sábado, 10 de junho de 2023

Palavra se fez carne - 10 de junho, sábado, 9ª Semana do Tempo Comum


10 de junho, sábado, 9ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é 10 de junho, sábado, 9ª semana do Tempo Comum.

- A Palavra de Jesus no evangelho de hoje é clara: quem se humilha será exaltado. Devemos confiar somente em Deus no mais íntimo de todos nós. Não se colocar na postura da arrogância de um culto externo e vazio, mas vivenciar a fé à medida do que realmente somos. Fale com o Senhor pedindo que Ele te ajude a compreender e viver isso.

- Escuta o evangelho de Marcos, capítulo 12, versículo 38 a 44:

Naquele tempo, Jesus dizia, no seu ensinamento, à multidão: "Tomai cuidado com os doutores da Lei! Eles gostam de andar com roupas vistosas, de ser cumprimentados nas praças públicas; gostam das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos melhores lugares nos banquetes. Eles devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso eles receberão a pior condenação". Jesus estava sentado no Templo, diante do cofre das esmolas, e observava como a multidão depositava suas moedas no cofre. Muitos ricos depositavam grandes quantias. Então chegou uma pobre viúva que deu duas pequenas moedas, que não valiam quase nada. Jesus chamou os discípulos e disse: "Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver".

- Jesus mostra que atitudes externas e repetidas de piedade não colocam o homem em dignidade de estar diante de Deus. O Evangelho narra a crítica de Jesus aos escribas pela exacerbação em aparecer diante do público, para mostrar suas obras. Na verdade, são corrompidos pela maledicência com as viúvas. E logo após, Jesus narra a cena de uma oferta tão simples de uma viúva no templo que deu tudo para Deus, porque era o que tinha para oferecer. Peça ao Senhor a graça de aprender a ser como a viúva do evangelho.

- Você se preocupa em ser, ou em parecer? Quem são hoje os que dão tudo o que têm para que as pessoas que estão ao seu redor não sofram mais, não passem mais fome?

- "... ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver", diz Jesus no evangelho. Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado. A arrogância dos escribas só os exclui da Graça de Deus e a viúva abre o coração para a Salvação. Para Deus deu tudo que tinha para viver. A Salvação é para quem se abre ao Dom que Deus nos dá por seu Filho Jesus. Ele veio nos salvar, mas espera de nós uma fé viva. Diz assim a oração/poema de São Alberto Hurtado:

Dar-me sem contar,
sem dar um jeitinho
em plenitude,
a Deus, e a meus irmãos,
e Deus me tomará
sob sua proteção.
Ele me tomará
e passarei ileso
no meio das dificuldades.

- Termina sua oração pedindo ao Senhor que te faça melhor como pessoa e te ensine a ser humilde.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário