quarta-feira, 12 de abril de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 28,8-15 - 10/04/2023


Abra-se ao encontro com o Cristo Ressuscitado

“As mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. De repente, Jesus foi ao encontro delas e disse: ‘Alegrai-vos!’ As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés. Então Jesus disse a elas: ‘Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão’” (Mateus 28,8-10).



A Antífona de entrada da Missa de hoje nos convida a proclamarmos com alegria: “O Senhor ressuscitou dos mortos, como tinha anunciado. Exultemos de alegria, porque Ele reina eternamente. Aleluia”.
O Domingo de Páscoa é um mistério tão grande, que a Liturgia não dedica apenas um dia a ele. Mas, durante toda essa semana, celebraremos como se fosse um único dia, as oitavas de Páscoa. Uma alegria tão grande e tão intensa, que esses oito dias são como um longo domingo, porque não é possível conter, em um único dia, a alegria de saber que Jesus está vivo, Ele ressuscitou.
E foi justamente essa enorme alegria que encheu o coração dessas mulheres, que, logo pela manhã, foram ao túmulo. As mulheres que seguiam o Senhor, movidas também pelo Seu amor, tinham ido visitar o sepulcro de Jesus logo pela manhã, no entanto, elas voltaram imediatamente para a casa para contar aos outros o que havia acontecido: “Encontramos o túmulo vazio e encontramos Jesus. Ele está vivo”. As mulheres partiram depressa do sepulcro, vai dizer o Evangelho. Estavam com medo, mas correram com grande alegria para dar a notícia aos discípulos.

O que nos impulsiona à evangelização é o amor que nasce do encontro com o Ressuscitado

É o próprio Cristo ressuscitado que vai ao encontro e confia a elas a missão de anunciar a ressurreição: “Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá, eles me verão”, elas experimentam essa alegria, a alegria que é maior que todo medo causado pelas cenas da crucifixão.
Nós também somos chamados a encontrar o Senhor ressuscitado, e assim todo medo que nós temos, todo o medo pela ausência do Senhor, pelas cenas da crucifixão, também precisam sair do nosso coração para dar espaço a essa alegria, e assim nos tornarmos também testemunhas do Ressuscitado.
O encontro com o Ressuscitado é o que nos motivará para o anúncio. E o que nos faz superar os medos e as inseguranças é saber que Jesus está vivo, Ele vive. O amor que impulsionou essas mulheres a irem até o túmulo é, agora, potencializado pelo encontro com o Senhor vivo.
Meus irmãos, deixemos que essa alegria potencialize também, dentro de nós, o desejo de anunciar que Jesus está vivo, o desejo de falar a todas as pessoas que o Senhor ressuscitou, que Ele verdadeiramente está vivo.
A força do testemunho nasce desse amor sincero a Jesus. O que nos impulsiona à evangelização é o amor que nasce do encontro com o Ressuscitado, busquemos a Jesus ressuscitado, Ele vive, verdadeiramente está vivo.
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário