quarta-feira, 23 de abril de 2014

Santa Catarina Tekakwitha - 17 de abril

Santa Catarina Tekakwitha
Beatificada juntamente com Pe. José de Anchieta, era uma Índia pele-vermelha, nascida em 1656 em Ossemon, perto de Port Orange, atual Albany, filha de pai iroquês pagão e de mãe algonquina cristã. Logo ficou órfã e conseguiu sobreviver a uma epidemia de varíola com grave diminuição da visão e com o rosto desfigurado, foi recolhida por um tio, chefe da aldeia, ajudando doravante a sua esposa no cuidado da casa.
O nome de Tekakwitha, que lhe foi dado nos anos de infância, significa "a que coloca as coisas em ordem", ou, com referência à enfermidade da visão, "a que avança e põe algo diante".
Crescida na inocência, rejeitou propostas de matrimônio e em 1675 entrou em contato com os missionários católicos do Canadá, recebendo o batismo em 18-4-1676, dia de páscoa, das mãos do Pe. Jacques de Lamberville, que lhe impôs o nome de Kateri(Catarina). Ameaçada pelo tio pagão, fugiu para buscar refúgio na missão de S. Francisco Xavier, em Sault, perto de Montreal, onde recebeu a eucaristia e deu exemplo de extraordinária piedade, mas discreta.
Afastava-se por longo tempo na floresta onde, junto à cruz por ela traçada na casca de uma árvore, ficava por muito tempo em oração, sem porém descuidar das funções religiosas, do serviço da comunidade e da família que a hospedava. Passou por provas terríveis e se aplicava voluntariamente gravíssimas penitências corporais. Em 25-3-1679 fez voto perpétuo de castidade. Extenuada pela doença e pelos sofrimentos, morreu em 17 de abril de 1680 e rapidamente se difundiu a fama das suas virtudes. Note-se que Catarina aprendera a religião católica com a mãe e desde menina, apesar da mãe ter morrido, conservou o que esta lhe ensinara, observando a moral cristã e rezando regularmente. Quando veio a encontrar pela primeira vez os missionários, já estava preparada para o batismo. Amou, viveu e conservou o seu cristianismo só com a ajuda da graça, longe de qualquer outro companheiro de fé por muitos anos.
Santa Catarina Tekakwitha
NascimentoNo ano de 1656
Local nascimentoOssernon
OrdemLeiga Consagrada
Local vidaSault - perto de Montreal
EspiritualidadeÍndia pele-vermelha, a qual foi beatificada juntamente com Pe. Anchieta. Seu pai era pagão e sua mãe, cristã. Logo ficou órfã conseguindo sobreviver a uma epidemia de varíola, apesar de ter ficado quase cega e com o rosto desfigurado. Seu tio, chefe da aldeia pediu-lhe que ajudasse à sua esposa e assim ela ficou nos cuidados da casa. O nome Tekakwitha, significa "aquela coloca as coisas em ordem". Crescida na inocência, rejeitou proposta de matrimônio e em 1675 entrou em contato com os missionários católicos do Canadá, recebendo o batismo em 8 de abril de 1676 pelas mãos do Pe. Jacques de Lamberville, que lhe pôs o nome de Catarina (Kateri). Ameaçada pela ira do tio pagão, refugiou-se na missão se são Francisco Xavier onde recebeu a santa Eucaristia , sendo exemplos de discreta e extraordinária piedade. Gostava de retirar-se para a floresta onde,m junto a crua que traçara na casca de uma árvore, ficava muito tempo em oração, sem porém descuidar de suas funções. Em 25 de março de 1679 fez os votos perpétuos de castidade. Doente, faleceu uma ano após e rapidamente espalhou-se a fama de suas virtudes.
Local morteSault, perto de Montreal
MorteNo ano 1679, aos 23 anos de idade
Fonte informaçãoSanto Nosso de cada dia, rogai por nós
DevoçãoÀ cruz de Cristo
PadroeiroDos Índios e índias
Outros Santos do diaSão Roberto de Turlande, São Roberto de Molesme, São Lanidrício (abade), Elisa; Pedro (diác); Paulo, Isidoro (mártires); Mapólico, Marciano, Fortunato, Hermógenes (mártires); Inocêncio, Pantágato (bispos); Estevão Harding, Roberto (abades); Acácio(conf); Agápito I, Aniceto (Papas).
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário