segunda-feira, 26 de junho de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 10,26-33 - 25/06/2023


Conserve, em seu coração, a confiança na salvação eterna

“Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!” (Mateus 10,28).



“Não tenhais medo”, diz Jesus aos Seus discípulos quando os envia em missão. Jesus não esconde dos Seus discípulos que eles encontrarão dificuldades, perseguições, incompreensões em suas tarefas na missão. Porém, Jesus deixa bem claro que a maior ameaça não vem daqueles que tentarem calá-los ou tentarem colocar as suas vidas em perigo, porque a única e verdadeira ameaça é aquela que pode destruir a alma e colocá-la no inferno. A maior ameaça é aquilo que pode conduzir ao pecado, que é a perda da amizade com Deus.
O medo faz parte da nossa condição humana, desde crianças nós experimentamos muitos temores. E, às vezes, depois, descobrimos que aqueles temores eram sem fundamentos. Mas também, na maturidade, somos colocados diante de situações que nos causam medo: a dor, a incompreensão, a solidão, a incerteza, o medo da morte.
E, se somos discípulos de Cristo, essas tais situações não podem mais nos causar medo, pois Cristo nos ensina que nós temos um Deus que é Pai; um Pai amoroso, que se compadece de nós até nos Seus mínimos detalhes, é um Deus que cuida de nós, cuida porque nós somos filhos.

Busque a santidade, pois o maior medo deve ser o de perder a salvação eterna

Bento XVI, em um de seus comentários, nos diz que: “O crente não se assusta diante de nada, porque sabe que está nas mãos de Deus, sabe que o mal e a irritação não têm a última palavra, mas o único Senhor do mundo e da vida é Cristo, o Verbo de Deus encarnado, que nos amou até se sacrificar a si mesmo, morrendo na cruz para a nossa salvação”.
Quanto mais crescemos nessa intimidade com Deus, quanto mais compreendemos que Deus cuida de nós e nos ama, mais vencemos os medos que tentam nos tirar a paz aqui, mais compreendemos que o único medo que devemos ter é o medo de perder a salvação eterna. Tudo vai passar, mas precisamos conservar no nosso coração a fé e a confiança na salvação eterna. E, assim, caminhar neste mundo lutando para viver em santidade.
Meu irmão e minha irmã, busque a santidade, pois o maior medo deve ser o de perder a salvação eterna.
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário