segunda-feira, 12 de junho de 2023

Palavra se fez carne - 11 de Junho, 10º Domingo do Tempo Comum


11 de Junho, 10º Domingo do Tempo Comum


- Hoje é dia 11 de Junho, 10º Domingo do Tempo Comum.

- A narrativa do Evangelho de Mateus nos traz um novo ensinamento para que possamos perceber o verdadeiro amor. Que seja um amor misericordioso para com os pecadores e todos aqueles que querem segui-lo. Jesus ensinava: “Quero misericórdia e não sacrifício”, mas alguns fariseus não entenderam o gesto de Jesus. Peça graça e bençãos para todos. Peça ao Senhor a graça de ser um seguidor de Cristo. Que possa caminhar com ele e acolher seus ensinamentos.

- Abra o coração e se coloca na escuta das palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus, Capítulo 09, versículos de 9-13:

“Ao passar adiante, Jesus viu um homem, chamado Mateus, sentado no posto de arrecadação, e disse-lhe: “Segue-me!” E ele se levantou e o seguiu. E quando ele estava sentado à mesa, em casa, vieram muitos publicanos e pecadores e se sentaram com Jesus e seus discípulos. Os fariseus viram isso e diziam aos discípulos dele: “Porque vosso mestre come com os publicanos e pecadores?” Ao ouvir isso, Jesus disse: “Não são os que tem saúde que precisam de médico, mas os doentes. Ide, pois, aprender o que significa: ‘Misericórdia eu quero, não sacrifícios’. Com efeito, não vim chamar justos, mas pecadores””.

- Ao chamar Mateus, coletor de impostos, para segui-lo, podemos compreender que ninguém está excluído do seguimento de Jesus Cristo. Os olhos de Jesus souberam ver além das aparências: viram no publicano um discípulo, um seguidor. O seu chamado é para todos, inclusive para o cobrador de impostos, uma pessoa considerada pecadora para os fariseus. Peça ao Senhor que lhe dê a sabedoria para ser bom discípulo ou boa discípula, permanecendo no seguimento, trabalhando para que sempre aconteça a inclusão de todos.

- Mateus levantou e seguiu Jesus. Quando chegaram em casa, sentaram-se à mesa e muitos publicanos e pecadores também juntaram-se a eles, o que chamou a atenção dos fariseus que queriam saber por que Jesus sentou-se à mesa e comia com os pecadores. Sentar juntos e comer é símbolo de comunhão profunda de vida. Esse fato chamou a atenção dos fariseus que perguntaram aos discípulos de Jesus: “Porque vosso mestre come com os publicanos e pecadores?” Se você fosse um dos discípulos, qual seria sua resposta? Já pensou nisso?

- ‘Misericórdia eu quero, não sacrifícios’... Não vim chamar justos, mas pecadores.” Esta foi a resposta de Jesus dirigindo-se aos fariseus. Ele toma a iniciativa de responder aproveitando para deixar claro qual é sua missão. Responde: São os doentes que precisam de médico; Jesus veio transformar a vida das pessoas. Trazer vida nova e vida em abundância. A música litúrgica Somos gente nova nos lembra:

Somos gente nova vivendo a união,
Somos nova semente da nova nação,
Somos gente nova, vivendo o amor,
Somos comunidade, povo do Senhor!

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Alegre-se, pois ele caminha sempre junto de nós. E, a cada dia vamos validando nossa resposta de amor.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário