quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Palavra se fez carne - 1º de janeiro, domingo, Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus


1º de janeiro, domingo, Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus


- Hoje é dia 1º de janeiro, Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

- Na Oitava do Natal, contemplamos Maria, Mãe de Deus como aquela que nos ensina a acolher os acontecimentos da vida de Jesus. Inspiração de silêncio de quem nos deu o autor da vida. Peça a Deus a graça de silenciar seu coração para acolher a Palavra da Vida que se manifestou no meio de nós: Ela é a luz que ilumina nossos passos para bem caminharmos neste ano que se inicia.

- Escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 2, versículos 16 a 21:

Naquele tempo, os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração. Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.

- Maravilhar-se com a presença de Deus. Encontra-lo nos sinais que falam que Ele está no meio de nós. O Senhor é a grande notícia que deve ser acolhida com alegria. Converse com Deus sobre tua necessidade de se abrir à graça de reconhecer em tua vida os sinais da Palavra que vive no meio de nós.

- Sabes reconhecer as maravilhas de Deus em tua vida? És capaz de acolher os sinais da presença de Deus? O que a imagem do presépio te inspira em tua caminhada?

- “Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração.” Maria é capaz de nos ensinar a acolher a Palavra que se fez carne. Ela contempla o seu Filho e o apresenta a todos que dela se aproximam. Sinal de uma vida que se deixa transformar a partir de dentro, do lugar da meditação interior. Uma vida inteiramente oferecida. Maria é a Virgem oferente que nos apresenta ao Senhor da Vida. São Bernardo de Claraval numa poesia dizia assim:

A virgem Maria
É aquela estrela resplandecente
Que se levanta sobre a imensidão do mar;
Brilhando por seus méritos,
Iluminando por seus exemplos.

Ó tu que te encontras longe da terra firme,
A mercê dos vagalhões desse mundo,
Não desvies o olhar da luz deste astro,
Se não quiseres naufragar.

Se os ventos das tentações se levantarem,
Se te chocares contra os rochedos das tribulações,
Olha para a Estrela, Invoca Maria.

Se te sentires arrastado pelas ondas do Orgulho,
Da ambição, da traição, do ciúme,
Olha para a Estrela, Invoca Maria.

Se a raiva, a avareza ou os desejos impuros,
Sacudirem o pequeno barco da tua alma,
Olha para Maria.

Nos perigos, nas angústias, na dúvida,
Pensa em Maria, invoca Maria.
Que Ela não se afaste de tua boca.
Que Ela não se afaste de teu coração
E, para obter o socorro de sua intercessão,
Não esqueças de meditar o exemplo de sua vida.

Se seguires, não te desviarás.
Se a suplicares, não te desesperarás.
Se a consultares, não errarás o caminho.
Se Ela te proteger, nada temerás.
Se Ela te for favorável, alcançarás a meta.

E, assim, compreenderás, pessoalmente,
Quão justas são as palavras da Sagrada Escritura“
E o nome da Virgem era Maria”

- Termine tua oração olhando para Maria, Mãe de Deus e mãe de todos nós. Ela nos ensina o caminho até seu Filho bem amado. Deseja estar com Ele, viver nele, esperar nele. Ele é quem nos traz a salvação. Maria foi a primeira que acreditou e nela tudo se fez para o bem de todos. Acolhe, como Maria, o teu Salvador.

- Ó Deus, que pela virgindade fecunda de Maria deste à humanidade a salvação eterna, dá-nos contar sempre com a sua intercessão, pois ela nos trouxe o autor da vida. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário