quinta-feira, 4 de maio de 2023

Palavra se fez carne - 30 de abril, 4º domingo da Páscoa


30 de abril, 4º domingo da Páscoa


- Hoje é 30 de abril, 4º domingo da Páscoa, o domingo do Bom Pastor.

- Neste 4º Domingo da Páscoa, o Domingo do Bom Pastor, a Igreja celebra o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Somos convidados a rezar pelas vocações sacerdotais, religiosas, missionárias, matrimoniais, pelos leigos e leigas. Quando falamos de vocações estamos nos referindo a todos os que são chamados à vida para responder com amor aos apelos de Deus nosso Pastor que cuida com carinho do seu rebanho que somos nós. Pertencemos a comunidade do Ressuscitado chamada a tomar consciência de ser rebanho de Deus, do qual o próprio Senhor, ao morrer e ressuscitar, se tornou pastor e guarda de nossas vidas. Peça ao Senhor a graça de se deixar conduzir sempre pelo Bom Pastor.

- Escuta o Evangelho Segundo João, Capítulo 10, versículos de 1-10.

Naquele tempo, disse Jesus: "Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos". Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. Então Jesus continuou: "Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. -Encontramos no Evangelho várias imagens que Jesus utiliza para falar do seu amor e do cuidado para com seus discípulos e apóstolos; para com a multidão e para com tantas pessoas em particular. Hoje Jesus fala da porta que o Pastor entra para poder ir ao encontro das ovelhas como aquele que cuida e protege. Jesus diz ser a porta das ovelhas e, ser a porta significa ser o mediador, aquele que é o caminho único e verdadeiro. Por isso fala que quem não entra pela porta é assaltante, isto é, se aproxima das ovelhas para roubá-las e matá-las, não cria vínculo e nem proximidade. Porém as ovelhas que passam pela porta que é Jesus devem ter as suas mesmas atitudes, isto é, se tornam seus discípulos e discípulas para cuidar da humanidade. Quem entra pela porta tem uma relação de confiança, assim como o Pastor tem com a ovelha, um conhecimento que leva a reconhecer a sua voz quando chamada pelo nome. Agradeça ao Senhor por fazer parte do seu povo, seu rebanho.

- Jesus é o Bom Pastor que cuida das ovelhas e é a Porta por onde as ovelhas tem livre passagem para realizar o bem. Você procura entrar pela porta certa em seu caminho cotidiano? Você tem respondido sua vocação como cristã e cristão que faz parte deste rebanho do Senhor?

- A missão do Pastor é dar a vida, esta foi é missão de Jesus “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” A letra de um conhecido canto que traduz esta experiência e diz assim:

-Eu vim para que todos tenham vida / Que todos tenham vida plenamente
Reconstrói a tua vida em comunhão com teu Senhor
Reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão
Onde está o teu irmão, eu estou presente nele.

-Eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males
Hoje és minha presença junto a todo sofredor
Onde sofre o teu irmão, eu estou sofrendo nele.
-Vim buscar e vim salvar o que estava já perdido
Busca, salva e reconduze a quem perdeu toda a esperança
Onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele.

- Termina a tua oração pedindo a graça ao Senhor para permanecer fiel ao seguimento de Cristo, alimentando-se da Palavra que indica o caminho a percorrer. Peça ao Senhor para que possamos assumir a nossa vocação de viver e agir a maneira de Jesus Bom Pastor, doando a nossa vida pelo próximo através da missão que assumimos.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário