quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Palavra se fez carne - 30 de dezembro, 6ª feira, Festa da Sagrada Família, Jesus, Maria e José


30 de dezembro, 6ª feira, Festa da Sagrada Família, Jesus, Maria e José

- Hoje é dia 30 de dezembro, 6ª feira, Festa da Sagrada Família, Jesus, Maria e José.

- No evangelho de hoje após a visita dos Magos, José é orientado a fugir para o Egito com Maria e o Menino para preservar sua vida. Após a morte de Herodes, José novamente é orientado para retornar à Israel, Ele segue para Nazaré, na Galileia. O evangelista não se cansa de repetir que tudo o que José faz é conforme o dizer de Deus. Peça ao Senhor que também oriente teus caminhos e que, a exemplo de São José, fique sempre atento a vontade de Deus.

- Escuta o Evangelho segundo Mateus, capítulo 2, versículos de 13 a 15 e 19 a 23:

Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: "Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo". José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. Ali ficou até à morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: "Do Egito chamei o meu Filho". Quando Herodes morreu, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e lhe disse: "Levanta-te, pega o menino e sua mãe, e volta para a terra de Israel; pois aqueles que procuravam matar o menino já estão mortos". José levantou-se, pegou o menino e sua mãe, entrou na terra de Israel. Mas, quando soube que Arquelau reinava na Judeia, no lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Por isso, depois de receber um aviso em sonho, José retirou-se para a região da Galileia, e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: "Ele será chamado Nazareno".

- O que admirar nesta Santa Família? A docilidade e a serenidade com as quais seguiram as indicações amargas e dolorosas recebidas. Não são raros os casos nos quais muitas famílias se encontram na mesma experiência dolorosa da Sagrada Família. É preciso muita coragem, mas também muita confiança em Deus. Como Ele guiou a Família de Nazaré, em meio a perigos e ameaças, guiará também todos os núcleos familiares que a Ele se confiarem. Aprendamos com José e Maria a sempre confiarmos em Deus.

- Você confia em Deus e segue o que Ele vai te dizendo através da oração? Que valores você transmite a sua família, por meio das suas palavras e atos?

- Diz o evangelho que “José levantou-se, pegou o menino e sua mãe, entrou na terra de Israel”. Como exilados, Jesus e seus pais, fazem parte da corrente ininterrupta das vítimas do poder, que são obrigados a percorrer lugares inóspitos, desertos, cidades estrangeiras, gente hostil, durante o percurso dos séculos. Jesus e seus pais são irmãos de todos os refugiados políticos dos países repressivos. Diz o Pe. Adroaldo Palaoro:

“Precisamos sair de nossos pequenos e atrofiados “egitos” para criar vínculos com tantos grupos, organizações sociais, movimentos... que buscam outra cultura, a cultura da solidariedade, da hospitalidade, do encontro comprometido”.

- Termina tua oração contemplando, com os olhos e o coração de Maria e José, a entrada na terra que fora o lugar da escravidão dos seus antepassados, o Egito. Contempla essa família que foge da perseguição e que carrega e cuida do Salvador menino. Coloque no coração de Deus as pessoas que também hoje fogem de guerras, da fome, da violência...

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário