quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Palavra se fez carne - 31 de dezembro, sábado, 7º dia na Oitava de Natal


31 de dezembro, sábado, 7º dia na Oitava de Natal


- Hoje é dia 31 de dezembro, sábado, 7º dia na Oitava de Natal.

- Deus comunica-Se, não comunica outra coisa além de Si, mas a Si próprio em Jesus Cristo: Ele é o Verbo de Deus, Ele é a comunicação, a Palavra de Deus. Deus “Fez-Se carne”, assumiu a nossa humanidade e é aí que Ele nos salva, vindo a nós exatamente como presença, como companhia, como proximidade, não nos deixando sós! Abra seu coração para acolher esse Menino, Verbo de Deus que dá novo sentido a tua vida.

- Escuta o Evangelho segundo João, capítulo 1, versículos de 1 a 18.

No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. No princípio estava ela com Deus. Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la. Surgiu um homem enviado por Deus; Seu nome era João. Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz, daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano. A Palavra estava no mundo - e o mundo foi feito por meio dela – mas o mundo não quis conhecê-la. Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram. Mas, a todos que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus isto é, aos que acreditam em seu nome, pois estes não nasceram do sangue nem da vontade da carne nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo. E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como filho unigênito, cheio de graça e de verdade. Dele, João dá testemunho, clamando: "Este é aquele de quem eu disse: 'O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim' ". De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.

- O Natal é o acontecimento em que Deus, no nascimento de uma criança, nos entrega a sua Palavra feita carne. Ele se manifesta a nós, faz-se ver, comunica-se totalmente a cada ser humano e assume toda a humanidade. O Natal é a certeza de que o Criador precisa de nós, tem sede de nós. Contemplando o presépio, podemos dizer: Ele nos amou tanto que nos deu seu próprio Filho. Estamos à espera do Natal, à espera desse amor imenso, pois só Deus pode abraçar e compreender nossa fragilidade e nos ajudar a nascer de novo. Peça ao Senhor a graça de nascer de novo a cada dia.

- Você sente que a Palavra faz vibrar as fibras do seu coração? Ela denuncia as suas iniquidades e te deixa inquieto ou te encontra fechado e adormecido? Você se compromete a sempre a proclamar a Palavra de Deus?

- Diz o evangelho: “E a Palavra se fez carne e habitou entre nós”. No Natal celebramos precisamente que Deus se fez “pele” e se deixou impactar por tudo aquilo que o rodeava. Disse o Papa Francisco na homilia da noite de Natal:

“...Ele que Se fez carne. Ele que nasceu na manjedoura, procura uma fé concreta, feita de adoração e caridade, não de palavreado e exterioridade. Ele, que Se deixa colocar na manjedoura nu e, nu, O colocarão na cruz, pede-nos verdade, descendo à realidade nua e crua das coisas, abandonando ao pé da manjedoura desculpas, justificações e hipocrisias. Ele, que foi ternamente envolvido em panos por Maria, quer que nos revistamos de amor. Deus não quer aparência, mas concretismo. Não deixemos passar este Natal, irmãos e irmãs, sem fazer algo de bom.”

- Termina a sua oração pedindo ao Senhor que te guie nas horas mais escuras, nas trevas deste mundo. Que possamos ser Luz para os que vivem na escuridão dos porões da humanidade. Peça também que o Senhor te contagie com a beleza do Seu Filho Jesus para que possa anunciá-lo a todos e revelar a Boa-notícia do Seu amor.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário