segunda-feira, 26 de junho de 2023

Palavra se fez carne - 25 de junho, 12º Domingo do Tempo Comum


25 de junho, 12º Domingo do Tempo Comum


- Hoje é dia 25 de junho, 12º Domingo do Tempo Comum.

- O evangelho deste domingo nos revela que Jesus é um profundo conhecedor do coração humano; ele sabe de quê somos feitos e o que se passa no mais profundo de cada um de nós. Ele conhece profundamente as inseguranças e os medos que nos habitam. Peça ao Senhor coragem para superar os medos de cada dia.

- Escute o Evangelho de Mateus, capítulo 10, versículos 26 a 33:

Naquele tempo, disse Jesus a seus apóstolos: Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. Quanto a vós, até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

- Do humano coração de Jesus, marcado com as fibras da coragem, brota este apelo: “Não tenhais medo!” Esta expressão está situada no contexto do envio dos discípulos em missão. Jesus acaba de dizer a seus seguidores que eles serão perseguidos e encarcerados. Se Jesus nos convida a não ter medo, não é porque nos prometa um caminho de rosas. Deus não é a garantia de que tudo irá bem, mas a segurança de que Ele estará aí presente, em qualquer situação que estivermos envolvidos. Ele é Deus conosco. Agradeça ao Senhor pela presença na sua vida...

- Quais são os seus medos pessoais? são reais? Imaginários? Quê desejos alimentam e sustentam sua vida?

- Não tenhais medo!, nos diz Jesus. Sem a superação cotidiana desse medo, nossa missão e nossa vida estará comprometida, perderá sua força inovadora. O compromisso com o Reino requer de todos uma forte dose de coragem e uma alma ágil, animada e vivificada pelo sabor da aventura e da novidade. Diz um refrão meditativo:

“Indo e vindo, trevas e luz. Tudo é graça, Deus nos conduz!”

- Termina sua oração pedindo ao Senhor que te ajude a superar o medo que obscurece o sentido e a direção da sua vida, tira o brilho tão próprio do amor e seca as fontes da esperança.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário