quinta-feira, 4 de maio de 2023

Palavra se fez carne - 3 de maio, 4ª feira, Festa de São Filipe e São Tiago Menor, Apóstolos


3 de maio, 4ª feira, Festa de São Filipe e São Tiago Menor, Apóstolos


- Hoje é dia 3 de maio, 4ª feira, Festa de São Filipe e São Tiago Menor, Apóstolos.

- Celebra-se hoje a festa dos apóstolos Filipe e Tiago, escolhidos por Jesus para serem testemunhas da sua vida, morte e ressurreição. Segundo as tradições mais antigas, ambos deram testemunho de Jesus com a sua vida e morreram mártires por causa do Evangelho. Hoje, são muitos os cristãos perseguidos um pouco por todo o mundo. A sua vida e, tantas vezes, a sua morte, gritam bem alto o nome d’Aquele em quem puseram a sua esperança. Unido a estes cristãos, e àqueles que vão em sua ajuda, começa a tua oração.

- Escuta o Evangelho Segundo João, capítulo 14, versículos 6 a 14:

Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes". Disse Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!" Jesus respondeu: "Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: 'Mostra-nos o Pai'? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei".

- Jesus é o caminho que conduz ao Pai. É Ele quem nos mostra o rosto do Pai, é Ele quem nos aponta o caminho da justiça e da mansidão. É nele que somos filhos de Deus. Jesus chama a atenção da importância da fé: quem acredita n’Ele e seguir os seus passos aprenderá a viver como Ele. Não são ideias, é um estilo de vida. Peça ao Senhor que te ajude a assumir seu estilo de vida.

- Desejas viver como Cristo? Desejas ser um outro Cristo?

- 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”, diz Jesus. Perceba-se nessa via. Caminho supõe deslocamento, encontro. Jesus, o Caminho, está lhe estendendo a mão e dizendo: “segue-me, é por aqui!”. Diz o Pe. Adroaldo Palaoro:

“Viver o Seguimento de Jesus hoje é deixar expandir tudo o que é vida dentro de nós. É contaminar de Luz as trevas que criamos e que sufocam a alegria plantada em nós desde sempre.”

- Jesus é Aquele que nos mostra a verdadeira face do Pai. Pede-Lhe que te ajude a entrar um pouco mais na Sua intimidade, para que a Sua luz possa transparecer cada vez mais na tua vida. Para que os outros vejam em ti um pouco mais do rosto do Pai.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário