quarta-feira, 12 de abril de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 18,1 – 19,42 - 07/04/2023


Jesus proclama o Seu grande amor por você

“Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água” (João 19,33-34).



Hoje, a Igreja do mundo inteiro contempla o Crucificado. Contempla, atônitos, o maior de todos os mistérios, a maior de todas as provas de amor. A profecia de Zacarias se cumpre: “E eles olharam para mim, a respeito daquele que eles transpassaram, eles O lamentarão como se fosse a lamentação por um filho único, eles chorarão como se chora sobre o primogênito! Naquele dia, será grande a lamentação em Jerusalém”. (cf. Zacarias 12,10-11)
O grande mistério da entrega, da doação e do amor maior, que é capaz de dar a vida para que tenhamos a vida em plenitude, está consumado. O lado aberto, transpassado de Jesus torna-se para nós uma fonte salutar de vida eterna.
As chagas do Senhor, as Suas mãos, os Seus pés dos quais o sangue preciosíssimo brotou em abundância, serão esse refúgio sereno para as nossas feridas, porque por Suas chagas nós fomos curados. É aí que nós devemos nos esconder, nas chagas do Redentor. Pois é aí que somos curados, purificados e fortalecidos.

Contemplemos o grande amor de Cristo que dá a Sua vida por nós

É na contemplação do mistério de Cristo crucificado que compreendemos a ternura do amor cantado pela Igreja neste dia: “Ó doce lenho, que os doces cravos e o doce peso sustentas” (Crux Fidelis). É o sinal luminoso do amor, mais ainda, da imensidão do amor de Deus, daquilo que nós jamais teríamos a possibilidade de alcançar, porque somente o Filho de Deus, no Seu sacrifício, poderia nos devolver a salvação.
Deus se debruça sobre nós, Ele se abaixa até nós, até a nossa escuridão, até a nossa vida perdida pelo pecado para nos estender a mão e nos tirar do lugar onde estávamos, devolvendo-nos a salvação.
Esta é a verdade da Sexta-feira Santa, na cruz de Cristo, nosso Redentor restituiu a dignidade que nós havíamos perdido, Ele restituiu a dignidade que nos pertence. Vivamos bem esse dia, contemplemos o grande amor de Cristo que dá a Sua vida por nós.
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário