segunda-feira, 26 de junho de 2023

Palavra se fez carne - 26 de Junho, 2ª feira, 12ª semana do Tempo Comum


26 de Junho, 2ª feira, 12ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 26 de junho, segunda-feira da 12ª semana do Tempo Comum.

- Mateus, na narrativa de seu Evangelho, traz para o dia de hoje, o tema do julgamento. “Não julgueis os outros, para não ser julgado por Deus”. Mateus passa para sua comunidade as orientações deixadas por Jesus. Chama-nos a atenção para o sentido do “Julgar” que expressa uma condenação. Não julgueis e não sereis julgado. Peça ao Senhor a graça de viver conforme os mandamentos do amor deixados pelo Cristo: amar a Deus e amar ao próximo como a te mesmo.

- Coloque-se, atento, na escuta das palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus, Capítulo 07, versículos de 1-5:

“Não julgueis, e não sereis julgados, pois com o julgamento com que julgardes, sereis julgados, e com a medida com que medirdes se medirá para vós. Por que reparas no cisco do olho do teu irmão, e a trave no teu próprio olho não percebes? Ou, como podes dizer ao teu irmão: Deixa-me tirar o cisco do teu olho, enquanto no teu está uma trave? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu próprio olho, então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão.”

- O texto do Evangelho nos alerta para não nos tornamos juízes que julgam e condenam os outros. Muitas vezes, não percebemos nossos defeitos, nossas falhas, achamo-nos melhores do que os outros, por isso sentimo-nos no direito de fazer julgamentos aos outros pelas suas faltas. Mas o julgamento é de Deus. Se o fazemos, também receberemos de Deus, na mesma medida, e ou intensidade. Peça ao Senhor que lhe dê a sabedoria para ser bom discípulo e/ou boa discípula, capaz de perceber seus próprios defeitos, para bem conviver no meio da comunidade respeitando a todos.

- Jesus, ao utilizar a expressão “na mesma medida” ele lembra aos seus discípulos uma prática dos agricultores que, ao pedir do vizinho empréstimo de cereais para pagá-los na colheita, estes deveriam utilizar-se da mesma medida para o pagamento, ou seja, pagar na mesma quantidade. Nesse sentido é que Jesus utiliza-se das expressões “cisco no olho e trave” pois percebia que muitos faziam julgamentos das atitudes ou defeitos dos outros, sem olhar para os seus próprios defeitos. O que isso diz para você?

- “Por que reparas no cisco do olho do teu irmão, e a trave no teu próprio olho não percebes? ... Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu próprio olho, então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”. Estas palavras foram dirigidas às comunidades de discípulos, principalmente àqueles que viviam na hipocrisia de vasculhar a vida do outro a procura do mínimo defeito, quando em nossa vida há pecados muito mais graves. A percepção de falhas e erros deve levar cada um a contribuir para superá-los, sem condenações. Viver no amor é trazer paz para a comunidade. Diz a música A Palavra não foi feita:

Palavra não foi feita / para dividir ninguém,
Palavra é uma ponte / Onde o amor vai e vem.

Palavra não foi feita para dominar.
Destino da palavra é dialogar.
Palavra não foi feita para opressão.
Destino da palavra é a união.

Palavra não foi feita para semear
dúvidas, tristeza ou o mal-estar.
Destino da palavra é a construção
De um mundo mais feliz e mais irmão.

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Alegre-se, pois ele caminha sempre junto de nós. E, a cada dia vamos validando nossa resposta de amor.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário