quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Palavra se fez carne - 29 de dezembro, 5ª feira, 5º dia na Oitava de Natal


29 de dezembro, 5ª feira, 5º dia na Oitava de Natal


- Hoje é dia 29 de dezembro, quinta-feira do Quinto Dia na Oitava de Natal.

- Cantar um cântico novo ao Senhor é um convite que os salmistas com frequência fazem a nós. Significa reconhecer as maravilhas que Deus fez por nós e colocar em palavras essa experiência, a fim de que outros também tomem conhecimento e se juntem ao cântico. Em nosso evangelho de hoje, temos alguém que deseja nos fazer cientes de uma ação de Deus por nós.

- Escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 2, versículos de 22 a 35

Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. Conforme está escrito na Lei do Senhor: "Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor". Foram também oferecer o sacrifício - um par de rolas ou dois pombinhos - como está ordenado na Lei do Senhor. Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: "Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel". O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: "Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma".

- Simeão pode cantar um cântico novo porque estava esperando a consolação do povo de Israel. É preciso estar atento para ver os sinais de Deus em nosso meio, pois eles são comuns e podem passar desapercebidamente por nós. É preciso essa atitude vigilante para reconhecer no menino recém-nascido aquele que vem do Senhor. Assuma uma atitude como a Simeão, para que teus olhos vejam as ações que Deus te prepara diariamente.

- Você tem percebido Deus nos pequenos sinais? Aquele que nasceu no Natal é aquele que de fato você estava esperando?

- Disse Simeão: “...porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel". Nesses tempos, todos nós temos desejo de cânticos novos. Que nosso cântico despertado pelo nascimento de Jesus possa despertar a esperança em outros, que também o cantarão por sua vez. Como diria o poeta argentino Federico Garcia Lorca, em Cantos Novos, publicado em Livro de poemas:

“[...]

Eu tenho sede de aromas e de sorrisos,
sede de cantares novos
sem luas e sem lírios,
e sem amores mortos.

Um cantar de manhã que estremeça
os remansos quietos
do porvir. E encha de esperança
suas ondas e seus lodaçais.

Um cantar luminoso e repousado
cheio de pensamento,
virginal de tristezas e de angústias
e virginal de sonhos.

[...]

Cantar que vá à alma das coisas
e à alma dos ventos
e que descanse por fim na alegria
do coração eterno.”

- Termina sua oração pedindo ao Senhor, que seu Natal continue a encher nossos lábios de cânticos novos! Que você experimente e anuncie a salvação que vem do Senhor!

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário