quinta-feira, 4 de maio de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 13,16-20 - 04/05/2023


A exemplo de Jesus, demonstre um gesto de amor ao próximo

“Naquele tempo, em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou” (João 13,16).



Veja, essa passagem bíblica está no contexto do lava-pés, é a afirmação do lava-pés, porque o gesto que Jesus realizou tem um espírito por detrás dele, que era justamente demonstrar o aspecto do serviço na pessoa de Jesus.
O gesto feito há tanto tempo por Jesus permaneceu na mente dos discípulos, porque ele foi de uma tal força, foi tão penetrante no coração dos discípulos que, muitos anos depois, ao escrever os Evangelhos, eles fizeram questão de citar esse gesto de Jesus.
Se Cristo, Nosso Senhor, soube conjugar kyrios (do grego), que é senhor, e doulos (do grego), que é servo — e Ele soube conjugar muito bem essas duas realidades —, nós também devemos conjugá-las muito bem!
As duas realidades nunca se contrapuseram, porque Jesus soube viver a Sua identidade como Senhor e Salvador, e Ele soube também encarnar o aspecto do serviço, fazendo-se escravo de todos nós, sendo o Senhor “kyrios”, Ele se fez servo “doulos”. Ele sabia que doulos [escravo] não diminuiria o Seu ser, pelo contrário, faria d’Ele ainda mais Deus, porque demonstraria a Sua onipotência no aspecto de uma fragilidade.

Aquelas pessoas que pedem de você uma conversão mais profunda, sobretudo no gesto de amor, aí está o desafio

Não se espante quando você tiver que abrir mão do que você é para se rebaixar e lavar os pés dos seus irmãos, das pessoas com quem você convive, que estão próximas de você, até mesmo daqueles que são desagradáveis.
Seria ótimo para Jesus somente ter lavado os pés de João, o discípulo amado, que era quem Jesus amava e também era amado por ele. Quão difícil, certamente, foi para Jesus lavar os pés de Judas, a quem Jesus amava tanto, mas não era amado por ele.
Judas não erra por falta de amor, ele erra por uma escolha livre, porque, da mesma forma como os demais discípulos, ele foi profundamente amado.
Então, isso nos deixa uma mensagem muito forte. Talvez seja mais fácil você conviver com pessoas que pensam igual a você, que lhe agradam, que o amam. Mas aquelas pessoas que o desafiam para o amor, que pedem de você uma conversão mais profunda, sobretudo no gesto de caridade, no gesto de amor e acolhida, aí está o desafio.
Não nos falta o amor de Cristo. A nenhum de nós falta o amor de Cristo. Ele lavou os nossos pés, Ele lavou o nosso coração, lavou a nossa alma; Ele nos purificou no Seu amor, por isso está em nós uma força e uma capacidade de fazer o mesmo pelos nossos irmãos, de também amá-los em suas condições de fragilidade e de pecado.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário