quarta-feira, 23 de abril de 2014

São Benedito José Labre - 15 de Abril

São Benedito José Labre
Nascimento25 de Maio de 1748
Local nascimentoAmettes (França)
OrdemLeigo Consagrado
Local vidaRoma
EspiritualidadeDe família camponesa, era o primeiro de 15 irmãos. Foi chamado de "Vagabundo de Deus" ou ainda "O Cigano de Cristo". Aos 18 anos, tentou ingressar na Tropa de Santa Aldegonda. Não conseguiu. Caminhou, então, 60 léguas a pé, tentando em vão a sorte com os monges cistercienses de Montagne na Normandia. Passou algumas semanas na Cartuxa de Neuville, outras tantas na abadia cisterciense de Sept-Fons. Aos 22 anos, decidiu, fazer-se peregrino e mendigo. Seu mosteiro seria o mundo inteiro. Levava consigo o Novo Testamento, a Imitação de Cristo e o Breviário. No peito, um crucifixo; no pescoço, um terço; e nas mãos, um rosário. Alimentava-se apenas de um pedaço de pão e de algumas ervas, passando a noite ao relento, rezando e meditando. Em 1770 chegou a Roma, misturou-se aos mendigos. Visitou as principais basílicas, especialmente o Santuário de Loreto, ao qual fez onze peregrinações. Morreu em conseqüência dos maus tratos e da absoluta falta de higiene. Um açougueiro recolheu-o já agonizante, caído na rua, e o levou para sua casa. Ali o "Mendigo de Deus" morreu. Foi canonizado por Leão XIII em 1883.
Local morteRoma
MorteNo ano 1783, aos 35 anos de idade
Fonte informaçãoO Livro dos Santos
OraçãoDai-me Senhor, eu vos peço pela intercessão de S. José Labre segurança nos meus caminhos e viagens firmeza, em meus propósitos e na vida de oração. Por Cristo Senhor nosso. Amém. S. José Labre, rogai por nós.
DevoçãoÀ palavra do Evangelho e ao santo rosário
PadroeiroDos mendigos
Outros Santos do diaSão Hermenegildo; São Valeriano(márt.); Basilisa e Anastácia; Paterno (bispo); Silvestre (abade); Marão, Máximo, Quintiliano e Dadas, São Pedro de Santo André; Vitoriano, Olimpíadas, Eutíquio, Crescente, Teodoro e Cirilo, Pausilipo (mártires); Telmo (conf); Potenciana.
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário