quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 1,35-42 - 04/01/2023


Deixe o Senhor iluminar a sua vida

“Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: ‘Que estais procurando?’ Eles disseram: ‘Rabi (que quer dizer: Mestre), onde moras?’ Jesus respondeu: ‘Vinde ver’. Foram pois ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde” (João 1,38-39)



Bem, meus irmãos e minhas irmãs, a hora em que Jesus se manifesta na nossa vida é a hora mais importante, é o que marca a nossa história. A entrada de Jesus na nossa vida nos marca para sempre!

Por isso, nessa reflexão de hoje, gostaria de destacar o horário que o texto bíblico nos apresenta: “Era quatro da tarde”. Esse horário, aqui, (do grego dékatos — a décima hora) correspondia justamente ao final da tarde, o momento do declínio do sol.

O encontro acontece quando a vida se declina. O encontro desses discípulos com Jesus acontece quando o sol já não brilhava. O detalhe da hora aqui é muito importante por dois motivos. O primeiro, o momento em que Cristo entra na nossa vida nos marca para sempre, marca a nossa história, e não podemos esquecer disso nunca.

Mas não é uma mera lembrança, uma memória só de fatos ou de um lugar em que você fez, por exemplo, um encontro ou participou de um retiro, mas precisa marcar a sua vida com aquele antes de Cristo e depois de Cristo; quem você era e em quem você se transformou pela graça de Deus. Isso precisa estar diante dos seus olhos todos os dias.

Quando Jesus entra na sua história e na sua vida, Ele leva embora as trevas

Ao longo desse ano de 2023, que a lembrança do que você viveu com o Senhor possa alimentar a sua fidelidade cotidiana. Certamente, os discípulos colocaram esse detalhe no Evangelho porque foi muito importante para eles. Essas quatro horas da tarde não foram simples horas passadas perto de Jesus, mas momentos marcantes e decisivos na história desses homens. E isso precisa acontecer com cada um de nós.

O segundo motivo é que Jesus chega quando as esperanças vão embora, quando falta a luz do dia, quando o dia está se acabando e Cristo chega para ser o dia. Porque nós sabemos que haverá um dia sem o ocaso, o dia do Senhor.

E esse dia do Senhor acontece já agora. É claro que nós professamos, na fé, que Ele virá uma segunda vez, mas Ele vem todos os dias, em cada Eucaristia; em cada momento de oração, você pode encontrar o Senhor, e você precisa viver a profundidade deste dia, porque, quando Jesus entra na sua história e na sua vida, Ele leva embora as trevas.

E se hoje existem trevas na sua vida, se hoje existem situações, deixe Cristo entrar no seu coração, deixe a luz de Cristo brilhar na sua vida, deixe Ele mudar os seus dias, deixe Ele mudar o rumo da sua vida e da sua história. É isso que Ele quer fazer com cada um de nós. Abramos o nosso coração para a chegada do Senhor.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Ferreira

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.


Nenhum comentário:

Postar um comentário