quarta-feira, 12 de abril de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 28,1-10 - 08/04/2023


Prepare seu coração para a Ressurreição de Jesus

No Sábado Santo, a Igreja permanece junto do sepulcro do Senhor, meditando a Sua Paixão e a Sua Morte, bem como a Sua descida à mansão dos mortos. Permanecemos nesta expectativa da Ressurreição em oração e em jejum.



A Igreja, neste dia, abstém-se do sacrifício da Santa Missa; a mesa sagrada e o altar ainda continuam despidos até o momento em que, depois na Vigília Pascal, na Noite Santa, se dará lugar à alegria pascal, que, na sua plenitude, se prolonga por cinquenta dias. Portanto, meus irmãos, nós ainda estamos nessa expectativa, neste dia não tem Santa Missa, celebraremos, com alegria, na Vigília Pascal.
O Sábado Santo é — como recorda o Papa Francisco —, o dia do silêncio, um grande silêncio paira sobre toda a terra, um silêncio vivido no pranto e na perplexidade pelos primeiros discípulos, perturbados com a morte ignominiosa de Jesus.

A luz iluminará os ritos da Vigília Pascal, o canto festivo, o Aleluia expressarão a glória da Ressurreição de Jesus

É o dia do silêncio, é o dia da expectativa; ainda estamos esperando, aguardando a Ressurreição, por isso a Igreja se abstém totalmente do sacrifício da Santa Missa neste dia.
Neste Sábado Santo, somos chamados a permanecer no túmulo do Senhor meditando sobre a Sua Paixão, Morte e sobre a Sua descida às profundezas da terra. Ele que vai, antes de tudo, à procura de Adão, nosso primeiro pai, a ovelha perdida faz questão de visitar os que estão mergulhados nas trevas e na sombra da morte.
Deus e Seu Filho vão ao encontro de Adão e Eva cativos, porém, agora libertos dos seus sofrimentos. Neste dia, meus irmãos, peçamos a graça de não nos distrairmos, de permanecermos firmes e constantes nessa expectativa. Para isso, peçamos a intercessão de Maria que vive no pranto, mas o seu coração está cheio de fé, repleto de esperança, cheio de amor.
Maria sofre com a perda do seu Filho, porém, no seu coração, já existia a esperança da Ressurreição, por isso Ela permanece firme, não esmorece em momento nenhum. Com Ela, nós também queremos esperar um momento em que, na escuridão do Sábado Santo, na alegria, a luz iluminará; os ritos da Vigília Pascal, o canto festivo e o Aleluia expressarão a glória da Ressurreição de Jesus Cristo.
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário