sábado, 10 de junho de 2023

Palavra se fez carne - 08 de junho, 5ª feira, Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo


08 de junho, 5ª feira, Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo

- Hoje é 08 de junho, 5ª feira, Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo

- Jesus no Evangelho de João diz que é o pão vivo que desce do céu. Sua carne e seu sangue são verdadeiramente nossa comida e nossa bebida. Nosso alimento é literalmente seu corpo. Esse alimento nos dá não somente a vida terrena, mas, a vida eterna. O corpo e o sangue de Cristo nos fortalecem para enfrentar essa vida e ressuscitar no último dia.

- Escuta o evangelho de João, capítulo 6, versículos de 51-58:

Naquele tempo: disse Jesus às multidões dos judeus: "Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo". Os judeus discutiam entre si, dizendo: "Como é que ele pode dar a sua carne a comer?" Então Jesus disse: "Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue, verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que me recebe como alimento viverá por causa de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre".

- O pão e o vinho, comido e bebido, se transformam em nós; o corpo de Cristo e seu sangue nos transformam n’Ele. Pelo pão e vinho, vivemos e nos alegramos. Pelo corpo e sangue de Jesus, Ele vive em nós e nos alegra. Comer do seu corpo e beber do seu sangue significa “ingerir” e fazer nossa, sua mentalidade, suas preferências, suas opções, seu estilo de vida, sua original maneira de viver, de pensar e de atuar...

- Mas, que pensará Jesus ao passar em procissão diante das casas onde hoje falta o pão? Que pensará Jesus ao passar diante de crianças que tem fome? Que pensará Jesus ao passar diante de homens e mulheres que o acompanham com o estômago vazio, sendo Ele mesmo o “verdadeiro pão”? Quê pensará Jesus ao ser levado nos “andores” e carros alegóricos por pessoas que não conhecem a fome, enquanto à margem aplaudem os famintos?...

- "Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente” diz Jesus. Não podemos comungar com Cristo na intimidade de nosso coração sem comungar com os irmãos que sofrem. Não podemos compartilhar o pão eucarístico ignorando a fome de milhões de seres humanos, privados de pão e de justiça. Alimentar-nos do Corpo de Cristo é voltar ao mais puro, ao mais simples e mais autêntico de seu Evangelho; interiorizar suas atitudes mais básicas e essenciais; acender em nós o impulso de viver como Ele. Como diz uma música litúrgica: O pão da vida, a comunhão, nos une a Cristo e aos irmãos. E nos ensina a abrir as mãos para partir, repartir o pão.

- Termina sua oração pedindo ao Senhor força e coragem para transformar sua vida em pão, em alimento para a vida de quem precisa.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário