quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Palavra se fez carne - 02 de Janeiro, 2ª feira, Tempo do Natal antes da Epifania


02 de Janeiro, 2ª feira, Tempo do Natal antes da Epifania


- Hoje é dia 02 de Janeiro, segunda feira, Tempo do Natal antes da Epifania

- No Evangelho de hoje João Batista não é uma voz que louva a si mesmo. A voz que as pessoas têm de escutar é a de Deus. João é a voz que grita, é aquele que tem consciência da sua missão; ele não se faz o centro das atenções, mas indica sempre o “outro”; ele não atrai olhares sobre si mesmo, mas convida a olhar para o “outro”. Sua voz está a serviço de Jesus. João anuncia que virá o Messias. Peça ao Senhor a graça de se colocar sempre a serviço do anúncio de Jesus e não de si mesmo.

-  Abra o coração e se coloca na escuta das palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo João, Capítulo 01, versículos de 19-28:

“Este é o testemunho de João, quando os judeus enviaram, de Jerusalém: “Quem és tu?” Ele confessou, não negou, mas confessou: “Eu não sou o Cristo”. Perguntaram: “Quem és, então? Tu és Elias?” Respondeu: “Não sou”. – Tu és o profeta?” – “Não”, respondeu ele. Perguntaram-lhe então: “Quem és afinal? Precisamos levar uma resposta aos que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?”. Ele declarou: “Eu sou a voz de quem clama no deserto: Endireitai o caminho para o Senhor!” – como disse o profeta Isaías. Os enviados eram dos fariseus e perguntaram a João: “Por que, então, batizas, se não é o Cristo, nem Elias, nem o profeta?” João lhes respondeu: “Eu batizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis: aquele que vem depois de mim e do qual não sou digno de desatar a correia da sandália!” Isso aconteceu em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João esta batizando”.

- Há vozes que nos tocam, podem ressoar em nós como brisa ou como punhais, sempre deixando marcas profundas. Existem vozes que podem mudar a vida, comunicando calor, luz, amor, e há vozes que ferem. As palavras conseguem criar pontes, horizontes, chegando a lugares jamais imaginados. A Palavra de Deus é dirigida a João no deserto. Palavra frágil e imensa, que é como um sair de si, um erguer-se sobre a lógica do poder, um desviar-se dos caminhos habituais, longe das grandes capitais e dos reis, um perder-se no deserto. É o Deus que escolhe os pequenos e a quem basta um só homem que se deixe inflamar pela sua Palavra. João anuncia o Messias. Peça ao Senhor que lhe dê a sabedoria de também ser voz que anuncia os ensinamentos do Senhor.

- A voz que as pessoas têm de escutar é a de Deus. Por isso temos que anunciar sua Palavra mais que as nossas. Sua voz está a serviço de quê? De quem? É voz que promove e salva o outro?

- Diz João Batista: “Eu batizo com água. Mas entre vós está alguém que vós não conheceis: aquele que vem depois de mim, e do qual eu não sou digno de desatar as correias da sandália”. Para viver na lógica do Reino de Deus, é preciso sempre construir pontes. É tempo de escuta, ir em frente e aplainar os caminhos do Senhor, possibilitar travessias e assumir a prática da justiça e do amor ao próximo com ações que transformem realidades. A escritora Ligia Fagundes Telles no livro Ciranda de Pedra diz:

É preciso amar o inútil.
Criar pombos sem pensar em comê-los,
plantar roseiras sem pensar em colher rosas,
escrever sem pensar em publicar,
fazer coisas assim,
sem esperar nada em troca.

A distância mais curta entre dois pontos pode ser a linha reta,
mas é nos caminhos curvos
que se encontram as melhores coisas.

A música ...
Este céu que nem promete chuva ...
Aquela estrelinha que está nascendo ali...
está vendo aquela estrelinha?
Há milênios não tem feito nada, não guiou os Reis Magos,
nem os pastores, nem os marinheiros perdidos...

Não faz nada. Apenas brilha.
Ninguém repara nela porque é uma estrela inútil.
Pois é preciso amar o inútil porque no inútil está a Beleza.

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Alegre-se, estamos em novo tempo. Peça a Deus que o ajude a ser voz profética como foi João Batista, a ser voz dos que não tem voz na sociedade. Peça que o Senhor faça de você um eco da Sua Palavra de amor em nossas famílias, comunidades, sociedade.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário