ódio, mais forte do que a vingança.
Amar e perdoar como Jesus é o mesmo que ter a sua reação na cruz. Jesus, na cruz, rezou pelos seus inimigos, pedindo ao Pai: “Pai, perdoa-lhes porque eles não sabem o que fazem” (Lucas 23,34). Sabemos que não é fácil reagir assim.

Jesus nos ensina que a sua justiça é o amor e o perdão

Em nossa humanidade, quando somos feridos, quando somos machucados, a raiva às vezes brota espontaneamente, e juntamente com a raiva vem um sentimento também: o desejo de revidar, de pagar na mesma moeda. Porém, a não violência para nós que somos cristãos não é um mero comportamento, mas é o modo de ser.
Ser cristão é viver assim, é saber perdoar o mal sofrido, é uma atitude de quem está tão convicto do amor de Deus, do Seu poder, que não tem medo de enfrentar o mal com as armas do bem, do amor e da verdade.
O amor aos inimigos é o núcleo da vida cristã. Viver de modo cristão é amar os inimigos, é saber amar os inimigos, é viver essa revolução do amor, um amor que definitivamente não se apoia nos recursos humanos, mas é um dom de Deus.
Amar como Jesus nos ensinou é um dom de Deus. E essa novidade do Evangelho, que muda o mundo sem fazer muito barulho, é o que nós devemos buscar. Esse é o heroísmo dos pequenos que creem no amor de Deus e o difundem até a própria doação de vida. Amar a ponto de, às vezes, dar a própria vida se necessário for.
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário