quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Palavra se fez carne - 04 de janeiro, 4ª Feira, Tempo do Natal antes da Epifania


04 de janeiro, 4ª Feira, Tempo do Natal antes da Epifania


– Hoje é dia 04 de Janeiro, 4ª Feira do Tempo do Natal antes da Epifania.

– No evangelho de hoje João Batista aponta o Cordeiro de Deus. Mas ele aponta apenas. A decisão cabe aos seus seguidores. João Batista é quem anuncia e dá a conhecer Jesus. As vidas mudaram para quem escutou o profeta e passou a seguir o Mestre. Agradeça ao Senhor a oportunidade de escutar sua Palavra e deixar-se transformar por ela.

– Escuta o Evangelho segundo João, capítulo 1, versículos 35 a 42:

Naquele tempo, João estava de novo com dois de seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: "Eis o Cordeiro de Deus!" Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus. Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: "O que estais procurando?" Eles disseram: "Rabi (que quer dizer: Mestre), onde moras?" Jesus respondeu: "Vinde ver". Foram pois ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde. André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. Ele foi encontrar primeiro seu irmão Simão e lhe disse: "Encontramos o Messias" (que quer dizer: Cristo). Então André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: "Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas" (que quer dizer: Pedra).

– O evangelho fala sobre decisão no seguimento a Jesus de Nazaré. O relato demonstra homens sensíveis à voz de Deus na boca de João Batista que, sem titubear e mesmo que sem clareza ainda, se predispõem a ver onde mora Aquele que haveria de vir. Deus quer nos levar a intimidade com Ele e por isso convida os Discípulos a verem a sua morada. Sem pressupostos, Deus mesmo quer que façamos a experiência. Peça ao Senhor a graça de reconhecê-lo toda vez que ele passar por sua vida.

– Como anda seu discipulado, sua caminhada como cristão? Você é seguidor de Cristo verdadeiramente ou se instalou numa zona de conforto e prefere nela ficar e não se comprometer com as propostas do Reino de Deus?

– Diz o evangelho: “"Rabi (que quer dizer: Mestre), onde moras?" Jesus respondeu: "Vinde ver". Permanecer com Jesus implica anunciar, ser mensageiro, procurar o próximo. Diz assim a música Vinde, vede e anunciai, de José Acácio Santana:

VINDE VEDE E ANUNCIAI AS MARAVILHAS DE DEUS VOSSO PAI!
A VIDA EM COMUNHÃO COMIGO, TEM FORÇA PARA ANUNCIAR!

VINDE TODOS A MESSE VOS ESPERA,
AS SEMENTES AGUARDAM PLANTAÇÃO!
SOIS DA IGREJA A NOVA PRIMAVERA,
SOIS OS FRUTOS DA NOVA FLORAÇÃO.

– Termina sua oração dando graças a Deus porque ele continua te chamando. Coloque nas mãos do Senhor tuas fragilidades, teus medos... peça coragem para anunciar o Seu Amor.

– O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE. O SENHOR FAÇA BRILHAR SOBRE TI A SUA FACE E TE SEJA PROPÍCIO. O SENHOR VOLTE PARA TI O SEU ROSTO E TE DÊ A PAZ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário