quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Nossa Senhora do Rosário de São Nicolau - 25 de setembro


Ao norte da Argentina, defronte ao rio Paraná está a cidade de São Nicolau de los Arroyos, distante duzentos e quarenta quilômetros da capital Buenos Aires. Nas duas últimas décadas, São Nicolau se converteu na capital da fé cristã, graças a migração maciça de fieis que acorrem ao Santuário da Virgem Maria do Rosário, especialmente nos dias 25 de cada mês, para a festa das aparições da Mãe Santíssima.
No dia 25 de setembro de 1983, na cidade de São Nicolau iniciaram as aparições da Virgem Maria à uma mulher, chamada Gladys Quiroga de Motta. Essa pessoa simples, esposa e mãe de duas filhas, de pouca instrução e conhecimentos bíblicos, primeiro viu, depois ouviu as mensagens de Nossa Senhora do Rosário. Desde 13 de outubro, Gladys recebeu quase duas mil mensagens, sendo a última em 11 de fevereiro de 1990.
A Igreja, só começou a apoiar o crescimento da obra de Maria, ante as evidencias manifestadas. Os estigmas da Paixão surgiram em Gladys e foram examinados e confirmados por várias autoridades médicas do país. As mensagens, por seu alto grau de erudição e conteúdo bíblico, não poderiam ser elaboradas por uma pessoa com apenas a formação primária.
As mensagens se assemelhavam as aparições em Fátima, Loreto, La Salette e tantas outras. Era mais um chamado para a conversão, a volta aos Sacramentos, a vida consagrada e a oração, especialmente a do Rosário. Os Bispos tiveram certeza sobre a manifestação de Deus no solo argentino, quando a Virgem Maria pediu a construção de uma capela e indicou o local com um raio de luz que iluminou um campo, às margens do rio Paraná, hoje chamado de "El Campito". Também, pediu para colocarem sobre o altar a imagem da "Virgem Maria do Rosário de São Nicolau", pois já fôra abençoada por um Papa. A surpresa foi geral, visto que a maioria, desconhecia a existência dessa imagem. Depois de muita procura encontraram a estátua toda empoeirada no velho depósito do campanário da Catedral. E nos registros da inauguração da igreja, a informação da entrega da estátua de Nossa Senhora do Rosário benzida pelo Papa Leão XIII.
Em 1984 a Virgem pediu a confecção de uma medalha da devoção de Nossa Senhora do Rosário de São Nicolau e no reverso, a Santíssima Trindade com sete estrelas. O significado das sete estrelas foi dado na mensagem de setembro de1985: são sete graças que Jesus Cristo concederá, a quem levar a medalha sobre seu peito, com fé no Pai Criador. No ano seguinte, a Virgem Maria encarregou Gladys de fazer um escapulário branco, com a imagem: celeste e rosa. O seu uso trará cura aos doentes do corpo e da alma, desde que orem com fé pela intercessão da Virgem do Rosário.
Em 1984, o Bispo de São Nicolau, Monsenhor Castagna, antes de viajar à Roma, para uma audiência com o Papa João Paulo II, quis ter uma conversa reservada com Gladys. Ao retornar da Santa Sé, Monsenhor Castagna instituiu uma comissão permanente de estudos, sob sua supervisão, a fim de analisar as aparições, as mensagens e os milagres atribuídos à Maria, desde a primeira aparição à Gladys.
No terceiro aniversário das aparições, em 25 de setembro de 1986 foi lançada a primeira pedra do novo templo e do complexo arquitetônico do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de São Nicolau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário