quarta-feira, 25 de setembro de 2013

São Cléofas ou Alfeu - 25 de Setembro

São Cléofas ou Alfeu
(séc. I)
Seu nome, Cléofas, no hebraico antigo, pode ser também Alfeu. A partir daí, temos as informações dos historiadores que pesquisaram as origens dos santos. Segundo eles, a vida de são Cléofas esteve sempre muito ligada à de Jesus Cristo. Primeiro, porque se interpreta que Cléofas seja o pai de Tiago, o Menor; de José; de Simão e de Judas Tadeu, que são primos do Senhor. Maria, mãe de todos eles, no evangelho do apóstolo João, é chamada de esposa de Cléofas e irmã da Mãe Santíssima. E que também fosse irmão de são José, pai adotivo de Jesus. Sendo assim, confirma-se o parentesco. Cléofas, na verdade, era tio de Jesus Cristo.
A segunda graça conseguida por Cléofas, além do parentesco com Jesus, foi ter visto o Cristo ressuscitado. Quando voltava para Emaús, depois das celebrações pascais, na companhia de mais dois discípulos, encontraram, na estrada, um homem, a quem ofereceram hospitalidade. Cléofas e os discípulos estavam frustrados, assim como os outros apóstolos, naquela hora de provação: "Nós esperávamos que fosse ele quem iria redimir Israel, mas..."
Foi então que o desconhecido fez penetrar a luz da Boa-Nova, explicando-lhes as Escrituras e aceitando o convite para ficar, pois a noite estava por cair. Só no momento em que o estranho homem repartiu o pão que os alimentaria perceberam que se tratava de Jesus ressuscitado, pois o gesto foi idêntico ao da última ceia.
Cléofas foi perseguido por seus conterrâneos por causa de sua fé inabalável no Messias ressuscitado. Segundo são Jerônimo, o grande doutor da Igreja, o martírio de são Cléofas aconteceu pelas mãos dos judeus, que o detestavam por sua inconveniente pregação cristã.
Já no século IV, a casa de são Cléofas tinha sido transformada em uma igreja. A Igreja confirmou seu martírio pela fé no Cristo e inseriu no calendário litúrgico o seu nome, no dia 25 de setembro, para ser celebrado por todo o mundo cristão.
São Cléopas (discípulo de Jesus)


NascimentoSéc. I d.C.
Local nascimentoEmaús
OrdemDiscípulo de Jesus
Local vidaEmaús
EspiritualidadeCléopas era irmão de São José e pai de Judas e Simão. Simão foi o indicado para suceder depois a Tiago Menor, como bispo de Jerusalém. Encontramos a citação no Evangelho em que João chama mostra que Nossa Senhora era irmã de Maria de Cléopas, a qual era casada com Cleopas e que se encontrava presente com outras piedosas mulheres no Calvário. Maria de Cléopas é mãe de Tiago menor, de José, de Judas e de Simão: portanto, Cléopas era o pai deles. Pai de três apóstolos. Cléopas era natural de Emaús. Cléopas foi um das testemunhas da Ressurreição, um dos dois discípulos que no dia da ressurreição de Jesus, voltando a Emaús ao término das celebrações pascais, foram alcançados na estrada e acompanhados pelo Ressuscitado, que reconheceram somente depois de terem sido advertidos e terem generosamente oferecido hospitalidade.
Local morteEmaús
MorteSéc. I d.C.
Fonte informaçãoSanto Nosso de cada dia, rogai por nós
OraçãoSão Cléopas que tivestes a felicidade de ter três de seus filhos, apóstolos de Jesus e serdes casado com uma santa mulher que vos era unidade em santidade, olhai por nossos filhos, jovens do mundo inteiro para que fugindo do caminho das trevas, sejam conduzidos à luz do Divino Mestre. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
DevoçãoA Nosso Senhor Jesus Cristo
PadroeiroDos que vacilam na fé
Outros Santos do diaOutros santos do dia: Teresa Conderc (rei); Firmino (bispo); Cléofas; Herculano, Paulo, Tata, Sabiniano, Máximo, Rufo, Eugênio, Bardomiano, Eucarpo, (márts), Lobo, Anastácio, Solêmnio, Princípio, Vicente Mª Stambi (bispo); Aurélio, Neomisía (virgens).
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário