quarta-feira, 23 de abril de 2014

São Benedito José Labre - 16 de Abril



São Benedito José Labre, enriqueceu a Igreja com sua pobreza

O santo de hoje enriqueceu a Igreja com sua pobreza. Nasceu na França, em 1748. Despertado muito cedo pela graça divina a uma entrega total, Benedito quis ser monge. Bateu em vários mosteiros, mas devido sua frágil saúde, não foi aceito.
Os 'nãos' recebidos o fizeram descobrir um modo específico de viver a vocação à santidade. Tornou-se então um peregrino, um mendigo de Deus. Foi muito humilhado, mas foi peregrinando pelos santuários da Europa, oferecendo tudo pela conversão dos pecadores.
Benedito viveu da Divina Providência. Com 35 anos, consumido pela vida de oração e meditação, entrou na glória de Deus.
São Benedito José Labre, rogai por nós!
São Bento José Labre
1748-1783

O cigano de Cristo", este também é seu apelido, que demonstra claramente o que foram os trinta e cinco anos de vida de Bento José Labre, treze deles caminhando e evangelizando pelas famosas e seculares estradas de Roma. Aliás, o antigo ditado popular que diz que "todos os caminhos levam a Roma" continua sendo assim para todos os cristãos. Entretanto, principalmente no século XVII, em qualquer um deles era possível cruzar com o peregrino Bento José e nele encontrar o caminho que levava a Deus.
Ele era francês, nasceu em Amettes, próximo a Arras, no dia 27 de março de 1748, o mais velho dos quinze filhos de um casal de agricultores pobres. Freqüentou a modesta escola local, mas aprendeu latim com um tio materno. Ainda muito jovem, quis tornar-se monge trapista, mas não conseguiu o consentimento dos pais.
Com dezoito anos, pediu ingresso no convento trapista de Santa Algegonda, mas os monges não aprovaram sua entrada. Percorreu a pé, então, centenas de quilômetros até a Normandia, debaixo de um inverno extremamente rigoroso, onde pediu admissão no Convento Cisterciense de Montagne. Também foi recusado ali, tentando, ainda, a entrada nos Cartuchos de Neuville e Sept-Fons, com o mesmo resultado. Foi então que, com vinte e dois anos, tomou a decisão mais séria da sua vida: seu mosteiro, já que não encontrava guarida em nenhum outro, seriam as estradas de Roma.
No embornal de peregrino carregava apenas o Novo Testamento e um breviário, além de um terço nas mãos. Durante a noite, dormia nas ruínas do Coliseu e, de dia, percorria as estradas peregrinando nos lugares sagrados e evangelizando sem pedir esmolas. Quando recebia a caridade alheia, mesmo sem pedir, ainda dividia o que ganhava com os pobres. Isso lhe valeu, certa vez, algumas pancadas de um certo cidadão que encarou sua atitude como um insulto. Na maior parte dos dias, comia um pedaço de pão e ervas colhidas no caminho.
Os maus tratos do cotidiano, ou seja, a maneira insatisfatória de higiene a que se submetera durante muitos anos e as penitências que se auto-impusera, acabaram por causar o seu fim. Um dia, ainda muito jovem, seu corpo foi encontrado nos fundos da casa de um amigo arquiteto, perto da igreja de Santa Maria dos Montes. Houve uma grande aglomeração de populares que admiravam e até veneravam o singelo peregrino.
Bento José acabou sendo sepultado ali mesmo, próximo daquela igreja, local que logo passou a ser procurado pelos devotos e peregrinos. Imediatamente, tornou-se palco de muitas graças e prodígios, por intercessão daquele que em vida percorreu o caminho da santidade. O papa Leão XIII canonizou são Bento José Labre em 1881, determinando sua festa para o dia 16 de abril, data de sua morte no ano 1783.

São Bento Labre

¨Meu Pai é glorificado quando produzir muito fruto e vos tornais meus discípulos¨ Jo 15,8
Hoje vamos a Roma, para conhecer aí um homem extraordinário: SÃO BENTO LABRE, homem que fez tão pouca conta de si mesmo, que acabou sendo um fenômeno, capaz de causar impacto aos homens célebres do tempo dele - século XVIII - e do nosso. Tornou-se peregrino. Autêntico romeiro, que deixou suas marcas na terra da Espanha e da Itália, enfrentando as maiores dificuldades com uma simplicidade surpreendente para todos.
Quanto mais nos esquecemos de nós próprios, mais Deus se serve de nós, para realizar sua obra de amor.

São Benedito José Labre
Nascimento25 de Maio de 1748
Local nascimentoAmettes (França)
OrdemLeigo Consagrado
Local vidaRoma
EspiritualidadeDe família camponesa, era o primeiro de 15 irmãos. Foi chamado de "Vagabundo de Deus" ou ainda "O Cigano de Cristo". Aos 18 anos, tentou ingressar na Tropa de Santa Aldegonda. Não conseguiu. Caminhou, então, 60 léguas a pé, tentando em vão a sorte com os monges cistercienses de Montagne na Normandia. Passou algumas semanas na Cartuxa de Neuville, outras tantas na abadia cisterciense de Sept-Fons. Aos 22 anos, decidiu, fazer-se peregrino e mendigo. Seu mosteiro seria o mundo inteiro. Levava consigo o Novo Testamento, a Imitação de Cristo e o Breviário. No peito, um crucifixo; no pescoço, um terço; e nas mãos, um rosário. Alimentava-se apenas de um pedaço de pão e de algumas ervas, passando a noite ao relento, rezando e meditando. Em 1770 chegou a Roma, misturou-se aos mendigos. Visitou as principais basílicas, especialmente o Santuário de Loreto, ao qual fez onze peregrinações. Morreu em conseqüência dos maus tratos e da absoluta falta de higiene. Um açougueiro recolheu-o já agonizante, caído na rua, e o levou para sua casa. Ali o "Mendigo de Deus" morreu. Foi canonizado por Leão XIII em 1883.
Local morteRoma
MorteNo ano 1783, aos 35 anos de idade
Fonte informaçãoO Livro dos Santos
OraçãoDai-me Senhor, eu vos peço pela intercessão de S. José Labre segurança nos meus caminhos e viagens firmeza, em meus propósitos e na vida de oração. Por Cristo Senhor nosso. Amém. S. José Labre, rogai por nós.
DevoçãoÀ palavra do Evangelho e ao santo rosário
PadroeiroDos mendigos
Outros Santos do diaSão Hermenegildo; São Valeriano(márt.); Basilisa e Anastácia; Paterno (bispo); Silvestre (abade); Marão, Máximo, Quintiliano e Dadas, São Pedro de Santo André; Vitoriano, Olimpíadas, Eutíquio, Crescente, Teodoro e Cirilo, Pausilipo (mártires); Telmo (conf); Potenciana.
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário