segunda-feira, 12 de junho de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 5,1-12 - 12/06/2023


Assuma a sua cruz em Jesus Cristo

“Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus” (Mateus 5,11-12).



O Evangelho de hoje é uma das passagens mais surpreendentes e centrais da pregação de Jesus. Depois de  encontrar-se com uma multidão de necessitados, de sofredores, de pessoas pobres, aflitas e sedentas de justiça, Jesus busca consolá-las; mostrando que o caminho do amor e da verdadeira felicidade possui uma identificação com a Sua cruz.
Por trás de cada bem-aventurança que Jesus nos apresenta no dia de hoje, há um caminho de amor à Sua cruz e aos Seus sofrimentos. Jesus nos ensina que, nesta terra, o amor e a cruz se identificam; amor e cruz são muito parecidos, caminham juntos, ou seja, se nós quisermos amar verdadeiramente, precisamos também nos identificar e assumir a nossa cruz.
A recompensa dos que se colocam no caminho das bem-aventuranças encontra-se em Deus, é Ele quem recompensará aqueles que assumirem as suas cruzes. Ele não deixa ninguém sem essa recompensa!

Aqueles que assumem a sua cruz serão recompensados pelo próprio Senhor

Os que são perseguidos por causa da justiça, os que são insultados e perseguidos, os humilhados, os caluniados, por causa d’Ele, não devem desanimar ou perder a esperança porque serão consolados e receberão a recompensa de Deus. Essas consolações não são apenas mensagens de esperança, são também um anúncio do Reino de Jesus, do Seu compromisso com a vida dos sofredores. Jesus se compromete com aqueles que sofrem.
A nossa coerência como cristãos pode chocar e incomodar a muitos, mas devemos ter essa coragem de refletir o rosto de Jesus por meio da nossa conduta íntegra.
O rosto bondoso de Jesus é visto também naqueles que são fiéis a Ele. Ao contrário do que pode parecer, a nossa bondade e a nossa fidelidade não residem na posse limitada dos bens, também não residem em obter aprovação dos outros a todo o custo.
A nossa fidelidade reside, antes, na identificação com Cristo. Precisamos nos identificar com Cristo. Amor e cruz se identificam, e aqueles que assumem a sua cruz serão recompensados pelo próprio Senhor!
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário