quarta-feira, 23 de abril de 2014

Bem-aventurado Cesar de Bus - 15 de Abril

Cesar de Bus
Bem-aventurado
1544-1607

Fundou a Congregação dos
Padres da Doutrina Cristã
ou Doutrinários
Cesar de Bus, que desejava seguir a carreira militar, estava quase embarcando para atender ao chamado de seu irmão, capitão a serviço do rei Carlos IX, da França, quando foi impedido por uma enfermidade que o atingiu de maneira fulminante. Foi essa ocasião que o aproximou do bispo de Cavaillon, cidadezinha da Provença, onde ele tinha nascido em 3 de fevereiro 1544.
Os jesuítas de Avignon, um humilde capelão e uma camponesa, que o assistiam durante a convalescença, com as suas palavras e os seus exemplos o reconduziram para a religião cristã, da qual ele havia se afastado. Não perdeu tempo: tão logo se curou, trocou de vida e se pôs a estudar para tornar-se sacerdote. Enquanto se preparava, começou a percorrer os sítios e fazendas ensinando o catecismo. Fundou, com o auxilio de um primo, Romillon, centros de instrução religiosa nos cantos mais escondidos e esquecidos, nos quais começou a experimentar novos métodos de ensino da doutrina às crianças do meio rural.
Cesar de Bus tornou-se sacerdote aos trinta e oito anos de idade e já reunia em torno de si muitos jovens, formando, com a ajuda dos bispos e dos sacerdotes da região, uma numerosa comunidade, que tomou o nome de Congregação dos Padres da Doutrina Cristã, ou Doutrinários, os quais, por não terem pronunciado os votos, viviam todos juntos. Foi neste ponto que surgiu a divergência entre os dois fundadores: Cesar de Bus queria que eles pronunciassem finalmente os votos e Romillon queria que se mantivessem apenas padres. Assim, esse último se transferiu para a casa de Aix-en-Provance, enquanto Cesar permaneceu na sede de Avignon.
Depois de um longo período de sofrimento causado por uma enfermidade, Cesar de Bus morreu no dia 15 de abril de 1607. Foi beatificado, em 1975, pelo papa Paulo VI, que autorizou sua celebração litúrgica para o dia do seu trânsito.

Beato César de Bus



FUNDADOR DA ORDEM DOS DOUTRINÁRIOS - DC
CONGREGAÇÃO DOS PADRES DA DOUTRINA CRISTà

Patrono dos Catequistas Modernos

Comemoração litúrgica: 15 de abril

Também nesta data: Santos: Maro, Vitorino e Eutiques; Anastacia e Basilissa

A congregação foi fundada pelo Padre César de Bus na cidade de L’isle, no ano de 1592 e obteve aprovação em 23 de dezembro de 1597, pelo Papa Clemente VIII.
César de Bus nasceu no dia 03 de fevereiro do ano de 1544 e desde a sua juventude nutria aspiração em seguir a  carreira militar. Seu irmão, que era capitão do Rei Carlos IX, da França, sabendo das inclinações de César de Bus, o convocou  para embarcar numa frota real, ocasião em que, quando preparava-se para isto  foi acometido, de forma repentina,  de uma grave enfermidade que o impediu de  realizar o seu intento.
Quem o assistiu durante seu estado de convalescença, foram os Jesuítas de Avignon, o capelão e uma camponesa,  fato que  proporcionou sua aproximação com o bispo Cavaillon . As palavras,  admoestações e exemplo destes cristãos exemplares, fizeram com que César de Bus fosse reconduzido para a Santa Religião, de onde  havia afastado-se.    Tão eficaz e profunda foi sua conversão que, tão logo obteve a  cura da enfermidade,   mudou completamente de vida e passou a viver com afinco a são doutrina e acabou ingressando nos estudos  para se tornar sacerdote.  Foi nesta época que já  começou sua pregação, percorrendo sítios e lugares remotos, ensinando o catecismo. Fundou, com  seu primo Romillon, centros de  educação e instrução religiosa, cujo objetivo era  atingir a população rural e  de lugares remotos,  aplicando a catequese  nas mais variadas modalidades, tendo por prioridade a  evangelização por meio da catequese às crianças.
Aos 38 anos de idade, foi ordenado sacerdote e nessa ocasião, já reunia em torno de si muitos jovens.  Contando com  auxílio e  empenho de bispos e  padres da região,  formou uma enorme  comunidade, que tomou o nome de  "Congregação dos  Padres da Doutrina Cristã",  ou "Doutrinários", os quais viviam todos juntos, mesmo sem  terem  pronunciado os votos da Congregação.   Como César de Bus queria que os padres  pronunciassem definitivamente os votos,   houve séria discordância entre ele e o co-fundador,  seu primo Romillon, que era de opinião que os sacerdotes deviam permanecer na sua condição original, sem necessidade do pronunciamento dos votos.  Como não houve acordo,  Romillon se transferiu para a casa de Aix-en-Provance, enquanto César de Bus permaneceu na sede de Avignon.
Além da Congregação dos Padres Doutrinários, César de Bus fundou um segmento feminino, denominado Congregação das Filhas da Doutrina Cristã. Por sua dedicação e empenho resoluto na difusão e  ensino do catecismo da Igreja,  passou a ser considerado o "Patrono dos Catecistas Modernos".
Morreu em decorrência de uma longa e sofrida enfermidade, entregando a alma a Deus  no dia 15 de abril de 1607.  O Papa Pio VII declarou-o Venerável em 1821,  tendo sido beatificado em 1975 pelo Papa Paulo VI.
Reflexões
A vida de  César de Bus reflete empenho constante pela difusão da  Sã Doutrina,  pelo uso de uma das ferramentas mais importantes que o mundo contemporâneo parece ter esquecido:  O Catecismo.  Ele é a base sólida de todas as virtudes,  e ajudam a formar, desde a  tenra idade todos os princípios necessários para uma sólida convicção cristã. Todos os cristãos brilhantes que o mundo conheceu, tiveram uma consistente educação na infância pela prédica do catecismo. César de Bus enxergava isto cristalinamente e por esta  sua característica tão forte, pela transmissão desses divinos conhecimentos, foi escolhido como "Patrono dos Catequistas Modernos".
Não só os membros da Doutrina Cristã, mas também os nossos Catequistas leigos, fazem parte de uma Escola importantíssima.  São eles os responsáveis em continuar a obra da qual a família lançou por fundamento. É esta a  grandiosa missão da Escola doutrinária:  Ensinar e educar as crianças e  a mocidade o caminho do dever, encaminhá-las pelas veredas da virtude; acostumá-las à práticas indispensáveis da Religião que Deus edificou. O magistério católico é um verdadeiro apostolado.  Felizes daqueles que para ele  forem chamados, quer na Congregação, quer no mundo.  Se os  sacrifícios são muitos, se a tarefa do ensino é árdua, o nosso consolo também é grande:  O consolo de trabalhar diretamente pela Igreja de Cristo na pregação e ensino cristão, na catequese;  o consolo que há nas palavras do Espírito Santo, que diz:  "Os que tiverem ensinado a muitos o  caminho da justiça, luzirão como estrelas por toda a eternidade" (Dan. 12, 3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário