quinta-feira, 4 de maio de 2023

Palavra se fez carne - 01 de maio, 2ª feira, 4ª semana da Páscoa


1 de maio, 2ª feira, 4ª semana da Páscoa


- Hoje é 01 de maio, 2ª feira, da 4ª semana da Páscoa.

- No evangelho de hoje Jesus continua a parábola do pastor e o rebanho. Anteriormente ele se definiu como porta e agora se intitula como o bom pastor. A imagem do pastor que conduz e protege o rebanho é usada muitas vezes na bíblia. Deus é pastor, o rei é pastor. Jesus é um pastor fiel, que cuida e reconduz. Entregue a ele neste dia sua vida, suas preocupações e angústias.

- Escuta o Evangelho Segundo João, Capítulo 10, versículos de 11 a 18.

Naquele tempo, disse Jesus: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir, escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. É por isso que o Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; esta é a ordem que recebi do meu Pai".

- Jesus é o Pastor verdadeiro, que não quer colocar limites na sua ação pastoral. Sua missão é universal e as ovelhas de outro curral também serão guiadas para que escutem sua voz. Deus é o pastor do seu povo. Está comprometido com seu rebanho e chama a cada um de nós pelo nome. Jesus, fiel ao projeto do Pai, assume essa missão pastoral e dá a vida por suas ovelhas. Não é um mercenário que simplesmente quer explorar as pessoas. Que esta Palavra de Deus que ouvimos possa ecoar em nosso coração: “O Senhor dá a vida por nós”.

- Jesus é este pastor que você segue? A quem você segue? Em quem você coloca sua confiança? Que tens feito para conhecer melhor o seu Pastor? Sente-se "conhecido" por Ele? Tens consciência de que Ele está sempre contigo?

- Diz Jesus “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas”Sinta agora o cuidado amoroso e carinhoso de Deus, como um pastor que acaricia sua ovelha machucada. Diga como o Diácono Glêvison Felipe Lourenço de Sousa:

“Senhor, obrigado por sempre se preocupar conosco, mesmo em nossas fragilidades. Dá-nos ouvidos atentos para escutar a voz fiel do seu Filho Bom Pastor. Dá-nos coragem e aumenta a nossa fé para nos colocarmos em seus ombros, junto com nossa vida, nosso cansaço, nossa angústia.”

- O nosso olhar se dirige a Jesus. O nosso olhar se mantém no Senhor. Imagine-se nos ombros do Bom Pastor Jesus. Nos momentos mais difíceis, ele nos carrega e cuida. Ele dá sua vida por nós, livremente. Ninguém toma a vida dele. Tudo é graça, Deus nos conduz.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário